Prática da leitura no contexto escolar dos anos iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10133 |
Resumo: | Neste trabalho monográfico intitulado: Prática da Leitura no Contexto Escolar dos anos Iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões, objetivei identificar qual era a concepção docente acerca da relevância da leitura no âmbito escolar, bem como saber como ocorria a práxis de duas professoras em suas salas com a leitura e, por fim, verificar a metodologia utilizada por elas em sala de aula. No que tange à metodologia, este estudo é de natureza qualitativa e de caráter descritivo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação e entrevista respondido por duas professoras do Ensino Fundamental I da Escola Estadual de Ensino Fundamental Celso Joaquim Matos, na cidade de Cajazeiras - PB. Em relação aos resultados, a investigação revelou que as educadoras reconhecem a relevância que a leitura tem na vida das pessoas, aspecto que a torna, absolutamente, essencial para a construção do conhecimento discente. A pesquisa explicitou também que, a falta de atenção dos educandos, a exemplo da falta de acompanhamento da família, impossibilitam a ação pedagógica docente com relação ao desempenho estudantil em leitura e escrita. Por fim, ressalto a carência de formação docente adequada na área, mesmo que as professoras utilizem vários procedimentos e instrumentos diversificados didático-pedagógicos em sua práxis, a fim de tornar a dinâmica de ensino em leitura, em sala de aula, próxima ao dia a dia dos educandos, para que eles possam ler o mundo mediante suas próprias narrativas. |
id |
UFCG_833fa3599bd7a18302e2cf1114f4811d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/10133 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Prática da leitura no contexto escolar dos anos iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões.Reading practice in the school context of the early years: knowing reality to make reflections.LeituraEducandosProfessorasReadingLearnersTeachersEducação.Neste trabalho monográfico intitulado: Prática da Leitura no Contexto Escolar dos anos Iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões, objetivei identificar qual era a concepção docente acerca da relevância da leitura no âmbito escolar, bem como saber como ocorria a práxis de duas professoras em suas salas com a leitura e, por fim, verificar a metodologia utilizada por elas em sala de aula. No que tange à metodologia, este estudo é de natureza qualitativa e de caráter descritivo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação e entrevista respondido por duas professoras do Ensino Fundamental I da Escola Estadual de Ensino Fundamental Celso Joaquim Matos, na cidade de Cajazeiras - PB. Em relação aos resultados, a investigação revelou que as educadoras reconhecem a relevância que a leitura tem na vida das pessoas, aspecto que a torna, absolutamente, essencial para a construção do conhecimento discente. A pesquisa explicitou também que, a falta de atenção dos educandos, a exemplo da falta de acompanhamento da família, impossibilitam a ação pedagógica docente com relação ao desempenho estudantil em leitura e escrita. Por fim, ressalto a carência de formação docente adequada na área, mesmo que as professoras utilizem vários procedimentos e instrumentos diversificados didático-pedagógicos em sua práxis, a fim de tornar a dinâmica de ensino em leitura, em sala de aula, próxima ao dia a dia dos educandos, para que eles possam ler o mundo mediante suas próprias narrativas.In this monograph titled: Practice of Reading in the School Context years Initials: know the reality to weave reflections, identify which was the conception about the relevance of teaching reading in the school, as well as knowing as was the practice of two teachers in their classrooms with reading and finally verify the methodology used by them classroom. Regarding methodology, this study is qualitative and descriptive in nature. The instruments used for data collection were observation and interview answered by two teachers from elementary school State Elementary Education Celso Joaquim Matos, the city of Cajazeiras - PB. Regarding the results, the investigation revealed that educators recognize the importance that reading has on people's lives, an aspect that makes it absolutely essential for the construction of student knowledge. The research also explained that the lack of attention of the students, such as the lack of monitoring of family, preclude the teaching pedagogical action regarding student performance in reading and writing. Finally, I point out the lack of adequate teacher training in the area, even if the teachers use various procedures and instruments diversified didactic teaching in their practice, in order to make the dynamics of teaching reading in the classroom, the next day students, so they can read the world through their own narratives.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGVIDEIRA, Piedade Lino.VIDEIRA, Piedade L.http://lattes.cnpq.br/4269580489108934AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.SANTOS, Elzanir dos.ALMEIDA, Raquel Araujo Felix de .20132019-12-11T21:07:14Z2019-11-112019-12-11T21:07:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10133ALMEIDA, Raquel Araujo Felix de. Prática da leitura no contexto escolar dos anos iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões. 2013. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-25T16:36:18Zoai:localhost:riufcg/10133Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-25T16:36:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática da leitura no contexto escolar dos anos iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões. Reading practice in the school context of the early years: knowing reality to make reflections. |
title |
Prática da leitura no contexto escolar dos anos iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões. |
spellingShingle |
Prática da leitura no contexto escolar dos anos iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões. ALMEIDA, Raquel Araujo Felix de . Leitura Educandos Professoras Reading Learners Teachers Educação. |
title_short |
Prática da leitura no contexto escolar dos anos iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões. |
title_full |
Prática da leitura no contexto escolar dos anos iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões. |
title_fullStr |
Prática da leitura no contexto escolar dos anos iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões. |
title_full_unstemmed |
Prática da leitura no contexto escolar dos anos iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões. |
title_sort |
Prática da leitura no contexto escolar dos anos iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões. |
author |
ALMEIDA, Raquel Araujo Felix de . |
author_facet |
ALMEIDA, Raquel Araujo Felix de . |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
VIDEIRA, Piedade Lino. VIDEIRA, Piedade L. http://lattes.cnpq.br/4269580489108934 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. SANTOS, Elzanir dos. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALMEIDA, Raquel Araujo Felix de . |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Educandos Professoras Reading Learners Teachers Educação. |
topic |
Leitura Educandos Professoras Reading Learners Teachers Educação. |
description |
Neste trabalho monográfico intitulado: Prática da Leitura no Contexto Escolar dos anos Iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões, objetivei identificar qual era a concepção docente acerca da relevância da leitura no âmbito escolar, bem como saber como ocorria a práxis de duas professoras em suas salas com a leitura e, por fim, verificar a metodologia utilizada por elas em sala de aula. No que tange à metodologia, este estudo é de natureza qualitativa e de caráter descritivo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação e entrevista respondido por duas professoras do Ensino Fundamental I da Escola Estadual de Ensino Fundamental Celso Joaquim Matos, na cidade de Cajazeiras - PB. Em relação aos resultados, a investigação revelou que as educadoras reconhecem a relevância que a leitura tem na vida das pessoas, aspecto que a torna, absolutamente, essencial para a construção do conhecimento discente. A pesquisa explicitou também que, a falta de atenção dos educandos, a exemplo da falta de acompanhamento da família, impossibilitam a ação pedagógica docente com relação ao desempenho estudantil em leitura e escrita. Por fim, ressalto a carência de formação docente adequada na área, mesmo que as professoras utilizem vários procedimentos e instrumentos diversificados didático-pedagógicos em sua práxis, a fim de tornar a dinâmica de ensino em leitura, em sala de aula, próxima ao dia a dia dos educandos, para que eles possam ler o mundo mediante suas próprias narrativas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-12-11T21:07:14Z 2019-11-11 2019-12-11T21:07:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10133 ALMEIDA, Raquel Araujo Felix de. Prática da leitura no contexto escolar dos anos iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões. 2013. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10133 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Raquel Araujo Felix de. Prática da leitura no contexto escolar dos anos iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões. 2013. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744421602721792 |