Prática da leitura no contexto escolar dos anos iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Raquel Araujo Felix de .
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10133
Resumo: Neste trabalho monográfico intitulado: Prática da Leitura no Contexto Escolar dos anos Iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões, objetivei identificar qual era a concepção docente acerca da relevância da leitura no âmbito escolar, bem como saber como ocorria a práxis de duas professoras em suas salas com a leitura e, por fim, verificar a metodologia utilizada por elas em sala de aula. No que tange à metodologia, este estudo é de natureza qualitativa e de caráter descritivo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação e entrevista respondido por duas professoras do Ensino Fundamental I da Escola Estadual de Ensino Fundamental Celso Joaquim Matos, na cidade de Cajazeiras - PB. Em relação aos resultados, a investigação revelou que as educadoras reconhecem a relevância que a leitura tem na vida das pessoas, aspecto que a torna, absolutamente, essencial para a construção do conhecimento discente. A pesquisa explicitou também que, a falta de atenção dos educandos, a exemplo da falta de acompanhamento da família, impossibilitam a ação pedagógica docente com relação ao desempenho estudantil em leitura e escrita. Por fim, ressalto a carência de formação docente adequada na área, mesmo que as professoras utilizem vários procedimentos e instrumentos diversificados didático-pedagógicos em sua práxis, a fim de tornar a dinâmica de ensino em leitura, em sala de aula, próxima ao dia a dia dos educandos, para que eles possam ler o mundo mediante suas próprias narrativas.
id UFCG_833fa3599bd7a18302e2cf1114f4811d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/10133
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Prática da leitura no contexto escolar dos anos iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões.Reading practice in the school context of the early years: knowing reality to make reflections.LeituraEducandosProfessorasReadingLearnersTeachersEducação.Neste trabalho monográfico intitulado: Prática da Leitura no Contexto Escolar dos anos Iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões, objetivei identificar qual era a concepção docente acerca da relevância da leitura no âmbito escolar, bem como saber como ocorria a práxis de duas professoras em suas salas com a leitura e, por fim, verificar a metodologia utilizada por elas em sala de aula. No que tange à metodologia, este estudo é de natureza qualitativa e de caráter descritivo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação e entrevista respondido por duas professoras do Ensino Fundamental I da Escola Estadual de Ensino Fundamental Celso Joaquim Matos, na cidade de Cajazeiras - PB. Em relação aos resultados, a investigação revelou que as educadoras reconhecem a relevância que a leitura tem na vida das pessoas, aspecto que a torna, absolutamente, essencial para a construção do conhecimento discente. A pesquisa explicitou também que, a falta de atenção dos educandos, a exemplo da falta de acompanhamento da família, impossibilitam a ação pedagógica docente com relação ao desempenho estudantil em leitura e escrita. Por fim, ressalto a carência de formação docente adequada na área, mesmo que as professoras utilizem vários procedimentos e instrumentos diversificados didático-pedagógicos em sua práxis, a fim de tornar a dinâmica de ensino em leitura, em sala de aula, próxima ao dia a dia dos educandos, para que eles possam ler o mundo mediante suas próprias narrativas.In this monograph titled: Practice of Reading in the School Context years Initials: know the reality to weave reflections, identify which was the conception about the relevance of teaching reading in the school, as well as knowing as was the practice of two teachers in their classrooms with reading and finally verify the methodology used by them classroom. Regarding methodology, this study is qualitative and descriptive in nature. The instruments used for data collection were observation and interview answered by two teachers from elementary school State Elementary Education Celso Joaquim Matos, the city of Cajazeiras - PB. Regarding the results, the investigation revealed that educators recognize the importance that reading has on people's lives, an aspect that makes it absolutely essential for the construction of student knowledge. The research also explained that the lack of attention of the students, such as the lack of monitoring of family, preclude the teaching pedagogical action regarding student performance in reading and writing. Finally, I point out the lack of adequate teacher training in the area, even if the teachers use various procedures and instruments diversified didactic teaching in their practice, in order to make the dynamics of teaching reading in the classroom, the next day students, so they can read the world through their own narratives.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGVIDEIRA, Piedade Lino.VIDEIRA, Piedade L.http://lattes.cnpq.br/4269580489108934AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.SANTOS, Elzanir dos.ALMEIDA, Raquel Araujo Felix de .20132019-12-11T21:07:14Z2019-11-112019-12-11T21:07:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10133ALMEIDA, Raquel Araujo Felix de. Prática da leitura no contexto escolar dos anos iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões. 2013. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-25T16:36:18Zoai:localhost:riufcg/10133Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-25T16:36:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática da leitura no contexto escolar dos anos iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões.
Reading practice in the school context of the early years: knowing reality to make reflections.
title Prática da leitura no contexto escolar dos anos iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões.
spellingShingle Prática da leitura no contexto escolar dos anos iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões.
ALMEIDA, Raquel Araujo Felix de .
Leitura
Educandos
Professoras
Reading
Learners
Teachers
Educação.
title_short Prática da leitura no contexto escolar dos anos iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões.
title_full Prática da leitura no contexto escolar dos anos iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões.
title_fullStr Prática da leitura no contexto escolar dos anos iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões.
title_full_unstemmed Prática da leitura no contexto escolar dos anos iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões.
title_sort Prática da leitura no contexto escolar dos anos iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões.
author ALMEIDA, Raquel Araujo Felix de .
author_facet ALMEIDA, Raquel Araujo Felix de .
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv VIDEIRA, Piedade Lino.
VIDEIRA, Piedade L.
http://lattes.cnpq.br/4269580489108934
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
SANTOS, Elzanir dos.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA, Raquel Araujo Felix de .
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Educandos
Professoras
Reading
Learners
Teachers
Educação.
topic Leitura
Educandos
Professoras
Reading
Learners
Teachers
Educação.
description Neste trabalho monográfico intitulado: Prática da Leitura no Contexto Escolar dos anos Iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões, objetivei identificar qual era a concepção docente acerca da relevância da leitura no âmbito escolar, bem como saber como ocorria a práxis de duas professoras em suas salas com a leitura e, por fim, verificar a metodologia utilizada por elas em sala de aula. No que tange à metodologia, este estudo é de natureza qualitativa e de caráter descritivo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação e entrevista respondido por duas professoras do Ensino Fundamental I da Escola Estadual de Ensino Fundamental Celso Joaquim Matos, na cidade de Cajazeiras - PB. Em relação aos resultados, a investigação revelou que as educadoras reconhecem a relevância que a leitura tem na vida das pessoas, aspecto que a torna, absolutamente, essencial para a construção do conhecimento discente. A pesquisa explicitou também que, a falta de atenção dos educandos, a exemplo da falta de acompanhamento da família, impossibilitam a ação pedagógica docente com relação ao desempenho estudantil em leitura e escrita. Por fim, ressalto a carência de formação docente adequada na área, mesmo que as professoras utilizem vários procedimentos e instrumentos diversificados didático-pedagógicos em sua práxis, a fim de tornar a dinâmica de ensino em leitura, em sala de aula, próxima ao dia a dia dos educandos, para que eles possam ler o mundo mediante suas próprias narrativas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-12-11T21:07:14Z
2019-11-11
2019-12-11T21:07:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10133
ALMEIDA, Raquel Araujo Felix de. Prática da leitura no contexto escolar dos anos iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões. 2013. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10133
identifier_str_mv ALMEIDA, Raquel Araujo Felix de. Prática da leitura no contexto escolar dos anos iniciais: conhecer a realidade para tecer reflexões. 2013. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744421602721792