Educação ambiental e a reutilização de materiais alternativos: compartilhando práticas sustentáveis e disseminando a agroecologia em uma escola no município de Sumé - PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33696 |
Resumo: | A educação ambiental representa uma importante ferramenta para despertar nossa percepção como integrantes e responsáveis pelo bem-estar ambiental. Neste sentido, esta é considerada como um importante agente de transformação para o desenvolvimento sustentável, sendo capaz de tornar, os seres humanos, indivíduos atuantes na conservação dos recursos naturais (UNESCO, 2005). Assim, surge a necessidade de aplicações de técnicas agrícolas que tenham como objetivo promover a sustentabilidade, por isso que a agroecologia é conceituada como uma ciência que tenta estudar, analisar e desenhar agroecossistemas sustentáveis, e para que isso aconteça, é necessário buscar uma interação entre as diferentes áreas e formas de conhecimento. A escola corresponde o melhor ambiente para programar a consciência de que o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis. Para isso, é necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, habilidades e procedimentos. E esse é um grande desafio para a educação. Comportamentos "ambientalmente corretos" serão aprendidos na prática do dia-a-dia na escola: gestos de solidariedade, hábitos de higiene dos diversos ambientes, conforme os preceitos do MEC (2000). O desenvolvimento da agroecologia no Brasil como ciência, prática e movimento tem gerado impactos em diferentes dimensões, como no estabelecimento de sistemas produtivos conservadores dos recursos naturais, no abastecimento da população com alimentos saudáveis e de qualidade entre outras, mas especialmente uma contribuição significativa para a reprodução socioeconômica da agricultura familiar camponesa e de comunidades tradicionais. Nesse sentido, trabalhos que busquem difundir e gerar práticas agroecológicas através de espaços de intervivência promove quebras de paradigmas, permitindo que haja sustentabilidade dos recursos naturais. De acordo com Reis (2004), a escola deve refletir o meio na qual está inserida, levando em consideração as experiências do povo que está a sua volta, a sua cultura, suas tradições. Também deve explorar as possibilidades de extrapolar ou redimensionar os conhecimentos, buscando formar pessoas preocupadas com o desenvolvimento das comunidades. Assim, o presente trabalho objetiva trabalhar com a sensibilização de jovens enfatizando as práticas agroecológicas, qualificar e acompanhar jovens estudantes do ensino fundamental, para que possam atuar como membros de redes de construção do conhecimento agroecológico, na região do cariri paraibano, como também Promover o desenvolvimento social-sustentável de jovens estudantes do ensino fundamental na região do cariri paraibano, sendo assim visando a concepção dos estudantes em questão do lixo, e reutilização de materiais alternativos, como um dos principais fatores para reverter impactos ambientais. |
id |
UFCG_85574326339e4f09d79a2e0960702481 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/33696 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Educação ambiental e a reutilização de materiais alternativos: compartilhando práticas sustentáveis e disseminando a agroecologia em uma escola no município de Sumé - PB.Environmental education and the reuse of alternative materials: sharing sustainable practices and disseminating agroecology in a school in the municipality of Sumé - PB.Educação ambientalMateriais alternativos - reutilizaçãoPráticas sustentáveisAgroecologiaSumé - PB - Educação ambientalEnvironmental educationAlternative materials - reuseSustainable practicesAgroecologySumé - PB - Environmental educationAgroecologia. Educação.A educação ambiental representa uma importante ferramenta para despertar nossa percepção como integrantes e responsáveis pelo bem-estar ambiental. Neste sentido, esta é considerada como um importante agente de transformação para o desenvolvimento sustentável, sendo capaz de tornar, os seres humanos, indivíduos atuantes na conservação dos recursos naturais (UNESCO, 2005). Assim, surge a necessidade de aplicações de técnicas agrícolas que tenham como objetivo promover a sustentabilidade, por isso que a agroecologia é conceituada como uma ciência que tenta estudar, analisar e desenhar agroecossistemas sustentáveis, e para que isso aconteça, é necessário buscar uma interação entre as diferentes áreas e formas de conhecimento. A escola corresponde o melhor ambiente para programar a consciência de que o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis. Para isso, é necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, habilidades e procedimentos. E esse é um grande desafio para a educação. Comportamentos "ambientalmente corretos" serão aprendidos na prática do dia-a-dia na escola: gestos de solidariedade, hábitos de higiene dos diversos ambientes, conforme os preceitos do MEC (2000). O desenvolvimento da agroecologia no Brasil como ciência, prática e movimento tem gerado impactos em diferentes dimensões, como no estabelecimento de sistemas produtivos conservadores dos recursos naturais, no abastecimento da população com alimentos saudáveis e de qualidade entre outras, mas especialmente uma contribuição significativa para a reprodução socioeconômica da agricultura familiar camponesa e de comunidades tradicionais. Nesse sentido, trabalhos que busquem difundir e gerar práticas agroecológicas através de espaços de intervivência promove quebras de paradigmas, permitindo que haja sustentabilidade dos recursos naturais. De acordo com Reis (2004), a escola deve refletir o meio na qual está inserida, levando em consideração as experiências do povo que está a sua volta, a sua cultura, suas tradições. Também deve explorar as possibilidades de extrapolar ou redimensionar os conhecimentos, buscando formar pessoas preocupadas com o desenvolvimento das comunidades. Assim, o presente trabalho objetiva trabalhar com a sensibilização de jovens enfatizando as práticas agroecológicas, qualificar e acompanhar jovens estudantes do ensino fundamental, para que possam atuar como membros de redes de construção do conhecimento agroecológico, na região do cariri paraibano, como também Promover o desenvolvimento social-sustentável de jovens estudantes do ensino fundamental na região do cariri paraibano, sendo assim visando a concepção dos estudantes em questão do lixo, e reutilização de materiais alternativos, como um dos principais fatores para reverter impactos ambientais.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182023-12-19T11:27:51Z2023-12-192023-12-19T11:27:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33696ABREU, Khyson Gomes; SOUSA, Zilane Roberta Araujo; LOPES, Iracy Amélia Pereira; DORNELAS, Carina Seixas Maia. Educação ambiental e a reutilização de materiais alternativos: compartilhando práticas sustentáveis e disseminando a agroecologia em uma escola no município de Sumé - PB. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33696porABREU, Khyson Gomes.SOUSA, Zilane Roberta Araujo.LOPES, Iracy Amélia Pereira.DORNELAS, Carina Seixas Maia.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-12-19T11:28:19Zoai:localhost:riufcg/33696Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-12-19T11:28:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental e a reutilização de materiais alternativos: compartilhando práticas sustentáveis e disseminando a agroecologia em uma escola no município de Sumé - PB. Environmental education and the reuse of alternative materials: sharing sustainable practices and disseminating agroecology in a school in the municipality of Sumé - PB. |
title |
Educação ambiental e a reutilização de materiais alternativos: compartilhando práticas sustentáveis e disseminando a agroecologia em uma escola no município de Sumé - PB. |
spellingShingle |
Educação ambiental e a reutilização de materiais alternativos: compartilhando práticas sustentáveis e disseminando a agroecologia em uma escola no município de Sumé - PB. ABREU, Khyson Gomes. Educação ambiental Materiais alternativos - reutilização Práticas sustentáveis Agroecologia Sumé - PB - Educação ambiental Environmental education Alternative materials - reuse Sustainable practices Agroecology Sumé - PB - Environmental education Agroecologia. Educação. |
title_short |
Educação ambiental e a reutilização de materiais alternativos: compartilhando práticas sustentáveis e disseminando a agroecologia em uma escola no município de Sumé - PB. |
title_full |
Educação ambiental e a reutilização de materiais alternativos: compartilhando práticas sustentáveis e disseminando a agroecologia em uma escola no município de Sumé - PB. |
title_fullStr |
Educação ambiental e a reutilização de materiais alternativos: compartilhando práticas sustentáveis e disseminando a agroecologia em uma escola no município de Sumé - PB. |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental e a reutilização de materiais alternativos: compartilhando práticas sustentáveis e disseminando a agroecologia em uma escola no município de Sumé - PB. |
title_sort |
Educação ambiental e a reutilização de materiais alternativos: compartilhando práticas sustentáveis e disseminando a agroecologia em uma escola no município de Sumé - PB. |
author |
ABREU, Khyson Gomes. |
author_facet |
ABREU, Khyson Gomes. SOUSA, Zilane Roberta Araujo. LOPES, Iracy Amélia Pereira. DORNELAS, Carina Seixas Maia. |
author_role |
author |
author2 |
SOUSA, Zilane Roberta Araujo. LOPES, Iracy Amélia Pereira. DORNELAS, Carina Seixas Maia. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ABREU, Khyson Gomes. SOUSA, Zilane Roberta Araujo. LOPES, Iracy Amélia Pereira. DORNELAS, Carina Seixas Maia. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Materiais alternativos - reutilização Práticas sustentáveis Agroecologia Sumé - PB - Educação ambiental Environmental education Alternative materials - reuse Sustainable practices Agroecology Sumé - PB - Environmental education Agroecologia. Educação. |
topic |
Educação ambiental Materiais alternativos - reutilização Práticas sustentáveis Agroecologia Sumé - PB - Educação ambiental Environmental education Alternative materials - reuse Sustainable practices Agroecology Sumé - PB - Environmental education Agroecologia. Educação. |
description |
A educação ambiental representa uma importante ferramenta para despertar nossa percepção como integrantes e responsáveis pelo bem-estar ambiental. Neste sentido, esta é considerada como um importante agente de transformação para o desenvolvimento sustentável, sendo capaz de tornar, os seres humanos, indivíduos atuantes na conservação dos recursos naturais (UNESCO, 2005). Assim, surge a necessidade de aplicações de técnicas agrícolas que tenham como objetivo promover a sustentabilidade, por isso que a agroecologia é conceituada como uma ciência que tenta estudar, analisar e desenhar agroecossistemas sustentáveis, e para que isso aconteça, é necessário buscar uma interação entre as diferentes áreas e formas de conhecimento. A escola corresponde o melhor ambiente para programar a consciência de que o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis. Para isso, é necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, habilidades e procedimentos. E esse é um grande desafio para a educação. Comportamentos "ambientalmente corretos" serão aprendidos na prática do dia-a-dia na escola: gestos de solidariedade, hábitos de higiene dos diversos ambientes, conforme os preceitos do MEC (2000). O desenvolvimento da agroecologia no Brasil como ciência, prática e movimento tem gerado impactos em diferentes dimensões, como no estabelecimento de sistemas produtivos conservadores dos recursos naturais, no abastecimento da população com alimentos saudáveis e de qualidade entre outras, mas especialmente uma contribuição significativa para a reprodução socioeconômica da agricultura familiar camponesa e de comunidades tradicionais. Nesse sentido, trabalhos que busquem difundir e gerar práticas agroecológicas através de espaços de intervivência promove quebras de paradigmas, permitindo que haja sustentabilidade dos recursos naturais. De acordo com Reis (2004), a escola deve refletir o meio na qual está inserida, levando em consideração as experiências do povo que está a sua volta, a sua cultura, suas tradições. Também deve explorar as possibilidades de extrapolar ou redimensionar os conhecimentos, buscando formar pessoas preocupadas com o desenvolvimento das comunidades. Assim, o presente trabalho objetiva trabalhar com a sensibilização de jovens enfatizando as práticas agroecológicas, qualificar e acompanhar jovens estudantes do ensino fundamental, para que possam atuar como membros de redes de construção do conhecimento agroecológico, na região do cariri paraibano, como também Promover o desenvolvimento social-sustentável de jovens estudantes do ensino fundamental na região do cariri paraibano, sendo assim visando a concepção dos estudantes em questão do lixo, e reutilização de materiais alternativos, como um dos principais fatores para reverter impactos ambientais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2023-12-19T11:27:51Z 2023-12-19 2023-12-19T11:27:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33696 ABREU, Khyson Gomes; SOUSA, Zilane Roberta Araujo; LOPES, Iracy Amélia Pereira; DORNELAS, Carina Seixas Maia. Educação ambiental e a reutilização de materiais alternativos: compartilhando práticas sustentáveis e disseminando a agroecologia em uma escola no município de Sumé - PB. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33696 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33696 |
identifier_str_mv |
ABREU, Khyson Gomes; SOUSA, Zilane Roberta Araujo; LOPES, Iracy Amélia Pereira; DORNELAS, Carina Seixas Maia. Educação ambiental e a reutilização de materiais alternativos: compartilhando práticas sustentáveis e disseminando a agroecologia em uma escola no município de Sumé - PB. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33696 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744607307628544 |