Cartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Marília da Piedade Roque de.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12852
Resumo: O presente trabalho tem como tematica a cartografia como metodologia de ensinoaprendizagem da geografia, teve como objetivo principal entender as razoes pelas quais os professores nao tem utilizado essa metodologia nas aulas de geografia da educacao basica. Problematica que fundamenta essa pesquisa surgiu a partir das nossas experiencias durante os Estagios Supervisionados, que apontaram notoria dificuldade dos alunos da educacao basica em compreender materials cartograficos basicos como mapas. Nessa perspectiva, foram levantadas hipoteses das possfveis causas desses problemas, entre as quais: a formacao do professor; a capacidade cognitiva do aluno; e a disponibilidade de suporte de materials das escolas. Tendo em vista a refutaciio ou confirmacao das hipoteses, partimos inicialmente de uma reflexao teorica acerca da cartografia do ponto de vista historico, mas principalmente metodologico, objetivando compreender os elementos que a caracterizam enquanto linguagem. A partir dessa compreensao, discutimos as relac5es entre a cartografia e conhecimento geografico, apontando para as contribuicoes da mesma para os processos de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental. Posteriormente apontamos duas possibilidades de abordagem didatico-pedagogica da cartografia, a partir da utilizacao de mapas e croquis, evidenciando que atraves da cartografia os professores podem ajudar a desenvolver capacidades e competencias importantes para os alunos, desde que saibam como orientar o aprendizado a partir da cartografia escolar.
id UFCG_88292875b337f12c87a259c80ae9fe35
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12852
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Cartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental.School cartography and geography teaching: methodological possibilities for elementary education.Cartografia-metodologiaCartografia escolarEnsino de geografia-- cartografiaCartografia- ensino fundamentalCartography-methodologySchool cartographyGeography teaching - cartographyCartography - elementary schoolLicenciatura em Geografia.O presente trabalho tem como tematica a cartografia como metodologia de ensinoaprendizagem da geografia, teve como objetivo principal entender as razoes pelas quais os professores nao tem utilizado essa metodologia nas aulas de geografia da educacao basica. Problematica que fundamenta essa pesquisa surgiu a partir das nossas experiencias durante os Estagios Supervisionados, que apontaram notoria dificuldade dos alunos da educacao basica em compreender materials cartograficos basicos como mapas. Nessa perspectiva, foram levantadas hipoteses das possfveis causas desses problemas, entre as quais: a formacao do professor; a capacidade cognitiva do aluno; e a disponibilidade de suporte de materials das escolas. Tendo em vista a refutaciio ou confirmacao das hipoteses, partimos inicialmente de uma reflexao teorica acerca da cartografia do ponto de vista historico, mas principalmente metodologico, objetivando compreender os elementos que a caracterizam enquanto linguagem. A partir dessa compreensao, discutimos as relac5es entre a cartografia e conhecimento geografico, apontando para as contribuicoes da mesma para os processos de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental. Posteriormente apontamos duas possibilidades de abordagem didatico-pedagogica da cartografia, a partir da utilizacao de mapas e croquis, evidenciando que atraves da cartografia os professores podem ajudar a desenvolver capacidades e competencias importantes para os alunos, desde que saibam como orientar o aprendizado a partir da cartografia escolar.This work is thematic mapping as a methodology of teaching and learning of geography, aimed to understand the reasons why teachers have not used this methodology in geography lessons in basic education. The problem o f this research arose from our experiences during the Supervised Internship, which pointed notorious difficulty of basic education students in understanding basic cartographic materials like maps. From this perspective, hypotheses of possible causes of these problems, among which were raised in teacher education; cognitive ability of the student; and availability of materials support schools. Given the confirmation or refutation of hypotheses initially start from a theoretical reflection on the cartography of the historical point of view, but mainly methodological, aiming to understand the elements that characterize it as a language. From this understanding, we discuss the relationship between cartography and geographical knowledge, pointing to the contributions of the same for the processes of teaching and learning in elementary education. Subsequently pointed out two possibilities of pedagogical-didactic approach of cartography, from the use of maps and sketches, showing that by mapping the teachers can help develop important skills and competencies for students, since they know how to guide the learning from school cartography.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGOLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.http://lattes.cnpq.br/1430960919769440LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.ARAÚJO, Marília da Piedade Roque de.20142020-05-18T17:23:06Z2020-05-182020-05-18T17:23:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12852ARAÚJO, Marília da Piedade Roque de. Cartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-05T18:27:56Zoai:localhost:riufcg/12852Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-05T18:27:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental.
School cartography and geography teaching: methodological possibilities for elementary education.
title Cartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental.
spellingShingle Cartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental.
ARAÚJO, Marília da Piedade Roque de.
Cartografia-metodologia
Cartografia escolar
Ensino de geografia-- cartografia
Cartografia- ensino fundamental
Cartography-methodology
School cartography
Geography teaching - cartography
Cartography - elementary school
Licenciatura em Geografia.
title_short Cartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental.
title_full Cartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental.
title_fullStr Cartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental.
title_full_unstemmed Cartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental.
title_sort Cartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental.
author ARAÚJO, Marília da Piedade Roque de.
author_facet ARAÚJO, Marília da Piedade Roque de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
http://lattes.cnpq.br/1430960919769440
LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.
BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Marília da Piedade Roque de.
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia-metodologia
Cartografia escolar
Ensino de geografia-- cartografia
Cartografia- ensino fundamental
Cartography-methodology
School cartography
Geography teaching - cartography
Cartography - elementary school
Licenciatura em Geografia.
topic Cartografia-metodologia
Cartografia escolar
Ensino de geografia-- cartografia
Cartografia- ensino fundamental
Cartography-methodology
School cartography
Geography teaching - cartography
Cartography - elementary school
Licenciatura em Geografia.
description O presente trabalho tem como tematica a cartografia como metodologia de ensinoaprendizagem da geografia, teve como objetivo principal entender as razoes pelas quais os professores nao tem utilizado essa metodologia nas aulas de geografia da educacao basica. Problematica que fundamenta essa pesquisa surgiu a partir das nossas experiencias durante os Estagios Supervisionados, que apontaram notoria dificuldade dos alunos da educacao basica em compreender materials cartograficos basicos como mapas. Nessa perspectiva, foram levantadas hipoteses das possfveis causas desses problemas, entre as quais: a formacao do professor; a capacidade cognitiva do aluno; e a disponibilidade de suporte de materials das escolas. Tendo em vista a refutaciio ou confirmacao das hipoteses, partimos inicialmente de uma reflexao teorica acerca da cartografia do ponto de vista historico, mas principalmente metodologico, objetivando compreender os elementos que a caracterizam enquanto linguagem. A partir dessa compreensao, discutimos as relac5es entre a cartografia e conhecimento geografico, apontando para as contribuicoes da mesma para os processos de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental. Posteriormente apontamos duas possibilidades de abordagem didatico-pedagogica da cartografia, a partir da utilizacao de mapas e croquis, evidenciando que atraves da cartografia os professores podem ajudar a desenvolver capacidades e competencias importantes para os alunos, desde que saibam como orientar o aprendizado a partir da cartografia escolar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2020-05-18T17:23:06Z
2020-05-18
2020-05-18T17:23:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12852
ARAÚJO, Marília da Piedade Roque de. Cartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12852
identifier_str_mv ARAÚJO, Marília da Piedade Roque de. Cartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744443733966848