Cartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12852 |
Resumo: | O presente trabalho tem como tematica a cartografia como metodologia de ensinoaprendizagem da geografia, teve como objetivo principal entender as razoes pelas quais os professores nao tem utilizado essa metodologia nas aulas de geografia da educacao basica. Problematica que fundamenta essa pesquisa surgiu a partir das nossas experiencias durante os Estagios Supervisionados, que apontaram notoria dificuldade dos alunos da educacao basica em compreender materials cartograficos basicos como mapas. Nessa perspectiva, foram levantadas hipoteses das possfveis causas desses problemas, entre as quais: a formacao do professor; a capacidade cognitiva do aluno; e a disponibilidade de suporte de materials das escolas. Tendo em vista a refutaciio ou confirmacao das hipoteses, partimos inicialmente de uma reflexao teorica acerca da cartografia do ponto de vista historico, mas principalmente metodologico, objetivando compreender os elementos que a caracterizam enquanto linguagem. A partir dessa compreensao, discutimos as relac5es entre a cartografia e conhecimento geografico, apontando para as contribuicoes da mesma para os processos de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental. Posteriormente apontamos duas possibilidades de abordagem didatico-pedagogica da cartografia, a partir da utilizacao de mapas e croquis, evidenciando que atraves da cartografia os professores podem ajudar a desenvolver capacidades e competencias importantes para os alunos, desde que saibam como orientar o aprendizado a partir da cartografia escolar. |
id |
UFCG_88292875b337f12c87a259c80ae9fe35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/12852 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Cartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental.School cartography and geography teaching: methodological possibilities for elementary education.Cartografia-metodologiaCartografia escolarEnsino de geografia-- cartografiaCartografia- ensino fundamentalCartography-methodologySchool cartographyGeography teaching - cartographyCartography - elementary schoolLicenciatura em Geografia.O presente trabalho tem como tematica a cartografia como metodologia de ensinoaprendizagem da geografia, teve como objetivo principal entender as razoes pelas quais os professores nao tem utilizado essa metodologia nas aulas de geografia da educacao basica. Problematica que fundamenta essa pesquisa surgiu a partir das nossas experiencias durante os Estagios Supervisionados, que apontaram notoria dificuldade dos alunos da educacao basica em compreender materials cartograficos basicos como mapas. Nessa perspectiva, foram levantadas hipoteses das possfveis causas desses problemas, entre as quais: a formacao do professor; a capacidade cognitiva do aluno; e a disponibilidade de suporte de materials das escolas. Tendo em vista a refutaciio ou confirmacao das hipoteses, partimos inicialmente de uma reflexao teorica acerca da cartografia do ponto de vista historico, mas principalmente metodologico, objetivando compreender os elementos que a caracterizam enquanto linguagem. A partir dessa compreensao, discutimos as relac5es entre a cartografia e conhecimento geografico, apontando para as contribuicoes da mesma para os processos de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental. Posteriormente apontamos duas possibilidades de abordagem didatico-pedagogica da cartografia, a partir da utilizacao de mapas e croquis, evidenciando que atraves da cartografia os professores podem ajudar a desenvolver capacidades e competencias importantes para os alunos, desde que saibam como orientar o aprendizado a partir da cartografia escolar.This work is thematic mapping as a methodology of teaching and learning of geography, aimed to understand the reasons why teachers have not used this methodology in geography lessons in basic education. The problem o f this research arose from our experiences during the Supervised Internship, which pointed notorious difficulty of basic education students in understanding basic cartographic materials like maps. From this perspective, hypotheses of possible causes of these problems, among which were raised in teacher education; cognitive ability of the student; and availability of materials support schools. Given the confirmation or refutation of hypotheses initially start from a theoretical reflection on the cartography of the historical point of view, but mainly methodological, aiming to understand the elements that characterize it as a language. From this understanding, we discuss the relationship between cartography and geographical knowledge, pointing to the contributions of the same for the processes of teaching and learning in elementary education. Subsequently pointed out two possibilities of pedagogical-didactic approach of cartography, from the use of maps and sketches, showing that by mapping the teachers can help develop important skills and competencies for students, since they know how to guide the learning from school cartography.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGOLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.http://lattes.cnpq.br/1430960919769440LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.ARAÚJO, Marília da Piedade Roque de.20142020-05-18T17:23:06Z2020-05-182020-05-18T17:23:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12852ARAÚJO, Marília da Piedade Roque de. Cartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-05T18:27:56Zoai:localhost:riufcg/12852Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-05T18:27:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental. School cartography and geography teaching: methodological possibilities for elementary education. |
title |
Cartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental. |
spellingShingle |
Cartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental. ARAÚJO, Marília da Piedade Roque de. Cartografia-metodologia Cartografia escolar Ensino de geografia-- cartografia Cartografia- ensino fundamental Cartography-methodology School cartography Geography teaching - cartography Cartography - elementary school Licenciatura em Geografia. |
title_short |
Cartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental. |
title_full |
Cartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental. |
title_fullStr |
Cartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
Cartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental. |
title_sort |
Cartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental. |
author |
ARAÚJO, Marília da Piedade Roque de. |
author_facet |
ARAÚJO, Marília da Piedade Roque de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. http://lattes.cnpq.br/1430960919769440 LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves. BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAÚJO, Marília da Piedade Roque de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cartografia-metodologia Cartografia escolar Ensino de geografia-- cartografia Cartografia- ensino fundamental Cartography-methodology School cartography Geography teaching - cartography Cartography - elementary school Licenciatura em Geografia. |
topic |
Cartografia-metodologia Cartografia escolar Ensino de geografia-- cartografia Cartografia- ensino fundamental Cartography-methodology School cartography Geography teaching - cartography Cartography - elementary school Licenciatura em Geografia. |
description |
O presente trabalho tem como tematica a cartografia como metodologia de ensinoaprendizagem da geografia, teve como objetivo principal entender as razoes pelas quais os professores nao tem utilizado essa metodologia nas aulas de geografia da educacao basica. Problematica que fundamenta essa pesquisa surgiu a partir das nossas experiencias durante os Estagios Supervisionados, que apontaram notoria dificuldade dos alunos da educacao basica em compreender materials cartograficos basicos como mapas. Nessa perspectiva, foram levantadas hipoteses das possfveis causas desses problemas, entre as quais: a formacao do professor; a capacidade cognitiva do aluno; e a disponibilidade de suporte de materials das escolas. Tendo em vista a refutaciio ou confirmacao das hipoteses, partimos inicialmente de uma reflexao teorica acerca da cartografia do ponto de vista historico, mas principalmente metodologico, objetivando compreender os elementos que a caracterizam enquanto linguagem. A partir dessa compreensao, discutimos as relac5es entre a cartografia e conhecimento geografico, apontando para as contribuicoes da mesma para os processos de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental. Posteriormente apontamos duas possibilidades de abordagem didatico-pedagogica da cartografia, a partir da utilizacao de mapas e croquis, evidenciando que atraves da cartografia os professores podem ajudar a desenvolver capacidades e competencias importantes para os alunos, desde que saibam como orientar o aprendizado a partir da cartografia escolar. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2020-05-18T17:23:06Z 2020-05-18 2020-05-18T17:23:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12852 ARAÚJO, Marília da Piedade Roque de. Cartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12852 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Marília da Piedade Roque de. Cartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744443733966848 |