O uso da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Guilherme Alexandre da.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30948
Resumo: Este trabalho propôs-se a apresentar, ao professor de Geografia, a importância de se trabalhar a alfabetização cartográfica na sala de aula. Dessa forma, o nosso objetivo principal foi explorar a prática da cartografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, especificamente em uma turma do 4º ano, com o intuito de desmistificar as dificuldades frequentemente mencionadas em trabalhos científicos e relatadas por alunos. A metodologia utilizada caracteriza-se por pesquisa qualitativa procedida, a princípio, através de um estudo bibliográfico que fundamentou teoricamente os principais eixos que norteiam o ensino cartográfico e a sua importância para a formação do sujeito crítico. Para tanto, agregamos à presente investigação, dentre outros, os construtos teóricos de autores a exemplo de Almeida (2006), Barci (2021), Neto (2018) e Passini (2007). Em seguida, realizamos a pesquisa de campo, que envolveu 4 docentes e 20 discentes de uma escola pública municipal no Estado do Ceará. A coleta dos dados baseou-se, em um primeiro momento, na observação de aulas, sequências didáticas e entrevistas semiestruturadas com os professores. Na sequência, o pesquisador ministrou uma aula e aplicou uma atividade, na sala de aula, para os alunos. Posteriormente, analisamos os dados coletados e os organizamos em um quadro-síntese. A partir dessa análise, foi possível constatar que a maioria dos professores não receberam uma formação adequada durante a Graduação, o que acabou refletindo em aulas tradicionais baseadas somente na utilização de livros didáticos, com a ausência de metodologias ativas. Sendo essa abordagem, portanto, uma possível contribuidora para o déficit de aprendizagem de alguns alunos e falta de interesse no conteúdo trabalhado. Dessa forma, ressalta-se a importância de formações e eventos que supram essas lacunas nos profissionais, visto que a alfabetização cartográfica é a responsável por estabelecer a compreensão das relações entre espaço e tempo, permitindo que os alunos estudem o ambiente em que vivem.