Oficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31924 |
Resumo: | O presente artigo sintetiza uma experiência vivenciada na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande, que durante a realização da Semana de Educação do Campo da UFCG - 2019, ofereceu aos discentes do curso, uma oficina pedagógica intitulada “A Produção de Desenhos no Ensino das Ciências Humanas e Sociais (CHS) na Licenciatura em Educação do Campo”, enfocando as contribuições que o desenho favorece perante o processo de ensino – aprendizagem. Neste sentido, essa experiência tem por objetivo relatar as possibilidades e/ou estratégias didáticas que a produção do desenho proporciona no ensino da área das Ciências Humanas e Sociais no âmbito da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo. No tocante ao itinerário metodológico, optou-se pela pesquisa qualitativa, que tem como meta trabalhar com dados relativos à realidade, que não podem ser quantificados, tais como: valores, comportamentos, atitudes, percepções, perspectivas, dentre outros. Entre as técnicas utilizadas na pesquisa qualitativa, destaca-se a análise de conteúdo por meio da Pesquisa-Ação, através da produção e análises dos desenhos produzidos no decorrer da oficina pedagógica. Diante da delimitação do tema em tela, e da natureza deste estudo, optamos por apresentar esta temática em decorrência da precisão de suscitar práticas pedagógicas alternativas que possam contribuir incisivamente para uma formação crítica, dinâmica, plural, proativa, capaz de converter o ‘tradicionalismo pedagógico’ em praxes que promovam uma aprendizagem contextualizada recheada de significados na formação da área das Ciências Humanas e Sociais na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo. Desta forma, reafirma-se aqui que o desenho pode contribuir expressivamente durante todo o processo de formação do licenciado em educação do campo, pois estimula a criatividade, a liberdade de pensar e expressar sentimentos, ideias, situações vividas, dentre outros aspectos. Este pode ser uma ferramenta muito importante na rotina didática, sendo ele um excelente motivador para a construção da aprendizagem por área de conhecimento. |
id |
UFCG_85ac74cab0c1754f6a06ac0f6f046ad6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/31924 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Oficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo.Drawing workshop as a pedagogical strategy in training by area of knowledge of human and social sciences in the degree in Rural Education.Licenciatura em Educação do CampoOficina de desenhosEstratégia pedagógicaDesenho como estratégia pedagógicaEnsino de Ciências Humanas - Lecampo CDSA UFCGProdução de desenhosDegree in Rural EducationDrawing workshopPedagogical strategyDrawing as a pedagogical strategyTeaching Human Sciences - Lecampo CDSA UFCGDrawing productionEducação do Campo.O presente artigo sintetiza uma experiência vivenciada na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande, que durante a realização da Semana de Educação do Campo da UFCG - 2019, ofereceu aos discentes do curso, uma oficina pedagógica intitulada “A Produção de Desenhos no Ensino das Ciências Humanas e Sociais (CHS) na Licenciatura em Educação do Campo”, enfocando as contribuições que o desenho favorece perante o processo de ensino – aprendizagem. Neste sentido, essa experiência tem por objetivo relatar as possibilidades e/ou estratégias didáticas que a produção do desenho proporciona no ensino da área das Ciências Humanas e Sociais no âmbito da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo. No tocante ao itinerário metodológico, optou-se pela pesquisa qualitativa, que tem como meta trabalhar com dados relativos à realidade, que não podem ser quantificados, tais como: valores, comportamentos, atitudes, percepções, perspectivas, dentre outros. Entre as técnicas utilizadas na pesquisa qualitativa, destaca-se a análise de conteúdo por meio da Pesquisa-Ação, através da produção e análises dos desenhos produzidos no decorrer da oficina pedagógica. Diante da delimitação do tema em tela, e da natureza deste estudo, optamos por apresentar esta temática em decorrência da precisão de suscitar práticas pedagógicas alternativas que possam contribuir incisivamente para uma formação crítica, dinâmica, plural, proativa, capaz de converter o ‘tradicionalismo pedagógico’ em praxes que promovam uma aprendizagem contextualizada recheada de significados na formação da área das Ciências Humanas e Sociais na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo. Desta forma, reafirma-se aqui que o desenho pode contribuir expressivamente durante todo o processo de formação do licenciado em educação do campo, pois estimula a criatividade, a liberdade de pensar e expressar sentimentos, ideias, situações vividas, dentre outros aspectos. Este pode ser uma ferramenta muito importante na rotina didática, sendo ele um excelente motivador para a construção da aprendizagem por área de conhecimento.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20222023-10-10T18:18:41Z2023-10-102023-10-10T18:18:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookParthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31924OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares; MOTA, Antonio Carlos Soares de; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. Oficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo. In: FOLMER, Ivanio et al (organizadores). Movimentos dialéticos da Educação do Campo: teorias, práticas e reflexões. Santa Maria - RS: Arco Editores, 2022. ISBN: 978-65-5417-018-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31924porOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.NOGUEIRA, Rosicreide Soares.MOTA, Antonio Carlos Soares de.FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-10-10T18:19:32Zoai:localhost:riufcg/31924Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-10-10T18:19:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo. Drawing workshop as a pedagogical strategy in training by area of knowledge of human and social sciences in the degree in Rural Education. |
title |
Oficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo. |
spellingShingle |
Oficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo. OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. Licenciatura em Educação do Campo Oficina de desenhos Estratégia pedagógica Desenho como estratégia pedagógica Ensino de Ciências Humanas - Lecampo CDSA UFCG Produção de desenhos Degree in Rural Education Drawing workshop Pedagogical strategy Drawing as a pedagogical strategy Teaching Human Sciences - Lecampo CDSA UFCG Drawing production Educação do Campo. |
title_short |
Oficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo. |
title_full |
Oficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo. |
title_fullStr |
Oficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo. |
title_full_unstemmed |
Oficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo. |
title_sort |
Oficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo. |
author |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
author_facet |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. NOGUEIRA, Rosicreide Soares. MOTA, Antonio Carlos Soares de. FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. |
author_role |
author |
author2 |
NOGUEIRA, Rosicreide Soares. MOTA, Antonio Carlos Soares de. FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. NOGUEIRA, Rosicreide Soares. MOTA, Antonio Carlos Soares de. FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Licenciatura em Educação do Campo Oficina de desenhos Estratégia pedagógica Desenho como estratégia pedagógica Ensino de Ciências Humanas - Lecampo CDSA UFCG Produção de desenhos Degree in Rural Education Drawing workshop Pedagogical strategy Drawing as a pedagogical strategy Teaching Human Sciences - Lecampo CDSA UFCG Drawing production Educação do Campo. |
topic |
Licenciatura em Educação do Campo Oficina de desenhos Estratégia pedagógica Desenho como estratégia pedagógica Ensino de Ciências Humanas - Lecampo CDSA UFCG Produção de desenhos Degree in Rural Education Drawing workshop Pedagogical strategy Drawing as a pedagogical strategy Teaching Human Sciences - Lecampo CDSA UFCG Drawing production Educação do Campo. |
description |
O presente artigo sintetiza uma experiência vivenciada na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande, que durante a realização da Semana de Educação do Campo da UFCG - 2019, ofereceu aos discentes do curso, uma oficina pedagógica intitulada “A Produção de Desenhos no Ensino das Ciências Humanas e Sociais (CHS) na Licenciatura em Educação do Campo”, enfocando as contribuições que o desenho favorece perante o processo de ensino – aprendizagem. Neste sentido, essa experiência tem por objetivo relatar as possibilidades e/ou estratégias didáticas que a produção do desenho proporciona no ensino da área das Ciências Humanas e Sociais no âmbito da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo. No tocante ao itinerário metodológico, optou-se pela pesquisa qualitativa, que tem como meta trabalhar com dados relativos à realidade, que não podem ser quantificados, tais como: valores, comportamentos, atitudes, percepções, perspectivas, dentre outros. Entre as técnicas utilizadas na pesquisa qualitativa, destaca-se a análise de conteúdo por meio da Pesquisa-Ação, através da produção e análises dos desenhos produzidos no decorrer da oficina pedagógica. Diante da delimitação do tema em tela, e da natureza deste estudo, optamos por apresentar esta temática em decorrência da precisão de suscitar práticas pedagógicas alternativas que possam contribuir incisivamente para uma formação crítica, dinâmica, plural, proativa, capaz de converter o ‘tradicionalismo pedagógico’ em praxes que promovam uma aprendizagem contextualizada recheada de significados na formação da área das Ciências Humanas e Sociais na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo. Desta forma, reafirma-se aqui que o desenho pode contribuir expressivamente durante todo o processo de formação do licenciado em educação do campo, pois estimula a criatividade, a liberdade de pensar e expressar sentimentos, ideias, situações vividas, dentre outros aspectos. Este pode ser uma ferramenta muito importante na rotina didática, sendo ele um excelente motivador para a construção da aprendizagem por área de conhecimento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-10-10T18:18:41Z 2023-10-10 2023-10-10T18:18:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31924 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares; MOTA, Antonio Carlos Soares de; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. Oficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo. In: FOLMER, Ivanio et al (organizadores). Movimentos dialéticos da Educação do Campo: teorias, práticas e reflexões. Santa Maria - RS: Arco Editores, 2022. ISBN: 978-65-5417-018-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31924 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31924 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares; MOTA, Antonio Carlos Soares de; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. Oficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo. In: FOLMER, Ivanio et al (organizadores). Movimentos dialéticos da Educação do Campo: teorias, práticas e reflexões. Santa Maria - RS: Arco Editores, 2022. ISBN: 978-65-5417-018-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744593507319808 |