A argumentação presente nos gêneros orais e escritos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9102 |
Resumo: | O presente trabalho discorreu sobre a relevância da argumentação, encontrado nos gêneros orais e escritos, em especial no gênero seminário. Para isso o objetivo geral foi mostrar a importância de trabalhar os elementos de argumentação, presentes no texto, para que cada sujeito possa expor com clareza seus argumentos, pensamentos, como também persuadir seus interlocutores. Utilizamos como embasamento teórico, os PCN (1997-1998-2000), FIORIN (2015), KOCH (19992000- 2002-2008-2013), DOLZ e SCHNEUWLY (2004), entre outros que norteiam a base de estudos. No que se refere à metodologia, é uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, por querer compreender a relevância da argumentação presente no gênero seminário. Como resultado da pesquisa, pudemos constatar a importância da argumentação, como ferramenta que o professor possui, para o desenvolvimento da oralidade e da escrita de seus alunos através do gênero seminário. |
id |
UFCG_860f19fbed838b7402f2703d28575565 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/9102 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A argumentação presente nos gêneros orais e escritos.The argument present in oral and written genres.Língua PortuguesaTextoGêneros textuaisGêneros seminárioArgumentaçãoPortuguese languageTextTextual genresSeminar GenresArgumentLetras - Língua Portuguesa.O presente trabalho discorreu sobre a relevância da argumentação, encontrado nos gêneros orais e escritos, em especial no gênero seminário. Para isso o objetivo geral foi mostrar a importância de trabalhar os elementos de argumentação, presentes no texto, para que cada sujeito possa expor com clareza seus argumentos, pensamentos, como também persuadir seus interlocutores. Utilizamos como embasamento teórico, os PCN (1997-1998-2000), FIORIN (2015), KOCH (19992000- 2002-2008-2013), DOLZ e SCHNEUWLY (2004), entre outros que norteiam a base de estudos. No que se refere à metodologia, é uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, por querer compreender a relevância da argumentação presente no gênero seminário. Como resultado da pesquisa, pudemos constatar a importância da argumentação, como ferramenta que o professor possui, para o desenvolvimento da oralidade e da escrita de seus alunos através do gênero seminário.This work spoke about the relevance of the argumentation, an aspect that find itself in verbal and written genres, mainly in Seminar genre. To this end, the main objective of this study is to show the importance of working the items of argumentation present in the text so that the subject can expose its arguments and thoughts clearly and it can persuade its interlocutors. We used the PCNs (1997-1998-2000), FIORIN (2015), KOCH (1999-2000-2002-2008-2013), DOLZ e SCHNEUWLY (2004) and other thinkers as theoretical basis and all of them were essential for this research. As concerns methodology, it is a bibliographic research with qualitative approach for the understanding about the relevance of the argumentation in Seminar genre. According to the result of the search, we observe the importance of argumentation as an implement of the teacher to the development of orality and writing from its students through the Seminar genre.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paiva.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284SILVA, Abdoral Inácio da.SILVA, Henrique Miguel de Lima.OLIVEIRA, Alnaria Andrade de.2018-03-132019-11-12T16:54:19Z2019-10-122019-11-12T16:54:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9102OLIVEIRA, Alnaria Andrade de. A argumentação presente nos gêneros orais e escritos. 2018. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-24T13:24:31Zoai:localhost:riufcg/9102Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-24T13:24:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A argumentação presente nos gêneros orais e escritos. The argument present in oral and written genres. |
title |
A argumentação presente nos gêneros orais e escritos. |
spellingShingle |
A argumentação presente nos gêneros orais e escritos. OLIVEIRA, Alnaria Andrade de. Língua Portuguesa Texto Gêneros textuais Gêneros seminário Argumentação Portuguese language Text Textual genres Seminar Genres Argument Letras - Língua Portuguesa. |
title_short |
A argumentação presente nos gêneros orais e escritos. |
title_full |
A argumentação presente nos gêneros orais e escritos. |
title_fullStr |
A argumentação presente nos gêneros orais e escritos. |
title_full_unstemmed |
A argumentação presente nos gêneros orais e escritos. |
title_sort |
A argumentação presente nos gêneros orais e escritos. |
author |
OLIVEIRA, Alnaria Andrade de. |
author_facet |
OLIVEIRA, Alnaria Andrade de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PEREIRA, Hérica Paiva. PEREIRA, Hérica Paiva. http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 SILVA, Abdoral Inácio da. SILVA, Henrique Miguel de Lima. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Alnaria Andrade de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua Portuguesa Texto Gêneros textuais Gêneros seminário Argumentação Portuguese language Text Textual genres Seminar Genres Argument Letras - Língua Portuguesa. |
topic |
Língua Portuguesa Texto Gêneros textuais Gêneros seminário Argumentação Portuguese language Text Textual genres Seminar Genres Argument Letras - Língua Portuguesa. |
description |
O presente trabalho discorreu sobre a relevância da argumentação, encontrado nos gêneros orais e escritos, em especial no gênero seminário. Para isso o objetivo geral foi mostrar a importância de trabalhar os elementos de argumentação, presentes no texto, para que cada sujeito possa expor com clareza seus argumentos, pensamentos, como também persuadir seus interlocutores. Utilizamos como embasamento teórico, os PCN (1997-1998-2000), FIORIN (2015), KOCH (19992000- 2002-2008-2013), DOLZ e SCHNEUWLY (2004), entre outros que norteiam a base de estudos. No que se refere à metodologia, é uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, por querer compreender a relevância da argumentação presente no gênero seminário. Como resultado da pesquisa, pudemos constatar a importância da argumentação, como ferramenta que o professor possui, para o desenvolvimento da oralidade e da escrita de seus alunos através do gênero seminário. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-13 2019-11-12T16:54:19Z 2019-10-12 2019-11-12T16:54:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9102 OLIVEIRA, Alnaria Andrade de. A argumentação presente nos gêneros orais e escritos. 2018. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9102 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Alnaria Andrade de. A argumentação presente nos gêneros orais e escritos. 2018. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744412321775616 |