A importância do lúdico na educação infantil: aprendizagem por meio de jogos e brincadeiras.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37354 |
Resumo: | O brincar é uma das principais atividades das crianças e deve ser valorizado no ambiente escolar, já que é uma forma de aprendizado, além de ser uma maneira lúdica e prazerosa de construir conhecimentos. O presente trabalho disserta sobre a importância do lúdico na Educação Infantil e que os educadores compreendam que o brincar não é apenas uma atividade recreativa, mas sim uma atividade educativa. Tem como problemática: Como o uso de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, pode impactar positivamente o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de crianças na Educação Infantil, e como os educadores podem integrar efetivamente essas práticas em seus métodos de ensino? O objetivo geral, investigar como o lúdico auxilia no desenvolvimento físico, mental, intelectual e social da criança da Educação Infantil, por meio de jogos e brincadeiras. Os objetivos específicos são: 1) Analisar o lúdico como ferramenta educacional na Educação Infantil, e como os educadores podem integrar efetivamente essas práticas em seus métodos de ensino; 2) Investigar os benefícios do lúdico na aprendizagem infantil, explorando como os jogos e brincadeiras contribuem para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e motor das crianças; 3) Avaliar o lúdico e seu uso através das tecnologias no ambiente social, considerando o desenvolvimento de habilidades e competências das crianças. O referencial teórico, descreve primeiramente o lúdico como ferramenta educacional em seguida foi descrito sobre os brinquedos e brincadeiras e como através de atividades lúdicas, as crianças aprendem conceitos, além de desenvolver a coordenação motora, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas, apresentar também o lúdico por meio da tecnologia e suas contribuições no ambiente escolar. A pesquisa, foi realizada através da observação no Estágio Supervisionado na Educação Infantil e um questionário semiestruturado com duas professoras. Assim diante dos dados coletados e analisados notou-se que as atividades lúdicas também são uma forma de estimular a socialização das crianças, que conseguem desenvolver habilidades e competências importantes para a formação integral, tais como a criatividade, a imaginação, a autonomia, a socialização, a expressão corporal e a linguagem. |
id |
UFCG_8674412326cb093761f03aad50273330 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/37354 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A importância do lúdico na educação infantil: aprendizagem por meio de jogos e brincadeiras.The importance of play in early childhood education: learning through games and games.LudicidadeEducação infantilJogos e brincadeirasAtividades lúdicasPlayfulnessEarly childhood educationGames and gamesPlayful activitiesEducação.O brincar é uma das principais atividades das crianças e deve ser valorizado no ambiente escolar, já que é uma forma de aprendizado, além de ser uma maneira lúdica e prazerosa de construir conhecimentos. O presente trabalho disserta sobre a importância do lúdico na Educação Infantil e que os educadores compreendam que o brincar não é apenas uma atividade recreativa, mas sim uma atividade educativa. Tem como problemática: Como o uso de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, pode impactar positivamente o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de crianças na Educação Infantil, e como os educadores podem integrar efetivamente essas práticas em seus métodos de ensino? O objetivo geral, investigar como o lúdico auxilia no desenvolvimento físico, mental, intelectual e social da criança da Educação Infantil, por meio de jogos e brincadeiras. Os objetivos específicos são: 1) Analisar o lúdico como ferramenta educacional na Educação Infantil, e como os educadores podem integrar efetivamente essas práticas em seus métodos de ensino; 2) Investigar os benefícios do lúdico na aprendizagem infantil, explorando como os jogos e brincadeiras contribuem para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e motor das crianças; 3) Avaliar o lúdico e seu uso através das tecnologias no ambiente social, considerando o desenvolvimento de habilidades e competências das crianças. O referencial teórico, descreve primeiramente o lúdico como ferramenta educacional em seguida foi descrito sobre os brinquedos e brincadeiras e como através de atividades lúdicas, as crianças aprendem conceitos, além de desenvolver a coordenação motora, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas, apresentar também o lúdico por meio da tecnologia e suas contribuições no ambiente escolar. A pesquisa, foi realizada através da observação no Estágio Supervisionado na Educação Infantil e um questionário semiestruturado com duas professoras. Assim diante dos dados coletados e analisados notou-se que as atividades lúdicas também são uma forma de estimular a socialização das crianças, que conseguem desenvolver habilidades e competências importantes para a formação integral, tais como a criatividade, a imaginação, a autonomia, a socialização, a expressão corporal e a linguagem.Playing is one of children's main activities and should be valued in the school environment, as it is a form of learning, as well as being a playful and enjoyable way of building knowledge. This work discusses the importance of play in Early Childhood Education and that educators understand that playing is not just a recreational activity, but an educational activity. The problem is: How can the use of playful activities, such as games and games, positively impact the cognitive, emotional and social development of children in early childhood education, and how can educators effectively integrate these practices into their teaching methods? The general objective is to investigate how play helps in the physical, mental, intellectual and social development of children in Early Childhood Education, through games and activities. The specific objectives are: 1) Analyze play as an educational tool in Early Childhood Education, and how educators can effectively integrate these practices into their teaching methods; 2) Investigate the benefits of play in children's learning, exploring how games and games contribute to children's cognitive, emotional, social and motor development; 3) Evaluate play and its use through technologies in the social environment, considering the development of children's skills and competencies. The theoretical framework first describes play as an educational tool, then it was described about toys and games and how through play activities, children learn concepts, in addition to developing motor coordination, creativity and the ability to solve problems, present also play through technology and its contributions to the school environment. The research was carried out through observation in the Supervised Internship in Early Childhood Education and a semi-structured questionnaire with two teachers. Thus, given the data collected and analyzed, it was noted that recreational activities are also a way of stimulating the socialization of children, who are able to develop important skills and competencies for integral education, such as creativity, imagination, autonomy, socialization, body expression and language.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALVES, Rozilene Lopes de Sousa.ALVES, R. L. de S.http://lattes.cnpq.br/7255410765448943DANTAS, Nozângela Maria Rolim.PEREIRA, Zildene Francisca.FERREIRA, Francisca Mikaely Lacerda.2023-10-102024-08-16T18:30:14Z2024-08-162024-08-16T18:30:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37354FERREIRA, Francisca Mikaely Lacerda.A importância do lúdico na educação infantil: aprendizagem por meio de jogos e brincadeiras. 2023. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores,Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-16T18:30:14Zoai:localhost:riufcg/37354Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-16T18:30:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do lúdico na educação infantil: aprendizagem por meio de jogos e brincadeiras. The importance of play in early childhood education: learning through games and games. |
title |
A importância do lúdico na educação infantil: aprendizagem por meio de jogos e brincadeiras. |
spellingShingle |
A importância do lúdico na educação infantil: aprendizagem por meio de jogos e brincadeiras. FERREIRA, Francisca Mikaely Lacerda. Ludicidade Educação infantil Jogos e brincadeiras Atividades lúdicas Playfulness Early childhood education Games and games Playful activities Educação. |
title_short |
A importância do lúdico na educação infantil: aprendizagem por meio de jogos e brincadeiras. |
title_full |
A importância do lúdico na educação infantil: aprendizagem por meio de jogos e brincadeiras. |
title_fullStr |
A importância do lúdico na educação infantil: aprendizagem por meio de jogos e brincadeiras. |
title_full_unstemmed |
A importância do lúdico na educação infantil: aprendizagem por meio de jogos e brincadeiras. |
title_sort |
A importância do lúdico na educação infantil: aprendizagem por meio de jogos e brincadeiras. |
author |
FERREIRA, Francisca Mikaely Lacerda. |
author_facet |
FERREIRA, Francisca Mikaely Lacerda. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALVES, Rozilene Lopes de Sousa. ALVES, R. L. de S. http://lattes.cnpq.br/7255410765448943 DANTAS, Nozângela Maria Rolim. PEREIRA, Zildene Francisca. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERREIRA, Francisca Mikaely Lacerda. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicidade Educação infantil Jogos e brincadeiras Atividades lúdicas Playfulness Early childhood education Games and games Playful activities Educação. |
topic |
Ludicidade Educação infantil Jogos e brincadeiras Atividades lúdicas Playfulness Early childhood education Games and games Playful activities Educação. |
description |
O brincar é uma das principais atividades das crianças e deve ser valorizado no ambiente escolar, já que é uma forma de aprendizado, além de ser uma maneira lúdica e prazerosa de construir conhecimentos. O presente trabalho disserta sobre a importância do lúdico na Educação Infantil e que os educadores compreendam que o brincar não é apenas uma atividade recreativa, mas sim uma atividade educativa. Tem como problemática: Como o uso de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, pode impactar positivamente o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de crianças na Educação Infantil, e como os educadores podem integrar efetivamente essas práticas em seus métodos de ensino? O objetivo geral, investigar como o lúdico auxilia no desenvolvimento físico, mental, intelectual e social da criança da Educação Infantil, por meio de jogos e brincadeiras. Os objetivos específicos são: 1) Analisar o lúdico como ferramenta educacional na Educação Infantil, e como os educadores podem integrar efetivamente essas práticas em seus métodos de ensino; 2) Investigar os benefícios do lúdico na aprendizagem infantil, explorando como os jogos e brincadeiras contribuem para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e motor das crianças; 3) Avaliar o lúdico e seu uso através das tecnologias no ambiente social, considerando o desenvolvimento de habilidades e competências das crianças. O referencial teórico, descreve primeiramente o lúdico como ferramenta educacional em seguida foi descrito sobre os brinquedos e brincadeiras e como através de atividades lúdicas, as crianças aprendem conceitos, além de desenvolver a coordenação motora, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas, apresentar também o lúdico por meio da tecnologia e suas contribuições no ambiente escolar. A pesquisa, foi realizada através da observação no Estágio Supervisionado na Educação Infantil e um questionário semiestruturado com duas professoras. Assim diante dos dados coletados e analisados notou-se que as atividades lúdicas também são uma forma de estimular a socialização das crianças, que conseguem desenvolver habilidades e competências importantes para a formação integral, tais como a criatividade, a imaginação, a autonomia, a socialização, a expressão corporal e a linguagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-10 2024-08-16T18:30:14Z 2024-08-16 2024-08-16T18:30:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37354 FERREIRA, Francisca Mikaely Lacerda.A importância do lúdico na educação infantil: aprendizagem por meio de jogos e brincadeiras. 2023. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores,Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37354 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Francisca Mikaely Lacerda.A importância do lúdico na educação infantil: aprendizagem por meio de jogos e brincadeiras. 2023. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores,Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744633599623168 |