Aprendizagem significativa e letramento: um novo o lhar sobre o ensino de gramática no ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANTAS, Daniel Soares.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8823
Resumo: A escola contemporânea tem passado por um complexo processo de mudança de paradigma, na tentativa de acompanhar as transformações externas e adaptar sua função às novas exigências, profissionais e pessoais. Neste evento inúmeras teorias são desenvolvidas para discutir este processo e, a maioria delas permite-nos entender que as velhas estruturas do ensino já não dão conta de atender o novo mundo globalizado. Dessa forma, objetivamos refletir acerca do exercício docente e discente, respectivamente, na construção da aprendizagem significativa, sobretudo na reflexão acerca do ensino de Língua materna nas séries finais do Ensino Fundamental. Para isso, os conteúdos ensinados em sala de aula precisam estar ligados à vida em sociedade, portanto é imprescindível que o componente curricular de Língua Portuguesa faça a ponte entre teoria e prática, já que cada ser humano reporta em si a necessidade de interagir com o meio, de modo a fluir experiências e abstraí-las ao mesmo tempo. Para alcançar o nosso objetivo utilizamos pesquisa e análise bibliográfica da qual foi subsidiadas por autores, como: AUSUBEL, D.P. (1980); MARCUSCHI (2008); TRAVAGLIA (2009); FERRAREZI (2014);; ANTUNES (2007). Esperamos, assim, que este trabalho seja uma incursão discursiva, no mundo da produção escrita e que forneça aos profissionais da área de educação um maior entendimento sobre a aprendizagem significativa e seus desdobramentos para a aula de Língua Portuguesa.
id UFCG_86fd933d7ec055a442d9fd8f6c9b24e0
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/8823
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Aprendizagem significativa e letramento: um novo o lhar sobre o ensino de gramática no ensino fundamental.Meaningful learning and literacy: a new look at grammar teaching in elementary school.Aprendizagem significativaVida cotidianaLíngua PortuguesaInteraçãoMeaningful learningEveryday lifePortuguese languageInteractionLetras - Língua Portuguesa.A escola contemporânea tem passado por um complexo processo de mudança de paradigma, na tentativa de acompanhar as transformações externas e adaptar sua função às novas exigências, profissionais e pessoais. Neste evento inúmeras teorias são desenvolvidas para discutir este processo e, a maioria delas permite-nos entender que as velhas estruturas do ensino já não dão conta de atender o novo mundo globalizado. Dessa forma, objetivamos refletir acerca do exercício docente e discente, respectivamente, na construção da aprendizagem significativa, sobretudo na reflexão acerca do ensino de Língua materna nas séries finais do Ensino Fundamental. Para isso, os conteúdos ensinados em sala de aula precisam estar ligados à vida em sociedade, portanto é imprescindível que o componente curricular de Língua Portuguesa faça a ponte entre teoria e prática, já que cada ser humano reporta em si a necessidade de interagir com o meio, de modo a fluir experiências e abstraí-las ao mesmo tempo. Para alcançar o nosso objetivo utilizamos pesquisa e análise bibliográfica da qual foi subsidiadas por autores, como: AUSUBEL, D.P. (1980); MARCUSCHI (2008); TRAVAGLIA (2009); FERRAREZI (2014);; ANTUNES (2007). Esperamos, assim, que este trabalho seja uma incursão discursiva, no mundo da produção escrita e que forneça aos profissionais da área de educação um maior entendimento sobre a aprendizagem significativa e seus desdobramentos para a aula de Língua Portuguesa.La escuela contemporánea ha cambiado sus paradigmas, en la tentativa de ajustarse a las transformaciones externas y convertir su función de acuedro com las nuevas exigências, prefesionales y personales. En este contexto muchas teorías han sido desarrolladas para discutir este tema y, la mayoría de ellas nos permite comprender que las antiguas estructuras del enseño no tienen tanta eficiencia em este nuevo mundo globalizado. De esta manera, objetivamos reflexionar acerca del exercício de ser profesor y alumno, respectivamente, para el desarrollo del aprendizaje significativo, sobretodo em respecto al enseño de Lengua materna em los años finales de la primaria. Los contenidos en clase necesitan hacer una conección con la vida cotidiana y la sociedadad. En Lengua Portuguesa, como asignatura, pensar y hacer esse puente entre teoría e práctica se convierte en algo muy importante, ya que cada ser humano reporta en si mismo la necesidade de interaccionar con el ambiente, de modo a tener experiencias y aprovecharlas al mismo tiempo. Para alcanzar nuestro objetivo utilizamos como metodología basica los análisis bibliográficos de los autores, como: AUSUBEL, D.P. (1980); TRAVAGLIA (2009); FERRAREZI (2014); MARCUSCHI (2008); BAKHTIN (2000); ANTUNES (2007). Se espera que este trabajo sea una incursión que discuta, en el mundo de la producción escrita y que proporcione a los profesionales de la educación uma mejor comprensión acerca del aprendizaje significativo y como hacerlo en las clases de Lengua Portuguesa.La escuela contemporánea ha cambiado sus paradigmas, en la tentativa de ajustarse a las transformaciones externas y convertir su función de acuedro com las nuevas exigências, prefesionales y personales. En este contexto muchas teorías han sido desarrolladas para discutir este tema y, la mayoría de ellas nos permite comprender que las antiguas estructuras del enseño no tienen tanta eficiencia em este nuevo mundo globalizado. De esta manera, objetivamos reflexionar acerca del exercício de ser profesor y alumno, respectivamente, para el desarrollo del aprendizaje significativo, sobretodo em respecto al enseño de Lengua materna em los años finales de la primaria. Los contenidos en clase necesitan hacer una conección con la vida cotidiana y la sociedadad. En Lengua Portuguesa, como asignatura, pensar y hacer esse puente entre teoría e práctica se convierte en algo muy importante, ya que cada ser humano reporta en si mismo la necesidade de interaccionar con el ambiente, de modo a tener experiencias y aprovecharlas al mismo tiempo. Para alcanzar nuestro objetivo utilizamos como metodología basica los análisis bibliográficos de los autores, como: AUSUBEL, D.P. (1980); TRAVAGLIA (2009); FERRAREZI (2014); MARCUSCHI (2008); BAKHTIN (2000); ANTUNES (2007). Se espera que este trabajo sea una incursión que discuta, en el mundo de la producción escrita y que proporcione a los profesionales de la educación uma mejor comprensión acerca del aprendizaje significativo y como hacerlo en las clases de Lengua Portuguesa.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paiva.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284LIMA, Maria Janete de.SILVA, José Jorgevaldo de Souza.DANTAS, Daniel Soares.20172019-11-04T15:45:35Z2019-11-042019-11-04T15:45:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8823DANTAS, Daniel Soares. Aprendizagem significativa e letramento: um novo olhar sobre o ensino de gramática no ensino fundamental. 2017. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-23T12:59:25Zoai:localhost:riufcg/8823Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-23T12:59:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem significativa e letramento: um novo o lhar sobre o ensino de gramática no ensino fundamental.
Meaningful learning and literacy: a new look at grammar teaching in elementary school.
title Aprendizagem significativa e letramento: um novo o lhar sobre o ensino de gramática no ensino fundamental.
spellingShingle Aprendizagem significativa e letramento: um novo o lhar sobre o ensino de gramática no ensino fundamental.
DANTAS, Daniel Soares.
Aprendizagem significativa
Vida cotidiana
Língua Portuguesa
Interação
Meaningful learning
Everyday life
Portuguese language
Interaction
Letras - Língua Portuguesa.
title_short Aprendizagem significativa e letramento: um novo o lhar sobre o ensino de gramática no ensino fundamental.
title_full Aprendizagem significativa e letramento: um novo o lhar sobre o ensino de gramática no ensino fundamental.
title_fullStr Aprendizagem significativa e letramento: um novo o lhar sobre o ensino de gramática no ensino fundamental.
title_full_unstemmed Aprendizagem significativa e letramento: um novo o lhar sobre o ensino de gramática no ensino fundamental.
title_sort Aprendizagem significativa e letramento: um novo o lhar sobre o ensino de gramática no ensino fundamental.
author DANTAS, Daniel Soares.
author_facet DANTAS, Daniel Soares.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Hérica Paiva.
PEREIRA, Hérica Paiva.
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284
LIMA, Maria Janete de.
SILVA, José Jorgevaldo de Souza.
dc.contributor.author.fl_str_mv DANTAS, Daniel Soares.
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem significativa
Vida cotidiana
Língua Portuguesa
Interação
Meaningful learning
Everyday life
Portuguese language
Interaction
Letras - Língua Portuguesa.
topic Aprendizagem significativa
Vida cotidiana
Língua Portuguesa
Interação
Meaningful learning
Everyday life
Portuguese language
Interaction
Letras - Língua Portuguesa.
description A escola contemporânea tem passado por um complexo processo de mudança de paradigma, na tentativa de acompanhar as transformações externas e adaptar sua função às novas exigências, profissionais e pessoais. Neste evento inúmeras teorias são desenvolvidas para discutir este processo e, a maioria delas permite-nos entender que as velhas estruturas do ensino já não dão conta de atender o novo mundo globalizado. Dessa forma, objetivamos refletir acerca do exercício docente e discente, respectivamente, na construção da aprendizagem significativa, sobretudo na reflexão acerca do ensino de Língua materna nas séries finais do Ensino Fundamental. Para isso, os conteúdos ensinados em sala de aula precisam estar ligados à vida em sociedade, portanto é imprescindível que o componente curricular de Língua Portuguesa faça a ponte entre teoria e prática, já que cada ser humano reporta em si a necessidade de interagir com o meio, de modo a fluir experiências e abstraí-las ao mesmo tempo. Para alcançar o nosso objetivo utilizamos pesquisa e análise bibliográfica da qual foi subsidiadas por autores, como: AUSUBEL, D.P. (1980); MARCUSCHI (2008); TRAVAGLIA (2009); FERRAREZI (2014);; ANTUNES (2007). Esperamos, assim, que este trabalho seja uma incursão discursiva, no mundo da produção escrita e que forneça aos profissionais da área de educação um maior entendimento sobre a aprendizagem significativa e seus desdobramentos para a aula de Língua Portuguesa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-11-04T15:45:35Z
2019-11-04
2019-11-04T15:45:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8823
DANTAS, Daniel Soares. Aprendizagem significativa e letramento: um novo olhar sobre o ensino de gramática no ensino fundamental. 2017. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8823
identifier_str_mv DANTAS, Daniel Soares. Aprendizagem significativa e letramento: um novo olhar sobre o ensino de gramática no ensino fundamental. 2017. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744409823019008