Aprendizagem significativa e letramento: um novo o lhar sobre o ensino de gramática no ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8823 |
Resumo: | A escola contemporânea tem passado por um complexo processo de mudança de paradigma, na tentativa de acompanhar as transformações externas e adaptar sua função às novas exigências, profissionais e pessoais. Neste evento inúmeras teorias são desenvolvidas para discutir este processo e, a maioria delas permite-nos entender que as velhas estruturas do ensino já não dão conta de atender o novo mundo globalizado. Dessa forma, objetivamos refletir acerca do exercício docente e discente, respectivamente, na construção da aprendizagem significativa, sobretudo na reflexão acerca do ensino de Língua materna nas séries finais do Ensino Fundamental. Para isso, os conteúdos ensinados em sala de aula precisam estar ligados à vida em sociedade, portanto é imprescindível que o componente curricular de Língua Portuguesa faça a ponte entre teoria e prática, já que cada ser humano reporta em si a necessidade de interagir com o meio, de modo a fluir experiências e abstraí-las ao mesmo tempo. Para alcançar o nosso objetivo utilizamos pesquisa e análise bibliográfica da qual foi subsidiadas por autores, como: AUSUBEL, D.P. (1980); MARCUSCHI (2008); TRAVAGLIA (2009); FERRAREZI (2014);; ANTUNES (2007). Esperamos, assim, que este trabalho seja uma incursão discursiva, no mundo da produção escrita e que forneça aos profissionais da área de educação um maior entendimento sobre a aprendizagem significativa e seus desdobramentos para a aula de Língua Portuguesa. |
id |
UFCG_86fd933d7ec055a442d9fd8f6c9b24e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/8823 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Aprendizagem significativa e letramento: um novo o lhar sobre o ensino de gramática no ensino fundamental.Meaningful learning and literacy: a new look at grammar teaching in elementary school.Aprendizagem significativaVida cotidianaLíngua PortuguesaInteraçãoMeaningful learningEveryday lifePortuguese languageInteractionLetras - Língua Portuguesa.A escola contemporânea tem passado por um complexo processo de mudança de paradigma, na tentativa de acompanhar as transformações externas e adaptar sua função às novas exigências, profissionais e pessoais. Neste evento inúmeras teorias são desenvolvidas para discutir este processo e, a maioria delas permite-nos entender que as velhas estruturas do ensino já não dão conta de atender o novo mundo globalizado. Dessa forma, objetivamos refletir acerca do exercício docente e discente, respectivamente, na construção da aprendizagem significativa, sobretudo na reflexão acerca do ensino de Língua materna nas séries finais do Ensino Fundamental. Para isso, os conteúdos ensinados em sala de aula precisam estar ligados à vida em sociedade, portanto é imprescindível que o componente curricular de Língua Portuguesa faça a ponte entre teoria e prática, já que cada ser humano reporta em si a necessidade de interagir com o meio, de modo a fluir experiências e abstraí-las ao mesmo tempo. Para alcançar o nosso objetivo utilizamos pesquisa e análise bibliográfica da qual foi subsidiadas por autores, como: AUSUBEL, D.P. (1980); MARCUSCHI (2008); TRAVAGLIA (2009); FERRAREZI (2014);; ANTUNES (2007). Esperamos, assim, que este trabalho seja uma incursão discursiva, no mundo da produção escrita e que forneça aos profissionais da área de educação um maior entendimento sobre a aprendizagem significativa e seus desdobramentos para a aula de Língua Portuguesa.La escuela contemporánea ha cambiado sus paradigmas, en la tentativa de ajustarse a las transformaciones externas y convertir su función de acuedro com las nuevas exigências, prefesionales y personales. En este contexto muchas teorías han sido desarrolladas para discutir este tema y, la mayoría de ellas nos permite comprender que las antiguas estructuras del enseño no tienen tanta eficiencia em este nuevo mundo globalizado. De esta manera, objetivamos reflexionar acerca del exercício de ser profesor y alumno, respectivamente, para el desarrollo del aprendizaje significativo, sobretodo em respecto al enseño de Lengua materna em los años finales de la primaria. Los contenidos en clase necesitan hacer una conección con la vida cotidiana y la sociedadad. En Lengua Portuguesa, como asignatura, pensar y hacer esse puente entre teoría e práctica se convierte en algo muy importante, ya que cada ser humano reporta en si mismo la necesidade de interaccionar con el ambiente, de modo a tener experiencias y aprovecharlas al mismo tiempo. Para alcanzar nuestro objetivo utilizamos como metodología basica los análisis bibliográficos de los autores, como: AUSUBEL, D.P. (1980); TRAVAGLIA (2009); FERRAREZI (2014); MARCUSCHI (2008); BAKHTIN (2000); ANTUNES (2007). Se espera que este trabajo sea una incursión que discuta, en el mundo de la producción escrita y que proporcione a los profesionales de la educación uma mejor comprensión acerca del aprendizaje significativo y como hacerlo en las clases de Lengua Portuguesa.La escuela contemporánea ha cambiado sus paradigmas, en la tentativa de ajustarse a las transformaciones externas y convertir su función de acuedro com las nuevas exigências, prefesionales y personales. En este contexto muchas teorías han sido desarrolladas para discutir este tema y, la mayoría de ellas nos permite comprender que las antiguas estructuras del enseño no tienen tanta eficiencia em este nuevo mundo globalizado. De esta manera, objetivamos reflexionar acerca del exercício de ser profesor y alumno, respectivamente, para el desarrollo del aprendizaje significativo, sobretodo em respecto al enseño de Lengua materna em los años finales de la primaria. Los contenidos en clase necesitan hacer una conección con la vida cotidiana y la sociedadad. En Lengua Portuguesa, como asignatura, pensar y hacer esse puente entre teoría e práctica se convierte en algo muy importante, ya que cada ser humano reporta en si mismo la necesidade de interaccionar con el ambiente, de modo a tener experiencias y aprovecharlas al mismo tiempo. Para alcanzar nuestro objetivo utilizamos como metodología basica los análisis bibliográficos de los autores, como: AUSUBEL, D.P. (1980); TRAVAGLIA (2009); FERRAREZI (2014); MARCUSCHI (2008); BAKHTIN (2000); ANTUNES (2007). Se espera que este trabajo sea una incursión que discuta, en el mundo de la producción escrita y que proporcione a los profesionales de la educación uma mejor comprensión acerca del aprendizaje significativo y como hacerlo en las clases de Lengua Portuguesa.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paiva.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284LIMA, Maria Janete de.SILVA, José Jorgevaldo de Souza.DANTAS, Daniel Soares.20172019-11-04T15:45:35Z2019-11-042019-11-04T15:45:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8823DANTAS, Daniel Soares. Aprendizagem significativa e letramento: um novo olhar sobre o ensino de gramática no ensino fundamental. 2017. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-23T12:59:25Zoai:localhost:riufcg/8823Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-23T12:59:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem significativa e letramento: um novo o lhar sobre o ensino de gramática no ensino fundamental. Meaningful learning and literacy: a new look at grammar teaching in elementary school. |
title |
Aprendizagem significativa e letramento: um novo o lhar sobre o ensino de gramática no ensino fundamental. |
spellingShingle |
Aprendizagem significativa e letramento: um novo o lhar sobre o ensino de gramática no ensino fundamental. DANTAS, Daniel Soares. Aprendizagem significativa Vida cotidiana Língua Portuguesa Interação Meaningful learning Everyday life Portuguese language Interaction Letras - Língua Portuguesa. |
title_short |
Aprendizagem significativa e letramento: um novo o lhar sobre o ensino de gramática no ensino fundamental. |
title_full |
Aprendizagem significativa e letramento: um novo o lhar sobre o ensino de gramática no ensino fundamental. |
title_fullStr |
Aprendizagem significativa e letramento: um novo o lhar sobre o ensino de gramática no ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem significativa e letramento: um novo o lhar sobre o ensino de gramática no ensino fundamental. |
title_sort |
Aprendizagem significativa e letramento: um novo o lhar sobre o ensino de gramática no ensino fundamental. |
author |
DANTAS, Daniel Soares. |
author_facet |
DANTAS, Daniel Soares. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PEREIRA, Hérica Paiva. PEREIRA, Hérica Paiva. http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 LIMA, Maria Janete de. SILVA, José Jorgevaldo de Souza. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DANTAS, Daniel Soares. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem significativa Vida cotidiana Língua Portuguesa Interação Meaningful learning Everyday life Portuguese language Interaction Letras - Língua Portuguesa. |
topic |
Aprendizagem significativa Vida cotidiana Língua Portuguesa Interação Meaningful learning Everyday life Portuguese language Interaction Letras - Língua Portuguesa. |
description |
A escola contemporânea tem passado por um complexo processo de mudança de paradigma, na tentativa de acompanhar as transformações externas e adaptar sua função às novas exigências, profissionais e pessoais. Neste evento inúmeras teorias são desenvolvidas para discutir este processo e, a maioria delas permite-nos entender que as velhas estruturas do ensino já não dão conta de atender o novo mundo globalizado. Dessa forma, objetivamos refletir acerca do exercício docente e discente, respectivamente, na construção da aprendizagem significativa, sobretudo na reflexão acerca do ensino de Língua materna nas séries finais do Ensino Fundamental. Para isso, os conteúdos ensinados em sala de aula precisam estar ligados à vida em sociedade, portanto é imprescindível que o componente curricular de Língua Portuguesa faça a ponte entre teoria e prática, já que cada ser humano reporta em si a necessidade de interagir com o meio, de modo a fluir experiências e abstraí-las ao mesmo tempo. Para alcançar o nosso objetivo utilizamos pesquisa e análise bibliográfica da qual foi subsidiadas por autores, como: AUSUBEL, D.P. (1980); MARCUSCHI (2008); TRAVAGLIA (2009); FERRAREZI (2014);; ANTUNES (2007). Esperamos, assim, que este trabalho seja uma incursão discursiva, no mundo da produção escrita e que forneça aos profissionais da área de educação um maior entendimento sobre a aprendizagem significativa e seus desdobramentos para a aula de Língua Portuguesa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2019-11-04T15:45:35Z 2019-11-04 2019-11-04T15:45:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8823 DANTAS, Daniel Soares. Aprendizagem significativa e letramento: um novo olhar sobre o ensino de gramática no ensino fundamental. 2017. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8823 |
identifier_str_mv |
DANTAS, Daniel Soares. Aprendizagem significativa e letramento: um novo olhar sobre o ensino de gramática no ensino fundamental. 2017. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744409823019008 |