O impacto do jogo didático para o processo de ensino-aprendizagem de ciências naturais no ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7353 |
Resumo: | O presente estudo tem o ensino de Ciências mediado por jogos como objeto de estudo. O problema surge da observação da autora da sala de aula no estágio realizado no curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (CFP/UFCG), de alunos do 3ºano do ensino fundamental com atitudes desinteressadas e com baixo rendimento em Ciências. A questão de partida foi se haveria outro modo de levá- los a participar mais ativamente e melhorar a aprendizagem de Ciências. Parte-se do pressuposto de que o jogo enquanto estratégia didático-pedagógica motiva a aprendizagem desde que seja adequado em termos de conteúdo, tempo de realização e prazeroso para o estudante. O objetivo desse trabalho foi identificar o impacto na aprendizagem do conteúdo de Ciências mediado por jogos, em alunos do Ensino Fundamental (1ºciclo, 3º ano) de uma escola municipal do estado da Paraíba, região Nordeste do Brasil. Para alcançá-lo foram traçados os seguintes objetivos específicos: mapear na literatura, o ensino de Ciências mediado por jogos no ensino fundamental (1º ciclo); avaliar o desempenho de estudantes do 3º ano do E.F. em relação ao aprendizado de Ciências que aprendem com jogos e; discutir o uso de jogos no ensino fundamental e seus impactos na aprendizagem. O estudo teve como desenho as dimensões de pesquisa acadêmico-científica propostas por Novikoff (2010). Vale esclarecer que a presente pesquisa está vinculada ao experimento qualitativo da pesquisa intitulada “Educação científica nos cursos de Pedagogia da Paraíba: questões teórico- metodológicas e epistemológicas na formação acadêmico-científico-cultural para a intervenção” da professora doutora Cristina Novikoff. Nesta perspectiva adotaram-se instrumentos testados e validados no Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES/CNPq (2010). Assim, para a presente pesquisa foram utilizados diferentes instrumentos para a coleta de dados em forma de um questionário semiestruturado, um pré-teste e um pós-teste com os alunos, além de observação participante. Os dados foram analisados por via da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). A pesquisa revelou que o uso de jogos didáticos causa impactos positivos no processo de ensino-aprendizagem de Ciências Naturais, uma vez que os alunos participaram de forma ativa no processo de construção de seu conhecimento, como bem mostra os resultados dos testes aplicados. |
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O impacto do jogo didático para o processo de ensino-aprendizagem de ciências naturais no ensino fundamental.The impact of the didactic game for the process of teaching and learning of natural sciences in the elementary school.Ensino de ciências naturaisJogos didáticosFormação de professoresEnsino-aprendizagemNatural Sciences TeachingEducational GamesTeacher TrainingTeaching-LearningEducação.O presente estudo tem o ensino de Ciências mediado por jogos como objeto de estudo. O problema surge da observação da autora da sala de aula no estágio realizado no curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (CFP/UFCG), de alunos do 3ºano do ensino fundamental com atitudes desinteressadas e com baixo rendimento em Ciências. A questão de partida foi se haveria outro modo de levá- los a participar mais ativamente e melhorar a aprendizagem de Ciências. Parte-se do pressuposto de que o jogo enquanto estratégia didático-pedagógica motiva a aprendizagem desde que seja adequado em termos de conteúdo, tempo de realização e prazeroso para o estudante. O objetivo desse trabalho foi identificar o impacto na aprendizagem do conteúdo de Ciências mediado por jogos, em alunos do Ensino Fundamental (1ºciclo, 3º ano) de uma escola municipal do estado da Paraíba, região Nordeste do Brasil. Para alcançá-lo foram traçados os seguintes objetivos específicos: mapear na literatura, o ensino de Ciências mediado por jogos no ensino fundamental (1º ciclo); avaliar o desempenho de estudantes do 3º ano do E.F. em relação ao aprendizado de Ciências que aprendem com jogos e; discutir o uso de jogos no ensino fundamental e seus impactos na aprendizagem. O estudo teve como desenho as dimensões de pesquisa acadêmico-científica propostas por Novikoff (2010). Vale esclarecer que a presente pesquisa está vinculada ao experimento qualitativo da pesquisa intitulada “Educação científica nos cursos de Pedagogia da Paraíba: questões teórico- metodológicas e epistemológicas na formação acadêmico-científico-cultural para a intervenção” da professora doutora Cristina Novikoff. Nesta perspectiva adotaram-se instrumentos testados e validados no Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES/CNPq (2010). Assim, para a presente pesquisa foram utilizados diferentes instrumentos para a coleta de dados em forma de um questionário semiestruturado, um pré-teste e um pós-teste com os alunos, além de observação participante. Os dados foram analisados por via da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). A pesquisa revelou que o uso de jogos didáticos causa impactos positivos no processo de ensino-aprendizagem de Ciências Naturais, uma vez que os alunos participaram de forma ativa no processo de construção de seu conhecimento, como bem mostra os resultados dos testes aplicados.The present study has the science-mediated teaching of games as object of study. The problem arises from the observation of the author of the classroom in the course of Pedagogy of the Teacher Training Center of the Federal University of Campina Grande (CFP / UFCG), of students from the 3rd grade of elementary school with disinterested and low income attitudes in Science. The starting point was whether there would be any other way to get them to participate more actively and to improve science learning. It is assumed that the game as a didactic-pedagogical strategy motivates learning as long as it is appropriate in terms of content, time of accomplishment and pleasurable for the student. The goal of this work was to identify the impact of the game content on the science content of elementary school students (1st cycle, 3rd year) of a municipal school in the state of Paraíba, Northeastern Brazil. In order to reach it, the following specific objectives were drawn: mapping in literature, science- mediated teaching of games in elementary school (1st cycle); to evaluate the performance of students of the 3rd year of the E.F. in relation to the learning of Sciences that learn with games and; discuss the use of games in elementary school and their impact on learning. The study was designed as the dimensions of academic-scientific research proposed by Novikoff (2010). It is worth clarifying that the present research is linked to the qualitative experiment of the research titled "Scientific Education in the Pedagogy of Paraíba courses: theoretical- methodological and epistemological questions in the academic-scientific-cultural formation for the intervention" of professor Cristina Novikoff. In this perspective, tested and validated instruments were used in the Laboratory of the Group of Studies and Research in Social Representations in / for Teacher Training - LAGERES / CNPq (2010). Thus, for the present research, different instruments were used to collect data in the form of a semi-structured questionnaire, a pre-test and a post-test with the students, in addition to participant observation. Data were analyzed through content analysis (BARDIN, 2011). The research revealed that the use of educational games has a positive impact on the teaching-learning process of Natural Sciences, since the students participated actively in the process of building their knowledge, as well shows the results of the tests applied.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGNOVIKOFF, C.http://lattes.cnpq.br/7039307262566253MACHADO, Viviane Guidotti.LIMA, Sílvio Felipe Barbosa de.ALMEIDA, Francisca Faustino de.2018-07-192019-09-26T13:32:13Z2019-09-262019-09-26T13:32:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7353ALMEIDA, Francisca Faustino de. O impacto do jogo didático para o processo de ensino-aprendizagem de ciências naturais no ensino fundamental. 2018. 101f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T13:13:46Zoai:localhost:riufcg/7353Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T13:13:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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