Bullying na escola: um olhar introdutório.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5975 |
Resumo: | O presente estudo intituladoBullying na escola: um olhar introdutório teve como objetivo geral discutir as manifestações do fenômeno bullyingno cotidiano escolar. A escolha da temática se deu a partir do Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental, onde foi possível observar que a prática dobullying se faz presente entre as crianças. Tomamos o cuidado de observar com rigor pois nem toda brincadeira pode ser considerada bullying, mesmo tendo esse cuidado percebemos sua incidência com comportamentos perpassados por agressividade, insultos, discriminação e exclusão da criança alvo, ocorrendo aparentemente sem uma motivação específica. Apesar da visibilidade recente em torno dessa questão, esse fenômeno não é novo na escola e sua manifestação pode sofrer influência de alguns fatores internos da escola tais como: o clima escolar, as relações interpessoais entre os alunos e entre professor-aluno, como também de fatores externos à escola, a saber: desestruturação familiar, falta de relacionamento afetivo, maus tratos e excesso de tolerância. O percurso metodológico utilizado foi construído a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema bullying, realização de entrevista semiestruturada com 03 (três) docentes, 02 (duas) coordenadoras e 02 (duas) gestores de uma Escola Municipal de Sousa/PB. Essa investigação se caracterizou como sendo de caráter qualitativo e exploratório. |
id |
UFCG_87b172941d7878417d62c4ff6679906b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5975 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Bullying na escola: um olhar introdutório.Bullying at school: an introductory look.Psicologia educacionalBullyingEducaçãoCriançasEducational psychologyEducationChildrenEducação.O presente estudo intituladoBullying na escola: um olhar introdutório teve como objetivo geral discutir as manifestações do fenômeno bullyingno cotidiano escolar. A escolha da temática se deu a partir do Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental, onde foi possível observar que a prática dobullying se faz presente entre as crianças. Tomamos o cuidado de observar com rigor pois nem toda brincadeira pode ser considerada bullying, mesmo tendo esse cuidado percebemos sua incidência com comportamentos perpassados por agressividade, insultos, discriminação e exclusão da criança alvo, ocorrendo aparentemente sem uma motivação específica. Apesar da visibilidade recente em torno dessa questão, esse fenômeno não é novo na escola e sua manifestação pode sofrer influência de alguns fatores internos da escola tais como: o clima escolar, as relações interpessoais entre os alunos e entre professor-aluno, como também de fatores externos à escola, a saber: desestruturação familiar, falta de relacionamento afetivo, maus tratos e excesso de tolerância. O percurso metodológico utilizado foi construído a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema bullying, realização de entrevista semiestruturada com 03 (três) docentes, 02 (duas) coordenadoras e 02 (duas) gestores de uma Escola Municipal de Sousa/PB. Essa investigação se caracterizou como sendo de caráter qualitativo e exploratório.This study titled Bullying at school: an introductory look aimed to discuss the manifestations of bullying phenomenon in everyday school life. The choice of the theme was given from the Supervised Internship in early childhood education, where it was observed that bullying is present among children. We take care to watch carefully because not every play can be considered bullying, even though this care realize its incidence with perpassados behavior for aggression, insults, discrimination and exclusion of the target child, apparently occurring without specific motivation. Despite the recent visibility around this question, this phenomenon is not new to the school and its manifestation can be influenced by some school internal factors such as school climate, interpersonal relationships among students and between teacher and student, as well as factors outside the school, such as: family breakdown, lack of affective relationship, ill-treatment and excessive tolerance. The methodological approach used was constructed from a literature search on the subject of bullying, carrying out semi-structured interviews with 03 (two) teachers, 02 (two) coordinators and 03 (three) managers of a Municipal School of Sousa / PB. This research is characterized as qualitative and exploratory.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFEITOSA, Belijane Marques.FEITOSA, B. M.http://lattes.cnpq.br/2757336098779500PEREIRA, Zildene Francisca.ARAÚJO, Edinaura Almeida.NASCIMENTO, Miléria Abrantes do.2015-12-042019-08-19T15:03:52Z2019-08-192019-08-19T15:03:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5975NASCIMENTO, Miléria Abrantes do Bullying na escola: um olhar introdutório. 2015. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T12:41:17Zoai:localhost:riufcg/5975Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T12:41:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bullying na escola: um olhar introdutório. Bullying at school: an introductory look. |
title |
Bullying na escola: um olhar introdutório. |
spellingShingle |
Bullying na escola: um olhar introdutório. NASCIMENTO, Miléria Abrantes do. Psicologia educacional Bullying Educação Crianças Educational psychology Education Children Educação. |
title_short |
Bullying na escola: um olhar introdutório. |
title_full |
Bullying na escola: um olhar introdutório. |
title_fullStr |
Bullying na escola: um olhar introdutório. |
title_full_unstemmed |
Bullying na escola: um olhar introdutório. |
title_sort |
Bullying na escola: um olhar introdutório. |
author |
NASCIMENTO, Miléria Abrantes do. |
author_facet |
NASCIMENTO, Miléria Abrantes do. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FEITOSA, Belijane Marques. FEITOSA, B. M. http://lattes.cnpq.br/2757336098779500 PEREIRA, Zildene Francisca. ARAÚJO, Edinaura Almeida. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Miléria Abrantes do. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia educacional Bullying Educação Crianças Educational psychology Education Children Educação. |
topic |
Psicologia educacional Bullying Educação Crianças Educational psychology Education Children Educação. |
description |
O presente estudo intituladoBullying na escola: um olhar introdutório teve como objetivo geral discutir as manifestações do fenômeno bullyingno cotidiano escolar. A escolha da temática se deu a partir do Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental, onde foi possível observar que a prática dobullying se faz presente entre as crianças. Tomamos o cuidado de observar com rigor pois nem toda brincadeira pode ser considerada bullying, mesmo tendo esse cuidado percebemos sua incidência com comportamentos perpassados por agressividade, insultos, discriminação e exclusão da criança alvo, ocorrendo aparentemente sem uma motivação específica. Apesar da visibilidade recente em torno dessa questão, esse fenômeno não é novo na escola e sua manifestação pode sofrer influência de alguns fatores internos da escola tais como: o clima escolar, as relações interpessoais entre os alunos e entre professor-aluno, como também de fatores externos à escola, a saber: desestruturação familiar, falta de relacionamento afetivo, maus tratos e excesso de tolerância. O percurso metodológico utilizado foi construído a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema bullying, realização de entrevista semiestruturada com 03 (três) docentes, 02 (duas) coordenadoras e 02 (duas) gestores de uma Escola Municipal de Sousa/PB. Essa investigação se caracterizou como sendo de caráter qualitativo e exploratório. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-04 2019-08-19T15:03:52Z 2019-08-19 2019-08-19T15:03:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5975 NASCIMENTO, Miléria Abrantes do Bullying na escola: um olhar introdutório. 2015. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5975 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Miléria Abrantes do Bullying na escola: um olhar introdutório. 2015. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744387551264768 |