Bullying na escola: um olhar introdutório.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Miléria Abrantes do.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5975
Resumo: O presente estudo intituladoBullying na escola: um olhar introdutório teve como objetivo geral discutir as manifestações do fenômeno bullyingno cotidiano escolar. A escolha da temática se deu a partir do Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental, onde foi possível observar que a prática dobullying se faz presente entre as crianças. Tomamos o cuidado de observar com rigor pois nem toda brincadeira pode ser considerada bullying, mesmo tendo esse cuidado percebemos sua incidência com comportamentos perpassados por agressividade, insultos, discriminação e exclusão da criança alvo, ocorrendo aparentemente sem uma motivação específica. Apesar da visibilidade recente em torno dessa questão, esse fenômeno não é novo na escola e sua manifestação pode sofrer influência de alguns fatores internos da escola tais como: o clima escolar, as relações interpessoais entre os alunos e entre professor-aluno, como também de fatores externos à escola, a saber: desestruturação familiar, falta de relacionamento afetivo, maus tratos e excesso de tolerância. O percurso metodológico utilizado foi construído a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema bullying, realização de entrevista semiestruturada com 03 (três) docentes, 02 (duas) coordenadoras e 02 (duas) gestores de uma Escola Municipal de Sousa/PB. Essa investigação se caracterizou como sendo de caráter qualitativo e exploratório.
id UFCG_87b172941d7878417d62c4ff6679906b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5975
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Bullying na escola: um olhar introdutório.Bullying at school: an introductory look.Psicologia educacionalBullyingEducaçãoCriançasEducational psychologyEducationChildrenEducação.O presente estudo intituladoBullying na escola: um olhar introdutório teve como objetivo geral discutir as manifestações do fenômeno bullyingno cotidiano escolar. A escolha da temática se deu a partir do Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental, onde foi possível observar que a prática dobullying se faz presente entre as crianças. Tomamos o cuidado de observar com rigor pois nem toda brincadeira pode ser considerada bullying, mesmo tendo esse cuidado percebemos sua incidência com comportamentos perpassados por agressividade, insultos, discriminação e exclusão da criança alvo, ocorrendo aparentemente sem uma motivação específica. Apesar da visibilidade recente em torno dessa questão, esse fenômeno não é novo na escola e sua manifestação pode sofrer influência de alguns fatores internos da escola tais como: o clima escolar, as relações interpessoais entre os alunos e entre professor-aluno, como também de fatores externos à escola, a saber: desestruturação familiar, falta de relacionamento afetivo, maus tratos e excesso de tolerância. O percurso metodológico utilizado foi construído a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema bullying, realização de entrevista semiestruturada com 03 (três) docentes, 02 (duas) coordenadoras e 02 (duas) gestores de uma Escola Municipal de Sousa/PB. Essa investigação se caracterizou como sendo de caráter qualitativo e exploratório.This study titled Bullying at school: an introductory look aimed to discuss the manifestations of bullying phenomenon in everyday school life. The choice of the theme was given from the Supervised Internship in early childhood education, where it was observed that bullying is present among children. We take care to watch carefully because not every play can be considered bullying, even though this care realize its incidence with perpassados behavior for aggression, insults, discrimination and exclusion of the target child, apparently occurring without specific motivation. Despite the recent visibility around this question, this phenomenon is not new to the school and its manifestation can be influenced by some school internal factors such as school climate, interpersonal relationships among students and between teacher and student, as well as factors outside the school, such as: family breakdown, lack of affective relationship, ill-treatment and excessive tolerance. The methodological approach used was constructed from a literature search on the subject of bullying, carrying out semi-structured interviews with 03 (two) teachers, 02 (two) coordinators and 03 (three) managers of a Municipal School of Sousa / PB. This research is characterized as qualitative and exploratory.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFEITOSA, Belijane Marques.FEITOSA, B. M.http://lattes.cnpq.br/2757336098779500PEREIRA, Zildene Francisca.ARAÚJO, Edinaura Almeida.NASCIMENTO, Miléria Abrantes do.2015-12-042019-08-19T15:03:52Z2019-08-192019-08-19T15:03:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5975NASCIMENTO, Miléria Abrantes do Bullying na escola: um olhar introdutório. 2015. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T12:41:17Zoai:localhost:riufcg/5975Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T12:41:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Bullying na escola: um olhar introdutório.
Bullying at school: an introductory look.
title Bullying na escola: um olhar introdutório.
spellingShingle Bullying na escola: um olhar introdutório.
NASCIMENTO, Miléria Abrantes do.
Psicologia educacional
Bullying
Educação
Crianças
Educational psychology
Education
Children
Educação.
title_short Bullying na escola: um olhar introdutório.
title_full Bullying na escola: um olhar introdutório.
title_fullStr Bullying na escola: um olhar introdutório.
title_full_unstemmed Bullying na escola: um olhar introdutório.
title_sort Bullying na escola: um olhar introdutório.
author NASCIMENTO, Miléria Abrantes do.
author_facet NASCIMENTO, Miléria Abrantes do.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FEITOSA, Belijane Marques.
FEITOSA, B. M.
http://lattes.cnpq.br/2757336098779500
PEREIRA, Zildene Francisca.
ARAÚJO, Edinaura Almeida.
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Miléria Abrantes do.
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Bullying
Educação
Crianças
Educational psychology
Education
Children
Educação.
topic Psicologia educacional
Bullying
Educação
Crianças
Educational psychology
Education
Children
Educação.
description O presente estudo intituladoBullying na escola: um olhar introdutório teve como objetivo geral discutir as manifestações do fenômeno bullyingno cotidiano escolar. A escolha da temática se deu a partir do Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental, onde foi possível observar que a prática dobullying se faz presente entre as crianças. Tomamos o cuidado de observar com rigor pois nem toda brincadeira pode ser considerada bullying, mesmo tendo esse cuidado percebemos sua incidência com comportamentos perpassados por agressividade, insultos, discriminação e exclusão da criança alvo, ocorrendo aparentemente sem uma motivação específica. Apesar da visibilidade recente em torno dessa questão, esse fenômeno não é novo na escola e sua manifestação pode sofrer influência de alguns fatores internos da escola tais como: o clima escolar, as relações interpessoais entre os alunos e entre professor-aluno, como também de fatores externos à escola, a saber: desestruturação familiar, falta de relacionamento afetivo, maus tratos e excesso de tolerância. O percurso metodológico utilizado foi construído a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema bullying, realização de entrevista semiestruturada com 03 (três) docentes, 02 (duas) coordenadoras e 02 (duas) gestores de uma Escola Municipal de Sousa/PB. Essa investigação se caracterizou como sendo de caráter qualitativo e exploratório.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-04
2019-08-19T15:03:52Z
2019-08-19
2019-08-19T15:03:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5975
NASCIMENTO, Miléria Abrantes do Bullying na escola: um olhar introdutório. 2015. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5975
identifier_str_mv NASCIMENTO, Miléria Abrantes do Bullying na escola: um olhar introdutório. 2015. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744387551264768