Recursos tecnológicos como estratégias de aprendizagem no ensino de sociologia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.souza2 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6163 |
Resumo: | sociedade contemporânea vem enfrentando uma série de transformações no que diz respeito aos avanços tecnológicos. O advento da sociedade da informação tem contribuído para uma nova organização social. A utilização de ferramentas tecnológicas de informação e comunicação tem contribuído para o desenvolvimento de novas habilidades e perspectivas para os mais variados segmentos da sociedade. Nesse sentido, o uso de recursos tecnológicos tem sido relevante para a realização de uma diversidade de atividades e contribuído para uma nova forma de interação entre os indivíduos. A tecnologia sempre esteve presente na história da educação, com o passar dos tempos a presença da ciência na relação de ensino-aprendizagem tem se tornado mais intensa, causando modificações no ambiente escolar e estabelecido uma nova mediação entre professor, aluno e conteúdo ministrado. A Sociologia como matéria obrigatória às séries do Ensino Médio é algo recente, após uma longa trajetória a disciplina alcançou sua institucionalização, o desafio encontrado pela disciplina, após passar a fazer parte do currículo oficial, estaria na utilização de metodologias adequadas à necessidade da disciplina. Sendo a Sociologia uma disciplina recente no currículo oficial, a tecnologia surge como um mecanismo a ser utilizado em sala de aula e traz consigo novas perspectivas para o processo de ensino. A inserção de tecnologias no contexto escolar tem permitido aos educadores o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e o rompimento com as barreiras dos métodos tradicionais, tão presentes no processo de ensino. O estudo teve como objetivo verificar qual a importância da inserção de recursos tecnológicos como estratégia de aprendizagem no ensino de Sociologia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Inovador Senador José Gaudêncio, Serra Branca – PB e buscou responder se os recursos tecnológicos estavam sendo utilizados no ensino de Sociologia na Escola e se essas tecnologias estavam contribuído para o processo de ensino-aprendizagem. Para a elaboração desta pesquisa elencamos como metodologia um estudo descritivo exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa, por meio da aplicação de questionários aos alunos da 1ª e 3ª série do Ensino Médio e entrevista semiestruturada à professora de Sociologia da escola mencionada. Por meio da pesquisa pode-se perceber que o impacto do uso de novas tecnologias tem proporcionado mudanças no meio educacional no que diz respeito à construção de novas estratégias de ensino, o estudo revelou que existe uma diversidade de recursos disponíveis para o ensino de Sociologia, os quais podem contribuir de forma significativa com a disciplina e que o uso de novos recursos tem contribuído para uma melhoria na aprendizagem dos alunos da disciplina. |
id |
UFCG_89b5b421ae33027c9d116ecda71ee22b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6163 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Recursos tecnológicos como estratégias de aprendizagem no ensino de sociologia.Technological resources as learning strategies in the teaching of sociology.TecnologiaEnsinoAprendizagemEducaçãoSociologiaTechnologyTeachingLearningEducationSociologysociedade contemporânea vem enfrentando uma série de transformações no que diz respeito aos avanços tecnológicos. O advento da sociedade da informação tem contribuído para uma nova organização social. A utilização de ferramentas tecnológicas de informação e comunicação tem contribuído para o desenvolvimento de novas habilidades e perspectivas para os mais variados segmentos da sociedade. Nesse sentido, o uso de recursos tecnológicos tem sido relevante para a realização de uma diversidade de atividades e contribuído para uma nova forma de interação entre os indivíduos. A tecnologia sempre esteve presente na história da educação, com o passar dos tempos a presença da ciência na relação de ensino-aprendizagem tem se tornado mais intensa, causando modificações no ambiente escolar e estabelecido uma nova mediação entre professor, aluno e conteúdo ministrado. A Sociologia como matéria obrigatória às séries do Ensino Médio é algo recente, após uma longa trajetória a disciplina alcançou sua institucionalização, o desafio encontrado pela disciplina, após passar a fazer parte do currículo oficial, estaria na utilização de metodologias adequadas à necessidade da disciplina. Sendo a Sociologia uma disciplina recente no currículo oficial, a tecnologia surge como um mecanismo a ser utilizado em sala de aula e traz consigo novas perspectivas para o processo de ensino. A inserção de tecnologias no contexto escolar tem permitido aos educadores o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e o rompimento com as barreiras dos métodos tradicionais, tão presentes no processo de ensino. O estudo teve como objetivo verificar qual a importância da inserção de recursos tecnológicos como estratégia de aprendizagem no ensino de Sociologia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Inovador Senador José Gaudêncio, Serra Branca – PB e buscou responder se os recursos tecnológicos estavam sendo utilizados no ensino de Sociologia na Escola e se essas tecnologias estavam contribuído para o processo de ensino-aprendizagem. Para a elaboração desta pesquisa elencamos como metodologia um estudo descritivo exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa, por meio da aplicação de questionários aos alunos da 1ª e 3ª série do Ensino Médio e entrevista semiestruturada à professora de Sociologia da escola mencionada. Por meio da pesquisa pode-se perceber que o impacto do uso de novas tecnologias tem proporcionado mudanças no meio educacional no que diz respeito à construção de novas estratégias de ensino, o estudo revelou que existe uma diversidade de recursos disponíveis para o ensino de Sociologia, os quais podem contribuir de forma significativa com a disciplina e que o uso de novos recursos tem contribuído para uma melhoria na aprendizagem dos alunos da disciplina.Contemporary society has been facing a number of changes with regard to technological advances. The advent of the information society has contributed to a new social organization. The use of technological tools of information and communication has contributed to the development of new skills and perspectives to the various segments of society. In this sense, the use of technological resources has been relevant for holding a diversity of activities and contributed to a new form of interaction between individuals. Technology has always been present in the history of education, with the passage of time the presence of science in relation to teaching and learning has become more intense, causing changes in the school environment and established a new mediation between teacher, student and content taught. Sociology as a compulsory subject to series of secondary education is a recent phenomenon, after a long career discipline reached its institutionalization, the challenge faced by the discipline, after spending part of the official curriculum, would be the use of methodologies appropriate to the need of discipline. Being the sociology discipline in recent official curriculum technology emerges as a mechanism to be used in the classroom and brings new perspectives to the teaching process. The insertion of technologies in the school context has allowed their educators with perfecting these practices pedagogical and breakup with the barriers of the methods traditional, so present in teaching process. The study aimed to determine how important the integration of technological resources as learning strategy in teaching sociology at the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Inovador Senador José Gaudêncio, Serra Branca – PB and sought to answer whether the technological resources were being used in teaching Sociology in the School and if these technologies were contributed to the process of teaching and learning. For the preparation of this research we selected as the methodology an exploratory descriptive study with quantitative and qualitative approach, through the application of questionnaires to the students of the 1st and 3rd grade of high school and semi-structured interview to teacher of Sociology at the school mentioned. Through research we can see that the impact of the use of new technologies has provided changes in the educational environment as regards the construction of new teaching strategies, the study revealed that there is a diversity of resources available for the teaching of Sociology, which can contribute significantly to the discipline and the use of new resources has contributed to an improvement in student learning of the discipline.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGMONTEIRO, José Marciano.MONTEIRO, J. M.http://lattes.cnpq.br/1364782229198714SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.SILVA, Walberto Barbosa da.SOUZA, Mirna Miqueliny Ribeiro.2013-10-012019-08-23T19:14:29Z2019-08-232019-08-23T19:14:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.souza2http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6163SOUZA, Mirna Miqueliny Ribeiro. Recursos tecnológicos como estratégias de aprendizagem no ensino de sociologia. 2013. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6163porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-28T16:10:04Zoai:localhost:riufcg/6163Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-28T16:10:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recursos tecnológicos como estratégias de aprendizagem no ensino de sociologia. Technological resources as learning strategies in the teaching of sociology. |
title |
Recursos tecnológicos como estratégias de aprendizagem no ensino de sociologia. |
spellingShingle |
Recursos tecnológicos como estratégias de aprendizagem no ensino de sociologia. SOUZA, Mirna Miqueliny Ribeiro. Tecnologia Ensino Aprendizagem Educação Sociologia Technology Teaching Learning Education Sociology |
title_short |
Recursos tecnológicos como estratégias de aprendizagem no ensino de sociologia. |
title_full |
Recursos tecnológicos como estratégias de aprendizagem no ensino de sociologia. |
title_fullStr |
Recursos tecnológicos como estratégias de aprendizagem no ensino de sociologia. |
title_full_unstemmed |
Recursos tecnológicos como estratégias de aprendizagem no ensino de sociologia. |
title_sort |
Recursos tecnológicos como estratégias de aprendizagem no ensino de sociologia. |
author |
SOUZA, Mirna Miqueliny Ribeiro. |
author_facet |
SOUZA, Mirna Miqueliny Ribeiro. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MONTEIRO, José Marciano. MONTEIRO, J. M. http://lattes.cnpq.br/1364782229198714 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos. SILVA, Walberto Barbosa da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Mirna Miqueliny Ribeiro. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Ensino Aprendizagem Educação Sociologia Technology Teaching Learning Education Sociology |
topic |
Tecnologia Ensino Aprendizagem Educação Sociologia Technology Teaching Learning Education Sociology |
description |
sociedade contemporânea vem enfrentando uma série de transformações no que diz respeito aos avanços tecnológicos. O advento da sociedade da informação tem contribuído para uma nova organização social. A utilização de ferramentas tecnológicas de informação e comunicação tem contribuído para o desenvolvimento de novas habilidades e perspectivas para os mais variados segmentos da sociedade. Nesse sentido, o uso de recursos tecnológicos tem sido relevante para a realização de uma diversidade de atividades e contribuído para uma nova forma de interação entre os indivíduos. A tecnologia sempre esteve presente na história da educação, com o passar dos tempos a presença da ciência na relação de ensino-aprendizagem tem se tornado mais intensa, causando modificações no ambiente escolar e estabelecido uma nova mediação entre professor, aluno e conteúdo ministrado. A Sociologia como matéria obrigatória às séries do Ensino Médio é algo recente, após uma longa trajetória a disciplina alcançou sua institucionalização, o desafio encontrado pela disciplina, após passar a fazer parte do currículo oficial, estaria na utilização de metodologias adequadas à necessidade da disciplina. Sendo a Sociologia uma disciplina recente no currículo oficial, a tecnologia surge como um mecanismo a ser utilizado em sala de aula e traz consigo novas perspectivas para o processo de ensino. A inserção de tecnologias no contexto escolar tem permitido aos educadores o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e o rompimento com as barreiras dos métodos tradicionais, tão presentes no processo de ensino. O estudo teve como objetivo verificar qual a importância da inserção de recursos tecnológicos como estratégia de aprendizagem no ensino de Sociologia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Inovador Senador José Gaudêncio, Serra Branca – PB e buscou responder se os recursos tecnológicos estavam sendo utilizados no ensino de Sociologia na Escola e se essas tecnologias estavam contribuído para o processo de ensino-aprendizagem. Para a elaboração desta pesquisa elencamos como metodologia um estudo descritivo exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa, por meio da aplicação de questionários aos alunos da 1ª e 3ª série do Ensino Médio e entrevista semiestruturada à professora de Sociologia da escola mencionada. Por meio da pesquisa pode-se perceber que o impacto do uso de novas tecnologias tem proporcionado mudanças no meio educacional no que diz respeito à construção de novas estratégias de ensino, o estudo revelou que existe uma diversidade de recursos disponíveis para o ensino de Sociologia, os quais podem contribuir de forma significativa com a disciplina e que o uso de novos recursos tem contribuído para uma melhoria na aprendizagem dos alunos da disciplina. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-01 2019-08-23T19:14:29Z 2019-08-23 2019-08-23T19:14:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.souza2 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6163 SOUZA, Mirna Miqueliny Ribeiro. Recursos tecnológicos como estratégias de aprendizagem no ensino de sociologia. 2013. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6163 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.souza2 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6163 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Mirna Miqueliny Ribeiro. Recursos tecnológicos como estratégias de aprendizagem no ensino de sociologia. 2013. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744388823187456 |