O uso das TIC como ferramenta de ensino nos cursos de Odontologia no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NÓBREGA, Thaynan Escarião da.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25976
Resumo: A incorporação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pode auxiliar no processo de ensino, por permitir, aos alunos e professores, maior interatividade e favorecer o autoaprendizado. O presente estudo teve três objetivos principais: verificar o uso de sites como material complementar de ensino junto às disciplinas dos cursos de odontologia do Brasil; investigar se o conteúdo encontrado em buscas online por anatomia de cabeça e pescoço, utilizando o Google®, está vinculado às páginas oficiais dos cursos de odontologia do Brasil; e avaliar a presença e utilização das TIC como ferramenta de ensino da histologia nos cursos de odontologia das regiões Centro-Oeste (CO), Nordeste (NE), Sul (S) e Sudeste (SE) do Brasil. Utilizando os endereços cadastrados na base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais os sites dos cursos de odontologia do Brasil foram acessados e analisados para avaliação do uso das TIC no ensino. Em seguida utilizando-se das palavras-chave: “anatomia cabeça e pescoço”, “anatomia facial”, “anatomia odontológica”, “anatomia odontologia” foram realizadas sucessivas buscas via Google® das quais foram considerados os vinte primeiros resultados de cada busca. Concomitantemente um questionário online, sobre o uso das TIC no ensino, foi enviado para os docentes responsáveis pela disciplina de histologia nas regiões CO, NE, S e SE do Brasil. Observou-se que das 226 IES de odontologia, 202 apresentaram site de odontologia, entretanto, apenas 21 possuíam site de disciplinas abertos para qualquer usuário. Verificou-se que a maioria dos sites pertencia às disciplinas categorizadas como Ciências Odontológicas (56%), seguidos pelas Ciências Biológicas e da Saúde (29%) e Ciências Humanas e Sociais (15%). Constatou-se um maior número de sites na região sudeste e que os cursos de instituições públicas produziram repositórios, ao contrário dos particulares onde o referatório é o modelo de site mais presente (p<0,01). Foram localizados três sites de disciplinas de anatomia, porém, quando realizada a busca aberta pelo Google®, nenhum destes sites foi localizado. Para a disciplina de histologia foram encontrados 18 sites: apresentando TIC como figuras (30,3%), e-mail do professor (30,3%), textos (9,3%), questionários (7,0%), hipertextos (4,6%), aulas (4,6%), vídeos (4,6%) e outras ferramentas (9,3%). Quanto aos questionários enviados aos professores de histologia, apenas 8,8% foram respondidos, destes um único professor possuía um site de ambiente aberto e cinco professores disseram possuir site de ambiente restrito apenas aos seus alunos. Os 12 professores restantes, apesar de não possuírem sites da disciplina, afirmaram considerar as TIC como importantes ferramentas didáticas de apoio didático. Conclui-se que os cursos de odontologia do Brasil têm subtilizado as TIC como material complementar de ensino.
id UFCG_89f8b6113b102fe56a011aba22860424
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/25976
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O uso das TIC como ferramenta de ensino nos cursos de Odontologia no Brasil.The use of ICT as a teaching tool in Dentistry courses in Brazil.Ensino de OdontologiaTecnologias da informação e comunicação - ensino de OdontologiaTICs - Tecnologias da informação e comunicaçãoAnatomia - ensinoHistologia - ensinoTeaching of DentistryInformation and communication technologies - teaching dentistryICTs - Information and Communication TechnologiesAnatomy - teachingHistology - teachingOdontologiaA incorporação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pode auxiliar no processo de ensino, por permitir, aos alunos e professores, maior interatividade e favorecer o autoaprendizado. O presente estudo teve três objetivos principais: verificar o uso de sites como material complementar de ensino junto às disciplinas dos cursos de odontologia do Brasil; investigar se o conteúdo encontrado em buscas online por anatomia de cabeça e pescoço, utilizando o Google®, está vinculado às páginas oficiais dos cursos de odontologia do Brasil; e avaliar a presença e utilização das TIC como ferramenta de ensino da histologia nos cursos de odontologia das regiões Centro-Oeste (CO), Nordeste (NE), Sul (S) e Sudeste (SE) do Brasil. Utilizando os endereços cadastrados na base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais os sites dos cursos de odontologia do Brasil foram acessados e analisados para avaliação do uso das TIC no ensino. Em seguida utilizando-se das palavras-chave: “anatomia cabeça e pescoço”, “anatomia facial”, “anatomia odontológica”, “anatomia odontologia” foram realizadas sucessivas buscas via Google® das quais foram considerados os vinte primeiros resultados de cada busca. Concomitantemente um questionário online, sobre o uso das TIC no ensino, foi enviado para os docentes responsáveis pela disciplina de histologia nas regiões CO, NE, S e SE do Brasil. Observou-se que das 226 IES de odontologia, 202 apresentaram site de odontologia, entretanto, apenas 21 possuíam site de disciplinas abertos para qualquer usuário. Verificou-se que a maioria dos sites pertencia às disciplinas categorizadas como Ciências Odontológicas (56%), seguidos pelas Ciências Biológicas e da Saúde (29%) e Ciências Humanas e Sociais (15%). Constatou-se um maior número de sites na região sudeste e que os cursos de instituições públicas produziram repositórios, ao contrário dos particulares onde o referatório é o modelo de site mais presente (p<0,01). Foram localizados três sites de disciplinas de anatomia, porém, quando realizada a busca aberta pelo Google®, nenhum destes sites foi localizado. Para a disciplina de histologia foram encontrados 18 sites: apresentando TIC como figuras (30,3%), e-mail do professor (30,3%), textos (9,3%), questionários (7,0%), hipertextos (4,6%), aulas (4,6%), vídeos (4,6%) e outras ferramentas (9,3%). Quanto aos questionários enviados aos professores de histologia, apenas 8,8% foram respondidos, destes um único professor possuía um site de ambiente aberto e cinco professores disseram possuir site de ambiente restrito apenas aos seus alunos. Os 12 professores restantes, apesar de não possuírem sites da disciplina, afirmaram considerar as TIC como importantes ferramentas didáticas de apoio didático. Conclui-se que os cursos de odontologia do Brasil têm subtilizado as TIC como material complementar de ensino.The incorporation of Information and Communication Technologies (ICT) may help improve the teaching process by to allowing students and professors to have more interaction and encourage independent learning. This study had three main objectives: to verify the use of websites as a complementary teaching tool in dental schools courses within Brazil; to investigate whether the content found in online searches for head and neck anatomy, using the Google®, is linked to the official webpages of dental schools in Brazil; and to evaluate the presence and use of ICT as a histology teaching tool in dental schools in the Midwest (MW), Northeast (NE), South (S) and Southeast (SE) regions of Brazil. Using the registered addresses in the database of National Institute of Educational Studies and Research the websites of dental schools in Brazil were accessed and analyzed to evaluate the use of ICT in teaching. Then using the keywords: "head and neck anatomy", "facial anatomy," "dental anatomy", "dentistry anatomy" were performed successive searches via Google® of which the first twenty results for each search were considered. Simultaneously an online questionnaire, about the use of ICT in education, it was sent to the responsible professors for the histology discipline in MW, NE, S and SE regions of Brazil. It was observed that of the 226 dental schools, 202 had dental website, however, only 21 had open website courses for any user. It was verified that most of the websites belonged to the courses categorized as Dental Sciences (56%), then Biological Sciences and Health (29%) and Social and Human Sciences (15%). It was found a higher number of websites in the Southeast region and that the public schools produced repositories, unlike the private ones where reference is the most common template of website (p <0.01). Three websites of anatomy courses were found, but, when an open search was conducted by Google®, none of these websites was located. For the histology course were found 18 websites: presenting ICT as figures (30.3%), professor‟s e-mail (30.3%), texts (9.3%), questionnaires (7.0%), hypertext (4.6%), lesson (4.6%), videos (4.6%) and other tools (9.3%). It regards to the questionnaires that were sent to the histology professors, only 8.8% were answered, of these, only one professor had an open website and five professors have ensured restricted website only to their students. The other 12 professors, despite of do not have a course website, they considered ICT as important teaching tools for educational support. It was concluded that the dental schools in Brazil have underused ICT as complementary teaching material.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRUFCGSILVA, Marco Antônio Dias da.SILVA, M. A. D.http://lattes.cnpq.br/2805878339345106PEREIRA, Andresa Costa.COSTA, Camila Helena Machado da.NÓBREGA, Thaynan Escarião da.2016-10-042022-06-27T20:51:59Z2022-06-272022-06-27T20:51:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25976NÓBREGA, Thaynan Escarião da. O uso das TIC como ferramenta de ensino nos cursos de Odontologia no Brasil. 2016. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25976porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T20:54:29Zoai:localhost:riufcg/25976Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T20:54:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso das TIC como ferramenta de ensino nos cursos de Odontologia no Brasil.
The use of ICT as a teaching tool in Dentistry courses in Brazil.
title O uso das TIC como ferramenta de ensino nos cursos de Odontologia no Brasil.
spellingShingle O uso das TIC como ferramenta de ensino nos cursos de Odontologia no Brasil.
NÓBREGA, Thaynan Escarião da.
Ensino de Odontologia
Tecnologias da informação e comunicação - ensino de Odontologia
TICs - Tecnologias da informação e comunicação
Anatomia - ensino
Histologia - ensino
Teaching of Dentistry
Information and communication technologies - teaching dentistry
ICTs - Information and Communication Technologies
Anatomy - teaching
Histology - teaching
Odontologia
title_short O uso das TIC como ferramenta de ensino nos cursos de Odontologia no Brasil.
title_full O uso das TIC como ferramenta de ensino nos cursos de Odontologia no Brasil.
title_fullStr O uso das TIC como ferramenta de ensino nos cursos de Odontologia no Brasil.
title_full_unstemmed O uso das TIC como ferramenta de ensino nos cursos de Odontologia no Brasil.
title_sort O uso das TIC como ferramenta de ensino nos cursos de Odontologia no Brasil.
author NÓBREGA, Thaynan Escarião da.
author_facet NÓBREGA, Thaynan Escarião da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Marco Antônio Dias da.
SILVA, M. A. D.
http://lattes.cnpq.br/2805878339345106
PEREIRA, Andresa Costa.
COSTA, Camila Helena Machado da.
dc.contributor.author.fl_str_mv NÓBREGA, Thaynan Escarião da.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Odontologia
Tecnologias da informação e comunicação - ensino de Odontologia
TICs - Tecnologias da informação e comunicação
Anatomia - ensino
Histologia - ensino
Teaching of Dentistry
Information and communication technologies - teaching dentistry
ICTs - Information and Communication Technologies
Anatomy - teaching
Histology - teaching
Odontologia
topic Ensino de Odontologia
Tecnologias da informação e comunicação - ensino de Odontologia
TICs - Tecnologias da informação e comunicação
Anatomia - ensino
Histologia - ensino
Teaching of Dentistry
Information and communication technologies - teaching dentistry
ICTs - Information and Communication Technologies
Anatomy - teaching
Histology - teaching
Odontologia
description A incorporação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pode auxiliar no processo de ensino, por permitir, aos alunos e professores, maior interatividade e favorecer o autoaprendizado. O presente estudo teve três objetivos principais: verificar o uso de sites como material complementar de ensino junto às disciplinas dos cursos de odontologia do Brasil; investigar se o conteúdo encontrado em buscas online por anatomia de cabeça e pescoço, utilizando o Google®, está vinculado às páginas oficiais dos cursos de odontologia do Brasil; e avaliar a presença e utilização das TIC como ferramenta de ensino da histologia nos cursos de odontologia das regiões Centro-Oeste (CO), Nordeste (NE), Sul (S) e Sudeste (SE) do Brasil. Utilizando os endereços cadastrados na base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais os sites dos cursos de odontologia do Brasil foram acessados e analisados para avaliação do uso das TIC no ensino. Em seguida utilizando-se das palavras-chave: “anatomia cabeça e pescoço”, “anatomia facial”, “anatomia odontológica”, “anatomia odontologia” foram realizadas sucessivas buscas via Google® das quais foram considerados os vinte primeiros resultados de cada busca. Concomitantemente um questionário online, sobre o uso das TIC no ensino, foi enviado para os docentes responsáveis pela disciplina de histologia nas regiões CO, NE, S e SE do Brasil. Observou-se que das 226 IES de odontologia, 202 apresentaram site de odontologia, entretanto, apenas 21 possuíam site de disciplinas abertos para qualquer usuário. Verificou-se que a maioria dos sites pertencia às disciplinas categorizadas como Ciências Odontológicas (56%), seguidos pelas Ciências Biológicas e da Saúde (29%) e Ciências Humanas e Sociais (15%). Constatou-se um maior número de sites na região sudeste e que os cursos de instituições públicas produziram repositórios, ao contrário dos particulares onde o referatório é o modelo de site mais presente (p<0,01). Foram localizados três sites de disciplinas de anatomia, porém, quando realizada a busca aberta pelo Google®, nenhum destes sites foi localizado. Para a disciplina de histologia foram encontrados 18 sites: apresentando TIC como figuras (30,3%), e-mail do professor (30,3%), textos (9,3%), questionários (7,0%), hipertextos (4,6%), aulas (4,6%), vídeos (4,6%) e outras ferramentas (9,3%). Quanto aos questionários enviados aos professores de histologia, apenas 8,8% foram respondidos, destes um único professor possuía um site de ambiente aberto e cinco professores disseram possuir site de ambiente restrito apenas aos seus alunos. Os 12 professores restantes, apesar de não possuírem sites da disciplina, afirmaram considerar as TIC como importantes ferramentas didáticas de apoio didático. Conclui-se que os cursos de odontologia do Brasil têm subtilizado as TIC como material complementar de ensino.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-04
2022-06-27T20:51:59Z
2022-06-27
2022-06-27T20:51:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25976
NÓBREGA, Thaynan Escarião da. O uso das TIC como ferramenta de ensino nos cursos de Odontologia no Brasil. 2016. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25976
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25976
identifier_str_mv NÓBREGA, Thaynan Escarião da. O uso das TIC como ferramenta de ensino nos cursos de Odontologia no Brasil. 2016. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744546332934144