A percepção do professor de história sobre fontes históricas e seu uso em sala de aula.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34961 |
Resumo: | O Presente estudo é parte integrante da dissertação de mestrado “Diálogos sobre Saberes e Práticas: um estudo sobre formação e prática educativa dos professores de História na cidade de João Pessoa”. Na referida pesquisa de mestrado realizamos entrevistas com 08 professores de História, formados na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que lecionam na cidade de João Pessoa. Os professores foram escolhidos aleatoriamente, sendo quatro do ensino Fundamental (dois da escola privada e dois da escola pública) e quatro do ensino Médio (dois da escola pública e dois da escola privada). Nos diálogos procuramos analisar a percepção dos professores sobre conceitos fundamentais da História como área do conhecimento, especialmente acerca de correntes historiográficas, sujeitos históricos, tempo histórico e fontes históricas. Nesse trabalho, estamos apresentando resultados das entrevistas no tocante a percepção dos professores acerca de fontes históricas e as possibilidades de utilização de documentos históricos em sala de aula. Para análise dos dados fizemos a transcrição sem edição das entrevistas e recorremos às técnicas de análise de conteúdo sugeridas por Bardin. Quanto à percepção dos professores entrevistados sobre conceitos fundamentais da História como área do conhecimento, constatamos a necessidade de um conhecimento mais sólido, acerca dos referidos conceitos, que possa alicerçar suas práticas como professores de História. Apesar de demonstrarem distanciamento em relação às mudanças no conceito de fontes históricas promovidas por correntes historiográficas como a Nova História e a História Social Inglesa, os professores revelam uma visão de fontes históricas muito próxima do que sugere a “Revolução Documental”, predominando uma visão ampla sobre as fontes, não restrita aos documentos escritos e oficiais. Ao mesmo tempo, os professores reconhecem a importância do trabalho com documentos em sala de aula, no entanto, afirmam que as condições encontradas na escola impossibilitam ou dificultam a concretização dessa dinâmica. Diante da falta de domínio acerca dos conceitos fundamentais da História como área do conhecimento, por parte dos professores entrevistados, propomos uma maior valorização de discussões conceituais na formação inicial e nos cursos de formação continuada promovidos pelos sistemas de ensino que permitam ao professor domínio conceitual e, especialmente, melhor articulação entre as mudanças no conceito de fontes históricas e seu uso em sala de aula. |
id |
UFCG_8afdbef7c0f0aa7220bca81865a3c3a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34961 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A percepção do professor de história sobre fontes históricas e seu uso em sala de aula.The history teacher's perception of historical sources and their use in the classroom.Percepção do professor de HistóriaEstudo de percepçãoProfessores de HistóriaFontes históricas e uso em sala de aulaSala de aula - fontes históricasEnsino de HistóriaFormação docenteFormação de professores de HistóriaHistory teacher's perceptionPerception studyHistory TeachersHistorical sources and classroom useClassroom - historical sourcesTeaching HistoryTeacher trainingHistory teacher trainingHistória.O Presente estudo é parte integrante da dissertação de mestrado “Diálogos sobre Saberes e Práticas: um estudo sobre formação e prática educativa dos professores de História na cidade de João Pessoa”. Na referida pesquisa de mestrado realizamos entrevistas com 08 professores de História, formados na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que lecionam na cidade de João Pessoa. Os professores foram escolhidos aleatoriamente, sendo quatro do ensino Fundamental (dois da escola privada e dois da escola pública) e quatro do ensino Médio (dois da escola pública e dois da escola privada). Nos diálogos procuramos analisar a percepção dos professores sobre conceitos fundamentais da História como área do conhecimento, especialmente acerca de correntes historiográficas, sujeitos históricos, tempo histórico e fontes históricas. Nesse trabalho, estamos apresentando resultados das entrevistas no tocante a percepção dos professores acerca de fontes históricas e as possibilidades de utilização de documentos históricos em sala de aula. Para análise dos dados fizemos a transcrição sem edição das entrevistas e recorremos às técnicas de análise de conteúdo sugeridas por Bardin. Quanto à percepção dos professores entrevistados sobre conceitos fundamentais da História como área do conhecimento, constatamos a necessidade de um conhecimento mais sólido, acerca dos referidos conceitos, que possa alicerçar suas práticas como professores de História. Apesar de demonstrarem distanciamento em relação às mudanças no conceito de fontes históricas promovidas por correntes historiográficas como a Nova História e a História Social Inglesa, os professores revelam uma visão de fontes históricas muito próxima do que sugere a “Revolução Documental”, predominando uma visão ampla sobre as fontes, não restrita aos documentos escritos e oficiais. Ao mesmo tempo, os professores reconhecem a importância do trabalho com documentos em sala de aula, no entanto, afirmam que as condições encontradas na escola impossibilitam ou dificultam a concretização dessa dinâmica. Diante da falta de domínio acerca dos conceitos fundamentais da História como área do conhecimento, por parte dos professores entrevistados, propomos uma maior valorização de discussões conceituais na formação inicial e nos cursos de formação continuada promovidos pelos sistemas de ensino que permitam ao professor domínio conceitual e, especialmente, melhor articulação entre as mudanças no conceito de fontes históricas e seu uso em sala de aula.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20112024-03-07T18:20:50Z2024-03-072024-03-07T18:20:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34961MACEDO NETO, Manoel Pereira de; VIRGÍNIO, Rafael da Silva. A percepção do professor de história sobre fontes históricas e seu uso em sala de aula. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34961porMACEDO NETO, Manoel Pereira de.VIRGÍNIO, Rafael da Silva.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-07T18:21:38Zoai:localhost:riufcg/34961Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-07T18:21:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A percepção do professor de história sobre fontes históricas e seu uso em sala de aula. The history teacher's perception of historical sources and their use in the classroom. |
title |
A percepção do professor de história sobre fontes históricas e seu uso em sala de aula. |
spellingShingle |
A percepção do professor de história sobre fontes históricas e seu uso em sala de aula. MACEDO NETO, Manoel Pereira de. Percepção do professor de História Estudo de percepção Professores de História Fontes históricas e uso em sala de aula Sala de aula - fontes históricas Ensino de História Formação docente Formação de professores de História History teacher's perception Perception study History Teachers Historical sources and classroom use Classroom - historical sources Teaching History Teacher training History teacher training História. |
title_short |
A percepção do professor de história sobre fontes históricas e seu uso em sala de aula. |
title_full |
A percepção do professor de história sobre fontes históricas e seu uso em sala de aula. |
title_fullStr |
A percepção do professor de história sobre fontes históricas e seu uso em sala de aula. |
title_full_unstemmed |
A percepção do professor de história sobre fontes históricas e seu uso em sala de aula. |
title_sort |
A percepção do professor de história sobre fontes históricas e seu uso em sala de aula. |
author |
MACEDO NETO, Manoel Pereira de. |
author_facet |
MACEDO NETO, Manoel Pereira de. VIRGÍNIO, Rafael da Silva. |
author_role |
author |
author2 |
VIRGÍNIO, Rafael da Silva. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MACEDO NETO, Manoel Pereira de. VIRGÍNIO, Rafael da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percepção do professor de História Estudo de percepção Professores de História Fontes históricas e uso em sala de aula Sala de aula - fontes históricas Ensino de História Formação docente Formação de professores de História History teacher's perception Perception study History Teachers Historical sources and classroom use Classroom - historical sources Teaching History Teacher training History teacher training História. |
topic |
Percepção do professor de História Estudo de percepção Professores de História Fontes históricas e uso em sala de aula Sala de aula - fontes históricas Ensino de História Formação docente Formação de professores de História History teacher's perception Perception study History Teachers Historical sources and classroom use Classroom - historical sources Teaching History Teacher training History teacher training História. |
description |
O Presente estudo é parte integrante da dissertação de mestrado “Diálogos sobre Saberes e Práticas: um estudo sobre formação e prática educativa dos professores de História na cidade de João Pessoa”. Na referida pesquisa de mestrado realizamos entrevistas com 08 professores de História, formados na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que lecionam na cidade de João Pessoa. Os professores foram escolhidos aleatoriamente, sendo quatro do ensino Fundamental (dois da escola privada e dois da escola pública) e quatro do ensino Médio (dois da escola pública e dois da escola privada). Nos diálogos procuramos analisar a percepção dos professores sobre conceitos fundamentais da História como área do conhecimento, especialmente acerca de correntes historiográficas, sujeitos históricos, tempo histórico e fontes históricas. Nesse trabalho, estamos apresentando resultados das entrevistas no tocante a percepção dos professores acerca de fontes históricas e as possibilidades de utilização de documentos históricos em sala de aula. Para análise dos dados fizemos a transcrição sem edição das entrevistas e recorremos às técnicas de análise de conteúdo sugeridas por Bardin. Quanto à percepção dos professores entrevistados sobre conceitos fundamentais da História como área do conhecimento, constatamos a necessidade de um conhecimento mais sólido, acerca dos referidos conceitos, que possa alicerçar suas práticas como professores de História. Apesar de demonstrarem distanciamento em relação às mudanças no conceito de fontes históricas promovidas por correntes historiográficas como a Nova História e a História Social Inglesa, os professores revelam uma visão de fontes históricas muito próxima do que sugere a “Revolução Documental”, predominando uma visão ampla sobre as fontes, não restrita aos documentos escritos e oficiais. Ao mesmo tempo, os professores reconhecem a importância do trabalho com documentos em sala de aula, no entanto, afirmam que as condições encontradas na escola impossibilitam ou dificultam a concretização dessa dinâmica. Diante da falta de domínio acerca dos conceitos fundamentais da História como área do conhecimento, por parte dos professores entrevistados, propomos uma maior valorização de discussões conceituais na formação inicial e nos cursos de formação continuada promovidos pelos sistemas de ensino que permitam ao professor domínio conceitual e, especialmente, melhor articulação entre as mudanças no conceito de fontes históricas e seu uso em sala de aula. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2024-03-07T18:20:50Z 2024-03-07 2024-03-07T18:20:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34961 MACEDO NETO, Manoel Pereira de; VIRGÍNIO, Rafael da Silva. A percepção do professor de história sobre fontes históricas e seu uso em sala de aula. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34961 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34961 |
identifier_str_mv |
MACEDO NETO, Manoel Pereira de; VIRGÍNIO, Rafael da Silva. A percepção do professor de história sobre fontes históricas e seu uso em sala de aula. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34961 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744616106229760 |