A percepção do professor de história sobre fontes históricas e seu uso em sala de aula.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACEDO NETO, Manoel Pereira de.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: VIRGÍNIO, Rafael da Silva.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34961
Resumo: O Presente estudo é parte integrante da dissertação de mestrado “Diálogos sobre Saberes e Práticas: um estudo sobre formação e prática educativa dos professores de História na cidade de João Pessoa”. Na referida pesquisa de mestrado realizamos entrevistas com 08 professores de História, formados na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que lecionam na cidade de João Pessoa. Os professores foram escolhidos aleatoriamente, sendo quatro do ensino Fundamental (dois da escola privada e dois da escola pública) e quatro do ensino Médio (dois da escola pública e dois da escola privada). Nos diálogos procuramos analisar a percepção dos professores sobre conceitos fundamentais da História como área do conhecimento, especialmente acerca de correntes historiográficas, sujeitos históricos, tempo histórico e fontes históricas. Nesse trabalho, estamos apresentando resultados das entrevistas no tocante a percepção dos professores acerca de fontes históricas e as possibilidades de utilização de documentos históricos em sala de aula. Para análise dos dados fizemos a transcrição sem edição das entrevistas e recorremos às técnicas de análise de conteúdo sugeridas por Bardin. Quanto à percepção dos professores entrevistados sobre conceitos fundamentais da História como área do conhecimento, constatamos a necessidade de um conhecimento mais sólido, acerca dos referidos conceitos, que possa alicerçar suas práticas como professores de História. Apesar de demonstrarem distanciamento em relação às mudanças no conceito de fontes históricas promovidas por correntes historiográficas como a Nova História e a História Social Inglesa, os professores revelam uma visão de fontes históricas muito próxima do que sugere a “Revolução Documental”, predominando uma visão ampla sobre as fontes, não restrita aos documentos escritos e oficiais. Ao mesmo tempo, os professores reconhecem a importância do trabalho com documentos em sala de aula, no entanto, afirmam que as condições encontradas na escola impossibilitam ou dificultam a concretização dessa dinâmica. Diante da falta de domínio acerca dos conceitos fundamentais da História como área do conhecimento, por parte dos professores entrevistados, propomos uma maior valorização de discussões conceituais na formação inicial e nos cursos de formação continuada promovidos pelos sistemas de ensino que permitam ao professor domínio conceitual e, especialmente, melhor articulação entre as mudanças no conceito de fontes históricas e seu uso em sala de aula.
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