O que pode o ensino de história? sobre o uso de fontes na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Nilton Mullet
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31560
Resumo: O artigo discute a utilização de fontes históricas na sala de aula da Escola Básica. Trata dos efeitos e, ao mesmo tempo, da incorporação, por parte da sala de aula, de um dos fenômenos mais importantes da historiografia contemporânea, a chamada “revolução documental”. A preocupação dos autores é discutir como a história ensinada pode inserir-se no movimento de “crítica ao documento”; pensar e propor alternativas pedagógicas que incluam a possibilidade de usar, no cotidiano da sala de aula de história, as mesmas fontes com as quais os pesquisadores criam relatos sobre o passado, procurando dar um estatuto teórico à discussão do uso de fontes para ensinar história a estuda0ntes do ensino fundamental e médio. Partimos da suposição de que o uso de fontes no ensino de história pode ser uma estratégia adequada e produtiva para ensinar história a indivíduos que não têm como objetivo se tornar historiadores, mas para os quais o conhecimento da história pode fazer muita diferença na compreensão do mundo em que vivem.
id UFRGS-2_4496a14211eb139d98fedb97bbf68ffa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31560
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Nilton Mullet2011-09-02T06:01:53Z20080104-236Xhttp://hdl.handle.net/10183/31560000697736O artigo discute a utilização de fontes históricas na sala de aula da Escola Básica. Trata dos efeitos e, ao mesmo tempo, da incorporação, por parte da sala de aula, de um dos fenômenos mais importantes da historiografia contemporânea, a chamada “revolução documental”. A preocupação dos autores é discutir como a história ensinada pode inserir-se no movimento de “crítica ao documento”; pensar e propor alternativas pedagógicas que incluam a possibilidade de usar, no cotidiano da sala de aula de história, as mesmas fontes com as quais os pesquisadores criam relatos sobre o passado, procurando dar um estatuto teórico à discussão do uso de fontes para ensinar história a estuda0ntes do ensino fundamental e médio. Partimos da suposição de que o uso de fontes no ensino de história pode ser uma estratégia adequada e produtiva para ensinar história a indivíduos que não têm como objetivo se tornar historiadores, mas para os quais o conhecimento da história pode fazer muita diferença na compreensão do mundo em que vivem.The authors discuss in this paper the use of historical sources in the classroom. This article mainly deals with the purposes and at the same time, the incorporation into the classroom of one of the most important phenomena of contemporary historiography, the so-called “documentary revolution.” Thus the concern of the authors is to discuss how history taught in the classroom may become part of the movement of “criticizing the document”, and to think of and offer educational alternatives that include the ability to use, in daily history classes, the same sources with which the researchers make up reports of the past. We start from the assumption that the use of sources in the teaching of history may be an appropriate and productive strategy to teach history to individuals who do not wish to become historians, but for whom the knowledge of history can make a difference in understanding the world in which they live.application/pdfporAnos 90 : revista do Programa de Pós-Graduação em História. Porto Alegre. Vol. 15, n. 28 (dez. 2008), p. 113-118HistóriaEnsinoSala de aulaHistoryTeaching of historyHistorical sourcesHistorical documentsO que pode o ensino de história? sobre o uso de fontes na sala de aulaWhat can the teaching of history do? On the use of sources in the classroom info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000697736.pdf.txt000697736.pdf.txtExtracted Texttext/plain35434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31560/2/000697736.pdf.txtbf64d22759b8c0019277f3270024b216MD52ORIGINAL000697736.pdf000697736.pdfTexto completoapplication/pdf40894http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31560/1/000697736.pdfcd35e1d15150d72e8cc0df591f99bca8MD51THUMBNAIL000697736.pdf.jpg000697736.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31560/3/000697736.pdf.jpg7d65db6dbca5ad1d66613f3e3914ce5aMD5310183/315602018-10-10 07:44:54.721oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31560Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:44:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O que pode o ensino de história? sobre o uso de fontes na sala de aula
dc.title.alternative.en.fl_str_mv What can the teaching of history do? On the use of sources in the classroom
title O que pode o ensino de história? sobre o uso de fontes na sala de aula
spellingShingle O que pode o ensino de história? sobre o uso de fontes na sala de aula
Pereira, Nilton Mullet
História
Ensino
Sala de aula
History
Teaching of history
Historical sources
Historical documents
title_short O que pode o ensino de história? sobre o uso de fontes na sala de aula
title_full O que pode o ensino de história? sobre o uso de fontes na sala de aula
title_fullStr O que pode o ensino de história? sobre o uso de fontes na sala de aula
title_full_unstemmed O que pode o ensino de história? sobre o uso de fontes na sala de aula
title_sort O que pode o ensino de história? sobre o uso de fontes na sala de aula
author Pereira, Nilton Mullet
author_facet Pereira, Nilton Mullet
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Nilton Mullet
dc.subject.por.fl_str_mv História
Ensino
Sala de aula
topic História
Ensino
Sala de aula
History
Teaching of history
Historical sources
Historical documents
dc.subject.eng.fl_str_mv History
Teaching of history
Historical sources
Historical documents
description O artigo discute a utilização de fontes históricas na sala de aula da Escola Básica. Trata dos efeitos e, ao mesmo tempo, da incorporação, por parte da sala de aula, de um dos fenômenos mais importantes da historiografia contemporânea, a chamada “revolução documental”. A preocupação dos autores é discutir como a história ensinada pode inserir-se no movimento de “crítica ao documento”; pensar e propor alternativas pedagógicas que incluam a possibilidade de usar, no cotidiano da sala de aula de história, as mesmas fontes com as quais os pesquisadores criam relatos sobre o passado, procurando dar um estatuto teórico à discussão do uso de fontes para ensinar história a estuda0ntes do ensino fundamental e médio. Partimos da suposição de que o uso de fontes no ensino de história pode ser uma estratégia adequada e produtiva para ensinar história a indivíduos que não têm como objetivo se tornar historiadores, mas para os quais o conhecimento da história pode fazer muita diferença na compreensão do mundo em que vivem.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-02T06:01:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31560
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-236X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000697736
identifier_str_mv 0104-236X
000697736
url http://hdl.handle.net/10183/31560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Anos 90 : revista do Programa de Pós-Graduação em História. Porto Alegre. Vol. 15, n. 28 (dez. 2008), p. 113-118
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31560/2/000697736.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31560/1/000697736.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31560/3/000697736.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bf64d22759b8c0019277f3270024b216
cd35e1d15150d72e8cc0df591f99bca8
7d65db6dbca5ad1d66613f3e3914ce5a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224730632519680