O trabalho docente: construção de espaços educativos na interação escola e família.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4547 |
Resumo: | O trabalho intitulado: “O trabalho Docente: Construção de Espaços Educativos na Interação Escola e Família” é considerado uma questão de estudos, pesquisas e reflexões diante das exigências contemporâneas. Este estudo monográfico foi realizado em escola pública estadual da cidade de São João do Rio do Peixe, teve como propósito os seguintes objetivos: Analisar o trabalho docente na construção de espaços educativos e interativos entre escola e família; discutir a função da escola diante das exigências contemporâneas; refletir a relevância da participação da família no ambiente escolar e possibilitar momentos interativos de construção de conhecimentos significativos na prática docente. O estudo tem como aporte teórico os seguintes autores: Saviani (1991); Libaneo (1995); Freire (1996); Antunes (1998); Arroyo (1998); Pimenta (1999); Perrenoud (2000); Nóvoa (2002); Piaget (2002); Tiballi (2002) Carvalho (2006); Tardif e Lessard (2009); Rios (2010); entre outros. A escolha deste tema surgiu diante da necessidade de compreender melhor a importância do trabalho docente no processo de interação entre a escola e família, visando aprimorar as práticas e o processo de ensino-aprendizagem. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica e de campo. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professoras, foi utilizado como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturara composta por oito questões. Os dados foram analisados numa abordagem qualitativa. Os resultados foram considerados bastantes significativos, visto que as docentes compreendem a necessidade da mediação entre o professor e os educandos na construção do conhecimento. Entendem também que as instituições de ensino devem exercer práticas reflexivas, além de primar pela interação das famílias no processo educativo e formativo das crianças. |
id |
UFCG_8c029d052cd8b47a2f0f960a177b49cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/4547 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O trabalho docente: construção de espaços educativos na interação escola e família.Teaching work: construction of educational spaces in the interaction school and family.Relação - escola e famíliaTrabalho DocenteEscola Estadual - São João do Rio do Peixe - ParaíbaFamília - participação na construção de espaços educativoRelation - school and familyTeaching WorkState School - São João do Rio do Peixe - ParaíbaFamily - participation in the construction of educational spacesEducação.O trabalho intitulado: “O trabalho Docente: Construção de Espaços Educativos na Interação Escola e Família” é considerado uma questão de estudos, pesquisas e reflexões diante das exigências contemporâneas. Este estudo monográfico foi realizado em escola pública estadual da cidade de São João do Rio do Peixe, teve como propósito os seguintes objetivos: Analisar o trabalho docente na construção de espaços educativos e interativos entre escola e família; discutir a função da escola diante das exigências contemporâneas; refletir a relevância da participação da família no ambiente escolar e possibilitar momentos interativos de construção de conhecimentos significativos na prática docente. O estudo tem como aporte teórico os seguintes autores: Saviani (1991); Libaneo (1995); Freire (1996); Antunes (1998); Arroyo (1998); Pimenta (1999); Perrenoud (2000); Nóvoa (2002); Piaget (2002); Tiballi (2002) Carvalho (2006); Tardif e Lessard (2009); Rios (2010); entre outros. A escolha deste tema surgiu diante da necessidade de compreender melhor a importância do trabalho docente no processo de interação entre a escola e família, visando aprimorar as práticas e o processo de ensino-aprendizagem. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica e de campo. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professoras, foi utilizado como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturara composta por oito questões. Os dados foram analisados numa abordagem qualitativa. Os resultados foram considerados bastantes significativos, visto que as docentes compreendem a necessidade da mediação entre o professor e os educandos na construção do conhecimento. Entendem também que as instituições de ensino devem exercer práticas reflexivas, além de primar pela interação das famílias no processo educativo e formativo das crianças.The work entitled "The Teaching Work: Construction of Educational Spaces in School and Family" is considered a matter of studies, researches and reflections on the contemporary requirements. This monographic study was conducted in public school in the city of São João do Rio do Peixe. North had the following objectives: to analyze the teaching work in the construction of educational and interactive spaces between school and family; discuss the function of the school before the contemporary requirements; reflect the importance of the participation of the family in the school environment and enable interactive moments of significant knowledge construction in teaching practice. The study has as theoretical contribution the following authors: Saviani (1991); Libaneo (1995); Freire (1996); Antunes (1998); Arroyo (1998); Pimenta (1999); Perrenoud (2000); Nóvoa (2002); Piaget (2002); Tiballi (2002) Carvalho (2006); Tardif e Lessard (2009); Rios (2010); among others. The choice of this theme has emerged on the need to better understand the importance of teaching work in the process of interaction between school and family, aiming to enhance the practice and the teaching-learning process. Bibliographic and research was used. The subjects of the research were five teachers, been used as a data collection instrument interview semi structured comprised of eight questions. Data analysis in a qualitative approach. The results were considered significant enough, since the teachers understand the need for mediation between the teacher and the students in the construction of knowledge. Understand also that educational institutions must engage in reflective practice, in addition to prioritize interaction of families in the educational process and formation of children.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCAMPOS, Maria de Lourdes.CAMPOS, M. L.http://lattes.cnpq.br/7094353742486259ARAÚJO, Edinaura Almeida de.FEITOSA, Belijane Marques.ALVES, Maria Rosimere Batista.2015-11-112019-06-26T20:40:00Z2019-06-252019-06-26T20:40:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4547ALVES, Maria Rosimere Batista. O trabalho docente: construção de espaços educativos na interação escola e família. 2015. 56 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T13:22:13Zoai:localhost:riufcg/4547Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T13:22:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho docente: construção de espaços educativos na interação escola e família. Teaching work: construction of educational spaces in the interaction school and family. |
title |
O trabalho docente: construção de espaços educativos na interação escola e família. |
spellingShingle |
O trabalho docente: construção de espaços educativos na interação escola e família. ALVES, Maria Rosimere Batista. Relação - escola e família Trabalho Docente Escola Estadual - São João do Rio do Peixe - Paraíba Família - participação na construção de espaços educativo Relation - school and family Teaching Work State School - São João do Rio do Peixe - Paraíba Family - participation in the construction of educational spaces Educação. |
title_short |
O trabalho docente: construção de espaços educativos na interação escola e família. |
title_full |
O trabalho docente: construção de espaços educativos na interação escola e família. |
title_fullStr |
O trabalho docente: construção de espaços educativos na interação escola e família. |
title_full_unstemmed |
O trabalho docente: construção de espaços educativos na interação escola e família. |
title_sort |
O trabalho docente: construção de espaços educativos na interação escola e família. |
author |
ALVES, Maria Rosimere Batista. |
author_facet |
ALVES, Maria Rosimere Batista. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAMPOS, Maria de Lourdes. CAMPOS, M. L. http://lattes.cnpq.br/7094353742486259 ARAÚJO, Edinaura Almeida de. FEITOSA, Belijane Marques. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALVES, Maria Rosimere Batista. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação - escola e família Trabalho Docente Escola Estadual - São João do Rio do Peixe - Paraíba Família - participação na construção de espaços educativo Relation - school and family Teaching Work State School - São João do Rio do Peixe - Paraíba Family - participation in the construction of educational spaces Educação. |
topic |
Relação - escola e família Trabalho Docente Escola Estadual - São João do Rio do Peixe - Paraíba Família - participação na construção de espaços educativo Relation - school and family Teaching Work State School - São João do Rio do Peixe - Paraíba Family - participation in the construction of educational spaces Educação. |
description |
O trabalho intitulado: “O trabalho Docente: Construção de Espaços Educativos na Interação Escola e Família” é considerado uma questão de estudos, pesquisas e reflexões diante das exigências contemporâneas. Este estudo monográfico foi realizado em escola pública estadual da cidade de São João do Rio do Peixe, teve como propósito os seguintes objetivos: Analisar o trabalho docente na construção de espaços educativos e interativos entre escola e família; discutir a função da escola diante das exigências contemporâneas; refletir a relevância da participação da família no ambiente escolar e possibilitar momentos interativos de construção de conhecimentos significativos na prática docente. O estudo tem como aporte teórico os seguintes autores: Saviani (1991); Libaneo (1995); Freire (1996); Antunes (1998); Arroyo (1998); Pimenta (1999); Perrenoud (2000); Nóvoa (2002); Piaget (2002); Tiballi (2002) Carvalho (2006); Tardif e Lessard (2009); Rios (2010); entre outros. A escolha deste tema surgiu diante da necessidade de compreender melhor a importância do trabalho docente no processo de interação entre a escola e família, visando aprimorar as práticas e o processo de ensino-aprendizagem. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica e de campo. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professoras, foi utilizado como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturara composta por oito questões. Os dados foram analisados numa abordagem qualitativa. Os resultados foram considerados bastantes significativos, visto que as docentes compreendem a necessidade da mediação entre o professor e os educandos na construção do conhecimento. Entendem também que as instituições de ensino devem exercer práticas reflexivas, além de primar pela interação das famílias no processo educativo e formativo das crianças. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-11 2019-06-26T20:40:00Z 2019-06-25 2019-06-26T20:40:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4547 ALVES, Maria Rosimere Batista. O trabalho docente: construção de espaços educativos na interação escola e família. 2015. 56 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4547 |
identifier_str_mv |
ALVES, Maria Rosimere Batista. O trabalho docente: construção de espaços educativos na interação escola e família. 2015. 56 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744378209501184 |