O conceito e o ensino de probabilidade nos 8º e 9º anos: análise e sugestões.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2275 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, em particular, o ensino de Probabilidade para os 8º e 9º anos do ensino fundamental. Para isto, a meta foi desenvolver uma proposta metodológica, que esteja de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) e a Base nacional curricular comum (BNCC), sempre tendo como foco a produção de material adicional didático para o professor. A proposta de ensino apresentada nesta dissertação foi aplicada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Erasmo de Araújo Souza - Montadas - PB e avaliada após ter sido aplicada. Ainda nesse trabalho foram analisados e apresentados os objetivos para o ensino de probabilidade, segundo os PCN's e a BNCC. Foi realizado um estudo de como três livros didáticos abordam o conteúdo de Probabilidade e se esta abordagem está em consonância com os PCN's e a BNCC. Espera-se que este trabalho tenha grande utilidade para os professores em sala de aula e que as atividades propostas despertem nos alunos o prazer pela disciplina e contribua com o ensino de a probabilidade. |
id |
UFCG_8d8e3b9182dbb6195cc30e0a9574bc39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/2275 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O conceito e o ensino de probabilidade nos 8º e 9º anos: análise e sugestões.Ensino da ProbabilidadeParâmetros Curriculares NacionaisBase Nacional Curricular ComumAprendizagemProbabilidadeProbability TeachingNational Curricular ParametersCommon National Curricular BaseLearningProbability and StatisticsMatemáticaO objetivo deste trabalho é contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, em particular, o ensino de Probabilidade para os 8º e 9º anos do ensino fundamental. Para isto, a meta foi desenvolver uma proposta metodológica, que esteja de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) e a Base nacional curricular comum (BNCC), sempre tendo como foco a produção de material adicional didático para o professor. A proposta de ensino apresentada nesta dissertação foi aplicada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Erasmo de Araújo Souza - Montadas - PB e avaliada após ter sido aplicada. Ainda nesse trabalho foram analisados e apresentados os objetivos para o ensino de probabilidade, segundo os PCN's e a BNCC. Foi realizado um estudo de como três livros didáticos abordam o conteúdo de Probabilidade e se esta abordagem está em consonância com os PCN's e a BNCC. Espera-se que este trabalho tenha grande utilidade para os professores em sala de aula e que as atividades propostas despertem nos alunos o prazer pela disciplina e contribua com o ensino de a probabilidade.The aim of this work is to contribute to the teaching-learning process, in particular to the teaching of Probability at 8º and 9º grades. For this reason we proposed a methodology accordingly to the PCN's an to BNCC, always focusing the production of some didatic material to be used by the teacher. This methodology was applied at Escola Municipal de Ensino Fundamental Erasmo de Araújo Souza - Montadas - PB and was avaliated afterwards. In this work we also analysed the goals of Probability teaching accordly to PCN's and BNCC. We analvsed three books concerning how they introduce Probability and this introduction was made as proposed by the PCN's and BNCC. We hope that this work may be used by teachers in classroom and that our didatic proposals may enthusiasm the students to study probability.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGMORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.DE MORAIS FILHO, D. C.http://lattes.cnpq.br/0266444096441721LOURÊDO, Aldo Trajano de.SOUZA, Francisco Antônio Morais de.BEZERRA, Poliana Ribeiro dos Santos.2016-122018-11-23T15:52:36Z2018-11-232018-11-23T15:52:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2275BEZERRA, P. R. dos S. O conceito e o ensino de probabilidade nos 8º e 9º anos: análise e sugestões. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/227porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-01T17:44:41Zoai:localhost:riufcg/2275Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-01T17:44:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conceito e o ensino de probabilidade nos 8º e 9º anos: análise e sugestões. |
title |
O conceito e o ensino de probabilidade nos 8º e 9º anos: análise e sugestões. |
spellingShingle |
O conceito e o ensino de probabilidade nos 8º e 9º anos: análise e sugestões. BEZERRA, Poliana Ribeiro dos Santos. Ensino da Probabilidade Parâmetros Curriculares Nacionais Base Nacional Curricular Comum Aprendizagem Probabilidade Probability Teaching National Curricular Parameters Common National Curricular Base Learning Probability and Statistics Matemática |
title_short |
O conceito e o ensino de probabilidade nos 8º e 9º anos: análise e sugestões. |
title_full |
O conceito e o ensino de probabilidade nos 8º e 9º anos: análise e sugestões. |
title_fullStr |
O conceito e o ensino de probabilidade nos 8º e 9º anos: análise e sugestões. |
title_full_unstemmed |
O conceito e o ensino de probabilidade nos 8º e 9º anos: análise e sugestões. |
title_sort |
O conceito e o ensino de probabilidade nos 8º e 9º anos: análise e sugestões. |
author |
BEZERRA, Poliana Ribeiro dos Santos. |
author_facet |
BEZERRA, Poliana Ribeiro dos Santos. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de. DE MORAIS FILHO, D. C. http://lattes.cnpq.br/0266444096441721 LOURÊDO, Aldo Trajano de. SOUZA, Francisco Antônio Morais de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BEZERRA, Poliana Ribeiro dos Santos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da Probabilidade Parâmetros Curriculares Nacionais Base Nacional Curricular Comum Aprendizagem Probabilidade Probability Teaching National Curricular Parameters Common National Curricular Base Learning Probability and Statistics Matemática |
topic |
Ensino da Probabilidade Parâmetros Curriculares Nacionais Base Nacional Curricular Comum Aprendizagem Probabilidade Probability Teaching National Curricular Parameters Common National Curricular Base Learning Probability and Statistics Matemática |
description |
O objetivo deste trabalho é contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, em particular, o ensino de Probabilidade para os 8º e 9º anos do ensino fundamental. Para isto, a meta foi desenvolver uma proposta metodológica, que esteja de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) e a Base nacional curricular comum (BNCC), sempre tendo como foco a produção de material adicional didático para o professor. A proposta de ensino apresentada nesta dissertação foi aplicada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Erasmo de Araújo Souza - Montadas - PB e avaliada após ter sido aplicada. Ainda nesse trabalho foram analisados e apresentados os objetivos para o ensino de probabilidade, segundo os PCN's e a BNCC. Foi realizado um estudo de como três livros didáticos abordam o conteúdo de Probabilidade e se esta abordagem está em consonância com os PCN's e a BNCC. Espera-se que este trabalho tenha grande utilidade para os professores em sala de aula e que as atividades propostas despertem nos alunos o prazer pela disciplina e contribua com o ensino de a probabilidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12 2018-11-23T15:52:36Z 2018-11-23 2018-11-23T15:52:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2275 BEZERRA, P. R. dos S. O conceito e o ensino de probabilidade nos 8º e 9º anos: análise e sugestões. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/227 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2275 |
identifier_str_mv |
BEZERRA, P. R. dos S. O conceito e o ensino de probabilidade nos 8º e 9º anos: análise e sugestões. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências e Tecnologia - CCT PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências e Tecnologia - CCT PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744362498686976 |