O conceito e o ensino de probabilidade nos 8º e 9º anos: análise e sugestões.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEZERRA, Poliana Ribeiro dos Santos.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2275
Resumo: O objetivo deste trabalho é contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, em particular, o ensino de Probabilidade para os 8º e 9º anos do ensino fundamental. Para isto, a meta foi desenvolver uma proposta metodológica, que esteja de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) e a Base nacional curricular comum (BNCC), sempre tendo como foco a produção de material adicional didático para o professor. A proposta de ensino apresentada nesta dissertação foi aplicada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Erasmo de Araújo Souza - Montadas - PB e avaliada após ter sido aplicada. Ainda nesse trabalho foram analisados e apresentados os objetivos para o ensino de probabilidade, segundo os PCN's e a BNCC. Foi realizado um estudo de como três livros didáticos abordam o conteúdo de Probabilidade e se esta abordagem está em consonância com os PCN's e a BNCC. Espera-se que este trabalho tenha grande utilidade para os professores em sala de aula e que as atividades propostas despertem nos alunos o prazer pela disciplina e contribua com o ensino de a probabilidade.
id UFCG_8d8e3b9182dbb6195cc30e0a9574bc39
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/2275
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O conceito e o ensino de probabilidade nos 8º e 9º anos: análise e sugestões.Ensino da ProbabilidadeParâmetros Curriculares NacionaisBase Nacional Curricular ComumAprendizagemProbabilidadeProbability TeachingNational Curricular ParametersCommon National Curricular BaseLearningProbability and StatisticsMatemáticaO objetivo deste trabalho é contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, em particular, o ensino de Probabilidade para os 8º e 9º anos do ensino fundamental. Para isto, a meta foi desenvolver uma proposta metodológica, que esteja de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) e a Base nacional curricular comum (BNCC), sempre tendo como foco a produção de material adicional didático para o professor. A proposta de ensino apresentada nesta dissertação foi aplicada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Erasmo de Araújo Souza - Montadas - PB e avaliada após ter sido aplicada. Ainda nesse trabalho foram analisados e apresentados os objetivos para o ensino de probabilidade, segundo os PCN's e a BNCC. Foi realizado um estudo de como três livros didáticos abordam o conteúdo de Probabilidade e se esta abordagem está em consonância com os PCN's e a BNCC. Espera-se que este trabalho tenha grande utilidade para os professores em sala de aula e que as atividades propostas despertem nos alunos o prazer pela disciplina e contribua com o ensino de a probabilidade.The aim of this work is to contribute to the teaching-learning process, in particular to the teaching of Probability at 8º and 9º grades. For this reason we proposed a methodology accordingly to the PCN's an to BNCC, always focusing the production of some didatic material to be used by the teacher. This methodology was applied at Escola Municipal de Ensino Fundamental Erasmo de Araújo Souza - Montadas - PB and was avaliated afterwards. In this work we also analysed the goals of Probability teaching accordly to PCN's and BNCC. We analvsed three books concerning how they introduce Probability and this introduction was made as proposed by the PCN's and BNCC. We hope that this work may be used by teachers in classroom and that our didatic proposals may enthusiasm the students to study probability.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGMORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.DE MORAIS FILHO, D. C.http://lattes.cnpq.br/0266444096441721LOURÊDO, Aldo Trajano de.SOUZA, Francisco Antônio Morais de.BEZERRA, Poliana Ribeiro dos Santos.2016-122018-11-23T15:52:36Z2018-11-232018-11-23T15:52:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2275BEZERRA, P. R. dos S. O conceito e o ensino de probabilidade nos 8º e 9º anos: análise e sugestões. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/227porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-01T17:44:41Zoai:localhost:riufcg/2275Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-01T17:44:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O conceito e o ensino de probabilidade nos 8º e 9º anos: análise e sugestões.
title O conceito e o ensino de probabilidade nos 8º e 9º anos: análise e sugestões.
spellingShingle O conceito e o ensino de probabilidade nos 8º e 9º anos: análise e sugestões.
BEZERRA, Poliana Ribeiro dos Santos.
Ensino da Probabilidade
Parâmetros Curriculares Nacionais
Base Nacional Curricular Comum
Aprendizagem
Probabilidade
Probability Teaching
National Curricular Parameters
Common National Curricular Base
Learning
Probability and Statistics
Matemática
title_short O conceito e o ensino de probabilidade nos 8º e 9º anos: análise e sugestões.
title_full O conceito e o ensino de probabilidade nos 8º e 9º anos: análise e sugestões.
title_fullStr O conceito e o ensino de probabilidade nos 8º e 9º anos: análise e sugestões.
title_full_unstemmed O conceito e o ensino de probabilidade nos 8º e 9º anos: análise e sugestões.
title_sort O conceito e o ensino de probabilidade nos 8º e 9º anos: análise e sugestões.
author BEZERRA, Poliana Ribeiro dos Santos.
author_facet BEZERRA, Poliana Ribeiro dos Santos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.
DE MORAIS FILHO, D. C.
http://lattes.cnpq.br/0266444096441721
LOURÊDO, Aldo Trajano de.
SOUZA, Francisco Antônio Morais de.
dc.contributor.author.fl_str_mv BEZERRA, Poliana Ribeiro dos Santos.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da Probabilidade
Parâmetros Curriculares Nacionais
Base Nacional Curricular Comum
Aprendizagem
Probabilidade
Probability Teaching
National Curricular Parameters
Common National Curricular Base
Learning
Probability and Statistics
Matemática
topic Ensino da Probabilidade
Parâmetros Curriculares Nacionais
Base Nacional Curricular Comum
Aprendizagem
Probabilidade
Probability Teaching
National Curricular Parameters
Common National Curricular Base
Learning
Probability and Statistics
Matemática
description O objetivo deste trabalho é contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, em particular, o ensino de Probabilidade para os 8º e 9º anos do ensino fundamental. Para isto, a meta foi desenvolver uma proposta metodológica, que esteja de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) e a Base nacional curricular comum (BNCC), sempre tendo como foco a produção de material adicional didático para o professor. A proposta de ensino apresentada nesta dissertação foi aplicada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Erasmo de Araújo Souza - Montadas - PB e avaliada após ter sido aplicada. Ainda nesse trabalho foram analisados e apresentados os objetivos para o ensino de probabilidade, segundo os PCN's e a BNCC. Foi realizado um estudo de como três livros didáticos abordam o conteúdo de Probabilidade e se esta abordagem está em consonância com os PCN's e a BNCC. Espera-se que este trabalho tenha grande utilidade para os professores em sala de aula e que as atividades propostas despertem nos alunos o prazer pela disciplina e contribua com o ensino de a probabilidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12
2018-11-23T15:52:36Z
2018-11-23
2018-11-23T15:52:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2275
BEZERRA, P. R. dos S. O conceito e o ensino de probabilidade nos 8º e 9º anos: análise e sugestões. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/227
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2275
identifier_str_mv BEZERRA, P. R. dos S. O conceito e o ensino de probabilidade nos 8º e 9º anos: análise e sugestões. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744362498686976