A importância da utilização dos jogos na sala de aula: um estudo realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola de Barra de Santa Rosa (PB).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Jackson Douglas de.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7329
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo verificar qual a contribuição dos jogos no ensino da trigonometria. Fundamentamos este trabalho em pesquisas de, Lorenzato (2006), Grando (2000), Smole et al (2008), Brougére (2002), Almeida (2009), Brito (2016), dentre muitos outros que falam sobre o uso dos jogos no Ensino de Matemática. A pesquisa foi desenvolvida na modalidade de pesquisa qualitativa. O trabalho de campo foi realizado em uma Escola Estadual do Estado da Paraíba com o intuito de trabalhar o uso dos jogos no ensino da trigonometria tendo em vista as dificuldades apesentadas em tal conteúdo por uma turma de 2º ano do ensino médio regular. Ao pesquisar as concepções de vários autores sobre o tema, identificamos algumas limitações de ordem direta quanto ao uso dos jogos, de que não podemos usá-lo em todas as aulas ou conteúdo, e de ordem indireta, como a exigência de um tempo maior de planejamento e elaboração de recursos para a sua utilização em sala de aula. Em relação às possibilidades, destacamos a socialização no trabalho em grupo, de um aluno mais atuante e reflexivo em relação ao ensino- aprendizagem da matemática e uma participação mais ativa na relação professor-aluno.
id UFCG_8e701095fa1bdd8b7833c6f5aa5e5711
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7329
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A importância da utilização dos jogos na sala de aula: um estudo realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola de Barra de Santa Rosa (PB).The importance of using games in the classroom: a study conducted in a high school class of a high school in Barra de Santa Rosa (PB).La importancia del uso de juegos en el aula: estudio realizado en una clase del 2º año de bachillerato de una escuela de Barra de Santa Rosa (PB).Jogos matemáticosAprendizagemRecursos didáticosMathematical gamesLearningDidactic resourcesJuegos de matematicasAprendizajeRecursos didácticosMatemáticaA presente pesquisa tem como objetivo verificar qual a contribuição dos jogos no ensino da trigonometria. Fundamentamos este trabalho em pesquisas de, Lorenzato (2006), Grando (2000), Smole et al (2008), Brougére (2002), Almeida (2009), Brito (2016), dentre muitos outros que falam sobre o uso dos jogos no Ensino de Matemática. A pesquisa foi desenvolvida na modalidade de pesquisa qualitativa. O trabalho de campo foi realizado em uma Escola Estadual do Estado da Paraíba com o intuito de trabalhar o uso dos jogos no ensino da trigonometria tendo em vista as dificuldades apesentadas em tal conteúdo por uma turma de 2º ano do ensino médio regular. Ao pesquisar as concepções de vários autores sobre o tema, identificamos algumas limitações de ordem direta quanto ao uso dos jogos, de que não podemos usá-lo em todas as aulas ou conteúdo, e de ordem indireta, como a exigência de um tempo maior de planejamento e elaboração de recursos para a sua utilização em sala de aula. Em relação às possibilidades, destacamos a socialização no trabalho em grupo, de um aluno mais atuante e reflexivo em relação ao ensino- aprendizagem da matemática e uma participação mais ativa na relação professor-aluno.The present research aims to verify the contribution of the games in the teaching of trigonometry. We base this work on research by Lorenzato (2006), Grando (2000), Smole et al (2008), Brougére (2002), Almeida (2009), Brito (2016), among many others who talk about the use of Mathematics Teaching. The research was developed in the qualitative research modality. The fieldwork was carried out in a State School of the State of Paraíba with the intention of working the use of the games in the teaching of trigonometry in view of the difficulties presented in such content by a class of 2nd year of regular high school. In researching the conceptions of various authors on the subject, we identified some direct limitations regarding the use of games, that we cannot use it in all classes or content, and of indirect order, such as the requirement of a greater time of planning and elaboration of resources for their use in the classroom. Regarding the possibilities, we highlight the socialization in group work, a more active and reflective student in relation to the teaching- learning of mathematics and a more active participation in the teacher-student relationship.La presente investigación tiene como objetivo verificar la contribución de los juegos en la enseñanza de la trigonometría. Basamos este trabajo en investigaciones de Lorenzato (2006), Grando (2000), Smole et al (2008), Brougére (2002), Almeida (2009), Brito (2016), entre muchos otros que hablan sobre el uso de juegos en Enseñanza de las Matemáticas. La investigación se desarrolló bajo la modalidad de investigación cualitativa. El trabajo de campo fue realizado en una Escuela Estadual del Estado de Paraíba con el fin de trabajar sobre el uso de juegos en la enseñanza de la trigonometría frente a las dificultades presentadas en tal contenido por una clase de 2º año de la enseñanza media regular. Al investigar las concepciones de varios autores sobre el tema, identificamos algunas limitaciones de orden directo en cuanto al uso de juegos, que no podemos utilizarlo en todas las clases o contenidos, y de orden indirecto, como la exigencia de mayor tiempo de planificación y elaboración de recursos para su uso en el aula. En cuanto a las posibilidades, destacamos la socialización en el trabajo en grupo, de un alumno más activo y reflexivo en relación a la enseñanza-aprendizaje de las matemáticas y una participación más activa en la relación profesor-alumno.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.SANTOS, J. A. F. L.http://lattes.cnpq.br/4866964083641498BRITO, Leonardo Lira de.BRITO, L. L.http://lattes.cnpq.br/3696932840476955SOUZA, Edna Cordeiro de.OLIVEIRA, Jackson Douglas de.2017-09-012019-09-26T09:19:26Z2019-09-262019-09-26T09:19:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7329OLIVEIRA, Jackson Douglas de. A importância da utilização dos jogos na sala de aula: um estudo realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola de Barra de Santa Rosa (PB). 2017. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-14T18:11:03Zoai:localhost:riufcg/7329Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-14T18:11:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da utilização dos jogos na sala de aula: um estudo realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola de Barra de Santa Rosa (PB).
The importance of using games in the classroom: a study conducted in a high school class of a high school in Barra de Santa Rosa (PB).
La importancia del uso de juegos en el aula: estudio realizado en una clase del 2º año de bachillerato de una escuela de Barra de Santa Rosa (PB).
title A importância da utilização dos jogos na sala de aula: um estudo realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola de Barra de Santa Rosa (PB).
spellingShingle A importância da utilização dos jogos na sala de aula: um estudo realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola de Barra de Santa Rosa (PB).
OLIVEIRA, Jackson Douglas de.
Jogos matemáticos
Aprendizagem
Recursos didáticos
Mathematical games
Learning
Didactic resources
Juegos de matematicas
Aprendizaje
Recursos didácticos
Matemática
title_short A importância da utilização dos jogos na sala de aula: um estudo realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola de Barra de Santa Rosa (PB).
title_full A importância da utilização dos jogos na sala de aula: um estudo realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola de Barra de Santa Rosa (PB).
title_fullStr A importância da utilização dos jogos na sala de aula: um estudo realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola de Barra de Santa Rosa (PB).
title_full_unstemmed A importância da utilização dos jogos na sala de aula: um estudo realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola de Barra de Santa Rosa (PB).
title_sort A importância da utilização dos jogos na sala de aula: um estudo realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola de Barra de Santa Rosa (PB).
author OLIVEIRA, Jackson Douglas de.
author_facet OLIVEIRA, Jackson Douglas de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.
SANTOS, J. A. F. L.
http://lattes.cnpq.br/4866964083641498
BRITO, Leonardo Lira de.
BRITO, L. L.
http://lattes.cnpq.br/3696932840476955
SOUZA, Edna Cordeiro de.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Jackson Douglas de.
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos matemáticos
Aprendizagem
Recursos didáticos
Mathematical games
Learning
Didactic resources
Juegos de matematicas
Aprendizaje
Recursos didácticos
Matemática
topic Jogos matemáticos
Aprendizagem
Recursos didáticos
Mathematical games
Learning
Didactic resources
Juegos de matematicas
Aprendizaje
Recursos didácticos
Matemática
description A presente pesquisa tem como objetivo verificar qual a contribuição dos jogos no ensino da trigonometria. Fundamentamos este trabalho em pesquisas de, Lorenzato (2006), Grando (2000), Smole et al (2008), Brougére (2002), Almeida (2009), Brito (2016), dentre muitos outros que falam sobre o uso dos jogos no Ensino de Matemática. A pesquisa foi desenvolvida na modalidade de pesquisa qualitativa. O trabalho de campo foi realizado em uma Escola Estadual do Estado da Paraíba com o intuito de trabalhar o uso dos jogos no ensino da trigonometria tendo em vista as dificuldades apesentadas em tal conteúdo por uma turma de 2º ano do ensino médio regular. Ao pesquisar as concepções de vários autores sobre o tema, identificamos algumas limitações de ordem direta quanto ao uso dos jogos, de que não podemos usá-lo em todas as aulas ou conteúdo, e de ordem indireta, como a exigência de um tempo maior de planejamento e elaboração de recursos para a sua utilização em sala de aula. Em relação às possibilidades, destacamos a socialização no trabalho em grupo, de um aluno mais atuante e reflexivo em relação ao ensino- aprendizagem da matemática e uma participação mais ativa na relação professor-aluno.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
2019-09-26T09:19:26Z
2019-09-26
2019-09-26T09:19:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7329
OLIVEIRA, Jackson Douglas de. A importância da utilização dos jogos na sala de aula: um estudo realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola de Barra de Santa Rosa (PB). 2017. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7329
identifier_str_mv OLIVEIRA, Jackson Douglas de. A importância da utilização dos jogos na sala de aula: um estudo realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola de Barra de Santa Rosa (PB). 2017. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744396898271232