A importância da utilização dos jogos na sala de aula: um estudo realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola de Barra de Santa Rosa (PB).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7329 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo verificar qual a contribuição dos jogos no ensino da trigonometria. Fundamentamos este trabalho em pesquisas de, Lorenzato (2006), Grando (2000), Smole et al (2008), Brougére (2002), Almeida (2009), Brito (2016), dentre muitos outros que falam sobre o uso dos jogos no Ensino de Matemática. A pesquisa foi desenvolvida na modalidade de pesquisa qualitativa. O trabalho de campo foi realizado em uma Escola Estadual do Estado da Paraíba com o intuito de trabalhar o uso dos jogos no ensino da trigonometria tendo em vista as dificuldades apesentadas em tal conteúdo por uma turma de 2º ano do ensino médio regular. Ao pesquisar as concepções de vários autores sobre o tema, identificamos algumas limitações de ordem direta quanto ao uso dos jogos, de que não podemos usá-lo em todas as aulas ou conteúdo, e de ordem indireta, como a exigência de um tempo maior de planejamento e elaboração de recursos para a sua utilização em sala de aula. Em relação às possibilidades, destacamos a socialização no trabalho em grupo, de um aluno mais atuante e reflexivo em relação ao ensino- aprendizagem da matemática e uma participação mais ativa na relação professor-aluno. |
id |
UFCG_8e701095fa1bdd8b7833c6f5aa5e5711 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/7329 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A importância da utilização dos jogos na sala de aula: um estudo realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola de Barra de Santa Rosa (PB).The importance of using games in the classroom: a study conducted in a high school class of a high school in Barra de Santa Rosa (PB).La importancia del uso de juegos en el aula: estudio realizado en una clase del 2º año de bachillerato de una escuela de Barra de Santa Rosa (PB).Jogos matemáticosAprendizagemRecursos didáticosMathematical gamesLearningDidactic resourcesJuegos de matematicasAprendizajeRecursos didácticosMatemáticaA presente pesquisa tem como objetivo verificar qual a contribuição dos jogos no ensino da trigonometria. Fundamentamos este trabalho em pesquisas de, Lorenzato (2006), Grando (2000), Smole et al (2008), Brougére (2002), Almeida (2009), Brito (2016), dentre muitos outros que falam sobre o uso dos jogos no Ensino de Matemática. A pesquisa foi desenvolvida na modalidade de pesquisa qualitativa. O trabalho de campo foi realizado em uma Escola Estadual do Estado da Paraíba com o intuito de trabalhar o uso dos jogos no ensino da trigonometria tendo em vista as dificuldades apesentadas em tal conteúdo por uma turma de 2º ano do ensino médio regular. Ao pesquisar as concepções de vários autores sobre o tema, identificamos algumas limitações de ordem direta quanto ao uso dos jogos, de que não podemos usá-lo em todas as aulas ou conteúdo, e de ordem indireta, como a exigência de um tempo maior de planejamento e elaboração de recursos para a sua utilização em sala de aula. Em relação às possibilidades, destacamos a socialização no trabalho em grupo, de um aluno mais atuante e reflexivo em relação ao ensino- aprendizagem da matemática e uma participação mais ativa na relação professor-aluno.The present research aims to verify the contribution of the games in the teaching of trigonometry. We base this work on research by Lorenzato (2006), Grando (2000), Smole et al (2008), Brougére (2002), Almeida (2009), Brito (2016), among many others who talk about the use of Mathematics Teaching. The research was developed in the qualitative research modality. The fieldwork was carried out in a State School of the State of Paraíba with the intention of working the use of the games in the teaching of trigonometry in view of the difficulties presented in such content by a class of 2nd year of regular high school. In researching the conceptions of various authors on the subject, we identified some direct limitations regarding the use of games, that we cannot use it in all classes or content, and of indirect order, such as the requirement of a greater time of planning and elaboration of resources for their use in the classroom. Regarding the possibilities, we highlight the socialization in group work, a more active and reflective student in relation to the teaching- learning of mathematics and a more active participation in the teacher-student relationship.La presente investigación tiene como objetivo verificar la contribución de los juegos en la enseñanza de la trigonometría. Basamos este trabajo en investigaciones de Lorenzato (2006), Grando (2000), Smole et al (2008), Brougére (2002), Almeida (2009), Brito (2016), entre muchos otros que hablan sobre el uso de juegos en Enseñanza de las Matemáticas. La investigación se desarrolló bajo la modalidad de investigación cualitativa. El trabajo de campo fue realizado en una Escuela Estadual del Estado de Paraíba con el fin de trabajar sobre el uso de juegos en la enseñanza de la trigonometría frente a las dificultades presentadas en tal contenido por una clase de 2º año de la enseñanza media regular. Al investigar las concepciones de varios autores sobre el tema, identificamos algunas limitaciones de orden directo en cuanto al uso de juegos, que no podemos utilizarlo en todas las clases o contenidos, y de orden indirecto, como la exigencia de mayor tiempo de planificación y elaboración de recursos para su uso en el aula. En cuanto a las posibilidades, destacamos la socialización en el trabajo en grupo, de un alumno más activo y reflexivo en relación a la enseñanza-aprendizaje de las matemáticas y una participación más activa en la relación profesor-alumno.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.SANTOS, J. A. F. L.http://lattes.cnpq.br/4866964083641498BRITO, Leonardo Lira de.BRITO, L. L.http://lattes.cnpq.br/3696932840476955SOUZA, Edna Cordeiro de.OLIVEIRA, Jackson Douglas de.2017-09-012019-09-26T09:19:26Z2019-09-262019-09-26T09:19:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7329OLIVEIRA, Jackson Douglas de. A importância da utilização dos jogos na sala de aula: um estudo realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola de Barra de Santa Rosa (PB). 2017. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-14T18:11:03Zoai:localhost:riufcg/7329Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-14T18:11:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da utilização dos jogos na sala de aula: um estudo realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola de Barra de Santa Rosa (PB). The importance of using games in the classroom: a study conducted in a high school class of a high school in Barra de Santa Rosa (PB). La importancia del uso de juegos en el aula: estudio realizado en una clase del 2º año de bachillerato de una escuela de Barra de Santa Rosa (PB). |
title |
A importância da utilização dos jogos na sala de aula: um estudo realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola de Barra de Santa Rosa (PB). |
spellingShingle |
A importância da utilização dos jogos na sala de aula: um estudo realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola de Barra de Santa Rosa (PB). OLIVEIRA, Jackson Douglas de. Jogos matemáticos Aprendizagem Recursos didáticos Mathematical games Learning Didactic resources Juegos de matematicas Aprendizaje Recursos didácticos Matemática |
title_short |
A importância da utilização dos jogos na sala de aula: um estudo realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola de Barra de Santa Rosa (PB). |
title_full |
A importância da utilização dos jogos na sala de aula: um estudo realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola de Barra de Santa Rosa (PB). |
title_fullStr |
A importância da utilização dos jogos na sala de aula: um estudo realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola de Barra de Santa Rosa (PB). |
title_full_unstemmed |
A importância da utilização dos jogos na sala de aula: um estudo realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola de Barra de Santa Rosa (PB). |
title_sort |
A importância da utilização dos jogos na sala de aula: um estudo realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola de Barra de Santa Rosa (PB). |
author |
OLIVEIRA, Jackson Douglas de. |
author_facet |
OLIVEIRA, Jackson Douglas de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão. SANTOS, J. A. F. L. http://lattes.cnpq.br/4866964083641498 BRITO, Leonardo Lira de. BRITO, L. L. http://lattes.cnpq.br/3696932840476955 SOUZA, Edna Cordeiro de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Jackson Douglas de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos matemáticos Aprendizagem Recursos didáticos Mathematical games Learning Didactic resources Juegos de matematicas Aprendizaje Recursos didácticos Matemática |
topic |
Jogos matemáticos Aprendizagem Recursos didáticos Mathematical games Learning Didactic resources Juegos de matematicas Aprendizaje Recursos didácticos Matemática |
description |
A presente pesquisa tem como objetivo verificar qual a contribuição dos jogos no ensino da trigonometria. Fundamentamos este trabalho em pesquisas de, Lorenzato (2006), Grando (2000), Smole et al (2008), Brougére (2002), Almeida (2009), Brito (2016), dentre muitos outros que falam sobre o uso dos jogos no Ensino de Matemática. A pesquisa foi desenvolvida na modalidade de pesquisa qualitativa. O trabalho de campo foi realizado em uma Escola Estadual do Estado da Paraíba com o intuito de trabalhar o uso dos jogos no ensino da trigonometria tendo em vista as dificuldades apesentadas em tal conteúdo por uma turma de 2º ano do ensino médio regular. Ao pesquisar as concepções de vários autores sobre o tema, identificamos algumas limitações de ordem direta quanto ao uso dos jogos, de que não podemos usá-lo em todas as aulas ou conteúdo, e de ordem indireta, como a exigência de um tempo maior de planejamento e elaboração de recursos para a sua utilização em sala de aula. Em relação às possibilidades, destacamos a socialização no trabalho em grupo, de um aluno mais atuante e reflexivo em relação ao ensino- aprendizagem da matemática e uma participação mais ativa na relação professor-aluno. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-01 2019-09-26T09:19:26Z 2019-09-26 2019-09-26T09:19:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7329 OLIVEIRA, Jackson Douglas de. A importância da utilização dos jogos na sala de aula: um estudo realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola de Barra de Santa Rosa (PB). 2017. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7329 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Jackson Douglas de. A importância da utilização dos jogos na sala de aula: um estudo realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola de Barra de Santa Rosa (PB). 2017. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744396898271232 |