A dinamização das aulas matemáticas com a utilização de jogos para o ensino aprendizagem dos números naturais na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa , Leylanne Amorim Soares
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Guimarães Junior, José Carlos, Santana, Marttem Costa de, Braga, Francisco Carneiro, Oliveira, Hellyegenes de, Silva, Savio Lima Costa e, Santos, Laurita Christina Bonfim, Silva, Jadilson Marinho da, Santos, Jefferson Davi Ferreira dos, Ferreira, Tarciana Cecília de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39344
Resumo: O artigo em questão traz os resultados de uma pesquisa participante realizada em 2018 com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental em escolas do município de São Luís/MA com a utilização inicial de pesquisa bibliográfica, tendo por objetivos demonstrar que as práticas pedagógicas no ensino da matemática podem ser dinamizadas com a utilização de jogos matemáticos, como o Asmd e Hexmultiplicativo, além disso evidenciar que o jogo pode ser utilizado como estratégia didática dentro do ensino da Matemática de forma a dinamizar as aulas de matemática. Levantou-se questões como: As práticas pedagógicas de matemática podem ser dinamizadas através de jogos pedagógicos tirando-a do patamar de disciplina desagradável? Assim, após a aplicação dos jogos e observação dos alunos, chegou-se à conclusão da importância que essas atividades tiveram no processo de ensino-aprendizagem dos alunos no que diz respeito a atenuar o conteúdo e suas atividades de forma divertida e dinâmica.
id UNIFEI_6f27fcd309e4a912fbae2c185e05fa03
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39344
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling A dinamização das aulas matemáticas com a utilização de jogos para o ensino aprendizagem dos números naturais na educação básica The dynamics of mathematics classes with the use of games for teaching and learning natural numbers in basic educationLa dinámica de las clases de matemáticas con el uso de juegos para la enseñanza y el aprendizaje de los números naturales en la educación básicaJuegos matemáticosRecursos pedagógicosEnseñanza aprendizajeEducación básica.Jogos matemáticosRecursos pedagógicosEnsino aprendizagemEducação básica.Mathematical gamesPedagogical resourcesTeaching learningBasic education.O artigo em questão traz os resultados de uma pesquisa participante realizada em 2018 com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental em escolas do município de São Luís/MA com a utilização inicial de pesquisa bibliográfica, tendo por objetivos demonstrar que as práticas pedagógicas no ensino da matemática podem ser dinamizadas com a utilização de jogos matemáticos, como o Asmd e Hexmultiplicativo, além disso evidenciar que o jogo pode ser utilizado como estratégia didática dentro do ensino da Matemática de forma a dinamizar as aulas de matemática. Levantou-se questões como: As práticas pedagógicas de matemática podem ser dinamizadas através de jogos pedagógicos tirando-a do patamar de disciplina desagradável? Assim, após a aplicação dos jogos e observação dos alunos, chegou-se à conclusão da importância que essas atividades tiveram no processo de ensino-aprendizagem dos alunos no que diz respeito a atenuar o conteúdo e suas atividades de forma divertida e dinâmica.The article in question brings the results of a participant research carried out in 2018 with students of the 3rd year of Elementary School in schools in the city of São Luís/MA with the initial use of bibliographical research, with the objective of demonstrating that the pedagogical practices in the teaching of Mathematics can be streamlined with the use of mathematical games, such as Asmd and Hexmultiplicative, in addition to showing that the game can be used as a didactic strategy within the teaching of Mathematics in order to streamline Mathematics classes. Questions such as: Can the pedagogical practices of mathematics be streamlined through pedagogical games, taking it from the level of an unpleasant subject? Thus, after applying the games and observing the students, we came to the conclusion of the importance that these activities had in the students' teaching-learning process in terms of attenuating the content and its activities in a fun and dynamic way.El artículo en cuestión trae los resultados de una investigación participante realizada en 2018 con alumnos del 3º año de la Enseñanza Fundamental de escuelas de la ciudad de São Luís/MA con el uso inicial de investigación bibliográfica, con el objetivo de demostrar que la prácticas en la enseñanza de las Matemáticas se pueden agilizar con el uso de juegos matemáticos, como Asmd y Hexmultiplicative, además de mostrar que el juego se puede utilizar como estrategia didáctica dentro de la enseñanza de las Matemáticas para agilizar las clases de Matemáticas. Preguntas como: ¿Se pueden dinamizar las prácticas pedagógicas de la matemática a través de juegos pedagógicos, tomándola desde el nivel de un sujeto desagradable? Así, luego de aplicar los juegos y observar a los estudiantes, llegamos a la conclusión de la importancia que tenían estas actividades en el proceso de enseñanza-aprendizaje de los estudiantes en cuanto a atenuar el contenido y sus actividades de una manera divertida y dinámica.Research, Society and Development2023-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3934410.33448/rsd-v12i1.39344Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e0212139344Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e0212139344Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e02121393442525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39344/32317Copyright (c) 2023 Leylanne Amorim Soares Corrêa ; José Carlos Guimarães Junior; Marttem Costa de Santana; Francisco Carneiro Braga; Hellyegenes de Oliveira; Savio Lima Costa e Silva; Laurita Christina Bonfim Santos; Jadilson Marinho da Silva; Jefferson Davi Ferreira dos Santos; Tarciana Cecília de Souza Ferreirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa , Leylanne Amorim Soares Guimarães Junior, José Carlos Santana, Marttem Costa de Braga, Francisco Carneiro Oliveira, Hellyegenes de Silva, Savio Lima Costa e Santos, Laurita Christina Bonfim Silva, Jadilson Marinho da Santos, Jefferson Davi Ferreira dos Ferreira, Tarciana Cecília de Souza 2023-01-13T10:30:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39344Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-01-13T10:30:42Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv A dinamização das aulas matemáticas com a utilização de jogos para o ensino aprendizagem dos números naturais na educação básica
The dynamics of mathematics classes with the use of games for teaching and learning natural numbers in basic education
La dinámica de las clases de matemáticas con el uso de juegos para la enseñanza y el aprendizaje de los números naturales en la educación básica
title A dinamização das aulas matemáticas com a utilização de jogos para o ensino aprendizagem dos números naturais na educação básica
spellingShingle A dinamização das aulas matemáticas com a utilização de jogos para o ensino aprendizagem dos números naturais na educação básica
Corrêa , Leylanne Amorim Soares
Juegos matemáticos
Recursos pedagógicos
Enseñanza aprendizaje
Educación básica.
Jogos matemáticos
Recursos pedagógicos
Ensino aprendizagem
Educação básica.
Mathematical games
Pedagogical resources
Teaching learning
Basic education.
title_short A dinamização das aulas matemáticas com a utilização de jogos para o ensino aprendizagem dos números naturais na educação básica
title_full A dinamização das aulas matemáticas com a utilização de jogos para o ensino aprendizagem dos números naturais na educação básica
title_fullStr A dinamização das aulas matemáticas com a utilização de jogos para o ensino aprendizagem dos números naturais na educação básica
title_full_unstemmed A dinamização das aulas matemáticas com a utilização de jogos para o ensino aprendizagem dos números naturais na educação básica
title_sort A dinamização das aulas matemáticas com a utilização de jogos para o ensino aprendizagem dos números naturais na educação básica
author Corrêa , Leylanne Amorim Soares
author_facet Corrêa , Leylanne Amorim Soares
Guimarães Junior, José Carlos
Santana, Marttem Costa de
Braga, Francisco Carneiro
Oliveira, Hellyegenes de
Silva, Savio Lima Costa e
Santos, Laurita Christina Bonfim
Silva, Jadilson Marinho da
Santos, Jefferson Davi Ferreira dos
Ferreira, Tarciana Cecília de Souza
author_role author
author2 Guimarães Junior, José Carlos
Santana, Marttem Costa de
Braga, Francisco Carneiro
Oliveira, Hellyegenes de
Silva, Savio Lima Costa e
Santos, Laurita Christina Bonfim
Silva, Jadilson Marinho da
Santos, Jefferson Davi Ferreira dos
Ferreira, Tarciana Cecília de Souza
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa , Leylanne Amorim Soares
Guimarães Junior, José Carlos
Santana, Marttem Costa de
Braga, Francisco Carneiro
Oliveira, Hellyegenes de
Silva, Savio Lima Costa e
Santos, Laurita Christina Bonfim
Silva, Jadilson Marinho da
Santos, Jefferson Davi Ferreira dos
Ferreira, Tarciana Cecília de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Juegos matemáticos
Recursos pedagógicos
Enseñanza aprendizaje
Educación básica.
Jogos matemáticos
Recursos pedagógicos
Ensino aprendizagem
Educação básica.
Mathematical games
Pedagogical resources
Teaching learning
Basic education.
topic Juegos matemáticos
Recursos pedagógicos
Enseñanza aprendizaje
Educación básica.
Jogos matemáticos
Recursos pedagógicos
Ensino aprendizagem
Educação básica.
Mathematical games
Pedagogical resources
Teaching learning
Basic education.
description O artigo em questão traz os resultados de uma pesquisa participante realizada em 2018 com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental em escolas do município de São Luís/MA com a utilização inicial de pesquisa bibliográfica, tendo por objetivos demonstrar que as práticas pedagógicas no ensino da matemática podem ser dinamizadas com a utilização de jogos matemáticos, como o Asmd e Hexmultiplicativo, além disso evidenciar que o jogo pode ser utilizado como estratégia didática dentro do ensino da Matemática de forma a dinamizar as aulas de matemática. Levantou-se questões como: As práticas pedagógicas de matemática podem ser dinamizadas através de jogos pedagógicos tirando-a do patamar de disciplina desagradável? Assim, após a aplicação dos jogos e observação dos alunos, chegou-se à conclusão da importância que essas atividades tiveram no processo de ensino-aprendizagem dos alunos no que diz respeito a atenuar o conteúdo e suas atividades de forma divertida e dinâmica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39344
10.33448/rsd-v12i1.39344
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39344
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i1.39344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39344/32317
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e0212139344
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e0212139344
Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e0212139344
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052614739755008