A dinamização das aulas matemáticas com a utilização de jogos para o ensino aprendizagem dos números naturais na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39344 |
Resumo: | O artigo em questão traz os resultados de uma pesquisa participante realizada em 2018 com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental em escolas do município de São Luís/MA com a utilização inicial de pesquisa bibliográfica, tendo por objetivos demonstrar que as práticas pedagógicas no ensino da matemática podem ser dinamizadas com a utilização de jogos matemáticos, como o Asmd e Hexmultiplicativo, além disso evidenciar que o jogo pode ser utilizado como estratégia didática dentro do ensino da Matemática de forma a dinamizar as aulas de matemática. Levantou-se questões como: As práticas pedagógicas de matemática podem ser dinamizadas através de jogos pedagógicos tirando-a do patamar de disciplina desagradável? Assim, após a aplicação dos jogos e observação dos alunos, chegou-se à conclusão da importância que essas atividades tiveram no processo de ensino-aprendizagem dos alunos no que diz respeito a atenuar o conteúdo e suas atividades de forma divertida e dinâmica. |
id |
UNIFEI_6f27fcd309e4a912fbae2c185e05fa03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39344 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
A dinamização das aulas matemáticas com a utilização de jogos para o ensino aprendizagem dos números naturais na educação básica The dynamics of mathematics classes with the use of games for teaching and learning natural numbers in basic educationLa dinámica de las clases de matemáticas con el uso de juegos para la enseñanza y el aprendizaje de los números naturales en la educación básicaJuegos matemáticosRecursos pedagógicosEnseñanza aprendizajeEducación básica.Jogos matemáticosRecursos pedagógicosEnsino aprendizagemEducação básica.Mathematical gamesPedagogical resourcesTeaching learningBasic education.O artigo em questão traz os resultados de uma pesquisa participante realizada em 2018 com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental em escolas do município de São Luís/MA com a utilização inicial de pesquisa bibliográfica, tendo por objetivos demonstrar que as práticas pedagógicas no ensino da matemática podem ser dinamizadas com a utilização de jogos matemáticos, como o Asmd e Hexmultiplicativo, além disso evidenciar que o jogo pode ser utilizado como estratégia didática dentro do ensino da Matemática de forma a dinamizar as aulas de matemática. Levantou-se questões como: As práticas pedagógicas de matemática podem ser dinamizadas através de jogos pedagógicos tirando-a do patamar de disciplina desagradável? Assim, após a aplicação dos jogos e observação dos alunos, chegou-se à conclusão da importância que essas atividades tiveram no processo de ensino-aprendizagem dos alunos no que diz respeito a atenuar o conteúdo e suas atividades de forma divertida e dinâmica.The article in question brings the results of a participant research carried out in 2018 with students of the 3rd year of Elementary School in schools in the city of São Luís/MA with the initial use of bibliographical research, with the objective of demonstrating that the pedagogical practices in the teaching of Mathematics can be streamlined with the use of mathematical games, such as Asmd and Hexmultiplicative, in addition to showing that the game can be used as a didactic strategy within the teaching of Mathematics in order to streamline Mathematics classes. Questions such as: Can the pedagogical practices of mathematics be streamlined through pedagogical games, taking it from the level of an unpleasant subject? Thus, after applying the games and observing the students, we came to the conclusion of the importance that these activities had in the students' teaching-learning process in terms of attenuating the content and its activities in a fun and dynamic way.El artículo en cuestión trae los resultados de una investigación participante realizada en 2018 con alumnos del 3º año de la Enseñanza Fundamental de escuelas de la ciudad de São Luís/MA con el uso inicial de investigación bibliográfica, con el objetivo de demostrar que la prácticas en la enseñanza de las Matemáticas se pueden agilizar con el uso de juegos matemáticos, como Asmd y Hexmultiplicative, además de mostrar que el juego se puede utilizar como estrategia didáctica dentro de la enseñanza de las Matemáticas para agilizar las clases de Matemáticas. Preguntas como: ¿Se pueden dinamizar las prácticas pedagógicas de la matemática a través de juegos pedagógicos, tomándola desde el nivel de un sujeto desagradable? Así, luego de aplicar los juegos y observar a los estudiantes, llegamos a la conclusión de la importancia que tenían estas actividades en el proceso de enseñanza-aprendizaje de los estudiantes en cuanto a atenuar el contenido y sus actividades de una manera divertida y dinámica.Research, Society and Development2023-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3934410.33448/rsd-v12i1.39344Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e0212139344Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e0212139344Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e02121393442525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39344/32317Copyright (c) 2023 Leylanne Amorim Soares Corrêa ; José Carlos Guimarães Junior; Marttem Costa de Santana; Francisco Carneiro Braga; Hellyegenes de Oliveira; Savio Lima Costa e Silva; Laurita Christina Bonfim Santos; Jadilson Marinho da Silva; Jefferson Davi Ferreira dos Santos; Tarciana Cecília de Souza Ferreirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa , Leylanne Amorim Soares Guimarães Junior, José Carlos Santana, Marttem Costa de Braga, Francisco Carneiro Oliveira, Hellyegenes de Silva, Savio Lima Costa e Santos, Laurita Christina Bonfim Silva, Jadilson Marinho da Santos, Jefferson Davi Ferreira dos Ferreira, Tarciana Cecília de Souza 2023-01-13T10:30:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39344Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-01-13T10:30:42Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dinamização das aulas matemáticas com a utilização de jogos para o ensino aprendizagem dos números naturais na educação básica The dynamics of mathematics classes with the use of games for teaching and learning natural numbers in basic education La dinámica de las clases de matemáticas con el uso de juegos para la enseñanza y el aprendizaje de los números naturales en la educación básica |
title |
A dinamização das aulas matemáticas com a utilização de jogos para o ensino aprendizagem dos números naturais na educação básica |
spellingShingle |
A dinamização das aulas matemáticas com a utilização de jogos para o ensino aprendizagem dos números naturais na educação básica Corrêa , Leylanne Amorim Soares Juegos matemáticos Recursos pedagógicos Enseñanza aprendizaje Educación básica. Jogos matemáticos Recursos pedagógicos Ensino aprendizagem Educação básica. Mathematical games Pedagogical resources Teaching learning Basic education. |
title_short |
A dinamização das aulas matemáticas com a utilização de jogos para o ensino aprendizagem dos números naturais na educação básica |
title_full |
A dinamização das aulas matemáticas com a utilização de jogos para o ensino aprendizagem dos números naturais na educação básica |
title_fullStr |
A dinamização das aulas matemáticas com a utilização de jogos para o ensino aprendizagem dos números naturais na educação básica |
title_full_unstemmed |
A dinamização das aulas matemáticas com a utilização de jogos para o ensino aprendizagem dos números naturais na educação básica |
title_sort |
A dinamização das aulas matemáticas com a utilização de jogos para o ensino aprendizagem dos números naturais na educação básica |
author |
Corrêa , Leylanne Amorim Soares |
author_facet |
Corrêa , Leylanne Amorim Soares Guimarães Junior, José Carlos Santana, Marttem Costa de Braga, Francisco Carneiro Oliveira, Hellyegenes de Silva, Savio Lima Costa e Santos, Laurita Christina Bonfim Silva, Jadilson Marinho da Santos, Jefferson Davi Ferreira dos Ferreira, Tarciana Cecília de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães Junior, José Carlos Santana, Marttem Costa de Braga, Francisco Carneiro Oliveira, Hellyegenes de Silva, Savio Lima Costa e Santos, Laurita Christina Bonfim Silva, Jadilson Marinho da Santos, Jefferson Davi Ferreira dos Ferreira, Tarciana Cecília de Souza |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa , Leylanne Amorim Soares Guimarães Junior, José Carlos Santana, Marttem Costa de Braga, Francisco Carneiro Oliveira, Hellyegenes de Silva, Savio Lima Costa e Santos, Laurita Christina Bonfim Silva, Jadilson Marinho da Santos, Jefferson Davi Ferreira dos Ferreira, Tarciana Cecília de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Juegos matemáticos Recursos pedagógicos Enseñanza aprendizaje Educación básica. Jogos matemáticos Recursos pedagógicos Ensino aprendizagem Educação básica. Mathematical games Pedagogical resources Teaching learning Basic education. |
topic |
Juegos matemáticos Recursos pedagógicos Enseñanza aprendizaje Educación básica. Jogos matemáticos Recursos pedagógicos Ensino aprendizagem Educação básica. Mathematical games Pedagogical resources Teaching learning Basic education. |
description |
O artigo em questão traz os resultados de uma pesquisa participante realizada em 2018 com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental em escolas do município de São Luís/MA com a utilização inicial de pesquisa bibliográfica, tendo por objetivos demonstrar que as práticas pedagógicas no ensino da matemática podem ser dinamizadas com a utilização de jogos matemáticos, como o Asmd e Hexmultiplicativo, além disso evidenciar que o jogo pode ser utilizado como estratégia didática dentro do ensino da Matemática de forma a dinamizar as aulas de matemática. Levantou-se questões como: As práticas pedagógicas de matemática podem ser dinamizadas através de jogos pedagógicos tirando-a do patamar de disciplina desagradável? Assim, após a aplicação dos jogos e observação dos alunos, chegou-se à conclusão da importância que essas atividades tiveram no processo de ensino-aprendizagem dos alunos no que diz respeito a atenuar o conteúdo e suas atividades de forma divertida e dinâmica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39344 10.33448/rsd-v12i1.39344 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39344 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i1.39344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39344/32317 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e0212139344 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e0212139344 Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e0212139344 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052614739755008 |