Luis da Câmara Cascudo: diálogos com a cultura popular no Romance Canto de Muro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRANDÃO, Ivone Agra.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28352
Resumo: Este trabalho tem por intenção elaborar uma leitura de Luís da Câmara Cascudo, a partir de seu único romance publicado, titulado Canto de Muro: Romance de Costumes. Mesmo tendo o autor potiguar experimentado as várias experiências escriturárias, como as voltadas ao estudo da Cultura Popular, da História, da etnografia e nos mais variados textos memorialísticos, especialmente neste livro, que Cascudo lança toda uma carga emotiva e sentimental incutindo, numa intensa escrita de si, uma leitura realizada a partir de suas memórias de infância e de vida. Desta forma, nossa pretensão em buscar uma produção neste teor é encontrar as marcas de um Câmara Cascudo escritor de romances, uma atividade inesperada, que revela as marcas de um autor que não foge dos temas que fizeram parte do corpus de sua obra. É a partir deste registro que analisaremos em especial seu envolvimento indireto com os Movimentos Regionalistas e, outrossim, com o Modernismo paulista; problematizaremos que esta referência ao mundo literário esteja em suas obras, ligada, pelo fato do autor se preocupar com as marcas produzidas pelos populares; então devido a esta prerrogativa, consideramos indispensável trabalhar não só os conceitos de cultura popular, mas também os de povo e tradição, traçando um paralelo entre os questionamentos de pesquisadores da área e o próprio entendimento de Câmara Cascudo. Pois, compreendemos que é estudando essas identificações de Cascudo que o entendemos como escritor e além do mais, apontar quais são os objetivos inerentes em sua obra. Desta forma, Canto de Muro está inserido dentro neste complexo escriturário pelo qual o próprio autor, ao longo de seus intensos anos de pesquisa, vai tecendo fios que unem uma produção a outra.
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Mesmo tendo o autor potiguar experimentado as várias experiências escriturárias, como as voltadas ao estudo da Cultura Popular, da História, da etnografia e nos mais variados textos memorialísticos, especialmente neste livro, que Cascudo lança toda uma carga emotiva e sentimental incutindo, numa intensa escrita de si, uma leitura realizada a partir de suas memórias de infância e de vida. Desta forma, nossa pretensão em buscar uma produção neste teor é encontrar as marcas de um Câmara Cascudo escritor de romances, uma atividade inesperada, que revela as marcas de um autor que não foge dos temas que fizeram parte do corpus de sua obra. É a partir deste registro que analisaremos em especial seu envolvimento indireto com os Movimentos Regionalistas e, outrossim, com o Modernismo paulista; problematizaremos que esta referência ao mundo literário esteja em suas obras, ligada, pelo fato do autor se preocupar com as marcas produzidas pelos populares; então devido a esta prerrogativa, consideramos indispensável trabalhar não só os conceitos de cultura popular, mas também os de povo e tradição, traçando um paralelo entre os questionamentos de pesquisadores da área e o próprio entendimento de Câmara Cascudo. Pois, compreendemos que é estudando essas identificações de Cascudo que o entendemos como escritor e além do mais, apontar quais são os objetivos inerentes em sua obra. Desta forma, Canto de Muro está inserido dentro neste complexo escriturário pelo qual o próprio autor, ao longo de seus intensos anos de pesquisa, vai tecendo fios que unem uma produção a outra.This work has the intention to develop a reading of Luís da Câmara Cascudo, from his only published novel, titled as Canto de Muro: Romance de Costumes. Even though the author tried various experiments clerks, as concerned with the study of Popular Culture, history, ethnography, and in various memorialistic texts is in this particular book that Cascudo throws a whole load emotional and sentimental, instilling an intense self-written, performed a reading from his childhood and life memories. Thus, our intention to seek a production at this level is to find the marks of a Câmara Cascudo novelist, an unexpected activity, which shows the marks of an author who does not shun topics that were part of the corpus of his work. It is from this particular record, we will examine its indirect involvement with the Regionalist Movements and moreover with Modernism from São Paulo. We question, that this reference to the literary world in his works is on the fact that the author worry about the marks produced by popular, then, because of this prerogative, we consider essential to work the concepts of popular culture, as well as folk and tradition, drawing a parallel between the questions posed by researchers and own Câmara Cascudo understanding. Well, we understand that studying these identifications of Câmara Cascudo is that we can understand him as a writer, moreover, point out what are the goals inherent in his work. Thus, Canto de Muro is housed within this complex clerk by which the author throughout his years of intense research threads that weaves together a production to another.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGLIMA, Marinalva Vilar de.LIMA, M. V.http://lattes.cnpq.br/1606519856715259SILVA, Marcos Antônio da.SILVA, M. A.BATISTA, Mércia Rejane Rangel.BATISTA, M. R. R.OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.OLIVEIRA, I. B.GNERRE, Maria Lúcia Abaurre.GNERRE, M. L. A.BRANDÃO, Ivone Agra.2012-042022-12-15T22:25:25Z2022-12-152022-12-15T22:25:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28352BRANDÃO, Ivone Agra. Luis da Câmara Cascudo: diálogos com a cultura popular no Romance Canto de Muro 2012. 117f. 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