O PIBID na formação inicial dos professores de história.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Ágda Priscila da.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: LOPES, Fátima Martins.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34224
Resumo: O projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID-MEC-CAPES) surgiu da necessidade de se melhorar os índices de qualidade da educação pública e complementar a formação oferecida aos licenciandos ao proporcionar-lhes a possibilidade de conhecer a realidade do aluno e do ambiente escolar que será/deveria ser o provável campo de atuação de grande maioria após a conclusão do curso. O contato com a realidade por muitas vezes não é oferecido ou é insuficiente nos estágios obrigatórios, o que acarreta o abandono da docência ou o desestímulo de muitos professores recém-formados. Nesse panorama, o PIBID vem ajudar na formação inicial dos futuros professores ao propiciar sua inserção numa comunidade escolar cheia de conflitos e tensões, discutindo as questões de ensino e a importância do professor não só como docente, mas como agente capaz de contribuir na formação dos cidadãos. Este trabalho tem por objetivo propor reflexões acerca da prática do ensino de história na rede pública de educação básica, a partir da experiência desenvolvida pelos discentes do curso de História da UFRN que integram o Subprojeto de História do PIBID. A proposta defendida aqui é a de mudar a corrente visão de que História é uma matéria de pura repetição de datas e fatos, resquícios de um ensino mnemônico. Assim sendo, o Subprojeto, assim como o PIBID como um todo, visa repensar o ensino oferecido, ao pensar novas formas de utilizar os recursos didáticos e a interdisciplinaridade entre as matérias e temas e o uso de eixos temáticos, auxiliando tanto na formação de novos docentes quanto no replanejamento da prática dos que já estão em sala de aula. A reflexão acerca do ensino de história e as atividades desenvolvidas nas turmas de ensino médio da Escola Estadual Professor José Fernandes Machado, situada em Natal/RN e escolhida como campo de atuação do Subprojeto baseiam-se nos pressupostos apresentados nos documentos que regulamentam o ensino no Brasil, como os presentes nos PCNs, no Projeto e no referido Subprojeto do PIBID (História).
id UFCG_91908ecf9ab02866f0a8430f9fa96541
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34224
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O PIBID na formação inicial dos professores de história.The PIBID in the initial training of history teachers.Formação docente - HistóriaFormação inicial - professores de HistóriaPrática de ensino de HistóriaCurso de História - UFRN - PIBIDPIBID História - UFRNFormação de professores de HistóriaPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBIDPIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à DocênciaTeacher training - HistoryInitial training - History teachersHistory teaching practiceHistory Course - UFRN - PIBIDPIBID History - UFRNHistory teacher trainingInstitutional Teaching Initiation Scholarship Program – PIBIDPIBID - Institutional Teaching Initiation Scholarship ProgramHistória.Educação.O projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID-MEC-CAPES) surgiu da necessidade de se melhorar os índices de qualidade da educação pública e complementar a formação oferecida aos licenciandos ao proporcionar-lhes a possibilidade de conhecer a realidade do aluno e do ambiente escolar que será/deveria ser o provável campo de atuação de grande maioria após a conclusão do curso. O contato com a realidade por muitas vezes não é oferecido ou é insuficiente nos estágios obrigatórios, o que acarreta o abandono da docência ou o desestímulo de muitos professores recém-formados. Nesse panorama, o PIBID vem ajudar na formação inicial dos futuros professores ao propiciar sua inserção numa comunidade escolar cheia de conflitos e tensões, discutindo as questões de ensino e a importância do professor não só como docente, mas como agente capaz de contribuir na formação dos cidadãos. Este trabalho tem por objetivo propor reflexões acerca da prática do ensino de história na rede pública de educação básica, a partir da experiência desenvolvida pelos discentes do curso de História da UFRN que integram o Subprojeto de História do PIBID. A proposta defendida aqui é a de mudar a corrente visão de que História é uma matéria de pura repetição de datas e fatos, resquícios de um ensino mnemônico. Assim sendo, o Subprojeto, assim como o PIBID como um todo, visa repensar o ensino oferecido, ao pensar novas formas de utilizar os recursos didáticos e a interdisciplinaridade entre as matérias e temas e o uso de eixos temáticos, auxiliando tanto na formação de novos docentes quanto no replanejamento da prática dos que já estão em sala de aula. A reflexão acerca do ensino de história e as atividades desenvolvidas nas turmas de ensino médio da Escola Estadual Professor José Fernandes Machado, situada em Natal/RN e escolhida como campo de atuação do Subprojeto baseiam-se nos pressupostos apresentados nos documentos que regulamentam o ensino no Brasil, como os presentes nos PCNs, no Projeto e no referido Subprojeto do PIBID (História).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-31T18:14:15Z2024-01-312024-01-31T18:14:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34224SILVA, Ágda Priscila da; LOPES, Fátima Martins. O PIBID na formação inicial dos professores de história. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1756-1762. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34224porSILVA, Ágda Priscila da.LOPES, Fátima Martins.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-31T18:14:44Zoai:localhost:riufcg/34224Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-31T18:14:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O PIBID na formação inicial dos professores de história.
The PIBID in the initial training of history teachers.
title O PIBID na formação inicial dos professores de história.
spellingShingle O PIBID na formação inicial dos professores de história.
SILVA, Ágda Priscila da.
Formação docente - História
Formação inicial - professores de História
Prática de ensino de História
Curso de História - UFRN - PIBID
PIBID História - UFRN
Formação de professores de História
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID
PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Teacher training - History
Initial training - History teachers
History teaching practice
History Course - UFRN - PIBID
PIBID History - UFRN
History teacher training
Institutional Teaching Initiation Scholarship Program – PIBID
PIBID - Institutional Teaching Initiation Scholarship Program
História.
Educação.
title_short O PIBID na formação inicial dos professores de história.
title_full O PIBID na formação inicial dos professores de história.
title_fullStr O PIBID na formação inicial dos professores de história.
title_full_unstemmed O PIBID na formação inicial dos professores de história.
title_sort O PIBID na formação inicial dos professores de história.
author SILVA, Ágda Priscila da.
author_facet SILVA, Ágda Priscila da.
LOPES, Fátima Martins.
author_role author
author2 LOPES, Fátima Martins.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Ágda Priscila da.
LOPES, Fátima Martins.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente - História
Formação inicial - professores de História
Prática de ensino de História
Curso de História - UFRN - PIBID
PIBID História - UFRN
Formação de professores de História
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID
PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Teacher training - History
Initial training - History teachers
History teaching practice
History Course - UFRN - PIBID
PIBID History - UFRN
History teacher training
Institutional Teaching Initiation Scholarship Program – PIBID
PIBID - Institutional Teaching Initiation Scholarship Program
História.
Educação.
topic Formação docente - História
Formação inicial - professores de História
Prática de ensino de História
Curso de História - UFRN - PIBID
PIBID História - UFRN
Formação de professores de História
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID
PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Teacher training - History
Initial training - History teachers
History teaching practice
History Course - UFRN - PIBID
PIBID History - UFRN
History teacher training
Institutional Teaching Initiation Scholarship Program – PIBID
PIBID - Institutional Teaching Initiation Scholarship Program
História.
Educação.
description O projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID-MEC-CAPES) surgiu da necessidade de se melhorar os índices de qualidade da educação pública e complementar a formação oferecida aos licenciandos ao proporcionar-lhes a possibilidade de conhecer a realidade do aluno e do ambiente escolar que será/deveria ser o provável campo de atuação de grande maioria após a conclusão do curso. O contato com a realidade por muitas vezes não é oferecido ou é insuficiente nos estágios obrigatórios, o que acarreta o abandono da docência ou o desestímulo de muitos professores recém-formados. Nesse panorama, o PIBID vem ajudar na formação inicial dos futuros professores ao propiciar sua inserção numa comunidade escolar cheia de conflitos e tensões, discutindo as questões de ensino e a importância do professor não só como docente, mas como agente capaz de contribuir na formação dos cidadãos. Este trabalho tem por objetivo propor reflexões acerca da prática do ensino de história na rede pública de educação básica, a partir da experiência desenvolvida pelos discentes do curso de História da UFRN que integram o Subprojeto de História do PIBID. A proposta defendida aqui é a de mudar a corrente visão de que História é uma matéria de pura repetição de datas e fatos, resquícios de um ensino mnemônico. Assim sendo, o Subprojeto, assim como o PIBID como um todo, visa repensar o ensino oferecido, ao pensar novas formas de utilizar os recursos didáticos e a interdisciplinaridade entre as matérias e temas e o uso de eixos temáticos, auxiliando tanto na formação de novos docentes quanto no replanejamento da prática dos que já estão em sala de aula. A reflexão acerca do ensino de história e as atividades desenvolvidas nas turmas de ensino médio da Escola Estadual Professor José Fernandes Machado, situada em Natal/RN e escolhida como campo de atuação do Subprojeto baseiam-se nos pressupostos apresentados nos documentos que regulamentam o ensino no Brasil, como os presentes nos PCNs, no Projeto e no referido Subprojeto do PIBID (História).
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2024-01-31T18:14:15Z
2024-01-31
2024-01-31T18:14:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34224
SILVA, Ágda Priscila da; LOPES, Fátima Martins. O PIBID na formação inicial dos professores de história. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1756-1762. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34224
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34224
identifier_str_mv SILVA, Ágda Priscila da; LOPES, Fátima Martins. O PIBID na formação inicial dos professores de história. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1756-1762. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744610767929344