O PIBID na formação inicial dos professores de história.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34224 |
Resumo: | O projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID-MEC-CAPES) surgiu da necessidade de se melhorar os índices de qualidade da educação pública e complementar a formação oferecida aos licenciandos ao proporcionar-lhes a possibilidade de conhecer a realidade do aluno e do ambiente escolar que será/deveria ser o provável campo de atuação de grande maioria após a conclusão do curso. O contato com a realidade por muitas vezes não é oferecido ou é insuficiente nos estágios obrigatórios, o que acarreta o abandono da docência ou o desestímulo de muitos professores recém-formados. Nesse panorama, o PIBID vem ajudar na formação inicial dos futuros professores ao propiciar sua inserção numa comunidade escolar cheia de conflitos e tensões, discutindo as questões de ensino e a importância do professor não só como docente, mas como agente capaz de contribuir na formação dos cidadãos. Este trabalho tem por objetivo propor reflexões acerca da prática do ensino de história na rede pública de educação básica, a partir da experiência desenvolvida pelos discentes do curso de História da UFRN que integram o Subprojeto de História do PIBID. A proposta defendida aqui é a de mudar a corrente visão de que História é uma matéria de pura repetição de datas e fatos, resquícios de um ensino mnemônico. Assim sendo, o Subprojeto, assim como o PIBID como um todo, visa repensar o ensino oferecido, ao pensar novas formas de utilizar os recursos didáticos e a interdisciplinaridade entre as matérias e temas e o uso de eixos temáticos, auxiliando tanto na formação de novos docentes quanto no replanejamento da prática dos que já estão em sala de aula. A reflexão acerca do ensino de história e as atividades desenvolvidas nas turmas de ensino médio da Escola Estadual Professor José Fernandes Machado, situada em Natal/RN e escolhida como campo de atuação do Subprojeto baseiam-se nos pressupostos apresentados nos documentos que regulamentam o ensino no Brasil, como os presentes nos PCNs, no Projeto e no referido Subprojeto do PIBID (História). |
id |
UFCG_91908ecf9ab02866f0a8430f9fa96541 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34224 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O PIBID na formação inicial dos professores de história.The PIBID in the initial training of history teachers.Formação docente - HistóriaFormação inicial - professores de HistóriaPrática de ensino de HistóriaCurso de História - UFRN - PIBIDPIBID História - UFRNFormação de professores de HistóriaPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBIDPIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à DocênciaTeacher training - HistoryInitial training - History teachersHistory teaching practiceHistory Course - UFRN - PIBIDPIBID History - UFRNHistory teacher trainingInstitutional Teaching Initiation Scholarship Program – PIBIDPIBID - Institutional Teaching Initiation Scholarship ProgramHistória.Educação.O projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID-MEC-CAPES) surgiu da necessidade de se melhorar os índices de qualidade da educação pública e complementar a formação oferecida aos licenciandos ao proporcionar-lhes a possibilidade de conhecer a realidade do aluno e do ambiente escolar que será/deveria ser o provável campo de atuação de grande maioria após a conclusão do curso. O contato com a realidade por muitas vezes não é oferecido ou é insuficiente nos estágios obrigatórios, o que acarreta o abandono da docência ou o desestímulo de muitos professores recém-formados. Nesse panorama, o PIBID vem ajudar na formação inicial dos futuros professores ao propiciar sua inserção numa comunidade escolar cheia de conflitos e tensões, discutindo as questões de ensino e a importância do professor não só como docente, mas como agente capaz de contribuir na formação dos cidadãos. Este trabalho tem por objetivo propor reflexões acerca da prática do ensino de história na rede pública de educação básica, a partir da experiência desenvolvida pelos discentes do curso de História da UFRN que integram o Subprojeto de História do PIBID. A proposta defendida aqui é a de mudar a corrente visão de que História é uma matéria de pura repetição de datas e fatos, resquícios de um ensino mnemônico. Assim sendo, o Subprojeto, assim como o PIBID como um todo, visa repensar o ensino oferecido, ao pensar novas formas de utilizar os recursos didáticos e a interdisciplinaridade entre as matérias e temas e o uso de eixos temáticos, auxiliando tanto na formação de novos docentes quanto no replanejamento da prática dos que já estão em sala de aula. A reflexão acerca do ensino de história e as atividades desenvolvidas nas turmas de ensino médio da Escola Estadual Professor José Fernandes Machado, situada em Natal/RN e escolhida como campo de atuação do Subprojeto baseiam-se nos pressupostos apresentados nos documentos que regulamentam o ensino no Brasil, como os presentes nos PCNs, no Projeto e no referido Subprojeto do PIBID (História).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-31T18:14:15Z2024-01-312024-01-31T18:14:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34224SILVA, Ágda Priscila da; LOPES, Fátima Martins. O PIBID na formação inicial dos professores de história. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1756-1762. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34224porSILVA, Ágda Priscila da.LOPES, Fátima Martins.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-31T18:14:44Zoai:localhost:riufcg/34224Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-31T18:14:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PIBID na formação inicial dos professores de história. The PIBID in the initial training of history teachers. |
title |
O PIBID na formação inicial dos professores de história. |
spellingShingle |
O PIBID na formação inicial dos professores de história. SILVA, Ágda Priscila da. Formação docente - História Formação inicial - professores de História Prática de ensino de História Curso de História - UFRN - PIBID PIBID História - UFRN Formação de professores de História Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Teacher training - History Initial training - History teachers History teaching practice History Course - UFRN - PIBID PIBID History - UFRN History teacher training Institutional Teaching Initiation Scholarship Program – PIBID PIBID - Institutional Teaching Initiation Scholarship Program História. Educação. |
title_short |
O PIBID na formação inicial dos professores de história. |
title_full |
O PIBID na formação inicial dos professores de história. |
title_fullStr |
O PIBID na formação inicial dos professores de história. |
title_full_unstemmed |
O PIBID na formação inicial dos professores de história. |
title_sort |
O PIBID na formação inicial dos professores de história. |
author |
SILVA, Ágda Priscila da. |
author_facet |
SILVA, Ágda Priscila da. LOPES, Fátima Martins. |
author_role |
author |
author2 |
LOPES, Fátima Martins. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Ágda Priscila da. LOPES, Fátima Martins. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente - História Formação inicial - professores de História Prática de ensino de História Curso de História - UFRN - PIBID PIBID História - UFRN Formação de professores de História Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Teacher training - History Initial training - History teachers History teaching practice History Course - UFRN - PIBID PIBID History - UFRN History teacher training Institutional Teaching Initiation Scholarship Program – PIBID PIBID - Institutional Teaching Initiation Scholarship Program História. Educação. |
topic |
Formação docente - História Formação inicial - professores de História Prática de ensino de História Curso de História - UFRN - PIBID PIBID História - UFRN Formação de professores de História Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Teacher training - History Initial training - History teachers History teaching practice History Course - UFRN - PIBID PIBID History - UFRN History teacher training Institutional Teaching Initiation Scholarship Program – PIBID PIBID - Institutional Teaching Initiation Scholarship Program História. Educação. |
description |
O projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID-MEC-CAPES) surgiu da necessidade de se melhorar os índices de qualidade da educação pública e complementar a formação oferecida aos licenciandos ao proporcionar-lhes a possibilidade de conhecer a realidade do aluno e do ambiente escolar que será/deveria ser o provável campo de atuação de grande maioria após a conclusão do curso. O contato com a realidade por muitas vezes não é oferecido ou é insuficiente nos estágios obrigatórios, o que acarreta o abandono da docência ou o desestímulo de muitos professores recém-formados. Nesse panorama, o PIBID vem ajudar na formação inicial dos futuros professores ao propiciar sua inserção numa comunidade escolar cheia de conflitos e tensões, discutindo as questões de ensino e a importância do professor não só como docente, mas como agente capaz de contribuir na formação dos cidadãos. Este trabalho tem por objetivo propor reflexões acerca da prática do ensino de história na rede pública de educação básica, a partir da experiência desenvolvida pelos discentes do curso de História da UFRN que integram o Subprojeto de História do PIBID. A proposta defendida aqui é a de mudar a corrente visão de que História é uma matéria de pura repetição de datas e fatos, resquícios de um ensino mnemônico. Assim sendo, o Subprojeto, assim como o PIBID como um todo, visa repensar o ensino oferecido, ao pensar novas formas de utilizar os recursos didáticos e a interdisciplinaridade entre as matérias e temas e o uso de eixos temáticos, auxiliando tanto na formação de novos docentes quanto no replanejamento da prática dos que já estão em sala de aula. A reflexão acerca do ensino de história e as atividades desenvolvidas nas turmas de ensino médio da Escola Estadual Professor José Fernandes Machado, situada em Natal/RN e escolhida como campo de atuação do Subprojeto baseiam-se nos pressupostos apresentados nos documentos que regulamentam o ensino no Brasil, como os presentes nos PCNs, no Projeto e no referido Subprojeto do PIBID (História). |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2024-01-31T18:14:15Z 2024-01-31 2024-01-31T18:14:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34224 SILVA, Ágda Priscila da; LOPES, Fátima Martins. O PIBID na formação inicial dos professores de história. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1756-1762. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34224 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34224 |
identifier_str_mv |
SILVA, Ágda Priscila da; LOPES, Fátima Martins. O PIBID na formação inicial dos professores de história. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1756-1762. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744610767929344 |