Formação docente inicial: experiências e vivências no  PIBID.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMOS, Daniela Cristina Pereira.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20000
Resumo: Considerando a importância que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á docência (PIBID) vem adquirindo desde sua criação, com a finalidade de estimular á iniciação á docência, e contribuir com o desenvolvimento e melhoria do ensino na rede básica de educação, objetivamos nesta pesquisa destacar os processos e discursos que envolvem a formação inicial docente em História. No entanto, a análise aqui empreendida se deu através da aplicação de questionários aos bolsistas de iniciação a docência do subprojeto de História do CFP, bem como bolsistas de demais subprojetos,cuja a transcrição respeitou a escrita dos entrevistados, análise de materiais como imagens e relatos presentes nas páginas da internet PIBID Depressão, e Grupo Nacional do PIBID no Facebook. Além dessa metodologia analisou-­se informações através de documentos públicos sobre o PIBID, tais como: documentos oficiais, como relatórios de gestão emitidos pela DEB/CAPES, editais e portarias adicionais a esses documentos, realizou­se pesquisas bibliográficas com relação à contribuição o PIBID para a formação inicial docente. Por meio dos resultados pôde-se perceber a importância das ações realizadas pelo programa para a formação dos bolsistas de iniciação a docência, Os bolsistas ID são beneficiados através da troca de experiência e contato como licenciando, com o futuro ambiente de trabalho dos mesmos.
id UFCG_dbc6b5c9253e1830b9f5b5bbb3304732
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/20000
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling  Formação docente inicial: experiências e vivências no  PIBID.Initial teacher education: experiences and experiences in PIBID.Formação de professoresAlunos- cursos de históriaPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBIDTeacher trainingStudents - History CoursesInstitutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBIDHistória.Considerando a importância que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á docência (PIBID) vem adquirindo desde sua criação, com a finalidade de estimular á iniciação á docência, e contribuir com o desenvolvimento e melhoria do ensino na rede básica de educação, objetivamos nesta pesquisa destacar os processos e discursos que envolvem a formação inicial docente em História. No entanto, a análise aqui empreendida se deu através da aplicação de questionários aos bolsistas de iniciação a docência do subprojeto de História do CFP, bem como bolsistas de demais subprojetos,cuja a transcrição respeitou a escrita dos entrevistados, análise de materiais como imagens e relatos presentes nas páginas da internet PIBID Depressão, e Grupo Nacional do PIBID no Facebook. Além dessa metodologia analisou-­se informações através de documentos públicos sobre o PIBID, tais como: documentos oficiais, como relatórios de gestão emitidos pela DEB/CAPES, editais e portarias adicionais a esses documentos, realizou­se pesquisas bibliográficas com relação à contribuição o PIBID para a formação inicial docente. Por meio dos resultados pôde-se perceber a importância das ações realizadas pelo programa para a formação dos bolsistas de iniciação a docência, Os bolsistas ID são beneficiados através da troca de experiência e contato como licenciando, com o futuro ambiente de trabalho dos mesmos.Considering the importance which the Institutional Program of scholarship initiation the teaching (PIBID) has acquired since its creation, with goal to stimulate initial teaching, and contribute with the development and basic education improvement, we objectify in this search highlight the processes and speeches which involve the initial formation in history. However, the analysis here undertaken was done through the use of questionnaires to the scholarship students of subproject of history, as well as scholarship students of others subprojects, whose transcription respected the writing of respondents, material analysis as images and reports in PIBID internet pages depression and PIBID national group in Facebook. Beyond this methodology we analyze information through the public documents about PIBID, such as: official documents, as management reports issued by DEB/CAPES, additional notices and ordinances to these documents we made a bibliographical search relative to the PIBID contribution to initial teacher formation. By the results we realized the importance of actions taken by program to scholarship student formation, they are benefit through the experiences and of the contact with their environment future work.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTANA, Rosemere Olimpio de.SANTANA, Rosemere O.http://lattes.cnpq.br/6172861753799782MOREIRA NETO, Mariana.FARIAS, Leonardo Bruno.RAMOS, Daniela Cristina Pereira.2016-06-022021-07-13T10:38:49Z2021-07-132021-07-13T10:38:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20000RAMOS, Daniela Cristina Pereira.Formação docente inicial: experiências e vivências no PIBID. 2016. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil,2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-20T10:34:30Zoai:localhost:riufcg/20000Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-20T10:34:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv  Formação docente inicial: experiências e vivências no  PIBID.
Initial teacher education: experiences and experiences in PIBID.
title  Formação docente inicial: experiências e vivências no  PIBID.
spellingShingle  Formação docente inicial: experiências e vivências no  PIBID.
RAMOS, Daniela Cristina Pereira.
Formação de professores
Alunos- cursos de história
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID
Teacher training
Students - History Courses
Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID
História.
title_short  Formação docente inicial: experiências e vivências no  PIBID.
title_full  Formação docente inicial: experiências e vivências no  PIBID.
title_fullStr  Formação docente inicial: experiências e vivências no  PIBID.
title_full_unstemmed  Formação docente inicial: experiências e vivências no  PIBID.
title_sort  Formação docente inicial: experiências e vivências no  PIBID.
author RAMOS, Daniela Cristina Pereira.
author_facet RAMOS, Daniela Cristina Pereira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTANA, Rosemere Olimpio de.
SANTANA, Rosemere O.
http://lattes.cnpq.br/6172861753799782
MOREIRA NETO, Mariana.
FARIAS, Leonardo Bruno.
dc.contributor.author.fl_str_mv RAMOS, Daniela Cristina Pereira.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Alunos- cursos de história
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID
Teacher training
Students - History Courses
Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID
História.
topic Formação de professores
Alunos- cursos de história
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID
Teacher training
Students - History Courses
Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID
História.
description Considerando a importância que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á docência (PIBID) vem adquirindo desde sua criação, com a finalidade de estimular á iniciação á docência, e contribuir com o desenvolvimento e melhoria do ensino na rede básica de educação, objetivamos nesta pesquisa destacar os processos e discursos que envolvem a formação inicial docente em História. No entanto, a análise aqui empreendida se deu através da aplicação de questionários aos bolsistas de iniciação a docência do subprojeto de História do CFP, bem como bolsistas de demais subprojetos,cuja a transcrição respeitou a escrita dos entrevistados, análise de materiais como imagens e relatos presentes nas páginas da internet PIBID Depressão, e Grupo Nacional do PIBID no Facebook. Além dessa metodologia analisou-­se informações através de documentos públicos sobre o PIBID, tais como: documentos oficiais, como relatórios de gestão emitidos pela DEB/CAPES, editais e portarias adicionais a esses documentos, realizou­se pesquisas bibliográficas com relação à contribuição o PIBID para a formação inicial docente. Por meio dos resultados pôde-se perceber a importância das ações realizadas pelo programa para a formação dos bolsistas de iniciação a docência, Os bolsistas ID são beneficiados através da troca de experiência e contato como licenciando, com o futuro ambiente de trabalho dos mesmos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-02
2021-07-13T10:38:49Z
2021-07-13
2021-07-13T10:38:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20000
RAMOS, Daniela Cristina Pereira.Formação docente inicial: experiências e vivências no PIBID. 2016. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil,2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20000
identifier_str_mv RAMOS, Daniela Cristina Pereira.Formação docente inicial: experiências e vivências no PIBID. 2016. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil,2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744500195590144