A pedagogia de projetos no ensino de história nos anos finais do Ensino Fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SARAIVA, Isabelly Serise Almeida.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28974
Resumo: Este estudo visa analisar a aplicação da pedagogia de projetos no ensino de história nos anos finais do Ensino Fundamental, que foram realizados no Colégio Pequeno Príncipe, escola da rede privada de ensino do município de Lavras da Mangabeira - CE. O objetivo geral deste trabalho é analisar a execução da pedagogia de projetos no ensino de história nos anos finais do ensino fundamental, no Colégio Pequeno Príncipe, uma escola da rede privada de ensino da cidade de Lavras da Mangabeira - CE. Como objetivos específicos, apontamos os seguintes itens: Identificar projetos de história desenvolvidos nas series finais do ensino fundamental; Acompanhar o desenvolvimento dos projetos propostos; Avaliar a contribuição dos projetos no ensino de história e relacioná-los com o aprendizado dos educandos. Como fundamentação teórica temos Bittencourt (2009), que analisa o estudo de história, Silva e Tavares (2010), que falam sobre a pedagogia de projetos e Cordeiro (2007), que trata dos pensadores da pedagogia de projetos. Além de uma breve analise sobre as leis que regem o ensino de história atualmente, a LDB (1996) e a BNCC (2017). A partir da elaboração de quatro projetos, minha cidade tem história, que visa tratar da história da cidade de Lavras da Mangabeira - CE, vidas negras importam, que trabalha a importância do negro e do índio para a construção da sociedade brasileira, uma aula de campo a cidade de Juazeiro do Norte - CE, onde fizemos uma visita ao Horto e ao museu vivo do Padre Cicero, e a apresentação do filme o menino que descobriu o vento. A pesquisa se faz por meio da pesquisa intervenção por ser realizada pela pesquisadora e docente da escola, a pedagogia de projeto é utilizada como elementos pedagógico que contribui para a construção da aprendizagem dos discentes, inserindo os mesmos diretamente no processo ensino-aprendizagem. Concluímos, pois, que o uso da pedagogia de projetos é extremamente vantajoso para os discentes e para os professores e que com os avanços da educação e da informação que chega cada vez mais rápido até nos, o uso de metodologias ativas é essencial para chamar a atenção dos alunos de volta a sala de aula, sem que o mesmo perca o interesse pelo que está proposto na grade curricular escolar.
id UFCG_933280732c0c540aa5abbda49653f6b9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28974
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A pedagogia de projetos no ensino de história nos anos finais do Ensino Fundamental.The pedagogy of projects in the teaching of history in the final years of Elementary School.História - ensinoPedagogia de projetosEnsino FundamentalProjetos de ensinoHistory - teachingProject PedagogyElementary SchoolTeaching projectsHistória.Este estudo visa analisar a aplicação da pedagogia de projetos no ensino de história nos anos finais do Ensino Fundamental, que foram realizados no Colégio Pequeno Príncipe, escola da rede privada de ensino do município de Lavras da Mangabeira - CE. O objetivo geral deste trabalho é analisar a execução da pedagogia de projetos no ensino de história nos anos finais do ensino fundamental, no Colégio Pequeno Príncipe, uma escola da rede privada de ensino da cidade de Lavras da Mangabeira - CE. Como objetivos específicos, apontamos os seguintes itens: Identificar projetos de história desenvolvidos nas series finais do ensino fundamental; Acompanhar o desenvolvimento dos projetos propostos; Avaliar a contribuição dos projetos no ensino de história e relacioná-los com o aprendizado dos educandos. Como fundamentação teórica temos Bittencourt (2009), que analisa o estudo de história, Silva e Tavares (2010), que falam sobre a pedagogia de projetos e Cordeiro (2007), que trata dos pensadores da pedagogia de projetos. Além de uma breve analise sobre as leis que regem o ensino de história atualmente, a LDB (1996) e a BNCC (2017). A partir da elaboração de quatro projetos, minha cidade tem história, que visa tratar da história da cidade de Lavras da Mangabeira - CE, vidas negras importam, que trabalha a importância do negro e do índio para a construção da sociedade brasileira, uma aula de campo a cidade de Juazeiro do Norte - CE, onde fizemos uma visita ao Horto e ao museu vivo do Padre Cicero, e a apresentação do filme o menino que descobriu o vento. A pesquisa se faz por meio da pesquisa intervenção por ser realizada pela pesquisadora e docente da escola, a pedagogia de projeto é utilizada como elementos pedagógico que contribui para a construção da aprendizagem dos discentes, inserindo os mesmos diretamente no processo ensino-aprendizagem. Concluímos, pois, que o uso da pedagogia de projetos é extremamente vantajoso para os discentes e para os professores e que com os avanços da educação e da informação que chega cada vez mais rápido até nos, o uso de metodologias ativas é essencial para chamar a atenção dos alunos de volta a sala de aula, sem que o mesmo perca o interesse pelo que está proposto na grade curricular escolar.This study aims to analyze the application of project pedagogy in history teaching in the final years of Elementary School, which were held at Colégio Pequeno Príncipe, a private school in the municipality of Lavras da Mangabeira - CE. The general objective of this work is to analyze the execution of the pedagogy of projects in the teaching of history in the final years of elementary school, at Colégio Pequeno Príncipe, a private school in the city of Lavras da Mangabeira CE. As specific objectives, we point out the following items: Identify history projects developed in the final grades of elementary school; Monitor the development of proposed projects; Evaluate the contribution of projects in teaching history and relate them to student learning. As a theoretical foundation, we have Bittencourt (2009), who analyzes the study of history, Silva and Tavares (2010), who talk about project pedagogy, and Cordeiro (2007), who deals with project pedagogy thinkers. In addition to a brief analysis of the laws that currently govern the teaching of history, the LDB (1996) and the BNCC (2017). From the elaboration of four projects, my city has history, which aims to deal with the history of the city of Lavras da Mangabeira - CE, black lives matter, which works on the importance of blacks and indigenous people for the construction of Brazilian society, a class of field the city of Juazeiro do Norte - CE, where we visited the Horto and the living museum of Padre Cicero, and the presentation of the film the boy who harnessed the wind. The research is carried out through intervention research, as it is carried out by the researcher and the school's teacher, the project pedagogy is used as pedagogical elements that contribute to the construction of students' learning, inserting them directly into the teaching-learning process. We conclude, therefore, that the use of project pedagogy is extremely advantageous for students and teachers and that with advances in education and information that reaches us faster and faster, the use of active methodologies is essential to draw students' attention back to the classroom, without losing interest in what is proposed in the school curriculum.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, Maria Janete de.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581CUNHA , Ane Cristine Herminio.SOUSA, Silva Vieira de.SARAIVA, Isabelly Serise Almeida.2022-02-102023-03-06T14:47:54Z2023-03-062023-03-06T14:47:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28974SARAIVA, Isabelly Serise Almeida. A pedagogia de projetos no ensino de história nos anos finais do Ensino Fundamental. 2023. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-03-06T14:47:54Zoai:localhost:riufcg/28974Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-03-06T14:47:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia de projetos no ensino de história nos anos finais do Ensino Fundamental.
The pedagogy of projects in the teaching of history in the final years of Elementary School.
title A pedagogia de projetos no ensino de história nos anos finais do Ensino Fundamental.
spellingShingle A pedagogia de projetos no ensino de história nos anos finais do Ensino Fundamental.
SARAIVA, Isabelly Serise Almeida.
História - ensino
Pedagogia de projetos
Ensino Fundamental
Projetos de ensino
History - teaching
Project Pedagogy
Elementary School
Teaching projects
História.
title_short A pedagogia de projetos no ensino de história nos anos finais do Ensino Fundamental.
title_full A pedagogia de projetos no ensino de história nos anos finais do Ensino Fundamental.
title_fullStr A pedagogia de projetos no ensino de história nos anos finais do Ensino Fundamental.
title_full_unstemmed A pedagogia de projetos no ensino de história nos anos finais do Ensino Fundamental.
title_sort A pedagogia de projetos no ensino de história nos anos finais do Ensino Fundamental.
author SARAIVA, Isabelly Serise Almeida.
author_facet SARAIVA, Isabelly Serise Almeida.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, Maria Janete de.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
CUNHA , Ane Cristine Herminio.
SOUSA, Silva Vieira de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SARAIVA, Isabelly Serise Almeida.
dc.subject.por.fl_str_mv História - ensino
Pedagogia de projetos
Ensino Fundamental
Projetos de ensino
History - teaching
Project Pedagogy
Elementary School
Teaching projects
História.
topic História - ensino
Pedagogia de projetos
Ensino Fundamental
Projetos de ensino
History - teaching
Project Pedagogy
Elementary School
Teaching projects
História.
description Este estudo visa analisar a aplicação da pedagogia de projetos no ensino de história nos anos finais do Ensino Fundamental, que foram realizados no Colégio Pequeno Príncipe, escola da rede privada de ensino do município de Lavras da Mangabeira - CE. O objetivo geral deste trabalho é analisar a execução da pedagogia de projetos no ensino de história nos anos finais do ensino fundamental, no Colégio Pequeno Príncipe, uma escola da rede privada de ensino da cidade de Lavras da Mangabeira - CE. Como objetivos específicos, apontamos os seguintes itens: Identificar projetos de história desenvolvidos nas series finais do ensino fundamental; Acompanhar o desenvolvimento dos projetos propostos; Avaliar a contribuição dos projetos no ensino de história e relacioná-los com o aprendizado dos educandos. Como fundamentação teórica temos Bittencourt (2009), que analisa o estudo de história, Silva e Tavares (2010), que falam sobre a pedagogia de projetos e Cordeiro (2007), que trata dos pensadores da pedagogia de projetos. Além de uma breve analise sobre as leis que regem o ensino de história atualmente, a LDB (1996) e a BNCC (2017). A partir da elaboração de quatro projetos, minha cidade tem história, que visa tratar da história da cidade de Lavras da Mangabeira - CE, vidas negras importam, que trabalha a importância do negro e do índio para a construção da sociedade brasileira, uma aula de campo a cidade de Juazeiro do Norte - CE, onde fizemos uma visita ao Horto e ao museu vivo do Padre Cicero, e a apresentação do filme o menino que descobriu o vento. A pesquisa se faz por meio da pesquisa intervenção por ser realizada pela pesquisadora e docente da escola, a pedagogia de projeto é utilizada como elementos pedagógico que contribui para a construção da aprendizagem dos discentes, inserindo os mesmos diretamente no processo ensino-aprendizagem. Concluímos, pois, que o uso da pedagogia de projetos é extremamente vantajoso para os discentes e para os professores e que com os avanços da educação e da informação que chega cada vez mais rápido até nos, o uso de metodologias ativas é essencial para chamar a atenção dos alunos de volta a sala de aula, sem que o mesmo perca o interesse pelo que está proposto na grade curricular escolar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-10
2023-03-06T14:47:54Z
2023-03-06
2023-03-06T14:47:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28974
SARAIVA, Isabelly Serise Almeida. A pedagogia de projetos no ensino de história nos anos finais do Ensino Fundamental. 2023. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28974
identifier_str_mv SARAIVA, Isabelly Serise Almeida. A pedagogia de projetos no ensino de história nos anos finais do Ensino Fundamental. 2023. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744570068500480