O brincar como dispositivo na análise com crianças.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Jéssica da Silva.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15890
Resumo: O brincar, fenômeno que vem sendo estudado por diversas áreas como Psicologia, Pedagogia e Sociologia, ganha destaque na Psicanálise uma vez que enfatiza a manifestação dos conteúdos inconscientes infantis através da utilização de brinquedos, jogos e desenhos. Sabendo que o sujeito busca a análise para lidar com algum mal-estar, temos a criança, que geralmente é levada aos consultórios “psi” através de uma queixa trazida pelo casal parental, instituição ou profissionais de saúde, a fim de solucionar problemas comportamentais ou de aprendizagem. Entretanto, o desejo de iniciar uma análise é inicialmente do Outro e não da criança. Dessa forma, veremos o brincar na cena analítica e o efeito terapêutico que este possui, através da transferência com a criança, que inicialmente é estabelecida com os pais, que são fundamentais na cooperação com o analista para a evolução do tratamento. Nossa metodologia de trabalho foi partir de um caso clínico acompanhado no Serviço Escola de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande atrelando aos conceitos: a transicionalidade e o brincar, a partir de Winnicott, bem como a transferência, conceito fundamental na relação paciente-analista, pais-analista.
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spelling O brincar como dispositivo na análise com crianças.Playing as a device in the analysis with children.El juego como dispositivo en el análisis con niños.BrincarTransferênciaCriançaPsicanálisePlayingTransferenceChildPsychoanalysisJuegoNiñoPsicoanálisisPsicologiaO brincar, fenômeno que vem sendo estudado por diversas áreas como Psicologia, Pedagogia e Sociologia, ganha destaque na Psicanálise uma vez que enfatiza a manifestação dos conteúdos inconscientes infantis através da utilização de brinquedos, jogos e desenhos. Sabendo que o sujeito busca a análise para lidar com algum mal-estar, temos a criança, que geralmente é levada aos consultórios “psi” através de uma queixa trazida pelo casal parental, instituição ou profissionais de saúde, a fim de solucionar problemas comportamentais ou de aprendizagem. Entretanto, o desejo de iniciar uma análise é inicialmente do Outro e não da criança. Dessa forma, veremos o brincar na cena analítica e o efeito terapêutico que este possui, através da transferência com a criança, que inicialmente é estabelecida com os pais, que são fundamentais na cooperação com o analista para a evolução do tratamento. Nossa metodologia de trabalho foi partir de um caso clínico acompanhado no Serviço Escola de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande atrelando aos conceitos: a transicionalidade e o brincar, a partir de Winnicott, bem como a transferência, conceito fundamental na relação paciente-analista, pais-analista.The play, a phenomenon that has been studied in various areas such as Psychology, Pedagogy and Sociology, is highlighted in psychoanalysis since emphasizes the manifestation of child unconscious contents by the use of toys, games and drawings. Knowing that the subject tries to analyze to deal with some discomfort, have a child, which is usually taken to offices "psi" by a complaint brought by the parental couple, institution or health professionals in order to solve behavioral problems or of learning. However, the desire to start an analysis is initially the Other and not the child. Thus, we see the play in the analytical scene and the therapeutic effect this has, by transferring to the child, which is initially established with the parents, who are fundamental in cooperation with the analyst for the progress of treatment. Our work methodology was from a clinical case in the School of Psychology Service at the Federal University of Campina Grande tying the concepts: transitionality and play, from Winnicott, and the transfer, a key concept in the patient-analyst and parents analyst relationship.El juego, fenómeno que ha sido estudiado por diversas áreas como la Psicología, la Pedagogía y la Sociología, gana protagonismo en el Psicoanálisis ya que enfatiza la manifestación de los contenidos inconscientes de los niños a través del uso de juguetes, juegos y dibujos. Sabiendo que el tema busca análisis para tratar algún malestar, tenemos al niño, que suele ser llevado a los consultorios de "psi" a través de una denuncia interpuesta por la pareja de padres, institución o profesionales de la salud, con el fin de solucionar problemas de conducta o de aprendizaje. . Sin embargo, el deseo de iniciar un análisis es inicialmente del Otro y no del niño. De esta manera, veremos el juego en la escena analítica y el efecto terapéutico que tiene, a través de la transferencia con el niño, que inicialmente se establece con los padres, quienes son fundamentales en la cooperación con el analista para la evolución del tratamiento. . Nuestra metodología de trabajo se basó en un caso clínico monitoreado en el Servicio de la Escuela de Psicología de la Universidad Federal de Campina Grande, vinculando los conceptos: transicionalidad y juego, de Winnicott, así como transferencia, concepto fundamental en la relación paciente-analista, padre-analista.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSUFCGLINS, Isabela Lemos Arteiro Ribeiro.LINS, I. L. A. R.NÓBREGA, Karynna Magalhães Barros da.MARTINS, Jéssica da Silva.2016-05-242020-10-05T19:20:24Z2020-10-052020-10-05T19:20:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15890MARTINS, Jéssica da Silva. O brincar como dispositivo na análise com crianças. 2016. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. 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