Direito à alimentação escolar e relevância nutricional aos escolares do ensino fundamental em escola pública.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21742 |
Resumo: | A Constituição Federal de 1988 assegura a alimentação saudável à população como um dos direitos humanos sociais e fundamentais. No âmbito educacional público, espaço vulnerável às necessidades nutricionais dos estudantes, políticas públicas visam suprir a carência nutricional de crianças e adolescentes na superação à fragilidade alimentar das famílias, exigindo-se práticas alimentares saudáveis e compatíveis as exigências funcionais do educando. A suplementação alimentar tem aporte no PNAE, visando atender 15% da nutrição dos alunos. O presente estudo objetivou compreender os direitos fundamentais à alimentação e a importância nutricional na rede escolar pública. A pesquisa baseou-se na revisão de periódicos e normativos inerentes ao PNAE e a influência nutricional aos escolares, com ênfase no município de Triunfo- PB. Os dados de 2016 apontam o País com cerca de 27,5 milhões de estudantes no ensino fundamental. Na Paraíba, são 587 mil em 2014. Em Triunfo- PB, o índice é 1.219 atendidos em 2015; os itens alimentícios são adquiridos na região pela Secretaria de Educação. Observa-se que, o cardápio atende parcialmente ao PNAE; dados oficiais são pouco transparentes. Verifica-se necessidade de mudanças na gestão dos recursos, aquisição dos alimentos e atendimento ao cardápio, visando garantir a segurança alimentar dos educandos. |
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Direito à alimentação escolar e relevância nutricional aos escolares do ensino fundamental em escola pública.Right to school meals and nutritional relevance for elementary school students in public schools.Alimentação escolarPrograma Nacional de Alimentação Escolar-PNAEDireitos fundamentaisNutrição escolarSchool mealsNational School Feeding Program-PNAEFundamental rightsSchool nutritionCiências Biológicas.A Constituição Federal de 1988 assegura a alimentação saudável à população como um dos direitos humanos sociais e fundamentais. No âmbito educacional público, espaço vulnerável às necessidades nutricionais dos estudantes, políticas públicas visam suprir a carência nutricional de crianças e adolescentes na superação à fragilidade alimentar das famílias, exigindo-se práticas alimentares saudáveis e compatíveis as exigências funcionais do educando. A suplementação alimentar tem aporte no PNAE, visando atender 15% da nutrição dos alunos. O presente estudo objetivou compreender os direitos fundamentais à alimentação e a importância nutricional na rede escolar pública. A pesquisa baseou-se na revisão de periódicos e normativos inerentes ao PNAE e a influência nutricional aos escolares, com ênfase no município de Triunfo- PB. Os dados de 2016 apontam o País com cerca de 27,5 milhões de estudantes no ensino fundamental. Na Paraíba, são 587 mil em 2014. Em Triunfo- PB, o índice é 1.219 atendidos em 2015; os itens alimentícios são adquiridos na região pela Secretaria de Educação. Observa-se que, o cardápio atende parcialmente ao PNAE; dados oficiais são pouco transparentes. Verifica-se necessidade de mudanças na gestão dos recursos, aquisição dos alimentos e atendimento ao cardápio, visando garantir a segurança alimentar dos educandos.The 1988 Federal Constitution ensures healthy food for the population as a social and fundamental human rights. In the scope of public education, a space vulnerable to the nutritional needs of students, public policies aim to supply the nutritional deficiency of children and adolescents in overcoming the food lack of families, requiring healthy eating practices and compatible with the functional requirements of the learner. Food supplementation has a contribution in PNAE, aiming at attend 15% of the students' nutrition. The present essay has objected to understand the fundamental rights to food and the nutritional significance in the public school realm. The research was based on the review of periodicals and normatives inherent to the PNAE and the nutritional influence on the students, with emphasis in the city of Triunfo-PB. The datas of 2016 indicate the Country with about 27.5 million students in primary education. In Paraíba, there are 587 thousand in 2015. In Triunfo-PB, the index is 1,219 met; Food items are purchased in the region by the Secretary of Education. It is observed that the menu partially serves the PNAE; Official data are poorly transparent. There is a need for changes in the management of resources, food acquisition and attendance to the menu, in order to guarantee the food security of students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALMEIDA, José Cezario de.ALMEIDA, J. C.http://lattes.cnpq.br/0014810904673841BARROS, José Deomar de Souza.BARRETO, Veruska Pedrosa.TEIXEIRA, Bruna Gonçalves.2017-08-242021-10-29T13:46:19Z2021-10-292021-10-29T13:46:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21742TEIXEIRA, Bruna Gonçalves. Direito à alimentação escolar e relevância nutricional aos escolares do ensino fundamental em escola pública. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-01T20:10:44Zoai:localhost:riufcg/21742Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-01T20:10:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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