A contação de histórias na Unidade de Educação Infantil da UFCG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Ana Gerlany Diniz de.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28616
Resumo: Neste trabalho buscou-se analisar e expor a importância da contação de histórias para aprendizagem na Educação Infantil e verificar alguns efeitos das narrativas orais, ou seja, as possibilidades decorrentes para a formação de alunos-leitores e, através das observações, descobrir se o desempenho do professor durante a contação de histórias influencia o interesse do aluno em ler outros livros. A parte da pesquisa dos dados foi desenvolvida em um ambiente escolar na Unidade de Educação infantil da UFCG com alunos de Educação Infantil com faixa etária de dois a cinco anos. Através dos resultados deste estudo foi possível reconhecer que a contação de histórias é uma estratégia importante na formação do leitor, garantindo para criança o enriquecimento do processo educacional sob uma perspectiva que valoriza a constituição de um sujeito critico e reflexivo. Para a nossa discussão recorreu-se aos estudos de alguns autores a respeito do tema, são eles: Abramovich (2006 e 2007), Busatto (2006), Zilberman (1994), Maria José Palo e Maria Rosa D. Oliveira (1986), como também de alguns artigos de Ana Claúdia Ramos (2011). Ambos privilegiam a contação de histórias, destacando como uma prática que deve ser valorizada e desenvolvida no meio escolar para potencializar a imaginação, a linguagem, a atenção, a memória, o gosto pela leitura e outras habilidades humanas.
id UFCG_957f44b661c3920fa707560a2d52db62
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28616
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A contação de histórias na Unidade de Educação Infantil da UFCG.Storytelling at the UFCG Early Childhood Education Unit.Contação de históriasStorytellingHistórias infantisChildren's storiesUnidade de Educação Infantil - UFCGChild Education Unit - UFCGLiteratura infanto-juvenilChildren's LiteratureEducação infantilChild educationNarrativas orais - literatura infantilOral narratives - children's literatureLinguística EducaçãoNeste trabalho buscou-se analisar e expor a importância da contação de histórias para aprendizagem na Educação Infantil e verificar alguns efeitos das narrativas orais, ou seja, as possibilidades decorrentes para a formação de alunos-leitores e, através das observações, descobrir se o desempenho do professor durante a contação de histórias influencia o interesse do aluno em ler outros livros. A parte da pesquisa dos dados foi desenvolvida em um ambiente escolar na Unidade de Educação infantil da UFCG com alunos de Educação Infantil com faixa etária de dois a cinco anos. Através dos resultados deste estudo foi possível reconhecer que a contação de histórias é uma estratégia importante na formação do leitor, garantindo para criança o enriquecimento do processo educacional sob uma perspectiva que valoriza a constituição de um sujeito critico e reflexivo. Para a nossa discussão recorreu-se aos estudos de alguns autores a respeito do tema, são eles: Abramovich (2006 e 2007), Busatto (2006), Zilberman (1994), Maria José Palo e Maria Rosa D. Oliveira (1986), como também de alguns artigos de Ana Claúdia Ramos (2011). Ambos privilegiam a contação de histórias, destacando como uma prática que deve ser valorizada e desenvolvida no meio escolar para potencializar a imaginação, a linguagem, a atenção, a memória, o gosto pela leitura e outras habilidades humanas.Neste trabajo se buscó analizar y mostrar la importancia del contar historias para aprendizaje en la Educación Infantil y verificar algunos efectos de las narrativas orales, o sea, las posibilidades decurrentes para la formación de alumnos-lectores, y a través de las observaciones descubrir se lo desempeño del profesor durante el contar de historias influencia lo interés del alumno en hacer lecturas de otros libros. Situándose en el campo de las observaciones cualitativas, por siguientes descriptivas e interpretativas. La parte de la pesquisa de los datos fue desarrollada en un ambiente educacional en la Unidad de Educación infantil de la UFCG, con alumnos de la Educación Infantil con el nivel etario de dos a cinco años. A través de los resultados de ese estudio, fue posible demonstrar el contar de historias como más una estrategia importante en la formación del lector garantizando para el niño el enriquecimiento do proceso educacional por una perspectiva que valoriza la constitución de un sujeto crítico y reflexivo. Para nuestra discusión fue recorrido a estudios de algunos autores, por ejemplo: Abramovich (2006 y 2007), Busatto (2006), Zilberman (1994), Maria José Palo y Maria Rosa D. Oliveira (1986), como también de algunos artículos de Ana Claúdia Ramos (2011). Todos privilegian el contar de historias, destacando como una práctica que debe ser valorada y desarrollada en medio escuelar para potencializar la imaginación, el lenguaje, la atención, la memoria, el placer por la lectura y otras habilidades humanas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGRODRIGUES, Rosângela de Melo.RODRIGUES, R. M.http://lattes.cnpq.br/5027089401828835ALVES, José Hélder Pinheiro.ALVES, J. H. P.http://lattes.cnpq.br/2352905993796166ARAÚJO, Ana Gerlany Diniz de.20162023-01-04T18:56:07Z2023-01-042023-01-04T18:56:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28616ARAÚJO, Ana Gerlany Diniz de Araujo. A contação de histórias na Unidade de Educação Infantil da UFCG. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28616porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-04T18:59:49Zoai:localhost:riufcg/28616Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-04T18:59:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A contação de histórias na Unidade de Educação Infantil da UFCG.
Storytelling at the UFCG Early Childhood Education Unit.
title A contação de histórias na Unidade de Educação Infantil da UFCG.
spellingShingle A contação de histórias na Unidade de Educação Infantil da UFCG.
ARAÚJO, Ana Gerlany Diniz de.
Contação de histórias
Storytelling
Histórias infantis
Children's stories
Unidade de Educação Infantil - UFCG
Child Education Unit - UFCG
Literatura infanto-juvenil
Children's Literature
Educação infantil
Child education
Narrativas orais - literatura infantil
Oral narratives - children's literature
Linguística Educação
title_short A contação de histórias na Unidade de Educação Infantil da UFCG.
title_full A contação de histórias na Unidade de Educação Infantil da UFCG.
title_fullStr A contação de histórias na Unidade de Educação Infantil da UFCG.
title_full_unstemmed A contação de histórias na Unidade de Educação Infantil da UFCG.
title_sort A contação de histórias na Unidade de Educação Infantil da UFCG.
author ARAÚJO, Ana Gerlany Diniz de.
author_facet ARAÚJO, Ana Gerlany Diniz de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RODRIGUES, Rosângela de Melo.
RODRIGUES, R. M.
http://lattes.cnpq.br/5027089401828835
ALVES, José Hélder Pinheiro.
ALVES, J. H. P.
http://lattes.cnpq.br/2352905993796166
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Ana Gerlany Diniz de.
dc.subject.por.fl_str_mv Contação de histórias
Storytelling
Histórias infantis
Children's stories
Unidade de Educação Infantil - UFCG
Child Education Unit - UFCG
Literatura infanto-juvenil
Children's Literature
Educação infantil
Child education
Narrativas orais - literatura infantil
Oral narratives - children's literature
Linguística Educação
topic Contação de histórias
Storytelling
Histórias infantis
Children's stories
Unidade de Educação Infantil - UFCG
Child Education Unit - UFCG
Literatura infanto-juvenil
Children's Literature
Educação infantil
Child education
Narrativas orais - literatura infantil
Oral narratives - children's literature
Linguística Educação
description Neste trabalho buscou-se analisar e expor a importância da contação de histórias para aprendizagem na Educação Infantil e verificar alguns efeitos das narrativas orais, ou seja, as possibilidades decorrentes para a formação de alunos-leitores e, através das observações, descobrir se o desempenho do professor durante a contação de histórias influencia o interesse do aluno em ler outros livros. A parte da pesquisa dos dados foi desenvolvida em um ambiente escolar na Unidade de Educação infantil da UFCG com alunos de Educação Infantil com faixa etária de dois a cinco anos. Através dos resultados deste estudo foi possível reconhecer que a contação de histórias é uma estratégia importante na formação do leitor, garantindo para criança o enriquecimento do processo educacional sob uma perspectiva que valoriza a constituição de um sujeito critico e reflexivo. Para a nossa discussão recorreu-se aos estudos de alguns autores a respeito do tema, são eles: Abramovich (2006 e 2007), Busatto (2006), Zilberman (1994), Maria José Palo e Maria Rosa D. Oliveira (1986), como também de alguns artigos de Ana Claúdia Ramos (2011). Ambos privilegiam a contação de histórias, destacando como uma prática que deve ser valorizada e desenvolvida no meio escolar para potencializar a imaginação, a linguagem, a atenção, a memória, o gosto pela leitura e outras habilidades humanas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2023-01-04T18:56:07Z
2023-01-04
2023-01-04T18:56:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28616
ARAÚJO, Ana Gerlany Diniz de Araujo. A contação de histórias na Unidade de Educação Infantil da UFCG. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28616
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28616
identifier_str_mv ARAÚJO, Ana Gerlany Diniz de Araujo. A contação de histórias na Unidade de Educação Infantil da UFCG. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744566672162816