A contação de histórias na Unidade de Educação Infantil da UFCG.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28616 |
Resumo: | Neste trabalho buscou-se analisar e expor a importância da contação de histórias para aprendizagem na Educação Infantil e verificar alguns efeitos das narrativas orais, ou seja, as possibilidades decorrentes para a formação de alunos-leitores e, através das observações, descobrir se o desempenho do professor durante a contação de histórias influencia o interesse do aluno em ler outros livros. A parte da pesquisa dos dados foi desenvolvida em um ambiente escolar na Unidade de Educação infantil da UFCG com alunos de Educação Infantil com faixa etária de dois a cinco anos. Através dos resultados deste estudo foi possível reconhecer que a contação de histórias é uma estratégia importante na formação do leitor, garantindo para criança o enriquecimento do processo educacional sob uma perspectiva que valoriza a constituição de um sujeito critico e reflexivo. Para a nossa discussão recorreu-se aos estudos de alguns autores a respeito do tema, são eles: Abramovich (2006 e 2007), Busatto (2006), Zilberman (1994), Maria José Palo e Maria Rosa D. Oliveira (1986), como também de alguns artigos de Ana Claúdia Ramos (2011). Ambos privilegiam a contação de histórias, destacando como uma prática que deve ser valorizada e desenvolvida no meio escolar para potencializar a imaginação, a linguagem, a atenção, a memória, o gosto pela leitura e outras habilidades humanas. |
id |
UFCG_957f44b661c3920fa707560a2d52db62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/28616 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A contação de histórias na Unidade de Educação Infantil da UFCG.Storytelling at the UFCG Early Childhood Education Unit.Contação de históriasStorytellingHistórias infantisChildren's storiesUnidade de Educação Infantil - UFCGChild Education Unit - UFCGLiteratura infanto-juvenilChildren's LiteratureEducação infantilChild educationNarrativas orais - literatura infantilOral narratives - children's literatureLinguística EducaçãoNeste trabalho buscou-se analisar e expor a importância da contação de histórias para aprendizagem na Educação Infantil e verificar alguns efeitos das narrativas orais, ou seja, as possibilidades decorrentes para a formação de alunos-leitores e, através das observações, descobrir se o desempenho do professor durante a contação de histórias influencia o interesse do aluno em ler outros livros. A parte da pesquisa dos dados foi desenvolvida em um ambiente escolar na Unidade de Educação infantil da UFCG com alunos de Educação Infantil com faixa etária de dois a cinco anos. Através dos resultados deste estudo foi possível reconhecer que a contação de histórias é uma estratégia importante na formação do leitor, garantindo para criança o enriquecimento do processo educacional sob uma perspectiva que valoriza a constituição de um sujeito critico e reflexivo. Para a nossa discussão recorreu-se aos estudos de alguns autores a respeito do tema, são eles: Abramovich (2006 e 2007), Busatto (2006), Zilberman (1994), Maria José Palo e Maria Rosa D. Oliveira (1986), como também de alguns artigos de Ana Claúdia Ramos (2011). Ambos privilegiam a contação de histórias, destacando como uma prática que deve ser valorizada e desenvolvida no meio escolar para potencializar a imaginação, a linguagem, a atenção, a memória, o gosto pela leitura e outras habilidades humanas.Neste trabajo se buscó analizar y mostrar la importancia del contar historias para aprendizaje en la Educación Infantil y verificar algunos efectos de las narrativas orales, o sea, las posibilidades decurrentes para la formación de alumnos-lectores, y a través de las observaciones descubrir se lo desempeño del profesor durante el contar de historias influencia lo interés del alumno en hacer lecturas de otros libros. Situándose en el campo de las observaciones cualitativas, por siguientes descriptivas e interpretativas. La parte de la pesquisa de los datos fue desarrollada en un ambiente educacional en la Unidad de Educación infantil de la UFCG, con alumnos de la Educación Infantil con el nivel etario de dos a cinco años. A través de los resultados de ese estudio, fue posible demonstrar el contar de historias como más una estrategia importante en la formación del lector garantizando para el niño el enriquecimiento do proceso educacional por una perspectiva que valoriza la constitución de un sujeto crítico y reflexivo. Para nuestra discusión fue recorrido a estudios de algunos autores, por ejemplo: Abramovich (2006 y 2007), Busatto (2006), Zilberman (1994), Maria José Palo y Maria Rosa D. Oliveira (1986), como también de algunos artículos de Ana Claúdia Ramos (2011). Todos privilegian el contar de historias, destacando como una práctica que debe ser valorada y desarrollada en medio escuelar para potencializar la imaginación, el lenguaje, la atención, la memoria, el placer por la lectura y otras habilidades humanas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGRODRIGUES, Rosângela de Melo.RODRIGUES, R. M.http://lattes.cnpq.br/5027089401828835ALVES, José Hélder Pinheiro.ALVES, J. H. P.http://lattes.cnpq.br/2352905993796166ARAÚJO, Ana Gerlany Diniz de.20162023-01-04T18:56:07Z2023-01-042023-01-04T18:56:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28616ARAÚJO, Ana Gerlany Diniz de Araujo. A contação de histórias na Unidade de Educação Infantil da UFCG. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28616porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-04T18:59:49Zoai:localhost:riufcg/28616Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-04T18:59:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contação de histórias na Unidade de Educação Infantil da UFCG. Storytelling at the UFCG Early Childhood Education Unit. |
title |
A contação de histórias na Unidade de Educação Infantil da UFCG. |
spellingShingle |
A contação de histórias na Unidade de Educação Infantil da UFCG. ARAÚJO, Ana Gerlany Diniz de. Contação de histórias Storytelling Histórias infantis Children's stories Unidade de Educação Infantil - UFCG Child Education Unit - UFCG Literatura infanto-juvenil Children's Literature Educação infantil Child education Narrativas orais - literatura infantil Oral narratives - children's literature Linguística Educação |
title_short |
A contação de histórias na Unidade de Educação Infantil da UFCG. |
title_full |
A contação de histórias na Unidade de Educação Infantil da UFCG. |
title_fullStr |
A contação de histórias na Unidade de Educação Infantil da UFCG. |
title_full_unstemmed |
A contação de histórias na Unidade de Educação Infantil da UFCG. |
title_sort |
A contação de histórias na Unidade de Educação Infantil da UFCG. |
author |
ARAÚJO, Ana Gerlany Diniz de. |
author_facet |
ARAÚJO, Ana Gerlany Diniz de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RODRIGUES, Rosângela de Melo. RODRIGUES, R. M. http://lattes.cnpq.br/5027089401828835 ALVES, José Hélder Pinheiro. ALVES, J. H. P. http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAÚJO, Ana Gerlany Diniz de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contação de histórias Storytelling Histórias infantis Children's stories Unidade de Educação Infantil - UFCG Child Education Unit - UFCG Literatura infanto-juvenil Children's Literature Educação infantil Child education Narrativas orais - literatura infantil Oral narratives - children's literature Linguística Educação |
topic |
Contação de histórias Storytelling Histórias infantis Children's stories Unidade de Educação Infantil - UFCG Child Education Unit - UFCG Literatura infanto-juvenil Children's Literature Educação infantil Child education Narrativas orais - literatura infantil Oral narratives - children's literature Linguística Educação |
description |
Neste trabalho buscou-se analisar e expor a importância da contação de histórias para aprendizagem na Educação Infantil e verificar alguns efeitos das narrativas orais, ou seja, as possibilidades decorrentes para a formação de alunos-leitores e, através das observações, descobrir se o desempenho do professor durante a contação de histórias influencia o interesse do aluno em ler outros livros. A parte da pesquisa dos dados foi desenvolvida em um ambiente escolar na Unidade de Educação infantil da UFCG com alunos de Educação Infantil com faixa etária de dois a cinco anos. Através dos resultados deste estudo foi possível reconhecer que a contação de histórias é uma estratégia importante na formação do leitor, garantindo para criança o enriquecimento do processo educacional sob uma perspectiva que valoriza a constituição de um sujeito critico e reflexivo. Para a nossa discussão recorreu-se aos estudos de alguns autores a respeito do tema, são eles: Abramovich (2006 e 2007), Busatto (2006), Zilberman (1994), Maria José Palo e Maria Rosa D. Oliveira (1986), como também de alguns artigos de Ana Claúdia Ramos (2011). Ambos privilegiam a contação de histórias, destacando como uma prática que deve ser valorizada e desenvolvida no meio escolar para potencializar a imaginação, a linguagem, a atenção, a memória, o gosto pela leitura e outras habilidades humanas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2023-01-04T18:56:07Z 2023-01-04 2023-01-04T18:56:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28616 ARAÚJO, Ana Gerlany Diniz de Araujo. A contação de histórias na Unidade de Educação Infantil da UFCG. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28616 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28616 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Ana Gerlany Diniz de Araujo. A contação de histórias na Unidade de Educação Infantil da UFCG. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28616 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744566672162816 |