Proposta de um plano de marketing para uma empresa de representação comercial de tecidos de Caruaru-PE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEDROSA., Eugênio Pachele Pordeus.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6359
Resumo: O presente estudo aborda sobre a importância do Planejamento no Marketing para as empresas alcançarem maior demanda de mercado. A pesquisa teve como objetivo principal elaborar um plano de marketing para a empresa EMITEX REPRESENTAÇÕES, de modo que através deste se obtenha um melhor conhecimento sobre a empresa, desenvolvimento de suas atividades e principalmente que se obtenha o diferencial para a expansão e crescimento como um todo. Quanto à metodologia utilizada, foi realizada pesquisa de caráter qualitativo, constituída de um estudo de caso, onde se utiliza como meios para obtenção de dados e informações a pesquisa bibliográfica e a observação direta não participante, complementando com a análise de SWOT. O plano proposto é dirigido por um documento que revela ações mercadológicas executáveis no curto e médio prazo. Identifica-se também que a empresa dispõe dos recursos necessários para por em prática as medidas recomendadas e que sua correta implementação poderá tornar mais eficiente à utilização dos pontos fortes, gerando melhor aproveitando das oportunidades e minimização das fraquezas e ameaças; tendo como finalidade o alcance dos objetivos de forma organizada, eficiente, sustentável e dinâmica.
id UFCG_95d9bc72fd119915444ec6f2dae42000
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6359
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Proposta de um plano de marketing para uma empresa de representação comercial de tecidos de Caruaru-PE.Proposal for a marketing plan for a Caruaru-PE textile representation company.MarketingPlanejamentoPlano de MarketingPlanningMarketing PlanAdministraçãoO presente estudo aborda sobre a importância do Planejamento no Marketing para as empresas alcançarem maior demanda de mercado. A pesquisa teve como objetivo principal elaborar um plano de marketing para a empresa EMITEX REPRESENTAÇÕES, de modo que através deste se obtenha um melhor conhecimento sobre a empresa, desenvolvimento de suas atividades e principalmente que se obtenha o diferencial para a expansão e crescimento como um todo. Quanto à metodologia utilizada, foi realizada pesquisa de caráter qualitativo, constituída de um estudo de caso, onde se utiliza como meios para obtenção de dados e informações a pesquisa bibliográfica e a observação direta não participante, complementando com a análise de SWOT. O plano proposto é dirigido por um documento que revela ações mercadológicas executáveis no curto e médio prazo. Identifica-se também que a empresa dispõe dos recursos necessários para por em prática as medidas recomendadas e que sua correta implementação poderá tornar mais eficiente à utilização dos pontos fortes, gerando melhor aproveitando das oportunidades e minimização das fraquezas e ameaças; tendo como finalidade o alcance dos objetivos de forma organizada, eficiente, sustentável e dinâmica.This study focuses on the importance of the Marketing Planning for companies achieve greater market demand. The research aimed to establish a major marketing plan for the company EMITEX REPRESENTATIONS, so this is achieved through a better understanding about the company, and development of its activities mainly to obtain the gap for expansion and growth as a whole. As for methodology, research was conducted qualitative in nature, consisting of a case study, which is used as a means of obtaining information and the literature search and direct observation not participating, complementing the analysis of SWOT. The proposed plan is headed by a document that shows marketing actions run on short and medium term. It also identifies that the company has the resources to put in practice the measures recommended and that its correct implementation can make more efficient use of the strengths, creating better advantage of the opportunities and minimize the weaknesses of the threats and actions, with the purpose the scope of the goals of an organized, efficient, sustainable and dynamic.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGALMEIDA., Paoline Levy PereiraALMEIDA, P. L. P.http://lattes.cnpq.br/6795032095583727LEAL., Francisco NeryLEAL, F. N.http://lattes.cnpq.br/9480406503625125BARBOSA., Maria das Graças de LucenaBARBOSA, M. G. L.http://lattes.cnpq.br/0776439884460321PEDROSA., Eugênio Pachele Pordeus.2008-08-202019-08-29T17:21:28Z2019-08-292019-08-29T17:21:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6359PEDROSA, Eugênio Pachele Pordeus. Proposta de um plano de marketing para uma empresa de representação comercial de tecidos de Caruaru-PE. 2008. 73 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6359por► Livros ACEVEDO, Claudia Rosa; NOHARA, Jouliana Jordan. Monografia no curso de administração: guia completo de conteúdo e forma: inclui normas atualizadas da ABNT, TCC, TGI, trabalhos de estágio, MBA, dissertação, teses. 3ªed. São Paulo: Atlas, 2007. COBRA, Marcos. Marketing Básico: Uma perspectiva Brasileira. São Paulo: Atlas, 1997. FERRELL, O.C.et al. Estratégia de marketing. Tradução: Ailton Bonfim Brandão. São Paulo: Atlas, 2000. KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. Rio de Janeiro: Pearson Prentice Hall, 1993. KOTLER, Philip. Administração de marketing: Análise, planejamento, implementação e controle. Tradução: Ailton Bonfim Brandão. 5ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 1998. KOTLER, Phipip. Administração de marketing. Tradução: Bazán Tecnologia e lingüística, 10ª Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução: M Rosemberg (et al.). 12ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. KRAUSER, Donald G. A arte da guerra para os executivos. Tradução: Miguel Cabrera. São Paulo: Makron Books, 1996. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 1997. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2006. MARION, José Carlos; DIAS, Reinaldo; TRALDI, Maria Cristina. Monografia para os cursos de administração, contabilidade e economia. São Paulo: Atlas, 2002. OLIVEIRA, Djalma Pinho Rebouças. Planejamento estratégico. 3ªed. São Paulo: Atlas, 1988. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2007. ► Artigos ou meios eletrônicos BUBBLES, Fashion. História da indústria têxtil no Brasil. Disponível em: <http://www.fashionbubbles.com/2006/historia-da-industria-textil-no-brasil/>. Acesso em 15 maio 2008. MENSHHEIN, Rafael. Estratégias competitivas genéricas em Marketing. Disponível em: < http://www.portaldaadministracao.org/post.aspx?id=924>. Acesso em 16 jun. 2008. PERNAMBUCO, a-z. Feira da Sulanca. Disponível em: <http://www.peaz. com.br/economia/economia.htm> . Acesso em 15 maio 2008. PERNAMBUCO, a-z. História da Indústria têxtil. Disponível em: < http://www.peaz. com.br/economia/industria_textil.htm> . Acesso em 23 maio 2008. SEITZ, Helgo Max. O planejamento estratégico de marketing e o plano de negócios. eGesta Revista Eletrônica de Gestão de Negócios, 2005. Disponível em: <http://www.unisantos.br/mestrado/gestao/egesta/artigos/46.pdf>.Acesso em: 05 agosto 2008. SEBRAE.Pesquisa do pólo de confecções.Disponível em: < http://www.pe.sebrae.com.br/portal/interacto/novas_licitacoes_form.asp?arquivo=polo confec.pdf>. Acesso em 05 jun. 2008. SEBRAE. Plano de marketing: a importância de traçar um plano de marketing para a sua empresa. Disponível em: < http://www.sebrae.com.br/momento/queroabrir- um-negocio/planeje-sua-empresa/marketing/622- marketing/BIA_622/integra_bia>. Acesso em 14 jun. 2008.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-26T15:37:06Zoai:localhost:riufcg/6359Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-26T15:37:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de um plano de marketing para uma empresa de representação comercial de tecidos de Caruaru-PE.
Proposal for a marketing plan for a Caruaru-PE textile representation company.
title Proposta de um plano de marketing para uma empresa de representação comercial de tecidos de Caruaru-PE.
spellingShingle Proposta de um plano de marketing para uma empresa de representação comercial de tecidos de Caruaru-PE.
PEDROSA., Eugênio Pachele Pordeus.
Marketing
Planejamento
Plano de Marketing
Planning
Marketing Plan
Administração
title_short Proposta de um plano de marketing para uma empresa de representação comercial de tecidos de Caruaru-PE.
title_full Proposta de um plano de marketing para uma empresa de representação comercial de tecidos de Caruaru-PE.
title_fullStr Proposta de um plano de marketing para uma empresa de representação comercial de tecidos de Caruaru-PE.
title_full_unstemmed Proposta de um plano de marketing para uma empresa de representação comercial de tecidos de Caruaru-PE.
title_sort Proposta de um plano de marketing para uma empresa de representação comercial de tecidos de Caruaru-PE.
author PEDROSA., Eugênio Pachele Pordeus.
author_facet PEDROSA., Eugênio Pachele Pordeus.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALMEIDA., Paoline Levy Pereira
ALMEIDA, P. L. P.
http://lattes.cnpq.br/6795032095583727
LEAL., Francisco Nery
LEAL, F. N.
http://lattes.cnpq.br/9480406503625125
BARBOSA., Maria das Graças de Lucena
BARBOSA, M. G. L.
http://lattes.cnpq.br/0776439884460321
dc.contributor.author.fl_str_mv PEDROSA., Eugênio Pachele Pordeus.
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Planejamento
Plano de Marketing
Planning
Marketing Plan
Administração
topic Marketing
Planejamento
Plano de Marketing
Planning
Marketing Plan
Administração
description O presente estudo aborda sobre a importância do Planejamento no Marketing para as empresas alcançarem maior demanda de mercado. A pesquisa teve como objetivo principal elaborar um plano de marketing para a empresa EMITEX REPRESENTAÇÕES, de modo que através deste se obtenha um melhor conhecimento sobre a empresa, desenvolvimento de suas atividades e principalmente que se obtenha o diferencial para a expansão e crescimento como um todo. Quanto à metodologia utilizada, foi realizada pesquisa de caráter qualitativo, constituída de um estudo de caso, onde se utiliza como meios para obtenção de dados e informações a pesquisa bibliográfica e a observação direta não participante, complementando com a análise de SWOT. O plano proposto é dirigido por um documento que revela ações mercadológicas executáveis no curto e médio prazo. Identifica-se também que a empresa dispõe dos recursos necessários para por em prática as medidas recomendadas e que sua correta implementação poderá tornar mais eficiente à utilização dos pontos fortes, gerando melhor aproveitando das oportunidades e minimização das fraquezas e ameaças; tendo como finalidade o alcance dos objetivos de forma organizada, eficiente, sustentável e dinâmica.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-20
2019-08-29T17:21:28Z
2019-08-29
2019-08-29T17:21:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6359
PEDROSA, Eugênio Pachele Pordeus. Proposta de um plano de marketing para uma empresa de representação comercial de tecidos de Caruaru-PE. 2008. 73 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6359
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6359
identifier_str_mv PEDROSA, Eugênio Pachele Pordeus. Proposta de um plano de marketing para uma empresa de representação comercial de tecidos de Caruaru-PE. 2008. 73 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ► Livros ACEVEDO, Claudia Rosa; NOHARA, Jouliana Jordan. Monografia no curso de administração: guia completo de conteúdo e forma: inclui normas atualizadas da ABNT, TCC, TGI, trabalhos de estágio, MBA, dissertação, teses. 3ªed. São Paulo: Atlas, 2007. COBRA, Marcos. Marketing Básico: Uma perspectiva Brasileira. São Paulo: Atlas, 1997. FERRELL, O.C.et al. Estratégia de marketing. Tradução: Ailton Bonfim Brandão. São Paulo: Atlas, 2000. KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. Rio de Janeiro: Pearson Prentice Hall, 1993. KOTLER, Philip. Administração de marketing: Análise, planejamento, implementação e controle. Tradução: Ailton Bonfim Brandão. 5ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 1998. KOTLER, Phipip. Administração de marketing. Tradução: Bazán Tecnologia e lingüística, 10ª Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução: M Rosemberg (et al.). 12ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. KRAUSER, Donald G. A arte da guerra para os executivos. Tradução: Miguel Cabrera. São Paulo: Makron Books, 1996. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 1997. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2006. MARION, José Carlos; DIAS, Reinaldo; TRALDI, Maria Cristina. Monografia para os cursos de administração, contabilidade e economia. São Paulo: Atlas, 2002. OLIVEIRA, Djalma Pinho Rebouças. Planejamento estratégico. 3ªed. São Paulo: Atlas, 1988. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2007. ► Artigos ou meios eletrônicos BUBBLES, Fashion. História da indústria têxtil no Brasil. Disponível em: <http://www.fashionbubbles.com/2006/historia-da-industria-textil-no-brasil/>. Acesso em 15 maio 2008. MENSHHEIN, Rafael. Estratégias competitivas genéricas em Marketing. Disponível em: < http://www.portaldaadministracao.org/post.aspx?id=924>. Acesso em 16 jun. 2008. PERNAMBUCO, a-z. Feira da Sulanca. Disponível em: <http://www.peaz. com.br/economia/economia.htm> . Acesso em 15 maio 2008. PERNAMBUCO, a-z. História da Indústria têxtil. Disponível em: < http://www.peaz. com.br/economia/industria_textil.htm> . Acesso em 23 maio 2008. SEITZ, Helgo Max. O planejamento estratégico de marketing e o plano de negócios. eGesta Revista Eletrônica de Gestão de Negócios, 2005. Disponível em: <http://www.unisantos.br/mestrado/gestao/egesta/artigos/46.pdf>.Acesso em: 05 agosto 2008. SEBRAE.Pesquisa do pólo de confecções.Disponível em: < http://www.pe.sebrae.com.br/portal/interacto/novas_licitacoes_form.asp?arquivo=polo confec.pdf>. Acesso em 05 jun. 2008. SEBRAE. Plano de marketing: a importância de traçar um plano de marketing para a sua empresa. Disponível em: < http://www.sebrae.com.br/momento/queroabrir- um-negocio/planeje-sua-empresa/marketing/622- marketing/BIA_622/integra_bia>. Acesso em 14 jun. 2008.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744389736497152