Proposta de um plano de marketing para uma empresa de representação comercial de tecidos de Caruaru-PE.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6359 |
Resumo: | O presente estudo aborda sobre a importância do Planejamento no Marketing para as empresas alcançarem maior demanda de mercado. A pesquisa teve como objetivo principal elaborar um plano de marketing para a empresa EMITEX REPRESENTAÇÕES, de modo que através deste se obtenha um melhor conhecimento sobre a empresa, desenvolvimento de suas atividades e principalmente que se obtenha o diferencial para a expansão e crescimento como um todo. Quanto à metodologia utilizada, foi realizada pesquisa de caráter qualitativo, constituída de um estudo de caso, onde se utiliza como meios para obtenção de dados e informações a pesquisa bibliográfica e a observação direta não participante, complementando com a análise de SWOT. O plano proposto é dirigido por um documento que revela ações mercadológicas executáveis no curto e médio prazo. Identifica-se também que a empresa dispõe dos recursos necessários para por em prática as medidas recomendadas e que sua correta implementação poderá tornar mais eficiente à utilização dos pontos fortes, gerando melhor aproveitando das oportunidades e minimização das fraquezas e ameaças; tendo como finalidade o alcance dos objetivos de forma organizada, eficiente, sustentável e dinâmica. |
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Proposta de um plano de marketing para uma empresa de representação comercial de tecidos de Caruaru-PE.Proposal for a marketing plan for a Caruaru-PE textile representation company.MarketingPlanejamentoPlano de MarketingPlanningMarketing PlanAdministraçãoO presente estudo aborda sobre a importância do Planejamento no Marketing para as empresas alcançarem maior demanda de mercado. A pesquisa teve como objetivo principal elaborar um plano de marketing para a empresa EMITEX REPRESENTAÇÕES, de modo que através deste se obtenha um melhor conhecimento sobre a empresa, desenvolvimento de suas atividades e principalmente que se obtenha o diferencial para a expansão e crescimento como um todo. Quanto à metodologia utilizada, foi realizada pesquisa de caráter qualitativo, constituída de um estudo de caso, onde se utiliza como meios para obtenção de dados e informações a pesquisa bibliográfica e a observação direta não participante, complementando com a análise de SWOT. O plano proposto é dirigido por um documento que revela ações mercadológicas executáveis no curto e médio prazo. Identifica-se também que a empresa dispõe dos recursos necessários para por em prática as medidas recomendadas e que sua correta implementação poderá tornar mais eficiente à utilização dos pontos fortes, gerando melhor aproveitando das oportunidades e minimização das fraquezas e ameaças; tendo como finalidade o alcance dos objetivos de forma organizada, eficiente, sustentável e dinâmica.This study focuses on the importance of the Marketing Planning for companies achieve greater market demand. The research aimed to establish a major marketing plan for the company EMITEX REPRESENTATIONS, so this is achieved through a better understanding about the company, and development of its activities mainly to obtain the gap for expansion and growth as a whole. As for methodology, research was conducted qualitative in nature, consisting of a case study, which is used as a means of obtaining information and the literature search and direct observation not participating, complementing the analysis of SWOT. The proposed plan is headed by a document that shows marketing actions run on short and medium term. It also identifies that the company has the resources to put in practice the measures recommended and that its correct implementation can make more efficient use of the strengths, creating better advantage of the opportunities and minimize the weaknesses of the threats and actions, with the purpose the scope of the goals of an organized, efficient, sustainable and dynamic.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGALMEIDA., Paoline Levy PereiraALMEIDA, P. L. P.http://lattes.cnpq.br/6795032095583727LEAL., Francisco NeryLEAL, F. 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São Paulo: Atlas, 2007. COBRA, Marcos. Marketing Básico: Uma perspectiva Brasileira. São Paulo: Atlas, 1997. FERRELL, O.C.et al. Estratégia de marketing. Tradução: Ailton Bonfim Brandão. São Paulo: Atlas, 2000. KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. Rio de Janeiro: Pearson Prentice Hall, 1993. KOTLER, Philip. Administração de marketing: Análise, planejamento, implementação e controle. Tradução: Ailton Bonfim Brandão. 5ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 1998. KOTLER, Phipip. Administração de marketing. Tradução: Bazán Tecnologia e lingüística, 10ª Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução: M Rosemberg (et al.). 12ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. KRAUSER, Donald G. A arte da guerra para os executivos. Tradução: Miguel Cabrera. São Paulo: Makron Books, 1996. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 1997. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2006. MARION, José Carlos; DIAS, Reinaldo; TRALDI, Maria Cristina. Monografia para os cursos de administração, contabilidade e economia. São Paulo: Atlas, 2002. OLIVEIRA, Djalma Pinho Rebouças. Planejamento estratégico. 3ªed. São Paulo: Atlas, 1988. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2007. ► Artigos ou meios eletrônicos BUBBLES, Fashion. História da indústria têxtil no Brasil. Disponível em: <http://www.fashionbubbles.com/2006/historia-da-industria-textil-no-brasil/>. Acesso em 15 maio 2008. MENSHHEIN, Rafael. Estratégias competitivas genéricas em Marketing. Disponível em: < http://www.portaldaadministracao.org/post.aspx?id=924>. Acesso em 16 jun. 2008. PERNAMBUCO, a-z. Feira da Sulanca. Disponível em: <http://www.peaz. com.br/economia/economia.htm> . Acesso em 15 maio 2008. PERNAMBUCO, a-z. História da Indústria têxtil. Disponível em: < http://www.peaz. com.br/economia/industria_textil.htm> . Acesso em 23 maio 2008. SEITZ, Helgo Max. O planejamento estratégico de marketing e o plano de negócios. eGesta Revista Eletrônica de Gestão de Negócios, 2005. Disponível em: <http://www.unisantos.br/mestrado/gestao/egesta/artigos/46.pdf>.Acesso em: 05 agosto 2008. SEBRAE.Pesquisa do pólo de confecções.Disponível em: < http://www.pe.sebrae.com.br/portal/interacto/novas_licitacoes_form.asp?arquivo=polo confec.pdf>. Acesso em 05 jun. 2008. SEBRAE. Plano de marketing: a importância de traçar um plano de marketing para a sua empresa. Disponível em: < http://www.sebrae.com.br/momento/queroabrir- um-negocio/planeje-sua-empresa/marketing/622- marketing/BIA_622/integra_bia>. Acesso em 14 jun. 2008.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-26T15:37:06Zoai:localhost:riufcg/6359Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-26T15:37:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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