Educação emocional na educação infantil: estágio em psicologia do desenvolvimento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Camilla Mendes de Melo.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14843
Resumo: A compreensão e o reconhecimento das emoções são fundamentais para o aprimoramento de um harmonioso e saudável desenvolvimento infantil. Esse Relato de Experiência tem como objetivo principal discutir a inserção da educação emocional no contexto escolar durante o estágio em Psicologia do Desenvolvimento. O público alvo foram crianças entre 4 e 5 anos de idade, que, no decorrer de um semestre letivo, foram estimuladas a participar de vivências em grupo que tinham como foco principal a educação de competências emocionais. Mais precisamente, foram promovidas atividades voltadas para o reconhecimento das emoções e para o desenvolvimento de habilidades sociais (empatia, assertividade, resolução de conflitos). As experiências vividas foram registradas em um diário de campo e analisadas por meio de análises qualitativas de conteúdo. Depois da realização das intervenções, observou-se que foi construído um espaço de liberdade de expressão de emoções, bem como se constatou o desenvolvimento de diferentes habilidades sociais. Com base na experiência relatada, propõe-se que as escolas se apropriem de projetos como esse, não apenas de forma pontual e esporádica, mas, de modo contínuo e persistente.
id UFCG_96defc2e9e46d4253801b5771ffae0b2
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/14843
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Educação emocional na educação infantil: estágio em psicologia do desenvolvimento.Emotional education in early childhood education: developmental psychology stage.La educación emocional en la educación infantil: pasantía en psicología del desarrollo.Educação infantil - emoçõesEducação emocional - educação infantilPsicologia do desenvolvimentoCompetência emocionalDesenvolvimento infantilEducação de competências emocionaisDesenvolvimento de habilidades sociais - criançasDesenvolvimento da criança - psicologiaSocialização infantilEarly childhood education - emotionsEmotional education - early childhood educationEmotional comprehension and recognitionEducación de la primera infancia - emocionesPsicología del desarrolloDesarrollo infantilEducación en habilidades emocionalesDesarrollo de habilidades sociales - niñosDesarrollo Infantil -psicologíaSocialización infantilPsicologia.A compreensão e o reconhecimento das emoções são fundamentais para o aprimoramento de um harmonioso e saudável desenvolvimento infantil. Esse Relato de Experiência tem como objetivo principal discutir a inserção da educação emocional no contexto escolar durante o estágio em Psicologia do Desenvolvimento. O público alvo foram crianças entre 4 e 5 anos de idade, que, no decorrer de um semestre letivo, foram estimuladas a participar de vivências em grupo que tinham como foco principal a educação de competências emocionais. Mais precisamente, foram promovidas atividades voltadas para o reconhecimento das emoções e para o desenvolvimento de habilidades sociais (empatia, assertividade, resolução de conflitos). As experiências vividas foram registradas em um diário de campo e analisadas por meio de análises qualitativas de conteúdo. Depois da realização das intervenções, observou-se que foi construído um espaço de liberdade de expressão de emoções, bem como se constatou o desenvolvimento de diferentes habilidades sociais. Com base na experiência relatada, propõe-se que as escolas se apropriem de projetos como esse, não apenas de forma pontual e esporádica, mas, de modo contínuo e persistente.Emotional comprehension and recognition are prime understandings in the development of emotional competencies, for they are critical in ensuring a healthy and harmonious child development. It is through these competencies that a child percieves and evaluates experiences provided by their medium in a positive and autonomous manner. This article's goal is to report the importance of Emotional Education in the school context through intervention activities carried out during a Psychology of Socio-emotional Development internship by a group of Psychology students, in a Early Childhood Education facility. Thus, based on theorical and methodological assumptions of Emotional Education, activities aimed at socio-emotional development were carried out, promoting the formation of citizens with a critical and autonomous conscience, as well as emotional recognition faculty. As a result of the applied activities, it is intended to lead the children to: 1) Recognize emotions; 2) Develop social abilities; 3) Manage conflict scenarios. It is concluded that the promotion of these activities in the early childhood education efficiently promotes necessary changes in the emotional recognition of each child in the school environment. However, continuity of interventions based on Emotional Education is necessary in school environments so that it can promote children's emotional understanding and recognition in the face of the possibility of constructing positive strategies for conflict management.La comprensión y el reconocimiento de las emociones son fundamentales para la mejora de un desarrollo infantil armónico y saludable. Este Informe de Experiencia tiene como principal objetivo discutir la inserción de la educación emocional en el contexto escolar durante la pasantía en Psicología del Desarrollo. El público objetivo fueron niños entre 4 y 5 años, quienes, durante un semestre escolar, fueron incentivados a participar de experiencias grupales que tuvieron como eje principal la educación de habilidades emocionales. En concreto, se impulsaron actividades dirigidas al reconocimiento de emociones y al desarrollo de habilidades sociales (empatía, asertividad, resolución de conflictos). Las experiencias vividas fueron registradas en un diario de campo y analizadas a través del análisis de contenido cualitativo. Luego de realizar las intervenciones se observó que se construyó un espacio para la libertad de expresión de las emociones, así como el desarrollo de diferentes habilidades sociales. Con base en la experiencia reportada, se propone que las escuelas se apropien de proyectos como este, no solo de manera puntual y esporádica, sino de manera continua y persistente.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSUFCGGALVÃO, Lilian Kelly de Sousa.GALVÃO, L. K. S.http://lattes.cnpq.br/1813864142204954AMORIM, Betânia Maria Oliveira de.ALENCAR, Thalita Lays Fernandes de.SILVA, Camilla Mendes de Melo.2018-02-262020-09-02T16:18:39Z2020-09-022020-09-02T16:18:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14843SILVA, Camila Mendes de Melo. Educação emocional na educação infantil: estágio em psicologia do desenvolvimento. 2018. 23fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14843porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-03-21T13:40:35Zoai:localhost:riufcg/14843Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-03-21T13:40:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação emocional na educação infantil: estágio em psicologia do desenvolvimento.
Emotional education in early childhood education: developmental psychology stage.
La educación emocional en la educación infantil: pasantía en psicología del desarrollo.
title Educação emocional na educação infantil: estágio em psicologia do desenvolvimento.
spellingShingle Educação emocional na educação infantil: estágio em psicologia do desenvolvimento.
SILVA, Camilla Mendes de Melo.
Educação infantil - emoções
Educação emocional - educação infantil
Psicologia do desenvolvimento
Competência emocional
Desenvolvimento infantil
Educação de competências emocionais
Desenvolvimento de habilidades sociais - crianças
Desenvolvimento da criança - psicologia
Socialização infantil
Early childhood education - emotions
Emotional education - early childhood education
Emotional comprehension and recognition
Educación de la primera infancia - emociones
Psicología del desarrollo
Desarrollo infantil
Educación en habilidades emocionales
Desarrollo de habilidades sociales - niños
Desarrollo Infantil -psicología
Socialización infantil
Psicologia.
title_short Educação emocional na educação infantil: estágio em psicologia do desenvolvimento.
title_full Educação emocional na educação infantil: estágio em psicologia do desenvolvimento.
title_fullStr Educação emocional na educação infantil: estágio em psicologia do desenvolvimento.
title_full_unstemmed Educação emocional na educação infantil: estágio em psicologia do desenvolvimento.
title_sort Educação emocional na educação infantil: estágio em psicologia do desenvolvimento.
author SILVA, Camilla Mendes de Melo.
author_facet SILVA, Camilla Mendes de Melo.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv GALVÃO, Lilian Kelly de Sousa.
GALVÃO, L. K. S.
http://lattes.cnpq.br/1813864142204954
AMORIM, Betânia Maria Oliveira de.
ALENCAR, Thalita Lays Fernandes de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Camilla Mendes de Melo.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil - emoções
Educação emocional - educação infantil
Psicologia do desenvolvimento
Competência emocional
Desenvolvimento infantil
Educação de competências emocionais
Desenvolvimento de habilidades sociais - crianças
Desenvolvimento da criança - psicologia
Socialização infantil
Early childhood education - emotions
Emotional education - early childhood education
Emotional comprehension and recognition
Educación de la primera infancia - emociones
Psicología del desarrollo
Desarrollo infantil
Educación en habilidades emocionales
Desarrollo de habilidades sociales - niños
Desarrollo Infantil -psicología
Socialización infantil
Psicologia.
topic Educação infantil - emoções
Educação emocional - educação infantil
Psicologia do desenvolvimento
Competência emocional
Desenvolvimento infantil
Educação de competências emocionais
Desenvolvimento de habilidades sociais - crianças
Desenvolvimento da criança - psicologia
Socialização infantil
Early childhood education - emotions
Emotional education - early childhood education
Emotional comprehension and recognition
Educación de la primera infancia - emociones
Psicología del desarrollo
Desarrollo infantil
Educación en habilidades emocionales
Desarrollo de habilidades sociales - niños
Desarrollo Infantil -psicología
Socialización infantil
Psicologia.
description A compreensão e o reconhecimento das emoções são fundamentais para o aprimoramento de um harmonioso e saudável desenvolvimento infantil. Esse Relato de Experiência tem como objetivo principal discutir a inserção da educação emocional no contexto escolar durante o estágio em Psicologia do Desenvolvimento. O público alvo foram crianças entre 4 e 5 anos de idade, que, no decorrer de um semestre letivo, foram estimuladas a participar de vivências em grupo que tinham como foco principal a educação de competências emocionais. Mais precisamente, foram promovidas atividades voltadas para o reconhecimento das emoções e para o desenvolvimento de habilidades sociais (empatia, assertividade, resolução de conflitos). As experiências vividas foram registradas em um diário de campo e analisadas por meio de análises qualitativas de conteúdo. Depois da realização das intervenções, observou-se que foi construído um espaço de liberdade de expressão de emoções, bem como se constatou o desenvolvimento de diferentes habilidades sociais. Com base na experiência relatada, propõe-se que as escolas se apropriem de projetos como esse, não apenas de forma pontual e esporádica, mas, de modo contínuo e persistente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-26
2020-09-02T16:18:39Z
2020-09-02
2020-09-02T16:18:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14843
SILVA, Camila Mendes de Melo. Educação emocional na educação infantil: estágio em psicologia do desenvolvimento. 2018. 23fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14843
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14843
identifier_str_mv SILVA, Camila Mendes de Melo. Educação emocional na educação infantil: estágio em psicologia do desenvolvimento. 2018. 23fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744460028837888