Educação emocional na educação infantil: estágio em psicologia do desenvolvimento.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14843 |
Resumo: | A compreensão e o reconhecimento das emoções são fundamentais para o aprimoramento de um harmonioso e saudável desenvolvimento infantil. Esse Relato de Experiência tem como objetivo principal discutir a inserção da educação emocional no contexto escolar durante o estágio em Psicologia do Desenvolvimento. O público alvo foram crianças entre 4 e 5 anos de idade, que, no decorrer de um semestre letivo, foram estimuladas a participar de vivências em grupo que tinham como foco principal a educação de competências emocionais. Mais precisamente, foram promovidas atividades voltadas para o reconhecimento das emoções e para o desenvolvimento de habilidades sociais (empatia, assertividade, resolução de conflitos). As experiências vividas foram registradas em um diário de campo e analisadas por meio de análises qualitativas de conteúdo. Depois da realização das intervenções, observou-se que foi construído um espaço de liberdade de expressão de emoções, bem como se constatou o desenvolvimento de diferentes habilidades sociais. Com base na experiência relatada, propõe-se que as escolas se apropriem de projetos como esse, não apenas de forma pontual e esporádica, mas, de modo contínuo e persistente. |
id |
UFCG_96defc2e9e46d4253801b5771ffae0b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/14843 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Educação emocional na educação infantil: estágio em psicologia do desenvolvimento.Emotional education in early childhood education: developmental psychology stage.La educación emocional en la educación infantil: pasantía en psicología del desarrollo.Educação infantil - emoçõesEducação emocional - educação infantilPsicologia do desenvolvimentoCompetência emocionalDesenvolvimento infantilEducação de competências emocionaisDesenvolvimento de habilidades sociais - criançasDesenvolvimento da criança - psicologiaSocialização infantilEarly childhood education - emotionsEmotional education - early childhood educationEmotional comprehension and recognitionEducación de la primera infancia - emocionesPsicología del desarrolloDesarrollo infantilEducación en habilidades emocionalesDesarrollo de habilidades sociales - niñosDesarrollo Infantil -psicologíaSocialización infantilPsicologia.A compreensão e o reconhecimento das emoções são fundamentais para o aprimoramento de um harmonioso e saudável desenvolvimento infantil. Esse Relato de Experiência tem como objetivo principal discutir a inserção da educação emocional no contexto escolar durante o estágio em Psicologia do Desenvolvimento. O público alvo foram crianças entre 4 e 5 anos de idade, que, no decorrer de um semestre letivo, foram estimuladas a participar de vivências em grupo que tinham como foco principal a educação de competências emocionais. Mais precisamente, foram promovidas atividades voltadas para o reconhecimento das emoções e para o desenvolvimento de habilidades sociais (empatia, assertividade, resolução de conflitos). As experiências vividas foram registradas em um diário de campo e analisadas por meio de análises qualitativas de conteúdo. Depois da realização das intervenções, observou-se que foi construído um espaço de liberdade de expressão de emoções, bem como se constatou o desenvolvimento de diferentes habilidades sociais. Com base na experiência relatada, propõe-se que as escolas se apropriem de projetos como esse, não apenas de forma pontual e esporádica, mas, de modo contínuo e persistente.Emotional comprehension and recognition are prime understandings in the development of emotional competencies, for they are critical in ensuring a healthy and harmonious child development. It is through these competencies that a child percieves and evaluates experiences provided by their medium in a positive and autonomous manner. This article's goal is to report the importance of Emotional Education in the school context through intervention activities carried out during a Psychology of Socio-emotional Development internship by a group of Psychology students, in a Early Childhood Education facility. Thus, based on theorical and methodological assumptions of Emotional Education, activities aimed at socio-emotional development were carried out, promoting the formation of citizens with a critical and autonomous conscience, as well as emotional recognition faculty. As a result of the applied activities, it is intended to lead the children to: 1) Recognize emotions; 2) Develop social abilities; 3) Manage conflict scenarios. It is concluded that the promotion of these activities in the early childhood education efficiently promotes necessary changes in the emotional recognition of each child in the school environment. However, continuity of interventions based on Emotional Education is necessary in school environments so that it can promote children's emotional understanding and recognition in the face of the possibility of constructing positive strategies for conflict management.La comprensión y el reconocimiento de las emociones son fundamentales para la mejora de un desarrollo infantil armónico y saludable. Este Informe de Experiencia tiene como principal objetivo discutir la inserción de la educación emocional en el contexto escolar durante la pasantía en Psicología del Desarrollo. El público objetivo fueron niños entre 4 y 5 años, quienes, durante un semestre escolar, fueron incentivados a participar de experiencias grupales que tuvieron como eje principal la educación de habilidades emocionales. En concreto, se impulsaron actividades dirigidas al reconocimiento de emociones y al desarrollo de habilidades sociales (empatía, asertividad, resolución de conflictos). Las experiencias vividas fueron registradas en un diario de campo y analizadas a través del análisis de contenido cualitativo. Luego de realizar las intervenciones se observó que se construyó un espacio para la libertad de expresión de las emociones, así como el desarrollo de diferentes habilidades sociales. Con base en la experiencia reportada, se propone que las escuelas se apropien de proyectos como este, no solo de manera puntual y esporádica, sino de manera continua y persistente.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSUFCGGALVÃO, Lilian Kelly de Sousa.GALVÃO, L. K. S.http://lattes.cnpq.br/1813864142204954AMORIM, Betânia Maria Oliveira de.ALENCAR, Thalita Lays Fernandes de.SILVA, Camilla Mendes de Melo.2018-02-262020-09-02T16:18:39Z2020-09-022020-09-02T16:18:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14843SILVA, Camila Mendes de Melo. Educação emocional na educação infantil: estágio em psicologia do desenvolvimento. 2018. 23fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14843porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-03-21T13:40:35Zoai:localhost:riufcg/14843Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-03-21T13:40:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação emocional na educação infantil: estágio em psicologia do desenvolvimento. Emotional education in early childhood education: developmental psychology stage. La educación emocional en la educación infantil: pasantía en psicología del desarrollo. |
title |
Educação emocional na educação infantil: estágio em psicologia do desenvolvimento. |
spellingShingle |
Educação emocional na educação infantil: estágio em psicologia do desenvolvimento. SILVA, Camilla Mendes de Melo. Educação infantil - emoções Educação emocional - educação infantil Psicologia do desenvolvimento Competência emocional Desenvolvimento infantil Educação de competências emocionais Desenvolvimento de habilidades sociais - crianças Desenvolvimento da criança - psicologia Socialização infantil Early childhood education - emotions Emotional education - early childhood education Emotional comprehension and recognition Educación de la primera infancia - emociones Psicología del desarrollo Desarrollo infantil Educación en habilidades emocionales Desarrollo de habilidades sociales - niños Desarrollo Infantil -psicología Socialización infantil Psicologia. |
title_short |
Educação emocional na educação infantil: estágio em psicologia do desenvolvimento. |
title_full |
Educação emocional na educação infantil: estágio em psicologia do desenvolvimento. |
title_fullStr |
Educação emocional na educação infantil: estágio em psicologia do desenvolvimento. |
title_full_unstemmed |
Educação emocional na educação infantil: estágio em psicologia do desenvolvimento. |
title_sort |
Educação emocional na educação infantil: estágio em psicologia do desenvolvimento. |
author |
SILVA, Camilla Mendes de Melo. |
author_facet |
SILVA, Camilla Mendes de Melo. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
GALVÃO, Lilian Kelly de Sousa. GALVÃO, L. K. S. http://lattes.cnpq.br/1813864142204954 AMORIM, Betânia Maria Oliveira de. ALENCAR, Thalita Lays Fernandes de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Camilla Mendes de Melo. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil - emoções Educação emocional - educação infantil Psicologia do desenvolvimento Competência emocional Desenvolvimento infantil Educação de competências emocionais Desenvolvimento de habilidades sociais - crianças Desenvolvimento da criança - psicologia Socialização infantil Early childhood education - emotions Emotional education - early childhood education Emotional comprehension and recognition Educación de la primera infancia - emociones Psicología del desarrollo Desarrollo infantil Educación en habilidades emocionales Desarrollo de habilidades sociales - niños Desarrollo Infantil -psicología Socialización infantil Psicologia. |
topic |
Educação infantil - emoções Educação emocional - educação infantil Psicologia do desenvolvimento Competência emocional Desenvolvimento infantil Educação de competências emocionais Desenvolvimento de habilidades sociais - crianças Desenvolvimento da criança - psicologia Socialização infantil Early childhood education - emotions Emotional education - early childhood education Emotional comprehension and recognition Educación de la primera infancia - emociones Psicología del desarrollo Desarrollo infantil Educación en habilidades emocionales Desarrollo de habilidades sociales - niños Desarrollo Infantil -psicología Socialización infantil Psicologia. |
description |
A compreensão e o reconhecimento das emoções são fundamentais para o aprimoramento de um harmonioso e saudável desenvolvimento infantil. Esse Relato de Experiência tem como objetivo principal discutir a inserção da educação emocional no contexto escolar durante o estágio em Psicologia do Desenvolvimento. O público alvo foram crianças entre 4 e 5 anos de idade, que, no decorrer de um semestre letivo, foram estimuladas a participar de vivências em grupo que tinham como foco principal a educação de competências emocionais. Mais precisamente, foram promovidas atividades voltadas para o reconhecimento das emoções e para o desenvolvimento de habilidades sociais (empatia, assertividade, resolução de conflitos). As experiências vividas foram registradas em um diário de campo e analisadas por meio de análises qualitativas de conteúdo. Depois da realização das intervenções, observou-se que foi construído um espaço de liberdade de expressão de emoções, bem como se constatou o desenvolvimento de diferentes habilidades sociais. Com base na experiência relatada, propõe-se que as escolas se apropriem de projetos como esse, não apenas de forma pontual e esporádica, mas, de modo contínuo e persistente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-26 2020-09-02T16:18:39Z 2020-09-02 2020-09-02T16:18:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14843 SILVA, Camila Mendes de Melo. Educação emocional na educação infantil: estágio em psicologia do desenvolvimento. 2018. 23fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14843 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14843 |
identifier_str_mv |
SILVA, Camila Mendes de Melo. Educação emocional na educação infantil: estágio em psicologia do desenvolvimento. 2018. 23fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744460028837888 |