A relação entre o ensino de matemática e o foreground de estudantes camponeses.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Aldinete Silvino de.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: SOUZA, Vitória Lima Rocha., SOUZA, Fábio dos Santos.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35919
Resumo: Esta Comunicação Científica é parte de um Trabalho de Conclusão de Curso que versa sobre a Educação do Campo, o ensino de Matemática e o foreground de jovens camponeses que residem em um assentamento da Reforma Agrária. A pesquisa teve por objetivo compreender a relação estabelecida por jovens camponeses entre o ensino de Matemática e os seus foregrounds. Para tanto, o estudo fundamentase na perspectiva da Educação do Campo, concebida a partir da luta coletiva dos movimentos sociais com a finalidade de emancipação humana e da Educação Matemática Crítica, que discute o papel social da Matemática como sendo instrumento importante na formação crítica dos estudantes. Discutimos, em particular, o conceito de foreground dos estudantes e sua relação com o ensino de Matemática. A pesquisa é do tipo qualitativa, de natureza exploratória. Os dados foram produzidos por meio de uma entrevista semiestruturada com 5 estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo, localizada em área de assentamento no município de Itaguaçu da Bahia. Os resultados indicam que o ensino de Matemática é importante para despertar o interesse dos jovens camponeses a planejar seus foregrounds.
id UFCG_979913b88016dc212cc5549017b96a44
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35919
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A relação entre o ensino de matemática e o foreground de estudantes camponeses.The relationship between mathematics teaching and the foreground of peasant students.Ensino de MatemáticaEducação Matemática CríticaEstudantes camponesesEducação do CampoReforma agráriaForeground - estudantes camponesesTeaching MathematicsCritical Mathematics EducationPeasant studentsCountryside EducationLand reformForeground - peasant studentsEducação.Esta Comunicação Científica é parte de um Trabalho de Conclusão de Curso que versa sobre a Educação do Campo, o ensino de Matemática e o foreground de jovens camponeses que residem em um assentamento da Reforma Agrária. A pesquisa teve por objetivo compreender a relação estabelecida por jovens camponeses entre o ensino de Matemática e os seus foregrounds. Para tanto, o estudo fundamentase na perspectiva da Educação do Campo, concebida a partir da luta coletiva dos movimentos sociais com a finalidade de emancipação humana e da Educação Matemática Crítica, que discute o papel social da Matemática como sendo instrumento importante na formação crítica dos estudantes. Discutimos, em particular, o conceito de foreground dos estudantes e sua relação com o ensino de Matemática. A pesquisa é do tipo qualitativa, de natureza exploratória. Os dados foram produzidos por meio de uma entrevista semiestruturada com 5 estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo, localizada em área de assentamento no município de Itaguaçu da Bahia. Os resultados indicam que o ensino de Matemática é importante para despertar o interesse dos jovens camponeses a planejar seus foregrounds.This scientific communication is part of a course completion work that deals with field education, mathematics teaching, and foreground of young peasants living in an agrarian reform settlement. The research aimed to understand the relationship young peasants establish between mathematics teaching and their foregrounds. Therefore, the study is based on the perspective of both, field education, conceived from the collective struggle of social movements with the purpose of human emancipation, and critical mathematics education, which discusses the social role of mathematics as an important instrument in students’ critical education. We discuss specifically the concept of students’ foregrounds and their relationship with the mathematics teaching. The research is qualitative, exploratory in nature. Data were produced through a semi-structured interview with five students from the 9th grade of elementary school from a field school, located in a settlement area in the municipality of Itaguaçu da Bahia. The results indicate that the teaching of mathematics is important to arouse the interest of young peasants to plan their foregrounds.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20222024-06-05T13:44:21Z2024-06-052024-06-05T13:44:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35919LIMA, Aldinete Silvino de; SOUZA, Vitória Lima Rocha; SOUZA, Fábio dos Santos. A relação entre o ensino de matemática e o Foreground de estudantes camponeses. In: XIV ENEM - ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14., 2022. Anais [...]. Educação Matemática, Escola e Docência - o que nos trouxe Ubiratan D’Ambrosio, Edição virtual, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35919porLIMA, Aldinete Silvino de.SOUZA, Vitória Lima Rocha.SOUZA, Fábio dos Santos.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-05T13:45:04Zoai:localhost:riufcg/35919Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-05T13:45:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre o ensino de matemática e o foreground de estudantes camponeses.
The relationship between mathematics teaching and the foreground of peasant students.
title A relação entre o ensino de matemática e o foreground de estudantes camponeses.
spellingShingle A relação entre o ensino de matemática e o foreground de estudantes camponeses.
LIMA, Aldinete Silvino de.
Ensino de Matemática
Educação Matemática Crítica
Estudantes camponeses
Educação do Campo
Reforma agrária
Foreground - estudantes camponeses
Teaching Mathematics
Critical Mathematics Education
Peasant students
Countryside Education
Land reform
Foreground - peasant students
Educação.
title_short A relação entre o ensino de matemática e o foreground de estudantes camponeses.
title_full A relação entre o ensino de matemática e o foreground de estudantes camponeses.
title_fullStr A relação entre o ensino de matemática e o foreground de estudantes camponeses.
title_full_unstemmed A relação entre o ensino de matemática e o foreground de estudantes camponeses.
title_sort A relação entre o ensino de matemática e o foreground de estudantes camponeses.
author LIMA, Aldinete Silvino de.
author_facet LIMA, Aldinete Silvino de.
SOUZA, Vitória Lima Rocha.
SOUZA, Fábio dos Santos.
author_role author
author2 SOUZA, Vitória Lima Rocha.
SOUZA, Fábio dos Santos.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Aldinete Silvino de.
SOUZA, Vitória Lima Rocha.
SOUZA, Fábio dos Santos.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Educação Matemática Crítica
Estudantes camponeses
Educação do Campo
Reforma agrária
Foreground - estudantes camponeses
Teaching Mathematics
Critical Mathematics Education
Peasant students
Countryside Education
Land reform
Foreground - peasant students
Educação.
topic Ensino de Matemática
Educação Matemática Crítica
Estudantes camponeses
Educação do Campo
Reforma agrária
Foreground - estudantes camponeses
Teaching Mathematics
Critical Mathematics Education
Peasant students
Countryside Education
Land reform
Foreground - peasant students
Educação.
description Esta Comunicação Científica é parte de um Trabalho de Conclusão de Curso que versa sobre a Educação do Campo, o ensino de Matemática e o foreground de jovens camponeses que residem em um assentamento da Reforma Agrária. A pesquisa teve por objetivo compreender a relação estabelecida por jovens camponeses entre o ensino de Matemática e os seus foregrounds. Para tanto, o estudo fundamentase na perspectiva da Educação do Campo, concebida a partir da luta coletiva dos movimentos sociais com a finalidade de emancipação humana e da Educação Matemática Crítica, que discute o papel social da Matemática como sendo instrumento importante na formação crítica dos estudantes. Discutimos, em particular, o conceito de foreground dos estudantes e sua relação com o ensino de Matemática. A pesquisa é do tipo qualitativa, de natureza exploratória. Os dados foram produzidos por meio de uma entrevista semiestruturada com 5 estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo, localizada em área de assentamento no município de Itaguaçu da Bahia. Os resultados indicam que o ensino de Matemática é importante para despertar o interesse dos jovens camponeses a planejar seus foregrounds.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-06-05T13:44:21Z
2024-06-05
2024-06-05T13:44:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35919
LIMA, Aldinete Silvino de; SOUZA, Vitória Lima Rocha; SOUZA, Fábio dos Santos. A relação entre o ensino de matemática e o Foreground de estudantes camponeses. In: XIV ENEM - ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14., 2022. Anais [...]. Educação Matemática, Escola e Docência - o que nos trouxe Ubiratan D’Ambrosio, Edição virtual, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35919
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35919
identifier_str_mv LIMA, Aldinete Silvino de; SOUZA, Vitória Lima Rocha; SOUZA, Fábio dos Santos. A relação entre o ensino de matemática e o Foreground de estudantes camponeses. In: XIV ENEM - ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14., 2022. Anais [...]. Educação Matemática, Escola e Docência - o que nos trouxe Ubiratan D’Ambrosio, Edição virtual, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744623662268416