A relação entre o ensino de matemática e o foreground de estudantes camponeses.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35919 |
Resumo: | Esta Comunicação Científica é parte de um Trabalho de Conclusão de Curso que versa sobre a Educação do Campo, o ensino de Matemática e o foreground de jovens camponeses que residem em um assentamento da Reforma Agrária. A pesquisa teve por objetivo compreender a relação estabelecida por jovens camponeses entre o ensino de Matemática e os seus foregrounds. Para tanto, o estudo fundamentase na perspectiva da Educação do Campo, concebida a partir da luta coletiva dos movimentos sociais com a finalidade de emancipação humana e da Educação Matemática Crítica, que discute o papel social da Matemática como sendo instrumento importante na formação crítica dos estudantes. Discutimos, em particular, o conceito de foreground dos estudantes e sua relação com o ensino de Matemática. A pesquisa é do tipo qualitativa, de natureza exploratória. Os dados foram produzidos por meio de uma entrevista semiestruturada com 5 estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo, localizada em área de assentamento no município de Itaguaçu da Bahia. Os resultados indicam que o ensino de Matemática é importante para despertar o interesse dos jovens camponeses a planejar seus foregrounds. |
id |
UFCG_979913b88016dc212cc5549017b96a44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35919 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A relação entre o ensino de matemática e o foreground de estudantes camponeses.The relationship between mathematics teaching and the foreground of peasant students.Ensino de MatemáticaEducação Matemática CríticaEstudantes camponesesEducação do CampoReforma agráriaForeground - estudantes camponesesTeaching MathematicsCritical Mathematics EducationPeasant studentsCountryside EducationLand reformForeground - peasant studentsEducação.Esta Comunicação Científica é parte de um Trabalho de Conclusão de Curso que versa sobre a Educação do Campo, o ensino de Matemática e o foreground de jovens camponeses que residem em um assentamento da Reforma Agrária. A pesquisa teve por objetivo compreender a relação estabelecida por jovens camponeses entre o ensino de Matemática e os seus foregrounds. Para tanto, o estudo fundamentase na perspectiva da Educação do Campo, concebida a partir da luta coletiva dos movimentos sociais com a finalidade de emancipação humana e da Educação Matemática Crítica, que discute o papel social da Matemática como sendo instrumento importante na formação crítica dos estudantes. Discutimos, em particular, o conceito de foreground dos estudantes e sua relação com o ensino de Matemática. A pesquisa é do tipo qualitativa, de natureza exploratória. Os dados foram produzidos por meio de uma entrevista semiestruturada com 5 estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo, localizada em área de assentamento no município de Itaguaçu da Bahia. Os resultados indicam que o ensino de Matemática é importante para despertar o interesse dos jovens camponeses a planejar seus foregrounds.This scientific communication is part of a course completion work that deals with field education, mathematics teaching, and foreground of young peasants living in an agrarian reform settlement. The research aimed to understand the relationship young peasants establish between mathematics teaching and their foregrounds. Therefore, the study is based on the perspective of both, field education, conceived from the collective struggle of social movements with the purpose of human emancipation, and critical mathematics education, which discusses the social role of mathematics as an important instrument in students’ critical education. We discuss specifically the concept of students’ foregrounds and their relationship with the mathematics teaching. The research is qualitative, exploratory in nature. Data were produced through a semi-structured interview with five students from the 9th grade of elementary school from a field school, located in a settlement area in the municipality of Itaguaçu da Bahia. The results indicate that the teaching of mathematics is important to arouse the interest of young peasants to plan their foregrounds.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20222024-06-05T13:44:21Z2024-06-052024-06-05T13:44:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35919LIMA, Aldinete Silvino de; SOUZA, Vitória Lima Rocha; SOUZA, Fábio dos Santos. A relação entre o ensino de matemática e o Foreground de estudantes camponeses. In: XIV ENEM - ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14., 2022. Anais [...]. Educação Matemática, Escola e Docência - o que nos trouxe Ubiratan D’Ambrosio, Edição virtual, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35919porLIMA, Aldinete Silvino de.SOUZA, Vitória Lima Rocha.SOUZA, Fábio dos Santos.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-05T13:45:04Zoai:localhost:riufcg/35919Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-05T13:45:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação entre o ensino de matemática e o foreground de estudantes camponeses. The relationship between mathematics teaching and the foreground of peasant students. |
title |
A relação entre o ensino de matemática e o foreground de estudantes camponeses. |
spellingShingle |
A relação entre o ensino de matemática e o foreground de estudantes camponeses. LIMA, Aldinete Silvino de. Ensino de Matemática Educação Matemática Crítica Estudantes camponeses Educação do Campo Reforma agrária Foreground - estudantes camponeses Teaching Mathematics Critical Mathematics Education Peasant students Countryside Education Land reform Foreground - peasant students Educação. |
title_short |
A relação entre o ensino de matemática e o foreground de estudantes camponeses. |
title_full |
A relação entre o ensino de matemática e o foreground de estudantes camponeses. |
title_fullStr |
A relação entre o ensino de matemática e o foreground de estudantes camponeses. |
title_full_unstemmed |
A relação entre o ensino de matemática e o foreground de estudantes camponeses. |
title_sort |
A relação entre o ensino de matemática e o foreground de estudantes camponeses. |
author |
LIMA, Aldinete Silvino de. |
author_facet |
LIMA, Aldinete Silvino de. SOUZA, Vitória Lima Rocha. SOUZA, Fábio dos Santos. |
author_role |
author |
author2 |
SOUZA, Vitória Lima Rocha. SOUZA, Fábio dos Santos. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Aldinete Silvino de. SOUZA, Vitória Lima Rocha. SOUZA, Fábio dos Santos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Matemática Educação Matemática Crítica Estudantes camponeses Educação do Campo Reforma agrária Foreground - estudantes camponeses Teaching Mathematics Critical Mathematics Education Peasant students Countryside Education Land reform Foreground - peasant students Educação. |
topic |
Ensino de Matemática Educação Matemática Crítica Estudantes camponeses Educação do Campo Reforma agrária Foreground - estudantes camponeses Teaching Mathematics Critical Mathematics Education Peasant students Countryside Education Land reform Foreground - peasant students Educação. |
description |
Esta Comunicação Científica é parte de um Trabalho de Conclusão de Curso que versa sobre a Educação do Campo, o ensino de Matemática e o foreground de jovens camponeses que residem em um assentamento da Reforma Agrária. A pesquisa teve por objetivo compreender a relação estabelecida por jovens camponeses entre o ensino de Matemática e os seus foregrounds. Para tanto, o estudo fundamentase na perspectiva da Educação do Campo, concebida a partir da luta coletiva dos movimentos sociais com a finalidade de emancipação humana e da Educação Matemática Crítica, que discute o papel social da Matemática como sendo instrumento importante na formação crítica dos estudantes. Discutimos, em particular, o conceito de foreground dos estudantes e sua relação com o ensino de Matemática. A pesquisa é do tipo qualitativa, de natureza exploratória. Os dados foram produzidos por meio de uma entrevista semiestruturada com 5 estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo, localizada em área de assentamento no município de Itaguaçu da Bahia. Os resultados indicam que o ensino de Matemática é importante para despertar o interesse dos jovens camponeses a planejar seus foregrounds. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2024-06-05T13:44:21Z 2024-06-05 2024-06-05T13:44:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35919 LIMA, Aldinete Silvino de; SOUZA, Vitória Lima Rocha; SOUZA, Fábio dos Santos. A relação entre o ensino de matemática e o Foreground de estudantes camponeses. In: XIV ENEM - ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14., 2022. Anais [...]. Educação Matemática, Escola e Docência - o que nos trouxe Ubiratan D’Ambrosio, Edição virtual, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35919 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35919 |
identifier_str_mv |
LIMA, Aldinete Silvino de; SOUZA, Vitória Lima Rocha; SOUZA, Fábio dos Santos. A relação entre o ensino de matemática e o Foreground de estudantes camponeses. In: XIV ENEM - ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14., 2022. Anais [...]. Educação Matemática, Escola e Docência - o que nos trouxe Ubiratan D’Ambrosio, Edição virtual, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744623662268416 |