Gênero resenha: uma análise da produção videossinalizada do livro “Libras que língua é essa?”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Bruno Bueno Lima de.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27702
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de pesquisa a resenha acadêmica em Libras videossinalizada. A resenha estudada foi a do livro “Libras? que língua é essa?”, publicada no canal YouTube Letras Libras, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).O presente estudo teve como objetivo geral analisar a característica da estrutura retórica e dos elementos discursivos na produção sinalizada de uma resenha acadêmica em Libras videossinalizada. Os objetivos específicos foram: I) descrever o modelo de estrutura retórica de resenha sobre o livro Libras? Que língua é essa? Videossinalizada, publicada no canal YouTube Letras Libras, da Universidade Federal do Paraná: e II) Caracterizar o estilo do gênero resenha em Libras investigado. O estudo é teórico-metodologia, apoiado no modelo de gênero resenha acadêmica (MOTTA-ROHT e HENDGES, 2010; SILVA, 2012; 2019) e identificação de Libras videossinalizada (SILVA, 2019). A metodologia de pesquisa foi qualitativa do tipo descritivo. Elegemos para a análise como a descrição da coleta de dados, elencada em quatro etapas nas quais localizamos os elementos discursivos que foram consideradas chave para a construção da resenha em Libras videossinalizada. Estes elementos discursivos produziriam as informações nas características da produção de textos do gênero resenha. Os resultados sugerem que uma resenha indica a identificação da Libras nas categorias de apresentar, descrever, avaliar e recomendar; e conteúdo temático, estilo e construção composicional da resenha videosinalizada. Á guisa de conclusão, ressaltamos mais uma vez que ainda há poucas pesquisas, e que quanto a gêneros acadêmicos emergentes a resenha está entre as produções videossinalizadas que resenhas estas podem ser utilizadas como material de apoio na esfera acadêmica.
id UFCG_9802a91718649018f271803c5fffa64d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27702
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Gênero resenha: uma análise da produção videossinalizada do livro “Libras que língua é essa?”Genre review: an analysis of the video-signaled production of the book “Libras que lingua é essa?”Gênero textual - resenha acadêmicaLivro - Libras que língua é essaVideossinalizaçãoObra videossinalizadaLíngua Brasileira de SinaisLIBRAS videossinalizadaProdução sinalizadaTextual genre - academic reviewBook - Libras what language is thisVideo signalingVideo flagged workBrazilian Sign LanguagePOUNDS video flaggedSigned productionLetras.Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de pesquisa a resenha acadêmica em Libras videossinalizada. A resenha estudada foi a do livro “Libras? que língua é essa?”, publicada no canal YouTube Letras Libras, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).O presente estudo teve como objetivo geral analisar a característica da estrutura retórica e dos elementos discursivos na produção sinalizada de uma resenha acadêmica em Libras videossinalizada. Os objetivos específicos foram: I) descrever o modelo de estrutura retórica de resenha sobre o livro Libras? Que língua é essa? Videossinalizada, publicada no canal YouTube Letras Libras, da Universidade Federal do Paraná: e II) Caracterizar o estilo do gênero resenha em Libras investigado. O estudo é teórico-metodologia, apoiado no modelo de gênero resenha acadêmica (MOTTA-ROHT e HENDGES, 2010; SILVA, 2012; 2019) e identificação de Libras videossinalizada (SILVA, 2019). A metodologia de pesquisa foi qualitativa do tipo descritivo. Elegemos para a análise como a descrição da coleta de dados, elencada em quatro etapas nas quais localizamos os elementos discursivos que foram consideradas chave para a construção da resenha em Libras videossinalizada. Estes elementos discursivos produziriam as informações nas características da produção de textos do gênero resenha. Os resultados sugerem que uma resenha indica a identificação da Libras nas categorias de apresentar, descrever, avaliar e recomendar; e conteúdo temático, estilo e construção composicional da resenha videosinalizada. Á guisa de conclusão, ressaltamos mais uma vez que ainda há poucas pesquisas, e que quanto a gêneros acadêmicos emergentes a resenha está entre as produções videossinalizadas que resenhas estas podem ser utilizadas como material de apoio na esfera acadêmica.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGAGUIAR, Girlaine Felisberto de Caldas.AGUIAR, G. F. C.http://lattes.cnpq.br/1301144396500195SILVA, Elizabeth Maria da.SILVA, E. M.http://lattes.cnpq.br/2114551483682345SOUZA, Clóvis Batista de.SOUZA, C. B.http://lattes.cnpq.br/5294536484137809SOUSA, Bruno Bueno Lima de.2022-05-252022-10-26T21:23:17Z2022-10-262022-10-26T21:23:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27702SOUSA, Bruno Bueno Lima de. Gênero resenha: uma análise da produção videossinalizada do livro “Libras que língua é essa?”. 2022. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27702porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-10-26T21:24:25Zoai:localhost:riufcg/27702Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-26T21:24:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero resenha: uma análise da produção videossinalizada do livro “Libras que língua é essa?”
Genre review: an analysis of the video-signaled production of the book “Libras que lingua é essa?”
title Gênero resenha: uma análise da produção videossinalizada do livro “Libras que língua é essa?”
spellingShingle Gênero resenha: uma análise da produção videossinalizada do livro “Libras que língua é essa?”
SOUSA, Bruno Bueno Lima de.
Gênero textual - resenha acadêmica
Livro - Libras que língua é essa
Videossinalização
Obra videossinalizada
Língua Brasileira de Sinais
LIBRAS videossinalizada
Produção sinalizada
Textual genre - academic review
Book - Libras what language is this
Video signaling
Video flagged work
Brazilian Sign Language
POUNDS video flagged
Signed production
Letras.
title_short Gênero resenha: uma análise da produção videossinalizada do livro “Libras que língua é essa?”
title_full Gênero resenha: uma análise da produção videossinalizada do livro “Libras que língua é essa?”
title_fullStr Gênero resenha: uma análise da produção videossinalizada do livro “Libras que língua é essa?”
title_full_unstemmed Gênero resenha: uma análise da produção videossinalizada do livro “Libras que língua é essa?”
title_sort Gênero resenha: uma análise da produção videossinalizada do livro “Libras que língua é essa?”
author SOUSA, Bruno Bueno Lima de.
author_facet SOUSA, Bruno Bueno Lima de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AGUIAR, Girlaine Felisberto de Caldas.
AGUIAR, G. F. C.
http://lattes.cnpq.br/1301144396500195
SILVA, Elizabeth Maria da.
SILVA, E. M.
http://lattes.cnpq.br/2114551483682345
SOUZA, Clóvis Batista de.
SOUZA, C. B.
http://lattes.cnpq.br/5294536484137809
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Bruno Bueno Lima de.
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero textual - resenha acadêmica
Livro - Libras que língua é essa
Videossinalização
Obra videossinalizada
Língua Brasileira de Sinais
LIBRAS videossinalizada
Produção sinalizada
Textual genre - academic review
Book - Libras what language is this
Video signaling
Video flagged work
Brazilian Sign Language
POUNDS video flagged
Signed production
Letras.
topic Gênero textual - resenha acadêmica
Livro - Libras que língua é essa
Videossinalização
Obra videossinalizada
Língua Brasileira de Sinais
LIBRAS videossinalizada
Produção sinalizada
Textual genre - academic review
Book - Libras what language is this
Video signaling
Video flagged work
Brazilian Sign Language
POUNDS video flagged
Signed production
Letras.
description Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de pesquisa a resenha acadêmica em Libras videossinalizada. A resenha estudada foi a do livro “Libras? que língua é essa?”, publicada no canal YouTube Letras Libras, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).O presente estudo teve como objetivo geral analisar a característica da estrutura retórica e dos elementos discursivos na produção sinalizada de uma resenha acadêmica em Libras videossinalizada. Os objetivos específicos foram: I) descrever o modelo de estrutura retórica de resenha sobre o livro Libras? Que língua é essa? Videossinalizada, publicada no canal YouTube Letras Libras, da Universidade Federal do Paraná: e II) Caracterizar o estilo do gênero resenha em Libras investigado. O estudo é teórico-metodologia, apoiado no modelo de gênero resenha acadêmica (MOTTA-ROHT e HENDGES, 2010; SILVA, 2012; 2019) e identificação de Libras videossinalizada (SILVA, 2019). A metodologia de pesquisa foi qualitativa do tipo descritivo. Elegemos para a análise como a descrição da coleta de dados, elencada em quatro etapas nas quais localizamos os elementos discursivos que foram consideradas chave para a construção da resenha em Libras videossinalizada. Estes elementos discursivos produziriam as informações nas características da produção de textos do gênero resenha. Os resultados sugerem que uma resenha indica a identificação da Libras nas categorias de apresentar, descrever, avaliar e recomendar; e conteúdo temático, estilo e construção composicional da resenha videosinalizada. Á guisa de conclusão, ressaltamos mais uma vez que ainda há poucas pesquisas, e que quanto a gêneros acadêmicos emergentes a resenha está entre as produções videossinalizadas que resenhas estas podem ser utilizadas como material de apoio na esfera acadêmica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-25
2022-10-26T21:23:17Z
2022-10-26
2022-10-26T21:23:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27702
SOUSA, Bruno Bueno Lima de. Gênero resenha: uma análise da produção videossinalizada do livro “Libras que língua é essa?”. 2022. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27702
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27702
identifier_str_mv SOUSA, Bruno Bueno Lima de. Gênero resenha: uma análise da produção videossinalizada do livro “Libras que língua é essa?”. 2022. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744559260827648