Experiências para a formação docente em Geografia: narrativas do estágio supervisionado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião em Campina Grande - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Maria do Socorro Silva.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22839
Resumo: O Estágio Curricular Supervisionado, em cursos de graduação, é de suma importância para a relação da teoria e prática docente. Apesar disso, no que se refere às Licenciaturas, o que é abordado na universidade, com as disciplinas voltadas para a educação (processo de ensino-aprendizagem) nem sempre se torna suficiente para uma melhoria da escolarização dos nossos estudantes. Assim, este artigo tem como objetivo refletir sobre a relevância do estágio supervisionado para a formação do professor de Geografia, de acordo com as experiências vivenciadas na observação e na prática do ensino. Para isso, foram resgatados os relatórios da Componente Curricular Estágio Supervisionado do Curso de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande, realizados em quatro semestres na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, na cidade de Campina Grande-PB entre os anos 2014 e 2016. Dessa forma, a partir das observações das relações no espaço físico e das aulas ministradas, foram extraídas narrativas dessa experiência para análise e discussão. Antes, buscamos também um embasamento teórico no que se refere à prática de ensino, ao estágio supervisionado e à utilização de narrativas. De acordo com o que foi examinado, podemos considerar que há uma real necessidade da formação de professores de geografia, no que diz respeito à prática de ensino que traga uma transformação na aprendizagem do alunado, diferente do que propõe o tradicionalismo.
id UFCG_9aab551b48270b392d70f1b40e5f738b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/22839
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Experiências para a formação docente em Geografia: narrativas do estágio supervisionado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião em Campina Grande - PB.Experiences for teacher education in Geography: narratives of supervised internship at São Sebastião State Elementary and High School in Campina Grande - PB.Formação docenteEstágio supervisionado - Geografia - UFCGCurso de Geografia da UFCGAmbiente escolarAmbiente escolarNarrativas de estágio supervisionadoEscola São Sebastião - Campina Grande - PBTeacher trainingSupervised Internship - Geography - UFCGUFCG Geography CourseSchool environmentSupervised Internship NarrativesSão Sebastião School - Campina Grande - PBGeografiaO Estágio Curricular Supervisionado, em cursos de graduação, é de suma importância para a relação da teoria e prática docente. Apesar disso, no que se refere às Licenciaturas, o que é abordado na universidade, com as disciplinas voltadas para a educação (processo de ensino-aprendizagem) nem sempre se torna suficiente para uma melhoria da escolarização dos nossos estudantes. Assim, este artigo tem como objetivo refletir sobre a relevância do estágio supervisionado para a formação do professor de Geografia, de acordo com as experiências vivenciadas na observação e na prática do ensino. Para isso, foram resgatados os relatórios da Componente Curricular Estágio Supervisionado do Curso de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande, realizados em quatro semestres na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, na cidade de Campina Grande-PB entre os anos 2014 e 2016. Dessa forma, a partir das observações das relações no espaço físico e das aulas ministradas, foram extraídas narrativas dessa experiência para análise e discussão. Antes, buscamos também um embasamento teórico no que se refere à prática de ensino, ao estágio supervisionado e à utilização de narrativas. De acordo com o que foi examinado, podemos considerar que há uma real necessidade da formação de professores de geografia, no que diz respeito à prática de ensino que traga uma transformação na aprendizagem do alunado, diferente do que propõe o tradicionalismo.The Supervised Curricular Internship in undergraduate courses is of utmost importance for the relation of theory and practice. In spite of this, with regard to undergraduate courses, what is addressed in the university with the disciplines focused on education (teaching-learning process) does not always become effective in terms of improving the schooling of our students. Thus, this article aims to reflect the relevance of the supervised internship to the formation of the Geography teacher according to the experiences lived in the observation and practice of teaching. For this, we retrieved the reports of the Supervised Internship Course Course of Geography Course of the Federal University of Campina Grande, conducted in four semesters in the State School of Elementary and Middle School São Sebastião, in the city of Campina Grande-PB between 2014 and 2016 In this way, to extract from the observations of the relations in the physical space and of the classes taught narratives of this experience for analysis and discussion. Before, we also seek a theoretical basis regarding teaching practice, supervised internship and the use of narratives. According to what has been examined we can consider that there is a need for the formation of teachers of geography with respect to a teaching practice that brings a transformation in the student's learning, different from that proposed by traditionalism.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGAZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.AZEVEDO, S. L. M.http://lattes.cnpq.br/3664258994348544OLIVEIRA, Maria do Socorro Silva.20192022-01-03T11:15:25Z2022-01-032022-01-03T11:15:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22839OLIVEIRA, Maria do Socorro Silva. Experiências para a formação docente em Geografia: narrativas do estágio supervisionado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião em Campina Grande - PB. 2019. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22839porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-03T11:16:00Zoai:localhost:riufcg/22839Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-03T11:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências para a formação docente em Geografia: narrativas do estágio supervisionado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião em Campina Grande - PB.
Experiences for teacher education in Geography: narratives of supervised internship at São Sebastião State Elementary and High School in Campina Grande - PB.
title Experiências para a formação docente em Geografia: narrativas do estágio supervisionado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião em Campina Grande - PB.
spellingShingle Experiências para a formação docente em Geografia: narrativas do estágio supervisionado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião em Campina Grande - PB.
OLIVEIRA, Maria do Socorro Silva.
Formação docente
Estágio supervisionado - Geografia - UFCG
Curso de Geografia da UFCG
Ambiente escolar
Ambiente escolar
Narrativas de estágio supervisionado
Escola São Sebastião - Campina Grande - PB
Teacher training
Supervised Internship - Geography - UFCG
UFCG Geography Course
School environment
Supervised Internship Narratives
São Sebastião School - Campina Grande - PB
Geografia
title_short Experiências para a formação docente em Geografia: narrativas do estágio supervisionado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião em Campina Grande - PB.
title_full Experiências para a formação docente em Geografia: narrativas do estágio supervisionado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião em Campina Grande - PB.
title_fullStr Experiências para a formação docente em Geografia: narrativas do estágio supervisionado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião em Campina Grande - PB.
title_full_unstemmed Experiências para a formação docente em Geografia: narrativas do estágio supervisionado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião em Campina Grande - PB.
title_sort Experiências para a formação docente em Geografia: narrativas do estágio supervisionado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião em Campina Grande - PB.
author OLIVEIRA, Maria do Socorro Silva.
author_facet OLIVEIRA, Maria do Socorro Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
AZEVEDO, S. L. M.
http://lattes.cnpq.br/3664258994348544
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Maria do Socorro Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Estágio supervisionado - Geografia - UFCG
Curso de Geografia da UFCG
Ambiente escolar
Ambiente escolar
Narrativas de estágio supervisionado
Escola São Sebastião - Campina Grande - PB
Teacher training
Supervised Internship - Geography - UFCG
UFCG Geography Course
School environment
Supervised Internship Narratives
São Sebastião School - Campina Grande - PB
Geografia
topic Formação docente
Estágio supervisionado - Geografia - UFCG
Curso de Geografia da UFCG
Ambiente escolar
Ambiente escolar
Narrativas de estágio supervisionado
Escola São Sebastião - Campina Grande - PB
Teacher training
Supervised Internship - Geography - UFCG
UFCG Geography Course
School environment
Supervised Internship Narratives
São Sebastião School - Campina Grande - PB
Geografia
description O Estágio Curricular Supervisionado, em cursos de graduação, é de suma importância para a relação da teoria e prática docente. Apesar disso, no que se refere às Licenciaturas, o que é abordado na universidade, com as disciplinas voltadas para a educação (processo de ensino-aprendizagem) nem sempre se torna suficiente para uma melhoria da escolarização dos nossos estudantes. Assim, este artigo tem como objetivo refletir sobre a relevância do estágio supervisionado para a formação do professor de Geografia, de acordo com as experiências vivenciadas na observação e na prática do ensino. Para isso, foram resgatados os relatórios da Componente Curricular Estágio Supervisionado do Curso de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande, realizados em quatro semestres na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, na cidade de Campina Grande-PB entre os anos 2014 e 2016. Dessa forma, a partir das observações das relações no espaço físico e das aulas ministradas, foram extraídas narrativas dessa experiência para análise e discussão. Antes, buscamos também um embasamento teórico no que se refere à prática de ensino, ao estágio supervisionado e à utilização de narrativas. De acordo com o que foi examinado, podemos considerar que há uma real necessidade da formação de professores de geografia, no que diz respeito à prática de ensino que traga uma transformação na aprendizagem do alunado, diferente do que propõe o tradicionalismo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-01-03T11:15:25Z
2022-01-03
2022-01-03T11:15:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22839
OLIVEIRA, Maria do Socorro Silva. Experiências para a formação docente em Geografia: narrativas do estágio supervisionado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião em Campina Grande - PB. 2019. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22839
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22839
identifier_str_mv OLIVEIRA, Maria do Socorro Silva. Experiências para a formação docente em Geografia: narrativas do estágio supervisionado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião em Campina Grande - PB. 2019. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744521232121856