Educação permanente em enfermagem na atenção básica á saúde.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7620 |
Resumo: | A educação permanente tem como princípio fundamental a aprendizagem no ambiente de trabalho, no qual o saber e o ensinar caminham lado a lado no cotidiano do serviço, podendo ser vista e entendida como um complemento na vida profissional, uma proposta de ação que ocasiona oportunidades dos profissionais se aperfeiçoarem cada vez mais a partir da busca individual de cada ser. A colaboração da equipe é fundamental para tornar possível o desenvolvimento da educação permanente em saúde, uma vez que em parceria os profissionais podem fazer buscas, de forma coletiva e equilibrada. Na concepção freireana, para educar faz-se necessário o partilhar de saberes através do diálogo, pois além de saber falar, um indivíduo deve também saber ouvir. A presente pesquisa teve como objetivo identificar as práticas de educação permanente em saúde desenvolvidas por enfermeiros da Atenção Básica à Saúde (ABS). Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista a 14 enfermeiros, em local reservado, pelo pesquisador responsável após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Formação de Professores (UFCG-CFP). Foi aplicado um roteiro de entrevista semiestruturado contendo questões objetivas que visam caracterizar o perfil demográfico e profissional da amostra e questões subjetivas acerca da temática proposta. A análise dos dados foi feita através de organização e transcrição, por meio da Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin, sendo discutido conforme a literatura pertinente. O referido estudo atendeu às questões éticas da Resolução 466/12, sendo apreciado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Cajazeiras, sob CAAE: 86174218.2.0000.5575. Identificou-se como categorias: a percepção acerca da EPS, participação das práticas de EPS, o enfermeiro como multiplicador das práticas de EPS na ABS e fatores intervenientes às práticas de EPS. A EPS se configura como um importante método para o aperfeiçoamento dos serviços exercidos pelas equipes da AB, tendo em conta o seu exercício embasado nas necessidades encontradas em cada ambiente de trabalho. Os profissionais reconhecem a necessidade de EPS e de participar de ações alicerçadas nela, ainda que não seja com frequência que gostariam. Sobre a realização de ações pelos enfermeiros com suas equipes de ESF, a maioria relatou realizá-las nas oportunidades das reuniões mensais, em forma de roda de conversa. Os fatores intervenientes às ações de EPS que foram relatados como dificultadores foram estrutura, tempo, usuários e desinteresse. Quando indagados sobre fatores facilitadores, foram mencionados interesse e interação entre a equipe, os quais podem ser considerados entrelaçados, levando em conta eu ambos remetem a uma boa relação interpessoal entre os profissionais da equipe. Os dados encontrados com o estudo constatam a relevância deste tanto para os participantes, podendo esses terem a oportunidade de identificarem seus equívocos e poderem aperfeiçoar seu trabalho, assim como para outros profissionais e acadêmicos da área de saúde, por servir como subsídio para que possam identificar e/ou evitar falhas ao atuarem no cenário estudado. |
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Educação permanente em enfermagem na atenção básica á saúde.Permanent education in nursing in primary health care.Educação permanente - enfermeirosAtenção básica á saúdeSaúde da famíliaPráticas de educação permanenteContinuing Education - NursesPrimary health careFamily HealthContinuing Education PracticesEnfermagem.A educação permanente tem como princípio fundamental a aprendizagem no ambiente de trabalho, no qual o saber e o ensinar caminham lado a lado no cotidiano do serviço, podendo ser vista e entendida como um complemento na vida profissional, uma proposta de ação que ocasiona oportunidades dos profissionais se aperfeiçoarem cada vez mais a partir da busca individual de cada ser. A colaboração da equipe é fundamental para tornar possível o desenvolvimento da educação permanente em saúde, uma vez que em parceria os profissionais podem fazer buscas, de forma coletiva e equilibrada. Na concepção freireana, para educar faz-se necessário o partilhar de saberes através do diálogo, pois além de saber falar, um indivíduo deve também saber ouvir. A presente pesquisa teve como objetivo identificar as práticas de educação permanente em saúde desenvolvidas por enfermeiros da Atenção Básica à Saúde (ABS). Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista a 14 enfermeiros, em local reservado, pelo pesquisador responsável após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Formação de Professores (UFCG-CFP). Foi aplicado um roteiro de entrevista semiestruturado contendo questões objetivas que visam caracterizar o perfil demográfico e profissional da amostra e questões subjetivas acerca da temática proposta. A análise dos dados foi feita através de organização e transcrição, por meio da Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin, sendo discutido conforme a literatura pertinente. O referido estudo atendeu às questões éticas da Resolução 466/12, sendo apreciado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Cajazeiras, sob CAAE: 86174218.2.0000.5575. Identificou-se como categorias: a percepção acerca da EPS, participação das práticas de EPS, o enfermeiro como multiplicador das práticas de EPS na ABS e fatores intervenientes às práticas de EPS. A EPS se configura como um importante método para o aperfeiçoamento dos serviços exercidos pelas equipes da AB, tendo em conta o seu exercício embasado nas necessidades encontradas em cada ambiente de trabalho. Os profissionais reconhecem a necessidade de EPS e de participar de ações alicerçadas nela, ainda que não seja com frequência que gostariam. Sobre a realização de ações pelos enfermeiros com suas equipes de ESF, a maioria relatou realizá-las nas oportunidades das reuniões mensais, em forma de roda de conversa. Os fatores intervenientes às ações de EPS que foram relatados como dificultadores foram estrutura, tempo, usuários e desinteresse. Quando indagados sobre fatores facilitadores, foram mencionados interesse e interação entre a equipe, os quais podem ser considerados entrelaçados, levando em conta eu ambos remetem a uma boa relação interpessoal entre os profissionais da equipe. Os dados encontrados com o estudo constatam a relevância deste tanto para os participantes, podendo esses terem a oportunidade de identificarem seus equívocos e poderem aperfeiçoar seu trabalho, assim como para outros profissionais e acadêmicos da área de saúde, por servir como subsídio para que possam identificar e/ou evitar falhas ao atuarem no cenário estudado.Permanent education has a fundamental principle of learning in the work environment, in which knowledge and teaching go hand in hand in the daily life of the service, and can be seen and understood as a complement in working life, a proposal of actions that results in opportunities for professionals to improve more and more from the individual search of each being. Team collaboration is fundamental to make possible the development of permanent education in health, since in partnership professionals can do searches collectively and in a balanced way. In the Freirean conception, in order to educate, it is necessary to share knowledge through dialogue, because besides knowing how to speak, an individual must also know how to listen. The present research aimed to identify the practices of permanent education in health developed by nurses of Basic Health Care. This is a descriptive study with a qualitative approach. This is a descriptive study with a qualitative approach. Data collection was done by interviewing 14 nurses, in a reserved place, by the researcher responsible after the approval of the Research Ethics Committee of the Federal University of Campina Grande/Teacher Training Center (UFCG-CFP). A semi-structured interview script was applied containing objective questions that aimed to characterize the demographic and professional profile of the sample and subjective questions about the proposed theme. The analysis of the data was done through organization and transcription, through the Content Analysis proposed by Laurence Bardin, being discussed according to the pertinent literature. This study addressed the ethical issues of Resolution 466/12 and was evaluated and approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Cajazeiras under CAAE: 86174218.2.0000.5575. The following categories were identified: perception about PEH, participation of PEH practices, nurses as a multiplier of PEH practices in BHC and intervening factors for PEH practices. PEH is an important method for the improvement of the services performed by the BHC teams, taking into account its exercise based on the needs found in each work environment. Professionals recognize the need of PEH and to participate in actions based on it, even if it does not occur as often as they would like. The intervening factors to PEH actions that were reported as hindering were structure, time, users and disinterest. When asked about facilitating factors, interest and interaction between the team were mentioned, which can be considered intertwined, considering that both refer to a good interpersonal relationship between team members. The data found with the study confirm the relevance of it to the participants, who may have the opportunity to identify their mistakes and to improve their work, as well as other professionals and students in the health area, for serving as a subsidy so that they can identify and/or avoid failures when acting in the scenario studied.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFREITAS, Fabiana Ferraz Queiroga.FREITAS, F. F. 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