Fatores que interferem no processo de aprendizagem: um estudo de caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROSA, Ynara Heloisa da Silva.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22397
Resumo: O processo de aprendizagem é complexo e acontece de modo diferente para cada criança. Nas escolas, é comum encontrar casos de alunos com dificuldades para aprender. Pretende-se, nesse estudo, analisar os fatores internos e externos que interferem na aprendizagem. Dessa maneira, parte-se do seguinte problema de pesquisa: Como os fatores internos e externos à escola influenciam no processo de aprendizagem dos alunos? Para tanto, o objetivo geral do trabalho monográfico consiste em analisar os fatores internos e externos que interferem na aprendizagem. Os específicos, por sua vez, corres podem a identificar os fatores que interferem na aprendizagem; compreender como os professores tratam as dificuldades de aprendizagem dos alunos na escola; e, registrar quais os fatores de maior dificuldade dos alunos. A fim de alcançar os objetivos propostos, o estudo foi embasado nos trabalhos de autores, como: Fonseca (2020); Batista (2019); Tabile e Jacometo (2017); Freitas e Jabbour (2011); Dantas e Manoel (2009); Nascimento e Orth (2008); Sawaya (2006); Gimenez (2005); Yin (2005); Almeida (2001); Boruchovitch (2001); Drouet (1997); Freire (1996); Lucke e André (1986); Pain (1985); Gagné (1980). Por conseguinte, em relação ao percurso metodológico, a pesquisa é de caráter qualitativo, voltada para um caso específico. Como Instrumentos de coleta de dados, a investigação envolveu revisão bibliográfica, o exame do Projeto Político Pedagógico da instituição lócus de pesquisa, assim como a aplicação de questionários semiestruturados a educadores. A análise de dados se efetivou em torno da discussão dos fatores delimitados que interferem na aprendizagem, em observância às discussões propostas pelo aporte teórico. Ao término da pesquisa, considera-se que tanto os fatores internos como externos influenciam na aprendizagem do educando, podendo o contexto social, cultural e econômico influenciar de forma positiva ou negativa. Portanto, é importante que o professor conheça a realidade de seus alunos, para melhor adaptar as metodologias e proporcionar um pleno desenvolvimento dos estudantes. A escola articulada à família deve buscar a promoção de uma formação integral, buscando minimizar os fatores de interferência.
id UFCG_9ab4165ad52e5d82d49328b1c6d4b7cc
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/22397
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Fatores que interferem no processo de aprendizagem: um estudo de caso.Factors that interfere in the learning process: a case study.Ensino e aprendizagemFatores internos e externosInterferênciasEstudo de casoDificuldades na aprendizagemAprendizagemAlunoTeaching and learningInternal and External FactorsInterferencesCase studylearning difficultiesLearningStudentEducação.O processo de aprendizagem é complexo e acontece de modo diferente para cada criança. Nas escolas, é comum encontrar casos de alunos com dificuldades para aprender. Pretende-se, nesse estudo, analisar os fatores internos e externos que interferem na aprendizagem. Dessa maneira, parte-se do seguinte problema de pesquisa: Como os fatores internos e externos à escola influenciam no processo de aprendizagem dos alunos? Para tanto, o objetivo geral do trabalho monográfico consiste em analisar os fatores internos e externos que interferem na aprendizagem. Os específicos, por sua vez, corres podem a identificar os fatores que interferem na aprendizagem; compreender como os professores tratam as dificuldades de aprendizagem dos alunos na escola; e, registrar quais os fatores de maior dificuldade dos alunos. A fim de alcançar os objetivos propostos, o estudo foi embasado nos trabalhos de autores, como: Fonseca (2020); Batista (2019); Tabile e Jacometo (2017); Freitas e Jabbour (2011); Dantas e Manoel (2009); Nascimento e Orth (2008); Sawaya (2006); Gimenez (2005); Yin (2005); Almeida (2001); Boruchovitch (2001); Drouet (1997); Freire (1996); Lucke e André (1986); Pain (1985); Gagné (1980). Por conseguinte, em relação ao percurso metodológico, a pesquisa é de caráter qualitativo, voltada para um caso específico. Como Instrumentos de coleta de dados, a investigação envolveu revisão bibliográfica, o exame do Projeto Político Pedagógico da instituição lócus de pesquisa, assim como a aplicação de questionários semiestruturados a educadores. A análise de dados se efetivou em torno da discussão dos fatores delimitados que interferem na aprendizagem, em observância às discussões propostas pelo aporte teórico. Ao término da pesquisa, considera-se que tanto os fatores internos como externos influenciam na aprendizagem do educando, podendo o contexto social, cultural e econômico influenciar de forma positiva ou negativa. Portanto, é importante que o professor conheça a realidade de seus alunos, para melhor adaptar as metodologias e proporcionar um pleno desenvolvimento dos estudantes. A escola articulada à família deve buscar a promoção de uma formação integral, buscando minimizar os fatores de interferência.The learning process is complex and happens differently for each child. In schools, it is common to find cases of students struggling to learn. It is intended, in this study, to analyze the internal and external factors that interfere in learning. Thus, it starts with the following research problem: How do factors internal and external to the school influence the learning process of students? Therefore, the general objective of the monographic work is to analyze the internal and external factors that interfere in learning. The specifics, in turn, can identify the factors that interfere with learning; understand how teachers treat students' learning difficulties at school; and, register which factors make students' most difficult. In order to achieve the proposed objectives, the study was based on the work of authors such as: Fonseca (2020); Batista (2019); Tabile and Jacometo (2017); Freitas and Jabbour (2011); Dantas and Manoel (2009); Nascimento and Orth (2008); Sawaya (2006); Gimenez (2005); Yin (2005); Almeida (2001); Boruchovitch (2001); Drouet (1997); Freire (1996); Lucke and André (1986); Pain (1985); Gagne (1980). Therefore, in relation to the methodological path, the research is qualitative in nature, focused on a specific case. As data collection instruments, the investigation involved a literature review, an examination of the Pedagogical Political Project of the institution locus of research, as well as the application of semi-structured questionnaires to educators. Data analysis was carried out around the discussion of the delimited factors that interfere with learning, in compliance with the discussions proposed by the theoretical framework. At the end of the research, it is considered that both internal and external factors influence the student's learning, and the social, cultural and economic context may influence it positively or negatively. Therefore, it is important for the teacher to know the reality of their students, in order to better adapt the methodologies and provide students with full development. The school linked to the family must seek to promote comprehensive training, seeking to minimize interference factors.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERNANDES, Hercília Maria.http://lattes.cnpq.br/5652804027020933FERNANDES, Hercília M.CAMPOS, Maria de Lourdes.SILVA , José Amiraldo Alves da.ROSA, Ynara Heloisa da Silva.20212021-12-09T13:47:26Z2021-12-092021-12-09T13:47:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22397ROSA, Ynara Heloisa da Silva. Fatores que interferem no processo de aprendizagem: um estudo de caso. 2021. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T11:11:27Zoai:localhost:riufcg/22397Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T11:11:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores que interferem no processo de aprendizagem: um estudo de caso.
Factors that interfere in the learning process: a case study.
title Fatores que interferem no processo de aprendizagem: um estudo de caso.
spellingShingle Fatores que interferem no processo de aprendizagem: um estudo de caso.
ROSA, Ynara Heloisa da Silva.
Ensino e aprendizagem
Fatores internos e externos
Interferências
Estudo de caso
Dificuldades na aprendizagem
Aprendizagem
Aluno
Teaching and learning
Internal and External Factors
Interferences
Case study
learning difficulties
Learning
Student
Educação.
title_short Fatores que interferem no processo de aprendizagem: um estudo de caso.
title_full Fatores que interferem no processo de aprendizagem: um estudo de caso.
title_fullStr Fatores que interferem no processo de aprendizagem: um estudo de caso.
title_full_unstemmed Fatores que interferem no processo de aprendizagem: um estudo de caso.
title_sort Fatores que interferem no processo de aprendizagem: um estudo de caso.
author ROSA, Ynara Heloisa da Silva.
author_facet ROSA, Ynara Heloisa da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FERNANDES, Hercília Maria.
http://lattes.cnpq.br/5652804027020933
FERNANDES, Hercília M.
CAMPOS, Maria de Lourdes.
SILVA , José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.author.fl_str_mv ROSA, Ynara Heloisa da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Fatores internos e externos
Interferências
Estudo de caso
Dificuldades na aprendizagem
Aprendizagem
Aluno
Teaching and learning
Internal and External Factors
Interferences
Case study
learning difficulties
Learning
Student
Educação.
topic Ensino e aprendizagem
Fatores internos e externos
Interferências
Estudo de caso
Dificuldades na aprendizagem
Aprendizagem
Aluno
Teaching and learning
Internal and External Factors
Interferences
Case study
learning difficulties
Learning
Student
Educação.
description O processo de aprendizagem é complexo e acontece de modo diferente para cada criança. Nas escolas, é comum encontrar casos de alunos com dificuldades para aprender. Pretende-se, nesse estudo, analisar os fatores internos e externos que interferem na aprendizagem. Dessa maneira, parte-se do seguinte problema de pesquisa: Como os fatores internos e externos à escola influenciam no processo de aprendizagem dos alunos? Para tanto, o objetivo geral do trabalho monográfico consiste em analisar os fatores internos e externos que interferem na aprendizagem. Os específicos, por sua vez, corres podem a identificar os fatores que interferem na aprendizagem; compreender como os professores tratam as dificuldades de aprendizagem dos alunos na escola; e, registrar quais os fatores de maior dificuldade dos alunos. A fim de alcançar os objetivos propostos, o estudo foi embasado nos trabalhos de autores, como: Fonseca (2020); Batista (2019); Tabile e Jacometo (2017); Freitas e Jabbour (2011); Dantas e Manoel (2009); Nascimento e Orth (2008); Sawaya (2006); Gimenez (2005); Yin (2005); Almeida (2001); Boruchovitch (2001); Drouet (1997); Freire (1996); Lucke e André (1986); Pain (1985); Gagné (1980). Por conseguinte, em relação ao percurso metodológico, a pesquisa é de caráter qualitativo, voltada para um caso específico. Como Instrumentos de coleta de dados, a investigação envolveu revisão bibliográfica, o exame do Projeto Político Pedagógico da instituição lócus de pesquisa, assim como a aplicação de questionários semiestruturados a educadores. A análise de dados se efetivou em torno da discussão dos fatores delimitados que interferem na aprendizagem, em observância às discussões propostas pelo aporte teórico. Ao término da pesquisa, considera-se que tanto os fatores internos como externos influenciam na aprendizagem do educando, podendo o contexto social, cultural e econômico influenciar de forma positiva ou negativa. Portanto, é importante que o professor conheça a realidade de seus alunos, para melhor adaptar as metodologias e proporcionar um pleno desenvolvimento dos estudantes. A escola articulada à família deve buscar a promoção de uma formação integral, buscando minimizar os fatores de interferência.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-12-09T13:47:26Z
2021-12-09
2021-12-09T13:47:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22397
ROSA, Ynara Heloisa da Silva. Fatores que interferem no processo de aprendizagem: um estudo de caso. 2021. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22397
identifier_str_mv ROSA, Ynara Heloisa da Silva. Fatores que interferem no processo de aprendizagem: um estudo de caso. 2021. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744517431033856