Jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Gessyka Felix.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7232
Resumo: Este estudo monográfico aborda como temática a utilização de jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, a partir da seguinte problemática: Qual a percepção de professores da Educação Infantil com relação a utilização dos jogos e brincadeiras e quais impactos causados no processo ensino- aprendizagem de crianças em sala de aula. Para respondermos o questionamento, elaboramos os seguintes objetivos: analisar o entendimento de professores da Educação Infantil com relação a utilização de jogos e brincadeiras em sala de aula; refletir a utilização de jogos e brincadeiras como forma de ensino que favorece o desenvolvimento da aprendizagem dos educandos; destacar as formas lúdicas utilizadas em sala; identificar as principais dificuldades, elencadas pelos professores, para desenvolver um ensino envolvendo jogos e brincadeiras. Esta é uma pesquisa que trata da ludicidade enquanto estratégia pedagógica favorecedora do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com quatro professoras de escolas públicas da cidade de Cajazeiras/PB, a partir da utilização do instrumento de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada, contendo um questionário de caracterização e cinco questões voltadas para a temática em estudo. Com a realização desse estudo acerca da utilização de jogos e brincadeiras em sala de aula vimos, mediante as falas das professoras que o lúdico é uma ferramenta pedagógica que contribui efetivamente no desenvolvimento e habilidades das crianças por ser uma forma de aprendizagem prazerosa e menos cansativa, pois ao se posicionarem, as professoras falaram sobre suas limitações e possibilidades na utilização da ludicidade em suas práticas pedagógicas. Por fim, podemos acrescentar que a problemática e os objetivos da pesquisa foram alcançados de modo a darmos continuidade as reflexões aqui suscitadas.
id UFCG_9aec26480b307440149ba41df26cc708
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7232
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil.Games and games in the teaching-learning process in early childhood education.Educação infantilJogos e brincadeirasEnsino - aprendizagemChild educationGames and gamesTeaching - learningLúdicoLudicidadePlayfulnessLydicEducação.Este estudo monográfico aborda como temática a utilização de jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, a partir da seguinte problemática: Qual a percepção de professores da Educação Infantil com relação a utilização dos jogos e brincadeiras e quais impactos causados no processo ensino- aprendizagem de crianças em sala de aula. Para respondermos o questionamento, elaboramos os seguintes objetivos: analisar o entendimento de professores da Educação Infantil com relação a utilização de jogos e brincadeiras em sala de aula; refletir a utilização de jogos e brincadeiras como forma de ensino que favorece o desenvolvimento da aprendizagem dos educandos; destacar as formas lúdicas utilizadas em sala; identificar as principais dificuldades, elencadas pelos professores, para desenvolver um ensino envolvendo jogos e brincadeiras. Esta é uma pesquisa que trata da ludicidade enquanto estratégia pedagógica favorecedora do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com quatro professoras de escolas públicas da cidade de Cajazeiras/PB, a partir da utilização do instrumento de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada, contendo um questionário de caracterização e cinco questões voltadas para a temática em estudo. Com a realização desse estudo acerca da utilização de jogos e brincadeiras em sala de aula vimos, mediante as falas das professoras que o lúdico é uma ferramenta pedagógica que contribui efetivamente no desenvolvimento e habilidades das crianças por ser uma forma de aprendizagem prazerosa e menos cansativa, pois ao se posicionarem, as professoras falaram sobre suas limitações e possibilidades na utilização da ludicidade em suas práticas pedagógicas. Por fim, podemos acrescentar que a problemática e os objetivos da pesquisa foram alcançados de modo a darmos continuidade as reflexões aqui suscitadas.teaching-learning process in the Early Childhood Education, from the following problematic: What is the Child Education teacher‘s perception about the use of games and plays and what are the impacts caused in the teaching-learning process of children in the classroom? With the purpose to answer the questioning, we elaborated the following objectives: to analyze the understanding of Child Education teachers in relation to the use of games and plays in the classroom; to reflect the use of games and plays as a form of teaching that favors the development of students' learning; to highlight the ludic forms used in the room; to identify the main difficulties, listed by teachers, to develop a teaching involving games and plays. This is a research that works with playfulness as a pedagogical strategy that favors the teaching-learning process in the classroom. This is a qualitative research carried out with four teachers from public schools of the Cajazeiras/PB city, through the use the data collection instrument: a semi-structured interview, containing a characterization questionnaire and five questions focused on the topic in study. With the realization of this study about the use of games and plays in the classroom, we saw, through the teachers' speeches, that the ludic is a pedagogical tool that effectively contributes to development of abilities for children, being a way of pleasure learning, as well as a less tiring learning, because, when the teachers positioned themselves, they talked about their difficulties and facilities in the use of playfulness in their pedagogical practices. Finally, we can add that the problematic and the objectives of the research were achieved, in order to give continuity to the reflections raised in this work.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501PIRES, Aparecida Carneiro.LIMA, Maria Janete de.SILVA, Gessyka Felix.2017-09-052019-09-24T16:13:49Z2019-09-242019-09-24T16:13:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7232SILVA, Gessyka Felix da. Jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. 2017. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-05T11:37:04Zoai:localhost:riufcg/7232Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-05T11:37:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil.
Games and games in the teaching-learning process in early childhood education.
title Jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil.
spellingShingle Jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil.
SILVA, Gessyka Felix.
Educação infantil
Jogos e brincadeiras
Ensino - aprendizagem
Child education
Games and games
Teaching - learning
Lúdico
Ludicidade
Playfulness
Lydic
Educação.
title_short Jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil.
title_full Jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil.
title_fullStr Jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil.
title_full_unstemmed Jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil.
title_sort Jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil.
author SILVA, Gessyka Felix.
author_facet SILVA, Gessyka Felix.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Zildene Francisca.
PEREIRA, Z. F.
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501
PIRES, Aparecida Carneiro.
LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Gessyka Felix.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Jogos e brincadeiras
Ensino - aprendizagem
Child education
Games and games
Teaching - learning
Lúdico
Ludicidade
Playfulness
Lydic
Educação.
topic Educação infantil
Jogos e brincadeiras
Ensino - aprendizagem
Child education
Games and games
Teaching - learning
Lúdico
Ludicidade
Playfulness
Lydic
Educação.
description Este estudo monográfico aborda como temática a utilização de jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, a partir da seguinte problemática: Qual a percepção de professores da Educação Infantil com relação a utilização dos jogos e brincadeiras e quais impactos causados no processo ensino- aprendizagem de crianças em sala de aula. Para respondermos o questionamento, elaboramos os seguintes objetivos: analisar o entendimento de professores da Educação Infantil com relação a utilização de jogos e brincadeiras em sala de aula; refletir a utilização de jogos e brincadeiras como forma de ensino que favorece o desenvolvimento da aprendizagem dos educandos; destacar as formas lúdicas utilizadas em sala; identificar as principais dificuldades, elencadas pelos professores, para desenvolver um ensino envolvendo jogos e brincadeiras. Esta é uma pesquisa que trata da ludicidade enquanto estratégia pedagógica favorecedora do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com quatro professoras de escolas públicas da cidade de Cajazeiras/PB, a partir da utilização do instrumento de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada, contendo um questionário de caracterização e cinco questões voltadas para a temática em estudo. Com a realização desse estudo acerca da utilização de jogos e brincadeiras em sala de aula vimos, mediante as falas das professoras que o lúdico é uma ferramenta pedagógica que contribui efetivamente no desenvolvimento e habilidades das crianças por ser uma forma de aprendizagem prazerosa e menos cansativa, pois ao se posicionarem, as professoras falaram sobre suas limitações e possibilidades na utilização da ludicidade em suas práticas pedagógicas. Por fim, podemos acrescentar que a problemática e os objetivos da pesquisa foram alcançados de modo a darmos continuidade as reflexões aqui suscitadas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-05
2019-09-24T16:13:49Z
2019-09-24
2019-09-24T16:13:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7232
SILVA, Gessyka Felix da. Jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. 2017. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7232
identifier_str_mv SILVA, Gessyka Felix da. Jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. 2017. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744396183142400