O estágio supervisionado em educação infantil segundo a perspectiva de estudantes do curso de pedagogia - CFP/UFCG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUEIROGA, Daniela Pedrosa.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6393
Resumo: O Estágio Supervisionado em Educação Infantil é uma experiência importante na trajetória acadêmica do licenciando em Pedagogia, constituindo-se em uma fase de descobertas para o aluno que está em formação. Nessa ótica, este estudo teve como objetivo geral analisar a compreensão de estudantes do curso de Pedagogia – CFPQ/UFCG acerca do papel do Estágio Supervisionado em Educação Infantil para a formação docente. Pretendeu-se atingir esse objetivo, através dos seguintes objetivos específicos: Verificar como acontece a prática dos estágios sob a ótica dos formandos; identificar as dificuldades e suas formas de superação encontradas pelos formandos; mapear os conhecimentos adquiridos durante a realização do Estágio em Educação Infantil; compreender, na perspectiva dos estudantes de Pedagogia, a relação entre as disciplinas do curso e o Estágio. O trabalho foi realizado dentro dos referenciais metodológicos da pesquisa qualitativa e adotou o estudo de campo como fonte de informações. Os dados foram coletados através de uma entrevista, realizada junto a quatro alunas do curso de Pedagogia, a qual tinha como perguntas centrais: Por que você ingressou no curso de Pedagogia? O que o Estágio Supervisionado em Educação Infantil significou para você? O Estágio contribuiu para a sua formação profissional? Depois da prática do Estágio algo mudou na sua percepção sobre a docência? . O referencial teórico tomado como aporte teve como autores principais: Pimenta (1997), Lima (2004), Silva (2004), Miranda (2008), entre muitos outros, como também as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. A partir da análise dos dados foi possível perceber as dificuldades que as alunas do curso de Pedagogia tiveram na prática do Estágio - dentre as quais a transmissão dos conteúdos e a construção do relatório – mas, as quais elas superaram.
id UFCG_9c3b688c27b2d0adf1123b2f9b1a1e84
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6393
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O estágio supervisionado em educação infantil segundo a perspectiva de estudantes do curso de pedagogia - CFP/UFCG.The supervised internship in early childhood education from the perspective of students of the pedagogy course - CFP / UFCG.Estágio supervisionadoEducação infantilPedagogia- estudantesFormação docenteSupervised internshipchild educationPedagogy- studentsTeacher trainingEducação.O Estágio Supervisionado em Educação Infantil é uma experiência importante na trajetória acadêmica do licenciando em Pedagogia, constituindo-se em uma fase de descobertas para o aluno que está em formação. Nessa ótica, este estudo teve como objetivo geral analisar a compreensão de estudantes do curso de Pedagogia – CFPQ/UFCG acerca do papel do Estágio Supervisionado em Educação Infantil para a formação docente. Pretendeu-se atingir esse objetivo, através dos seguintes objetivos específicos: Verificar como acontece a prática dos estágios sob a ótica dos formandos; identificar as dificuldades e suas formas de superação encontradas pelos formandos; mapear os conhecimentos adquiridos durante a realização do Estágio em Educação Infantil; compreender, na perspectiva dos estudantes de Pedagogia, a relação entre as disciplinas do curso e o Estágio. O trabalho foi realizado dentro dos referenciais metodológicos da pesquisa qualitativa e adotou o estudo de campo como fonte de informações. Os dados foram coletados através de uma entrevista, realizada junto a quatro alunas do curso de Pedagogia, a qual tinha como perguntas centrais: Por que você ingressou no curso de Pedagogia? O que o Estágio Supervisionado em Educação Infantil significou para você? O Estágio contribuiu para a sua formação profissional? Depois da prática do Estágio algo mudou na sua percepção sobre a docência? . O referencial teórico tomado como aporte teve como autores principais: Pimenta (1997), Lima (2004), Silva (2004), Miranda (2008), entre muitos outros, como também as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. A partir da análise dos dados foi possível perceber as dificuldades que as alunas do curso de Pedagogia tiveram na prática do Estágio - dentre as quais a transmissão dos conteúdos e a construção do relatório – mas, as quais elas superaram.The Supervised Internship in childhood education is an important experience in the academic trajectory of licensing in pedagogy, being in a discovery phase to the student who is in training. From this perspective, this study aimed to analyze the understanding Pedagogy’s Course students - CFPQ / UFCG about the role of Supervised Internship in Childhood Education for teacher training. It was intended to achieve this goal through the following specific objectives: check as is the practice of the stages from the perspective of learners; identify difficulties and ways of overcoming encountered by trainees; map the knowledge acquired during the completion stage in Early Childhood Education, understand, from the perspective of the students of Pedagogy, the relationship between the subjects of the course and the internship. The study was conducted within the methodological framework of qualitative research and adopted the field study as a source of information. Data were collected through an interview, conducted with four students of the Pedagogy’s Course, which had as central question: why you joined the Pedagogy Course? What Supervised Internship in early childhood education mean to you? Stage contributed to their vocational training? After the practice stage something has changed in their perception of the teaching profession? What?. The theoretical framework taken as inflow was mainly authors: Pimenta, Lima, Silva, Miranda, among many others, as well as the National Curriculum Guidelines for Childhood Education. From the data analysis it was revealed the difficulties that the students of the Pedagogy’s Course had in practice stage and surpassed, but also contributed to teacher training.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTOS, Elzanir dos.SANTOS, Elzanir dos.http://lattes.cnpq.br/6308741288364583ARAÚJO , Edinaura Almeida de.SILVA , José Amiraldo Alves da.QUEIROGA, Daniela Pedrosa.20152019-08-30T15:17:59Z2019-08-302019-08-30T15:17:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6393QUEIROGA, Daniela Pedrosa. O estágio supervisionado em educação infantil segundo a perspectiva de estudantes do curso de padagogia - CFP/UFCG. 2015. 38 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-25T18:31:38Zoai:localhost:riufcg/6393Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-25T18:31:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O estágio supervisionado em educação infantil segundo a perspectiva de estudantes do curso de pedagogia - CFP/UFCG.
The supervised internship in early childhood education from the perspective of students of the pedagogy course - CFP / UFCG.
title O estágio supervisionado em educação infantil segundo a perspectiva de estudantes do curso de pedagogia - CFP/UFCG.
spellingShingle O estágio supervisionado em educação infantil segundo a perspectiva de estudantes do curso de pedagogia - CFP/UFCG.
QUEIROGA, Daniela Pedrosa.
Estágio supervisionado
Educação infantil
Pedagogia- estudantes
Formação docente
Supervised internship
child education
Pedagogy- students
Teacher training
Educação.
title_short O estágio supervisionado em educação infantil segundo a perspectiva de estudantes do curso de pedagogia - CFP/UFCG.
title_full O estágio supervisionado em educação infantil segundo a perspectiva de estudantes do curso de pedagogia - CFP/UFCG.
title_fullStr O estágio supervisionado em educação infantil segundo a perspectiva de estudantes do curso de pedagogia - CFP/UFCG.
title_full_unstemmed O estágio supervisionado em educação infantil segundo a perspectiva de estudantes do curso de pedagogia - CFP/UFCG.
title_sort O estágio supervisionado em educação infantil segundo a perspectiva de estudantes do curso de pedagogia - CFP/UFCG.
author QUEIROGA, Daniela Pedrosa.
author_facet QUEIROGA, Daniela Pedrosa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTOS, Elzanir dos.
SANTOS, Elzanir dos.
http://lattes.cnpq.br/6308741288364583
ARAÚJO , Edinaura Almeida de.
SILVA , José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.author.fl_str_mv QUEIROGA, Daniela Pedrosa.
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado
Educação infantil
Pedagogia- estudantes
Formação docente
Supervised internship
child education
Pedagogy- students
Teacher training
Educação.
topic Estágio supervisionado
Educação infantil
Pedagogia- estudantes
Formação docente
Supervised internship
child education
Pedagogy- students
Teacher training
Educação.
description O Estágio Supervisionado em Educação Infantil é uma experiência importante na trajetória acadêmica do licenciando em Pedagogia, constituindo-se em uma fase de descobertas para o aluno que está em formação. Nessa ótica, este estudo teve como objetivo geral analisar a compreensão de estudantes do curso de Pedagogia – CFPQ/UFCG acerca do papel do Estágio Supervisionado em Educação Infantil para a formação docente. Pretendeu-se atingir esse objetivo, através dos seguintes objetivos específicos: Verificar como acontece a prática dos estágios sob a ótica dos formandos; identificar as dificuldades e suas formas de superação encontradas pelos formandos; mapear os conhecimentos adquiridos durante a realização do Estágio em Educação Infantil; compreender, na perspectiva dos estudantes de Pedagogia, a relação entre as disciplinas do curso e o Estágio. O trabalho foi realizado dentro dos referenciais metodológicos da pesquisa qualitativa e adotou o estudo de campo como fonte de informações. Os dados foram coletados através de uma entrevista, realizada junto a quatro alunas do curso de Pedagogia, a qual tinha como perguntas centrais: Por que você ingressou no curso de Pedagogia? O que o Estágio Supervisionado em Educação Infantil significou para você? O Estágio contribuiu para a sua formação profissional? Depois da prática do Estágio algo mudou na sua percepção sobre a docência? . O referencial teórico tomado como aporte teve como autores principais: Pimenta (1997), Lima (2004), Silva (2004), Miranda (2008), entre muitos outros, como também as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. A partir da análise dos dados foi possível perceber as dificuldades que as alunas do curso de Pedagogia tiveram na prática do Estágio - dentre as quais a transmissão dos conteúdos e a construção do relatório – mas, as quais elas superaram.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-08-30T15:17:59Z
2019-08-30
2019-08-30T15:17:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6393
QUEIROGA, Daniela Pedrosa. O estágio supervisionado em educação infantil segundo a perspectiva de estudantes do curso de padagogia - CFP/UFCG. 2015. 38 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6393
identifier_str_mv QUEIROGA, Daniela Pedrosa. O estágio supervisionado em educação infantil segundo a perspectiva de estudantes do curso de padagogia - CFP/UFCG. 2015. 38 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744390188433408