As contribuições do estágio supervisionado com educação infantil para formação docente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MONTEIRO, Rayssa Farias Moura.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27384
Resumo: O Estágio na formação do licenciando se faz relevante a medida em que oportuniza as vivências no ambiente de atuação futura. É fundamental discuti-lo como uma contribuição à formação docente que objetiva uma reflexão entre conhecimentos adquiridos na universidade e os do ambiente de atuação futura, ao possibilitar aos graduandos o desenvolvimento de habilidades e competências específicas a profissão e o aperfeiçoamento de práticas condizentes com o cenário educacional vigente. Pesquisa-se sobre o Estágio em Educação Infantil, com o objetivo de analisar as contribuições do Estágio para formação docente. Para tanto, é necessário descrever a importância do Estágio Supervisionado em Educação Infantil para formação docente, identificar as contribuições do Estágio Supervisionado em Educação Infantil no desenvolvimento de práticas docentes e refletir a importância de aliar prática e teoria nos processos de ensino e aprendizagem a partir do Estágio Supervisionado em Educação Infantil. Realiza-se, então, uma pesquisa que se configura de acordo com os procedimentos de coleta como estudo de caso e documental, de natureza básica, abordagem qualitativa e possui caráter descritivo. O trabalho se desenvolveu a partir de estudos de autores da área, com a análise de questionários e Relatórios de Estágio Supervisionado em Educação Infantil produzidos por graduandos do curso de Pedagogia da UFCG-CFP do campus de Cajazeiras. Diante disso, verifica-se que o Estágio possui grandes contribuições à formação docente, pois este possibilita o conhecimento da realidade das escolas e de como o processo de ensino e aprendizagem está ocorrendo, bem como da importância da união entre teoria e da prática e como este período é de fundamental relevância na construção da identidade docente, momento em que o sujeito se percebe ou não, docente.
id UFCG_f7c85cad47c1a21b6c0a5ef0c0877d4c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27384
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As contribuições do estágio supervisionado com educação infantil para formação docente.Contributions of supervised internship with early childhood education for teacher training.Estágio supervisionadoFormação docenteEducação infantilSupervised internshipTeacher trainingChild educationEducação.O Estágio na formação do licenciando se faz relevante a medida em que oportuniza as vivências no ambiente de atuação futura. É fundamental discuti-lo como uma contribuição à formação docente que objetiva uma reflexão entre conhecimentos adquiridos na universidade e os do ambiente de atuação futura, ao possibilitar aos graduandos o desenvolvimento de habilidades e competências específicas a profissão e o aperfeiçoamento de práticas condizentes com o cenário educacional vigente. Pesquisa-se sobre o Estágio em Educação Infantil, com o objetivo de analisar as contribuições do Estágio para formação docente. Para tanto, é necessário descrever a importância do Estágio Supervisionado em Educação Infantil para formação docente, identificar as contribuições do Estágio Supervisionado em Educação Infantil no desenvolvimento de práticas docentes e refletir a importância de aliar prática e teoria nos processos de ensino e aprendizagem a partir do Estágio Supervisionado em Educação Infantil. Realiza-se, então, uma pesquisa que se configura de acordo com os procedimentos de coleta como estudo de caso e documental, de natureza básica, abordagem qualitativa e possui caráter descritivo. O trabalho se desenvolveu a partir de estudos de autores da área, com a análise de questionários e Relatórios de Estágio Supervisionado em Educação Infantil produzidos por graduandos do curso de Pedagogia da UFCG-CFP do campus de Cajazeiras. Diante disso, verifica-se que o Estágio possui grandes contribuições à formação docente, pois este possibilita o conhecimento da realidade das escolas e de como o processo de ensino e aprendizagem está ocorrendo, bem como da importância da união entre teoria e da prática e como este período é de fundamental relevância na construção da identidade docente, momento em que o sujeito se percebe ou não, docente.The Internship in the training of the licentiate becomes relevant as it provides opportunities for experiences in the environment of future performance. It is fundamental to discuss it as a contribution to teacher training that objective to reflect on the knowledge acquired at the university and that of the future work environment, by enabling undergraduates to develop skills and competences specific to the profession and to improve practices in line with the current educational scenario. Research is carried out on the Internship in Early Childhood Education, with the objective of analyzing the contributions of the Internship to teacher training. Therefore, it is necessary to describe the importance of the Supervised Internship in Early Childhood Education for teacher training, identify the contributions of the Supervised Internship in Early Childhood Education in the development of teaching practices and reflect the importance to combine practice and theory in the teaching and learning processes from the Supervised Internship in Early Childhood Education. A research is then carried out that is configured according to the collection procedures as a case and document study, of a basic nature, qualitative approach and has a descriptive character. The work was developed from studies by authors in the area, with the analysis of reports provided through interviews and reports of Supervised Internship in Early Childhood Education produced by Pedagogy undergraduates from UFCG-CFP on the Cajazeiras campus. In view of this, it appears that the Internship has great contributions to teacher training, as it allows for the knowledge of the reality of schools and of how the teaching and learning process is taking place, as well as the importance of the union between theory and practice and how this period is of fundamental importance in the construction of the teaching identity, moment when the subject perceives himself or not, a teacher.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263SOUSA, D. S. S.;GUIDOTTI, Viviane.ARAÚJO, Edinaura Almeida de.MONTEIRO, Rayssa Farias Moura.2022-08-192022-09-22T13:03:00Z2022-09-222022-09-22T13:03:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27384MONTEIRO, Rayssa Farias Moura. As contribuições do estágio supervisionado em educação infantil para formação docente. 2022. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T20:05:35Zoai:localhost:riufcg/27384Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T20:05:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições do estágio supervisionado com educação infantil para formação docente.
Contributions of supervised internship with early childhood education for teacher training.
title As contribuições do estágio supervisionado com educação infantil para formação docente.
spellingShingle As contribuições do estágio supervisionado com educação infantil para formação docente.
MONTEIRO, Rayssa Farias Moura.
Estágio supervisionado
Formação docente
Educação infantil
Supervised internship
Teacher training
Child education
Educação.
title_short As contribuições do estágio supervisionado com educação infantil para formação docente.
title_full As contribuições do estágio supervisionado com educação infantil para formação docente.
title_fullStr As contribuições do estágio supervisionado com educação infantil para formação docente.
title_full_unstemmed As contribuições do estágio supervisionado com educação infantil para formação docente.
title_sort As contribuições do estágio supervisionado com educação infantil para formação docente.
author MONTEIRO, Rayssa Farias Moura.
author_facet MONTEIRO, Rayssa Farias Moura.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Débia Suênia da Silva.
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263
SOUSA, D. S. S.;
GUIDOTTI, Viviane.
ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.author.fl_str_mv MONTEIRO, Rayssa Farias Moura.
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado
Formação docente
Educação infantil
Supervised internship
Teacher training
Child education
Educação.
topic Estágio supervisionado
Formação docente
Educação infantil
Supervised internship
Teacher training
Child education
Educação.
description O Estágio na formação do licenciando se faz relevante a medida em que oportuniza as vivências no ambiente de atuação futura. É fundamental discuti-lo como uma contribuição à formação docente que objetiva uma reflexão entre conhecimentos adquiridos na universidade e os do ambiente de atuação futura, ao possibilitar aos graduandos o desenvolvimento de habilidades e competências específicas a profissão e o aperfeiçoamento de práticas condizentes com o cenário educacional vigente. Pesquisa-se sobre o Estágio em Educação Infantil, com o objetivo de analisar as contribuições do Estágio para formação docente. Para tanto, é necessário descrever a importância do Estágio Supervisionado em Educação Infantil para formação docente, identificar as contribuições do Estágio Supervisionado em Educação Infantil no desenvolvimento de práticas docentes e refletir a importância de aliar prática e teoria nos processos de ensino e aprendizagem a partir do Estágio Supervisionado em Educação Infantil. Realiza-se, então, uma pesquisa que se configura de acordo com os procedimentos de coleta como estudo de caso e documental, de natureza básica, abordagem qualitativa e possui caráter descritivo. O trabalho se desenvolveu a partir de estudos de autores da área, com a análise de questionários e Relatórios de Estágio Supervisionado em Educação Infantil produzidos por graduandos do curso de Pedagogia da UFCG-CFP do campus de Cajazeiras. Diante disso, verifica-se que o Estágio possui grandes contribuições à formação docente, pois este possibilita o conhecimento da realidade das escolas e de como o processo de ensino e aprendizagem está ocorrendo, bem como da importância da união entre teoria e da prática e como este período é de fundamental relevância na construção da identidade docente, momento em que o sujeito se percebe ou não, docente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-19
2022-09-22T13:03:00Z
2022-09-22
2022-09-22T13:03:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27384
MONTEIRO, Rayssa Farias Moura. As contribuições do estágio supervisionado em educação infantil para formação docente. 2022. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27384
identifier_str_mv MONTEIRO, Rayssa Farias Moura. As contribuições do estágio supervisionado em educação infantil para formação docente. 2022. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744557450985472