As contribuições do estágio supervisionado com educação infantil para formação docente.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27384 |
Resumo: | O Estágio na formação do licenciando se faz relevante a medida em que oportuniza as vivências no ambiente de atuação futura. É fundamental discuti-lo como uma contribuição à formação docente que objetiva uma reflexão entre conhecimentos adquiridos na universidade e os do ambiente de atuação futura, ao possibilitar aos graduandos o desenvolvimento de habilidades e competências específicas a profissão e o aperfeiçoamento de práticas condizentes com o cenário educacional vigente. Pesquisa-se sobre o Estágio em Educação Infantil, com o objetivo de analisar as contribuições do Estágio para formação docente. Para tanto, é necessário descrever a importância do Estágio Supervisionado em Educação Infantil para formação docente, identificar as contribuições do Estágio Supervisionado em Educação Infantil no desenvolvimento de práticas docentes e refletir a importância de aliar prática e teoria nos processos de ensino e aprendizagem a partir do Estágio Supervisionado em Educação Infantil. Realiza-se, então, uma pesquisa que se configura de acordo com os procedimentos de coleta como estudo de caso e documental, de natureza básica, abordagem qualitativa e possui caráter descritivo. O trabalho se desenvolveu a partir de estudos de autores da área, com a análise de questionários e Relatórios de Estágio Supervisionado em Educação Infantil produzidos por graduandos do curso de Pedagogia da UFCG-CFP do campus de Cajazeiras. Diante disso, verifica-se que o Estágio possui grandes contribuições à formação docente, pois este possibilita o conhecimento da realidade das escolas e de como o processo de ensino e aprendizagem está ocorrendo, bem como da importância da união entre teoria e da prática e como este período é de fundamental relevância na construção da identidade docente, momento em que o sujeito se percebe ou não, docente. |
id |
UFCG_f7c85cad47c1a21b6c0a5ef0c0877d4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/27384 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
As contribuições do estágio supervisionado com educação infantil para formação docente.Contributions of supervised internship with early childhood education for teacher training.Estágio supervisionadoFormação docenteEducação infantilSupervised internshipTeacher trainingChild educationEducação.O Estágio na formação do licenciando se faz relevante a medida em que oportuniza as vivências no ambiente de atuação futura. É fundamental discuti-lo como uma contribuição à formação docente que objetiva uma reflexão entre conhecimentos adquiridos na universidade e os do ambiente de atuação futura, ao possibilitar aos graduandos o desenvolvimento de habilidades e competências específicas a profissão e o aperfeiçoamento de práticas condizentes com o cenário educacional vigente. Pesquisa-se sobre o Estágio em Educação Infantil, com o objetivo de analisar as contribuições do Estágio para formação docente. Para tanto, é necessário descrever a importância do Estágio Supervisionado em Educação Infantil para formação docente, identificar as contribuições do Estágio Supervisionado em Educação Infantil no desenvolvimento de práticas docentes e refletir a importância de aliar prática e teoria nos processos de ensino e aprendizagem a partir do Estágio Supervisionado em Educação Infantil. Realiza-se, então, uma pesquisa que se configura de acordo com os procedimentos de coleta como estudo de caso e documental, de natureza básica, abordagem qualitativa e possui caráter descritivo. O trabalho se desenvolveu a partir de estudos de autores da área, com a análise de questionários e Relatórios de Estágio Supervisionado em Educação Infantil produzidos por graduandos do curso de Pedagogia da UFCG-CFP do campus de Cajazeiras. Diante disso, verifica-se que o Estágio possui grandes contribuições à formação docente, pois este possibilita o conhecimento da realidade das escolas e de como o processo de ensino e aprendizagem está ocorrendo, bem como da importância da união entre teoria e da prática e como este período é de fundamental relevância na construção da identidade docente, momento em que o sujeito se percebe ou não, docente.The Internship in the training of the licentiate becomes relevant as it provides opportunities for experiences in the environment of future performance. It is fundamental to discuss it as a contribution to teacher training that objective to reflect on the knowledge acquired at the university and that of the future work environment, by enabling undergraduates to develop skills and competences specific to the profession and to improve practices in line with the current educational scenario. Research is carried out on the Internship in Early Childhood Education, with the objective of analyzing the contributions of the Internship to teacher training. Therefore, it is necessary to describe the importance of the Supervised Internship in Early Childhood Education for teacher training, identify the contributions of the Supervised Internship in Early Childhood Education in the development of teaching practices and reflect the importance to combine practice and theory in the teaching and learning processes from the Supervised Internship in Early Childhood Education. A research is then carried out that is configured according to the collection procedures as a case and document study, of a basic nature, qualitative approach and has a descriptive character. The work was developed from studies by authors in the area, with the analysis of reports provided through interviews and reports of Supervised Internship in Early Childhood Education produced by Pedagogy undergraduates from UFCG-CFP on the Cajazeiras campus. In view of this, it appears that the Internship has great contributions to teacher training, as it allows for the knowledge of the reality of schools and of how the teaching and learning process is taking place, as well as the importance of the union between theory and practice and how this period is of fundamental importance in the construction of the teaching identity, moment when the subject perceives himself or not, a teacher.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263SOUSA, D. S. S.;GUIDOTTI, Viviane.ARAÚJO, Edinaura Almeida de.MONTEIRO, Rayssa Farias Moura.2022-08-192022-09-22T13:03:00Z2022-09-222022-09-22T13:03:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27384MONTEIRO, Rayssa Farias Moura. As contribuições do estágio supervisionado em educação infantil para formação docente. 2022. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T20:05:35Zoai:localhost:riufcg/27384Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T20:05:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contribuições do estágio supervisionado com educação infantil para formação docente. Contributions of supervised internship with early childhood education for teacher training. |
title |
As contribuições do estágio supervisionado com educação infantil para formação docente. |
spellingShingle |
As contribuições do estágio supervisionado com educação infantil para formação docente. MONTEIRO, Rayssa Farias Moura. Estágio supervisionado Formação docente Educação infantil Supervised internship Teacher training Child education Educação. |
title_short |
As contribuições do estágio supervisionado com educação infantil para formação docente. |
title_full |
As contribuições do estágio supervisionado com educação infantil para formação docente. |
title_fullStr |
As contribuições do estágio supervisionado com educação infantil para formação docente. |
title_full_unstemmed |
As contribuições do estágio supervisionado com educação infantil para formação docente. |
title_sort |
As contribuições do estágio supervisionado com educação infantil para formação docente. |
author |
MONTEIRO, Rayssa Farias Moura. |
author_facet |
MONTEIRO, Rayssa Farias Moura. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 SOUSA, D. S. S.; GUIDOTTI, Viviane. ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MONTEIRO, Rayssa Farias Moura. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio supervisionado Formação docente Educação infantil Supervised internship Teacher training Child education Educação. |
topic |
Estágio supervisionado Formação docente Educação infantil Supervised internship Teacher training Child education Educação. |
description |
O Estágio na formação do licenciando se faz relevante a medida em que oportuniza as vivências no ambiente de atuação futura. É fundamental discuti-lo como uma contribuição à formação docente que objetiva uma reflexão entre conhecimentos adquiridos na universidade e os do ambiente de atuação futura, ao possibilitar aos graduandos o desenvolvimento de habilidades e competências específicas a profissão e o aperfeiçoamento de práticas condizentes com o cenário educacional vigente. Pesquisa-se sobre o Estágio em Educação Infantil, com o objetivo de analisar as contribuições do Estágio para formação docente. Para tanto, é necessário descrever a importância do Estágio Supervisionado em Educação Infantil para formação docente, identificar as contribuições do Estágio Supervisionado em Educação Infantil no desenvolvimento de práticas docentes e refletir a importância de aliar prática e teoria nos processos de ensino e aprendizagem a partir do Estágio Supervisionado em Educação Infantil. Realiza-se, então, uma pesquisa que se configura de acordo com os procedimentos de coleta como estudo de caso e documental, de natureza básica, abordagem qualitativa e possui caráter descritivo. O trabalho se desenvolveu a partir de estudos de autores da área, com a análise de questionários e Relatórios de Estágio Supervisionado em Educação Infantil produzidos por graduandos do curso de Pedagogia da UFCG-CFP do campus de Cajazeiras. Diante disso, verifica-se que o Estágio possui grandes contribuições à formação docente, pois este possibilita o conhecimento da realidade das escolas e de como o processo de ensino e aprendizagem está ocorrendo, bem como da importância da união entre teoria e da prática e como este período é de fundamental relevância na construção da identidade docente, momento em que o sujeito se percebe ou não, docente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-19 2022-09-22T13:03:00Z 2022-09-22 2022-09-22T13:03:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27384 MONTEIRO, Rayssa Farias Moura. As contribuições do estágio supervisionado em educação infantil para formação docente. 2022. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27384 |
identifier_str_mv |
MONTEIRO, Rayssa Farias Moura. As contribuições do estágio supervisionado em educação infantil para formação docente. 2022. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744557450985472 |