Sala de aula: um olhar a ser explorado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDES, Cirlene Gonçalves.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13208
Resumo: A realização deste trabalho teve como objetivo principal investigar os fatores que levam os alunos a não gostarem das aulas, bem como, analisar em que medida os conteúdos e métodos de ensino influenciam ou não no interesse do aluno pela aula. Buscou-se então nesta pesquisa, observar, analisar e compreender os conflitos que parecem existir na sala de aula. O estudo realizado através de observações, entrevistas, questionários e intervenções praticas, permitiu melhor compreensão acerca dos conflitos que ha entre educandos e educadores, A nossa pretensão com este trabalho e antes de tudo despertar a reflexão em todos aqueles envolvidos no processo educativo formal. A partir desta reflexão sobre os elementos que interferem direta ou indiretamente na aula, esperamos que as atitudes de mudanças sejam tomadas de acordo com as necessidades existentes no ambiente escolar. O nosso interesse e contribuir para que a sala de aula seja de fato um lugar de aprendizagem e ao mesmo tempo um lugar prazeroso. Acreditamos que o trabalho pedagógico pode contribuir para a transformação da sociedade, pois se defendemos uma educação articulada com a realidade social, logo, ela sera instrumento capaz de transformar as desigualdades sociais, uma vez que, os alunos sairão da escola com melhores capacidades de exercerem seu papel de cidadão. Evidenciamos portanto, que fatores extra classe contribuem para existência de conflitos em sala de aula . Diante disso, demonstra-se que algumas providencias podem ser tomadas pelo professor e assim melhorar sua pratica docente. Entretanto existem certos fatores que interferem na sala de aula e não dependem apenas do professor.
id UFCG_9c93833da03251dde3d1118746962c78
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13208
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Sala de aula: um olhar a ser explorado.Classroom: a look to be explored.Planejamento de ensinoAulas - desinteresse de alunosConflitos - educando - educadoresOrganização do ensinoPlanejamento de ensinoAulas - desinteresse de alunosConflitos - educando - educadoresOrganização do ensinoTeaching planning  Classes - disinterest of studentsConflicts - educating - educatorsOrganization of teachingTeaching planning  Classes - disinterest of studentsConflicts - educating - educatorsOrganization of teachingA realização deste trabalho teve como objetivo principal investigar os fatores que levam os alunos a não gostarem das aulas, bem como, analisar em que medida os conteúdos e métodos de ensino influenciam ou não no interesse do aluno pela aula. Buscou-se então nesta pesquisa, observar, analisar e compreender os conflitos que parecem existir na sala de aula. O estudo realizado através de observações, entrevistas, questionários e intervenções praticas, permitiu melhor compreensão acerca dos conflitos que ha entre educandos e educadores, A nossa pretensão com este trabalho e antes de tudo despertar a reflexão em todos aqueles envolvidos no processo educativo formal. A partir desta reflexão sobre os elementos que interferem direta ou indiretamente na aula, esperamos que as atitudes de mudanças sejam tomadas de acordo com as necessidades existentes no ambiente escolar. O nosso interesse e contribuir para que a sala de aula seja de fato um lugar de aprendizagem e ao mesmo tempo um lugar prazeroso. Acreditamos que o trabalho pedagógico pode contribuir para a transformação da sociedade, pois se defendemos uma educação articulada com a realidade social, logo, ela sera instrumento capaz de transformar as desigualdades sociais, uma vez que, os alunos sairão da escola com melhores capacidades de exercerem seu papel de cidadão. Evidenciamos portanto, que fatores extra classe contribuem para existência de conflitos em sala de aula . Diante disso, demonstra-se que algumas providencias podem ser tomadas pelo professor e assim melhorar sua pratica docente. Entretanto existem certos fatores que interferem na sala de aula e não dependem apenas do professor.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899MENDES, Cirlene Gonçalves.2007-05-102020-07-09T12:02:25Z2020-07-092020-07-09T12:02:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13208MENDES, Cirlene Gonçalves. Sala de aula: um olhar a ser explorado. 2007. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-25T16:42:22Zoai:localhost:riufcg/13208Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-25T16:42:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Sala de aula: um olhar a ser explorado.
Classroom: a look to be explored.
title Sala de aula: um olhar a ser explorado.
spellingShingle Sala de aula: um olhar a ser explorado.
MENDES, Cirlene Gonçalves.
Planejamento de ensino
Aulas - desinteresse de alunos
Conflitos - educando - educadores
Organização do ensino
Planejamento de ensino
Aulas - desinteresse de alunos
Conflitos - educando - educadores
Organização do ensino
Teaching planning  
Classes - disinterest of students
Conflicts - educating - educators
Organization of teaching
Teaching planning  
Classes - disinterest of students
Conflicts - educating - educators
Organization of teaching
title_short Sala de aula: um olhar a ser explorado.
title_full Sala de aula: um olhar a ser explorado.
title_fullStr Sala de aula: um olhar a ser explorado.
title_full_unstemmed Sala de aula: um olhar a ser explorado.
title_sort Sala de aula: um olhar a ser explorado.
author MENDES, Cirlene Gonçalves.
author_facet MENDES, Cirlene Gonçalves.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
AMARAL, M. G. B.
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899
dc.contributor.author.fl_str_mv MENDES, Cirlene Gonçalves.
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento de ensino
Aulas - desinteresse de alunos
Conflitos - educando - educadores
Organização do ensino
Planejamento de ensino
Aulas - desinteresse de alunos
Conflitos - educando - educadores
Organização do ensino
Teaching planning  
Classes - disinterest of students
Conflicts - educating - educators
Organization of teaching
Teaching planning  
Classes - disinterest of students
Conflicts - educating - educators
Organization of teaching
topic Planejamento de ensino
Aulas - desinteresse de alunos
Conflitos - educando - educadores
Organização do ensino
Planejamento de ensino
Aulas - desinteresse de alunos
Conflitos - educando - educadores
Organização do ensino
Teaching planning  
Classes - disinterest of students
Conflicts - educating - educators
Organization of teaching
Teaching planning  
Classes - disinterest of students
Conflicts - educating - educators
Organization of teaching
description A realização deste trabalho teve como objetivo principal investigar os fatores que levam os alunos a não gostarem das aulas, bem como, analisar em que medida os conteúdos e métodos de ensino influenciam ou não no interesse do aluno pela aula. Buscou-se então nesta pesquisa, observar, analisar e compreender os conflitos que parecem existir na sala de aula. O estudo realizado através de observações, entrevistas, questionários e intervenções praticas, permitiu melhor compreensão acerca dos conflitos que ha entre educandos e educadores, A nossa pretensão com este trabalho e antes de tudo despertar a reflexão em todos aqueles envolvidos no processo educativo formal. A partir desta reflexão sobre os elementos que interferem direta ou indiretamente na aula, esperamos que as atitudes de mudanças sejam tomadas de acordo com as necessidades existentes no ambiente escolar. O nosso interesse e contribuir para que a sala de aula seja de fato um lugar de aprendizagem e ao mesmo tempo um lugar prazeroso. Acreditamos que o trabalho pedagógico pode contribuir para a transformação da sociedade, pois se defendemos uma educação articulada com a realidade social, logo, ela sera instrumento capaz de transformar as desigualdades sociais, uma vez que, os alunos sairão da escola com melhores capacidades de exercerem seu papel de cidadão. Evidenciamos portanto, que fatores extra classe contribuem para existência de conflitos em sala de aula . Diante disso, demonstra-se que algumas providencias podem ser tomadas pelo professor e assim melhorar sua pratica docente. Entretanto existem certos fatores que interferem na sala de aula e não dependem apenas do professor.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-05-10
2020-07-09T12:02:25Z
2020-07-09
2020-07-09T12:02:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13208
MENDES, Cirlene Gonçalves. Sala de aula: um olhar a ser explorado. 2007. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13208
identifier_str_mv MENDES, Cirlene Gonçalves. Sala de aula: um olhar a ser explorado. 2007. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744446509547520