Sala de aula: um olhar a ser explorado.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13208 |
Resumo: | A realização deste trabalho teve como objetivo principal investigar os fatores que levam os alunos a não gostarem das aulas, bem como, analisar em que medida os conteúdos e métodos de ensino influenciam ou não no interesse do aluno pela aula. Buscou-se então nesta pesquisa, observar, analisar e compreender os conflitos que parecem existir na sala de aula. O estudo realizado através de observações, entrevistas, questionários e intervenções praticas, permitiu melhor compreensão acerca dos conflitos que ha entre educandos e educadores, A nossa pretensão com este trabalho e antes de tudo despertar a reflexão em todos aqueles envolvidos no processo educativo formal. A partir desta reflexão sobre os elementos que interferem direta ou indiretamente na aula, esperamos que as atitudes de mudanças sejam tomadas de acordo com as necessidades existentes no ambiente escolar. O nosso interesse e contribuir para que a sala de aula seja de fato um lugar de aprendizagem e ao mesmo tempo um lugar prazeroso. Acreditamos que o trabalho pedagógico pode contribuir para a transformação da sociedade, pois se defendemos uma educação articulada com a realidade social, logo, ela sera instrumento capaz de transformar as desigualdades sociais, uma vez que, os alunos sairão da escola com melhores capacidades de exercerem seu papel de cidadão. Evidenciamos portanto, que fatores extra classe contribuem para existência de conflitos em sala de aula . Diante disso, demonstra-se que algumas providencias podem ser tomadas pelo professor e assim melhorar sua pratica docente. Entretanto existem certos fatores que interferem na sala de aula e não dependem apenas do professor. |
id |
UFCG_9c93833da03251dde3d1118746962c78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13208 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Sala de aula: um olhar a ser explorado.Classroom: a look to be explored.Planejamento de ensinoAulas - desinteresse de alunosConflitos - educando - educadoresOrganização do ensinoPlanejamento de ensinoAulas - desinteresse de alunosConflitos - educando - educadoresOrganização do ensinoTeaching planning Classes - disinterest of studentsConflicts - educating - educatorsOrganization of teachingTeaching planning Classes - disinterest of studentsConflicts - educating - educatorsOrganization of teachingA realização deste trabalho teve como objetivo principal investigar os fatores que levam os alunos a não gostarem das aulas, bem como, analisar em que medida os conteúdos e métodos de ensino influenciam ou não no interesse do aluno pela aula. Buscou-se então nesta pesquisa, observar, analisar e compreender os conflitos que parecem existir na sala de aula. O estudo realizado através de observações, entrevistas, questionários e intervenções praticas, permitiu melhor compreensão acerca dos conflitos que ha entre educandos e educadores, A nossa pretensão com este trabalho e antes de tudo despertar a reflexão em todos aqueles envolvidos no processo educativo formal. A partir desta reflexão sobre os elementos que interferem direta ou indiretamente na aula, esperamos que as atitudes de mudanças sejam tomadas de acordo com as necessidades existentes no ambiente escolar. O nosso interesse e contribuir para que a sala de aula seja de fato um lugar de aprendizagem e ao mesmo tempo um lugar prazeroso. Acreditamos que o trabalho pedagógico pode contribuir para a transformação da sociedade, pois se defendemos uma educação articulada com a realidade social, logo, ela sera instrumento capaz de transformar as desigualdades sociais, uma vez que, os alunos sairão da escola com melhores capacidades de exercerem seu papel de cidadão. Evidenciamos portanto, que fatores extra classe contribuem para existência de conflitos em sala de aula . Diante disso, demonstra-se que algumas providencias podem ser tomadas pelo professor e assim melhorar sua pratica docente. Entretanto existem certos fatores que interferem na sala de aula e não dependem apenas do professor.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899MENDES, Cirlene Gonçalves.2007-05-102020-07-09T12:02:25Z2020-07-092020-07-09T12:02:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13208MENDES, Cirlene Gonçalves. Sala de aula: um olhar a ser explorado. 2007. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-25T16:42:22Zoai:localhost:riufcg/13208Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-25T16:42:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sala de aula: um olhar a ser explorado. Classroom: a look to be explored. |
title |
Sala de aula: um olhar a ser explorado. |
spellingShingle |
Sala de aula: um olhar a ser explorado. MENDES, Cirlene Gonçalves. Planejamento de ensino Aulas - desinteresse de alunos Conflitos - educando - educadores Organização do ensino Planejamento de ensino Aulas - desinteresse de alunos Conflitos - educando - educadores Organização do ensino Teaching planning Classes - disinterest of students Conflicts - educating - educators Organization of teaching Teaching planning Classes - disinterest of students Conflicts - educating - educators Organization of teaching |
title_short |
Sala de aula: um olhar a ser explorado. |
title_full |
Sala de aula: um olhar a ser explorado. |
title_fullStr |
Sala de aula: um olhar a ser explorado. |
title_full_unstemmed |
Sala de aula: um olhar a ser explorado. |
title_sort |
Sala de aula: um olhar a ser explorado. |
author |
MENDES, Cirlene Gonçalves. |
author_facet |
MENDES, Cirlene Gonçalves. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. AMARAL, M. G. B. http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MENDES, Cirlene Gonçalves. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento de ensino Aulas - desinteresse de alunos Conflitos - educando - educadores Organização do ensino Planejamento de ensino Aulas - desinteresse de alunos Conflitos - educando - educadores Organização do ensino Teaching planning Classes - disinterest of students Conflicts - educating - educators Organization of teaching Teaching planning Classes - disinterest of students Conflicts - educating - educators Organization of teaching |
topic |
Planejamento de ensino Aulas - desinteresse de alunos Conflitos - educando - educadores Organização do ensino Planejamento de ensino Aulas - desinteresse de alunos Conflitos - educando - educadores Organização do ensino Teaching planning Classes - disinterest of students Conflicts - educating - educators Organization of teaching Teaching planning Classes - disinterest of students Conflicts - educating - educators Organization of teaching |
description |
A realização deste trabalho teve como objetivo principal investigar os fatores que levam os alunos a não gostarem das aulas, bem como, analisar em que medida os conteúdos e métodos de ensino influenciam ou não no interesse do aluno pela aula. Buscou-se então nesta pesquisa, observar, analisar e compreender os conflitos que parecem existir na sala de aula. O estudo realizado através de observações, entrevistas, questionários e intervenções praticas, permitiu melhor compreensão acerca dos conflitos que ha entre educandos e educadores, A nossa pretensão com este trabalho e antes de tudo despertar a reflexão em todos aqueles envolvidos no processo educativo formal. A partir desta reflexão sobre os elementos que interferem direta ou indiretamente na aula, esperamos que as atitudes de mudanças sejam tomadas de acordo com as necessidades existentes no ambiente escolar. O nosso interesse e contribuir para que a sala de aula seja de fato um lugar de aprendizagem e ao mesmo tempo um lugar prazeroso. Acreditamos que o trabalho pedagógico pode contribuir para a transformação da sociedade, pois se defendemos uma educação articulada com a realidade social, logo, ela sera instrumento capaz de transformar as desigualdades sociais, uma vez que, os alunos sairão da escola com melhores capacidades de exercerem seu papel de cidadão. Evidenciamos portanto, que fatores extra classe contribuem para existência de conflitos em sala de aula . Diante disso, demonstra-se que algumas providencias podem ser tomadas pelo professor e assim melhorar sua pratica docente. Entretanto existem certos fatores que interferem na sala de aula e não dependem apenas do professor. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-05-10 2020-07-09T12:02:25Z 2020-07-09 2020-07-09T12:02:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13208 MENDES, Cirlene Gonçalves. Sala de aula: um olhar a ser explorado. 2007. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13208 |
identifier_str_mv |
MENDES, Cirlene Gonçalves. Sala de aula: um olhar a ser explorado. 2007. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744446509547520 |