Reflexões e perspectivas acerca do uso de automação e robótica no Ensino de Ciências Exatas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Patrick Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23700
Resumo: Em um mundo cada vez mais permeado pelas novas tecnologias no cotidiano, como nos dias de hoje, e natural que haja um reflexo das tecnologias atuais nas escolas. O uso de tecnologias (em particular a robótica) em sala de aula possui certos potenciais, como o caráter interdisciplinar, pelo forte fator atrativo que possui em relação aos alunos, entre outros. Neste trabalho, serão analisadas oficinas de robótica que têm como objetivo central, auxiliar na compreensão dos alunos acerca dos conteúdos de Ciências Exatas, área que possui grande desinteresse por parte dos alunos. As oficinas foram realizadas no Coluni-UFF, no contra-turno escolar e observou-se que apesar de uma recepção positiva por parte dos alunos, demonstrando uma motivação dos mesmos em relação as oficinas, a ausência dos professores do Coluni-UFF, seja de forma direta ou indireta, em relação as oficinas, dificultou uma análise satisfatória do quanto as disciplinas influenciaram positivamente para a compreensão destes alunos, uma vez que o professor não possui o feedback oficina-conteúdo.
id UFF-2_de097f39db1463e4876b5d9cdf35584d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/23700
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Reflexões e perspectivas acerca do uso de automação e robótica no Ensino de Ciências ExatasRobótica educacionalTecnologiaTICsDesinteresse dos alunosRobótica EducacionalUso de Tics no EnsinoDesinteresse dos alunosEscola e TecnologiaProdução intelectualEducational roboticsTechnologyICTStudents’ disinterestEm um mundo cada vez mais permeado pelas novas tecnologias no cotidiano, como nos dias de hoje, e natural que haja um reflexo das tecnologias atuais nas escolas. O uso de tecnologias (em particular a robótica) em sala de aula possui certos potenciais, como o caráter interdisciplinar, pelo forte fator atrativo que possui em relação aos alunos, entre outros. Neste trabalho, serão analisadas oficinas de robótica que têm como objetivo central, auxiliar na compreensão dos alunos acerca dos conteúdos de Ciências Exatas, área que possui grande desinteresse por parte dos alunos. As oficinas foram realizadas no Coluni-UFF, no contra-turno escolar e observou-se que apesar de uma recepção positiva por parte dos alunos, demonstrando uma motivação dos mesmos em relação as oficinas, a ausência dos professores do Coluni-UFF, seja de forma direta ou indireta, em relação as oficinas, dificultou uma análise satisfatória do quanto as disciplinas influenciaram positivamente para a compreensão destes alunos, uma vez que o professor não possui o feedback oficina-conteúdo.In a world increasingly permeated by new technologies in everyday life, as in the present day, it is natural that there is a reflection of current technologies in schools. The use of technologies (particularly robotics) in the classroom has certain potentials, such as the interdisciplinary character, the strong attractiveness that it has in relation to students, among others. In this paper, we will analyze robotics workshops that have as a main goal, to help the students’ understanding of the Exact Science contents, an area that has a great lack of interest on the part of the students. The workshops were held at Coluni-UFF, in the after school hours, and it was observed that despite a positive reception by the students, showing their motivation towards the workshops, the absence of teachers of Coluni-UFF, either directly or indirectly, in relation to the workshops, hindered a satisfactory analysis of how much the subjects positively influenced the understanding of these students, since the teacher does not have the workshop-content feedback.Universidade Federal FluminenseNiteróiReis Junior, Mario de SouzaSoares, Thales CostaRocco, Daniel LeandroReis Junior, Mario de SouzaRodrigues, Patrick Ribeiro2021-11-19T16:58:30Z2021-11-19T16:58:30Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRodrigues, Patrick Ribeiro. Reflexões e perspectivas acerca do uso de automação e robótica no Ensino de Ciências Exatas. 2021. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Física, Niterói, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23700Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-19T16:58:30Zoai:app.uff.br:1/23700Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-19T16:58:30Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões e perspectivas acerca do uso de automação e robótica no Ensino de Ciências Exatas
title Reflexões e perspectivas acerca do uso de automação e robótica no Ensino de Ciências Exatas
spellingShingle Reflexões e perspectivas acerca do uso de automação e robótica no Ensino de Ciências Exatas
Rodrigues, Patrick Ribeiro
Robótica educacional
Tecnologia
TICs
Desinteresse dos alunos
Robótica Educacional
Uso de Tics no Ensino
Desinteresse dos alunos
Escola e Tecnologia
Produção intelectual
Educational robotics
Technology
ICT
Students’ disinterest
title_short Reflexões e perspectivas acerca do uso de automação e robótica no Ensino de Ciências Exatas
title_full Reflexões e perspectivas acerca do uso de automação e robótica no Ensino de Ciências Exatas
title_fullStr Reflexões e perspectivas acerca do uso de automação e robótica no Ensino de Ciências Exatas
title_full_unstemmed Reflexões e perspectivas acerca do uso de automação e robótica no Ensino de Ciências Exatas
title_sort Reflexões e perspectivas acerca do uso de automação e robótica no Ensino de Ciências Exatas
author Rodrigues, Patrick Ribeiro
author_facet Rodrigues, Patrick Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis Junior, Mario de Souza
Soares, Thales Costa
Rocco, Daniel Leandro
Reis Junior, Mario de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Patrick Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Robótica educacional
Tecnologia
TICs
Desinteresse dos alunos
Robótica Educacional
Uso de Tics no Ensino
Desinteresse dos alunos
Escola e Tecnologia
Produção intelectual
Educational robotics
Technology
ICT
Students’ disinterest
topic Robótica educacional
Tecnologia
TICs
Desinteresse dos alunos
Robótica Educacional
Uso de Tics no Ensino
Desinteresse dos alunos
Escola e Tecnologia
Produção intelectual
Educational robotics
Technology
ICT
Students’ disinterest
description Em um mundo cada vez mais permeado pelas novas tecnologias no cotidiano, como nos dias de hoje, e natural que haja um reflexo das tecnologias atuais nas escolas. O uso de tecnologias (em particular a robótica) em sala de aula possui certos potenciais, como o caráter interdisciplinar, pelo forte fator atrativo que possui em relação aos alunos, entre outros. Neste trabalho, serão analisadas oficinas de robótica que têm como objetivo central, auxiliar na compreensão dos alunos acerca dos conteúdos de Ciências Exatas, área que possui grande desinteresse por parte dos alunos. As oficinas foram realizadas no Coluni-UFF, no contra-turno escolar e observou-se que apesar de uma recepção positiva por parte dos alunos, demonstrando uma motivação dos mesmos em relação as oficinas, a ausência dos professores do Coluni-UFF, seja de forma direta ou indireta, em relação as oficinas, dificultou uma análise satisfatória do quanto as disciplinas influenciaram positivamente para a compreensão destes alunos, uma vez que o professor não possui o feedback oficina-conteúdo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-19T16:58:30Z
2021-11-19T16:58:30Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Rodrigues, Patrick Ribeiro. Reflexões e perspectivas acerca do uso de automação e robótica no Ensino de Ciências Exatas. 2021. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Física, Niterói, 2021.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23700
Aluno de Graduação
identifier_str_mv Rodrigues, Patrick Ribeiro. Reflexões e perspectivas acerca do uso de automação e robótica no Ensino de Ciências Exatas. 2021. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Física, Niterói, 2021.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/23700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135265632845824