Reflexões e perspectivas acerca do uso de automação e robótica no Ensino de Ciências Exatas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23700 |
Resumo: | Em um mundo cada vez mais permeado pelas novas tecnologias no cotidiano, como nos dias de hoje, e natural que haja um reflexo das tecnologias atuais nas escolas. O uso de tecnologias (em particular a robótica) em sala de aula possui certos potenciais, como o caráter interdisciplinar, pelo forte fator atrativo que possui em relação aos alunos, entre outros. Neste trabalho, serão analisadas oficinas de robótica que têm como objetivo central, auxiliar na compreensão dos alunos acerca dos conteúdos de Ciências Exatas, área que possui grande desinteresse por parte dos alunos. As oficinas foram realizadas no Coluni-UFF, no contra-turno escolar e observou-se que apesar de uma recepção positiva por parte dos alunos, demonstrando uma motivação dos mesmos em relação as oficinas, a ausência dos professores do Coluni-UFF, seja de forma direta ou indireta, em relação as oficinas, dificultou uma análise satisfatória do quanto as disciplinas influenciaram positivamente para a compreensão destes alunos, uma vez que o professor não possui o feedback oficina-conteúdo. |
id |
UFF-2_de097f39db1463e4876b5d9cdf35584d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/23700 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Reflexões e perspectivas acerca do uso de automação e robótica no Ensino de Ciências ExatasRobótica educacionalTecnologiaTICsDesinteresse dos alunosRobótica EducacionalUso de Tics no EnsinoDesinteresse dos alunosEscola e TecnologiaProdução intelectualEducational roboticsTechnologyICTStudents’ disinterestEm um mundo cada vez mais permeado pelas novas tecnologias no cotidiano, como nos dias de hoje, e natural que haja um reflexo das tecnologias atuais nas escolas. O uso de tecnologias (em particular a robótica) em sala de aula possui certos potenciais, como o caráter interdisciplinar, pelo forte fator atrativo que possui em relação aos alunos, entre outros. Neste trabalho, serão analisadas oficinas de robótica que têm como objetivo central, auxiliar na compreensão dos alunos acerca dos conteúdos de Ciências Exatas, área que possui grande desinteresse por parte dos alunos. As oficinas foram realizadas no Coluni-UFF, no contra-turno escolar e observou-se que apesar de uma recepção positiva por parte dos alunos, demonstrando uma motivação dos mesmos em relação as oficinas, a ausência dos professores do Coluni-UFF, seja de forma direta ou indireta, em relação as oficinas, dificultou uma análise satisfatória do quanto as disciplinas influenciaram positivamente para a compreensão destes alunos, uma vez que o professor não possui o feedback oficina-conteúdo.In a world increasingly permeated by new technologies in everyday life, as in the present day, it is natural that there is a reflection of current technologies in schools. The use of technologies (particularly robotics) in the classroom has certain potentials, such as the interdisciplinary character, the strong attractiveness that it has in relation to students, among others. In this paper, we will analyze robotics workshops that have as a main goal, to help the students’ understanding of the Exact Science contents, an area that has a great lack of interest on the part of the students. The workshops were held at Coluni-UFF, in the after school hours, and it was observed that despite a positive reception by the students, showing their motivation towards the workshops, the absence of teachers of Coluni-UFF, either directly or indirectly, in relation to the workshops, hindered a satisfactory analysis of how much the subjects positively influenced the understanding of these students, since the teacher does not have the workshop-content feedback.Universidade Federal FluminenseNiteróiReis Junior, Mario de SouzaSoares, Thales CostaRocco, Daniel LeandroReis Junior, Mario de SouzaRodrigues, Patrick Ribeiro2021-11-19T16:58:30Z2021-11-19T16:58:30Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRodrigues, Patrick Ribeiro. Reflexões e perspectivas acerca do uso de automação e robótica no Ensino de Ciências Exatas. 2021. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Física, Niterói, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23700Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-19T16:58:30Zoai:app.uff.br:1/23700Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-19T16:58:30Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões e perspectivas acerca do uso de automação e robótica no Ensino de Ciências Exatas |
title |
Reflexões e perspectivas acerca do uso de automação e robótica no Ensino de Ciências Exatas |
spellingShingle |
Reflexões e perspectivas acerca do uso de automação e robótica no Ensino de Ciências Exatas Rodrigues, Patrick Ribeiro Robótica educacional Tecnologia TICs Desinteresse dos alunos Robótica Educacional Uso de Tics no Ensino Desinteresse dos alunos Escola e Tecnologia Produção intelectual Educational robotics Technology ICT Students’ disinterest |
title_short |
Reflexões e perspectivas acerca do uso de automação e robótica no Ensino de Ciências Exatas |
title_full |
Reflexões e perspectivas acerca do uso de automação e robótica no Ensino de Ciências Exatas |
title_fullStr |
Reflexões e perspectivas acerca do uso de automação e robótica no Ensino de Ciências Exatas |
title_full_unstemmed |
Reflexões e perspectivas acerca do uso de automação e robótica no Ensino de Ciências Exatas |
title_sort |
Reflexões e perspectivas acerca do uso de automação e robótica no Ensino de Ciências Exatas |
author |
Rodrigues, Patrick Ribeiro |
author_facet |
Rodrigues, Patrick Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Reis Junior, Mario de Souza Soares, Thales Costa Rocco, Daniel Leandro Reis Junior, Mario de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Patrick Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Robótica educacional Tecnologia TICs Desinteresse dos alunos Robótica Educacional Uso de Tics no Ensino Desinteresse dos alunos Escola e Tecnologia Produção intelectual Educational robotics Technology ICT Students’ disinterest |
topic |
Robótica educacional Tecnologia TICs Desinteresse dos alunos Robótica Educacional Uso de Tics no Ensino Desinteresse dos alunos Escola e Tecnologia Produção intelectual Educational robotics Technology ICT Students’ disinterest |
description |
Em um mundo cada vez mais permeado pelas novas tecnologias no cotidiano, como nos dias de hoje, e natural que haja um reflexo das tecnologias atuais nas escolas. O uso de tecnologias (em particular a robótica) em sala de aula possui certos potenciais, como o caráter interdisciplinar, pelo forte fator atrativo que possui em relação aos alunos, entre outros. Neste trabalho, serão analisadas oficinas de robótica que têm como objetivo central, auxiliar na compreensão dos alunos acerca dos conteúdos de Ciências Exatas, área que possui grande desinteresse por parte dos alunos. As oficinas foram realizadas no Coluni-UFF, no contra-turno escolar e observou-se que apesar de uma recepção positiva por parte dos alunos, demonstrando uma motivação dos mesmos em relação as oficinas, a ausência dos professores do Coluni-UFF, seja de forma direta ou indireta, em relação as oficinas, dificultou uma análise satisfatória do quanto as disciplinas influenciaram positivamente para a compreensão destes alunos, uma vez que o professor não possui o feedback oficina-conteúdo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-19T16:58:30Z 2021-11-19T16:58:30Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Rodrigues, Patrick Ribeiro. Reflexões e perspectivas acerca do uso de automação e robótica no Ensino de Ciências Exatas. 2021. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Física, Niterói, 2021. https://app.uff.br/riuff/handle/1/23700 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
Rodrigues, Patrick Ribeiro. Reflexões e perspectivas acerca do uso de automação e robótica no Ensino de Ciências Exatas. 2021. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Física, Niterói, 2021. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23700 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135265632845824 |