Oficinas culinárias: uma percepção de construção de saberes e sabores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Isabela Dantas.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6924
Resumo: É em casa que se inicia os primeiros laços emocionais e sociais com o mundo. É nela que se vivem as primeiras alegrias, tristezas e discórdias. Assim como em nosso organismo, a casa também tem o órgão acolhedor e consolador: a cozinha. Através dela realizamos Oficinas Culinárias como uma forma mais lúdica e prazerosa de trabalhar Educação Alimentar e Nutricional. Deste modo, este trabalho teve como objetivo entender o papel das oficinas culinárias enquanto estratégia de construção social de saberes e práticas em Educação Alimentar e Nutricional. Os dados foram coletados a partir das ações do projeto de extensão “Grupo Vida Novos” mediadas pelos alunos do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Nutrição e Saúde Coletiva (Núcleo PENSO), realizado na cidade de Cuité-PB. Optou-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, característica de pesquisa-ação. Os dados da pesquisa foram analisados a partir da técnica de observação participante, escuta ativa e interpretação de fala dos envolvidos. Os resultados encontrados na investigação foram estruturados por encontros, os quais foram norteados pelo Guia Alimentar para a População Brasileira e além das receitas geraram frases afetivas relativas a estes. O alimento como mediador de relações humanas e sociabilidade. Dessa forma, através da escrita, pode-se compreender a possibilidade de discutir nutrição, direitos humanos, cidadania e outras questões de características à condição humana através das potencialidades da comensalidade e práticas alimentares como mediadores de diálogos.
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Os dados foram coletados a partir das ações do projeto de extensão “Grupo Vida Novos” mediadas pelos alunos do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Nutrição e Saúde Coletiva (Núcleo PENSO), realizado na cidade de Cuité-PB. Optou-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, característica de pesquisa-ação. Os dados da pesquisa foram analisados a partir da técnica de observação participante, escuta ativa e interpretação de fala dos envolvidos. Os resultados encontrados na investigação foram estruturados por encontros, os quais foram norteados pelo Guia Alimentar para a População Brasileira e além das receitas geraram frases afetivas relativas a estes. O alimento como mediador de relações humanas e sociabilidade. Dessa forma, através da escrita, pode-se compreender a possibilidade de discutir nutrição, direitos humanos, cidadania e outras questões de características à condição humana através das potencialidades da comensalidade e práticas alimentares como mediadores de diálogos.It is at home that the first emotional and social ties with the world begin. It is in her that live the first joys, sorrows and discord. Just like in our body, the house also has the cozy and comforting organ: the kitchen. Through her we hold Culinary Workshops as a more playful and pleasurable way of working on Food and Nutrition Education. Thus, this work aimed to understand the role of culinary workshops as a strategy for social construction of knowledge and practices in Food and Nutrition Education. The data were collected from the activities of the "Vida Nova" extension project, mediated by the students of the Center for Research and Extension in Nutrition and Public Health (Núcleo PENSO), held in the city of Cuité-PB. We chose a qualitative approach to research, an action research characteristic. The data of the research were analyzed using the participant observation technique, active listening and speech interpretation of those involved. The results found in the research were structured by meetings, which were guided by the Food Guide for the Brazilian Population and in addition to the recipes generated affective phrases related to these. Food as mediator of human relations and sociability. In this way, through writing, one can understand the possibility of discussing nutrition, human rights, citizenship and other issues of characteristics to the human condition through the potentialities of commensality and eating practices as mediators of dialogues.Es en el hogar donde comienzan los primeros lazos afectivos y sociales con el mundo. Es en ella donde se viven las primeras alegrías, tristezas y discordias. Como en nuestro organismo, la casa también tiene un órgano acogedor y consolador: la cocina. A través de ella realizamos Talleres Culinarios como una forma más lúdica y placentera de trabajar la Educación Alimentaria y Nutricional. Así, este trabajo tuvo como objetivo comprender el papel de los talleres culinarios como estrategia para la construcción social de saberes y prácticas en Educación Alimentaria y Nutricional. Los datos fueron recolectados a partir de las acciones del proyecto de extensión “Grupo Vida Novos” mediado por estudiantes del Núcleo de Investigación y Extensión en Nutrición y Salud Colectiva (Núcleo PENSO), realizado en la ciudad de Cuité-PB. Se optó por un enfoque de investigación cualitativo, propio de la investigación acción. Los datos de la investigación fueron analizados mediante la técnica de observación participante, escucha activa e interpretación del habla de los involucrados. Los resultados encontrados en la investigación fueron estructurados por encuentros, que fueron orientados por la Guía de Alimentos para la Población Brasileña y, además de las recetas, generaron frases afectivas relacionadas con ellas. La comida como mediadora de las relaciones humanas y de la sociabilidad. Así, a través de la escritura, se puede comprender la posibilidad de discutir sobre nutrición, derechos humanos, ciudadanía y otros temas relacionados con la condición humana a través del potencial de la comensalidad y las prácticas alimentarias como mediadores del diálogo.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGCARDOSO, Vanille Valério Barbosa Pessoa.CARDOSO, V.V.B.P.http://lattes.cnpq.br/8060112428857185SANTOS, Ana Beatriz Macêdo Venâncio dos.JUSTINO FILHO, José.OLIVEIRA, Isabela Dantas.20182019-09-11T11:42:52Z2019-09-112019-09-11T11:42:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6924OLIVEIRA, Isabela Dantas. Oficinas culinárias: uma percepção de construção de saberes e sabores. 2018. 66 fl. 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