Leitura: a prática e a concepção dos alunos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13341 |
Resumo: | A Leitura se constitui como uma fonte inesgotável de conhecimento. Sua importância e de extrema consagração no mundo escolar proporcionando variados benefícios a todos que se dedicam a esta pratica da leitura ativa. A capacidade de ler e de importância tão singular na vida de alguém, que sua experiência na aprendizagem da leitura sela seu destino em relação a vida escolar. De acordo com a riqueza da temática, surgiu o interesse em investigar a concepção dos alunos em relação a pratica da leitura na escola. Para desvendar essa problemática propus realizar esse trabalho monográfico tendo como objetivo identificar a compreensão e percepção dos alunos a respeito da leitura trabalhada em sala de aula. Numa pesquisa que possui um perfil qualitativo, usei como método, para colher dados, a entrevista com alunos do 5° ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Vitoria Bezerra, localizada no município de Cajazeiras - Paraíba. Para fundamentar essa investigação tomei como referenda os textos de Martins (1994), Freire (1994), Zilberman (1998), Kleiman (1999) entre outros. Ao termino da pesquisa, ficou constatado que a maioria dos alunos gosta de ler e faz isso na escola. Na escola suas fontes de leituras são variadas: além do livro didático, eles costumam ler revistas, jornais e fora da escola continuam a praticar o exercício da leitura com variados portadores de textos. A concepção que os alunos possuem da leitura e boa, demonstra que eles sabem e reconhecem os benefícios dessa atividade. A realização deste trabalho de monografia veio oferecer subsídios para uma formação mais efetiva e consciente da importância do professor em incentivar os alunos a exercer atividades frequentes de leitura. |
id |
UFCG_9ed1e1ae2a54468b833cb137f366bcea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13341 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Leitura: a prática e a concepção dos alunos.Reading: students' practice and conception.LeituraLeitura concepção de alunosPrática de leituraReadingReading conception of studentsReading practiceEducação.A Leitura se constitui como uma fonte inesgotável de conhecimento. Sua importância e de extrema consagração no mundo escolar proporcionando variados benefícios a todos que se dedicam a esta pratica da leitura ativa. A capacidade de ler e de importância tão singular na vida de alguém, que sua experiência na aprendizagem da leitura sela seu destino em relação a vida escolar. De acordo com a riqueza da temática, surgiu o interesse em investigar a concepção dos alunos em relação a pratica da leitura na escola. Para desvendar essa problemática propus realizar esse trabalho monográfico tendo como objetivo identificar a compreensão e percepção dos alunos a respeito da leitura trabalhada em sala de aula. Numa pesquisa que possui um perfil qualitativo, usei como método, para colher dados, a entrevista com alunos do 5° ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Vitoria Bezerra, localizada no município de Cajazeiras - Paraíba. Para fundamentar essa investigação tomei como referenda os textos de Martins (1994), Freire (1994), Zilberman (1998), Kleiman (1999) entre outros. Ao termino da pesquisa, ficou constatado que a maioria dos alunos gosta de ler e faz isso na escola. Na escola suas fontes de leituras são variadas: além do livro didático, eles costumam ler revistas, jornais e fora da escola continuam a praticar o exercício da leitura com variados portadores de textos. A concepção que os alunos possuem da leitura e boa, demonstra que eles sabem e reconhecem os benefícios dessa atividade. A realização deste trabalho de monografia veio oferecer subsídios para uma formação mais efetiva e consciente da importância do professor em incentivar os alunos a exercer atividades frequentes de leitura.Reading is an inexhaustible source of knowledge. Its importance and extreme consecration in the school world providing varied benefits to all those dedicated to this practice of active reading. The ability to read and of such singular importance in the someone's life, that their experience in learning to read seals their destiny in relation to school life. According to the richness of the theme, there was an interest in investigating the conception of students in relation to the practice of reading at school. To unravel this I proposed to carry out this monographic work with the objective of identifying the students' understanding and perception about reading worked in the classroom. In research that has a qualitative profile, I used as a method, to collect data, the interview with 5th grade students from the Municipal School of Early Childhood Education and Elementary Education Vitoria Bezerra, located in the municipality of Cajazeiras - Paraíba. To substantiate this investigation I took as a reference the texts of Martins (1994), Freire (1994), Zilberman (1998), Kleiman (1999) among others. At the end of the research, it was found that the majority of students like to read and do it at school. At school, your reading sources are varied: in addition to the textbook, they often read magazines, newspapers and outside school practice reading with a variety of text holders. The conception that students good reading skills, demonstrates that they know and recognize the benefits of this activity. The accomplishment of this monograph work came to provide subsidies for a more effective training and aware of the importance of the teacher in encouraging students to exercise frequent reading activities.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, D. S. S.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263CARTAXO, Dayanna e Silva Paiva.2010-122020-07-17T09:32:06Z2020-07-172020-07-17T09:32:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13341CARTAXO, Dayanna e Silva Paiva. Leitura: a prática e a concepção dos alunos. 2010. 35f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T15:41:37Zoai:localhost:riufcg/13341Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T15:41:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura: a prática e a concepção dos alunos. Reading: students' practice and conception. |
title |
Leitura: a prática e a concepção dos alunos. |
spellingShingle |
Leitura: a prática e a concepção dos alunos. CARTAXO, Dayanna e Silva Paiva. Leitura Leitura concepção de alunos Prática de leitura Reading Reading conception of students Reading practice Educação. |
title_short |
Leitura: a prática e a concepção dos alunos. |
title_full |
Leitura: a prática e a concepção dos alunos. |
title_fullStr |
Leitura: a prática e a concepção dos alunos. |
title_full_unstemmed |
Leitura: a prática e a concepção dos alunos. |
title_sort |
Leitura: a prática e a concepção dos alunos. |
author |
CARTAXO, Dayanna e Silva Paiva. |
author_facet |
CARTAXO, Dayanna e Silva Paiva. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. SOUSA, D. S. S. http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CARTAXO, Dayanna e Silva Paiva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Leitura concepção de alunos Prática de leitura Reading Reading conception of students Reading practice Educação. |
topic |
Leitura Leitura concepção de alunos Prática de leitura Reading Reading conception of students Reading practice Educação. |
description |
A Leitura se constitui como uma fonte inesgotável de conhecimento. Sua importância e de extrema consagração no mundo escolar proporcionando variados benefícios a todos que se dedicam a esta pratica da leitura ativa. A capacidade de ler e de importância tão singular na vida de alguém, que sua experiência na aprendizagem da leitura sela seu destino em relação a vida escolar. De acordo com a riqueza da temática, surgiu o interesse em investigar a concepção dos alunos em relação a pratica da leitura na escola. Para desvendar essa problemática propus realizar esse trabalho monográfico tendo como objetivo identificar a compreensão e percepção dos alunos a respeito da leitura trabalhada em sala de aula. Numa pesquisa que possui um perfil qualitativo, usei como método, para colher dados, a entrevista com alunos do 5° ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Vitoria Bezerra, localizada no município de Cajazeiras - Paraíba. Para fundamentar essa investigação tomei como referenda os textos de Martins (1994), Freire (1994), Zilberman (1998), Kleiman (1999) entre outros. Ao termino da pesquisa, ficou constatado que a maioria dos alunos gosta de ler e faz isso na escola. Na escola suas fontes de leituras são variadas: além do livro didático, eles costumam ler revistas, jornais e fora da escola continuam a praticar o exercício da leitura com variados portadores de textos. A concepção que os alunos possuem da leitura e boa, demonstra que eles sabem e reconhecem os benefícios dessa atividade. A realização deste trabalho de monografia veio oferecer subsídios para uma formação mais efetiva e consciente da importância do professor em incentivar os alunos a exercer atividades frequentes de leitura. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12 2020-07-17T09:32:06Z 2020-07-17 2020-07-17T09:32:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13341 CARTAXO, Dayanna e Silva Paiva. Leitura: a prática e a concepção dos alunos. 2010. 35f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13341 |
identifier_str_mv |
CARTAXO, Dayanna e Silva Paiva. Leitura: a prática e a concepção dos alunos. 2010. 35f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744447370428416 |