Aracnídeos na biologia do ensino médio: vivências didático-pedagógicas em Cuité / PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANTAS, Carla Danielle Souto.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17538
Resumo: A Zoologia, assim como as demais áreas das Ciências Biológicas, vem sendo trabalhada em sala de aula de maneira tradicional, fundamentando-se nos livros didáticos. Assim, há uma impossibilidade de uma maior aproximação, vivência e aplicação dos conceitos aprendidos. O objetivo deste estudo foi trabalhar os conteúdos da Classe Arachnida a partir de diferentes modalidades didáticas junto aos alunos do 2° ano A (n=35) da Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos-Cuité/PB, no período de junho a outubro de 2015. Após a verificação do conhecimento prévio da turma em relação ao grupo Arachnida (aplicação de questionário) foram aplicadas cinco modalidades didáticas: aula expositiva, aula de laboratório, aula de construção do modelo didático, palestra e projeto (ao final de cada intervenção foi aplicado um questionário). Dentre os principais resultados, destacou-se que 80% dos alunos localizaram corretamente os apêndices dos aracnídeos após a aula expositiva. Após a construção do modelo didático, 56% dos discentes ainda demonstraram incorreções sobre a anatomia das aranhas, embora 82 % considerassem essa estratégia didática como ótima. Observou-se ainda, que as metodologias empregadas que os alunos mais gostaram foram a aula de laboratório e a aula de construção do modelo didático, em virtude dessas intervenções aproximarem o ensino do cotidiano dos alunos. Concluiu-se que o desenvolvimento de metodologias práticas e lúdicas pode constituir uma alternativa para a melhoria do ensino dos Animais. Assim, faz-se necessário que os docentes repensem suas práticas e adotem novas metodologias e recursos didáticos que possibilitem um ensino atrativo e significativo.
id UFCG_9f2ace2d6b8c34fb0b786b6cb85060a9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/17538
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Aracnídeos na biologia do ensino médio: vivências didático-pedagógicas em Cuité / PB.Arachnids in high school biology: didactic-pedagogical experiences in Cuité / PB.Ensino de ZoologiaModalidades DidáticasAracnídeosZoology TeachingDidactic ModalitiesArachnidsEnseñanza de la zoologíaModalidades didácticasArácnidosZoologiaA Zoologia, assim como as demais áreas das Ciências Biológicas, vem sendo trabalhada em sala de aula de maneira tradicional, fundamentando-se nos livros didáticos. Assim, há uma impossibilidade de uma maior aproximação, vivência e aplicação dos conceitos aprendidos. O objetivo deste estudo foi trabalhar os conteúdos da Classe Arachnida a partir de diferentes modalidades didáticas junto aos alunos do 2° ano A (n=35) da Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos-Cuité/PB, no período de junho a outubro de 2015. Após a verificação do conhecimento prévio da turma em relação ao grupo Arachnida (aplicação de questionário) foram aplicadas cinco modalidades didáticas: aula expositiva, aula de laboratório, aula de construção do modelo didático, palestra e projeto (ao final de cada intervenção foi aplicado um questionário). Dentre os principais resultados, destacou-se que 80% dos alunos localizaram corretamente os apêndices dos aracnídeos após a aula expositiva. Após a construção do modelo didático, 56% dos discentes ainda demonstraram incorreções sobre a anatomia das aranhas, embora 82 % considerassem essa estratégia didática como ótima. Observou-se ainda, que as metodologias empregadas que os alunos mais gostaram foram a aula de laboratório e a aula de construção do modelo didático, em virtude dessas intervenções aproximarem o ensino do cotidiano dos alunos. Concluiu-se que o desenvolvimento de metodologias práticas e lúdicas pode constituir uma alternativa para a melhoria do ensino dos Animais. Assim, faz-se necessário que os docentes repensem suas práticas e adotem novas metodologias e recursos didáticos que possibilitem um ensino atrativo e significativo.The Zoology, as the other areas of Biology, has been done in the traditional way classroom, basing in textbooks. Thus, there is an impossibility of a closer experience and application of the concepts learned. The aim of this study was to work the contents of the Class Arachnida from different teaching methods to the students of 2nd A (n = 35) of the Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos - Cuité /PB, carried from June to October 2015. After checking prior knowledge of the group in relation to the Arachnida (with questionnaireies) were applied five teaching methods: classical expositive classes, laboratory classes, didactic models, palestra and project (at the end of each intervention, a questionnaire was applied). Among the main results, it was highlighted that 80% of the students correctly located the appendages of arachnids after intervention. After the construction of the didactic model, 56% of students have also shown inaccuracies about the anatomy of spiders, while 82% consider this teaching strategy as great. It was also noted that the methodologies employed students liked best were the laboratory class and the construction of the class teaching model, because these interventions approach the teaching of students' everyday lives. It was concluded that the development of practical and playful methodologies can be an alternative to improve the teaching of Animals. Thus, it is necessary that teachers rethink their practices and adopt new methodologies and teaching resources that enable an attractive and meaningful education. Keywords: ZoologyUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSANTOS, Michelle Gomes.SANTOS, M. G.SANTOS, MICHELLE GOMES.http://lattes.cnpq.br/6750817153778645APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.NURIT, Kiriaki.DANTAS, Carla Danielle Souto.20162021-03-08T14:13:07Z2021-03-042021-03-08T14:13:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17538DANTAS, Carla Danielle Souto. Aracnídeos na biologia do ensino médio: vivências didático -pedagógicas em Cuité / PB. 2016. 100 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T17:07:17Zoai:localhost:riufcg/17538Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T17:07:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aracnídeos na biologia do ensino médio: vivências didático-pedagógicas em Cuité / PB.
Arachnids in high school biology: didactic-pedagogical experiences in Cuité / PB.
title Aracnídeos na biologia do ensino médio: vivências didático-pedagógicas em Cuité / PB.
spellingShingle Aracnídeos na biologia do ensino médio: vivências didático-pedagógicas em Cuité / PB.
DANTAS, Carla Danielle Souto.
Ensino de Zoologia
Modalidades Didáticas
Aracnídeos
Zoology Teaching
Didactic Modalities
Arachnids
Enseñanza de la zoología
Modalidades didácticas
Arácnidos
Zoologia
title_short Aracnídeos na biologia do ensino médio: vivências didático-pedagógicas em Cuité / PB.
title_full Aracnídeos na biologia do ensino médio: vivências didático-pedagógicas em Cuité / PB.
title_fullStr Aracnídeos na biologia do ensino médio: vivências didático-pedagógicas em Cuité / PB.
title_full_unstemmed Aracnídeos na biologia do ensino médio: vivências didático-pedagógicas em Cuité / PB.
title_sort Aracnídeos na biologia do ensino médio: vivências didático-pedagógicas em Cuité / PB.
author DANTAS, Carla Danielle Souto.
author_facet DANTAS, Carla Danielle Souto.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTOS, Michelle Gomes.
SANTOS, M. G.
SANTOS, MICHELLE GOMES.
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645
APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
NURIT, Kiriaki.
dc.contributor.author.fl_str_mv DANTAS, Carla Danielle Souto.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Zoologia
Modalidades Didáticas
Aracnídeos
Zoology Teaching
Didactic Modalities
Arachnids
Enseñanza de la zoología
Modalidades didácticas
Arácnidos
Zoologia
topic Ensino de Zoologia
Modalidades Didáticas
Aracnídeos
Zoology Teaching
Didactic Modalities
Arachnids
Enseñanza de la zoología
Modalidades didácticas
Arácnidos
Zoologia
description A Zoologia, assim como as demais áreas das Ciências Biológicas, vem sendo trabalhada em sala de aula de maneira tradicional, fundamentando-se nos livros didáticos. Assim, há uma impossibilidade de uma maior aproximação, vivência e aplicação dos conceitos aprendidos. O objetivo deste estudo foi trabalhar os conteúdos da Classe Arachnida a partir de diferentes modalidades didáticas junto aos alunos do 2° ano A (n=35) da Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos-Cuité/PB, no período de junho a outubro de 2015. Após a verificação do conhecimento prévio da turma em relação ao grupo Arachnida (aplicação de questionário) foram aplicadas cinco modalidades didáticas: aula expositiva, aula de laboratório, aula de construção do modelo didático, palestra e projeto (ao final de cada intervenção foi aplicado um questionário). Dentre os principais resultados, destacou-se que 80% dos alunos localizaram corretamente os apêndices dos aracnídeos após a aula expositiva. Após a construção do modelo didático, 56% dos discentes ainda demonstraram incorreções sobre a anatomia das aranhas, embora 82 % considerassem essa estratégia didática como ótima. Observou-se ainda, que as metodologias empregadas que os alunos mais gostaram foram a aula de laboratório e a aula de construção do modelo didático, em virtude dessas intervenções aproximarem o ensino do cotidiano dos alunos. Concluiu-se que o desenvolvimento de metodologias práticas e lúdicas pode constituir uma alternativa para a melhoria do ensino dos Animais. Assim, faz-se necessário que os docentes repensem suas práticas e adotem novas metodologias e recursos didáticos que possibilitem um ensino atrativo e significativo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-03-08T14:13:07Z
2021-03-04
2021-03-08T14:13:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17538
DANTAS, Carla Danielle Souto. Aracnídeos na biologia do ensino médio: vivências didático -pedagógicas em Cuité / PB. 2016. 100 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17538
identifier_str_mv DANTAS, Carla Danielle Souto. Aracnídeos na biologia do ensino médio: vivências didático -pedagógicas em Cuité / PB. 2016. 100 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744481009795072