Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem da Equação do 1° Grau através de Jogos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Sergio Oliveira da.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20791
Resumo: O presente estudo questiona os métodos de ensino da álgebra no ensino fundamental bem como, fazemos uma retomada histórica do uso dos jogos como auxiliar para melhorar o ensino e ainda, discutiremos um pouco da história da álgebra e alguns conceitos ligados c.t mesma, onde temos o objetivo principal de analisar se o uso do jogo contato do 1° grau contribuirá para uma melhor compreesão dos conceitos que envolvem as equações do 1° grau. Para assim mostrarmos a nossa pesquisa e apresentar os resultados da mesma, que foi aplicada em uma escola da rede pública de ensino do município de Picuí-PB. Para a mesma foram adaptadas atividades e um jogo, como complementar para o ensino da equação do 1 do grau, que foi aplicado em uma turma de 9° ano do ensino fundamental onde tais resultados foram bons pois, os conteúdos de matemática ainda são encarados como sendo muito difíceis e complicados, mas a partir desse estudo podemos compartilhar informações que poderão ser muito úteis no processo ensino-aprendizagem da matemática no ensino fundamental.
id UFCG_a07fe9bd6eba5703f90b08963642dde3
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/20791
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem da Equação do 1° Grau através de Jogos.A Teaching-Learning Proposal of the Elementary School Equation through Games.Una propuesta de enseñanza-aprendizaje de la ecuación de la escuela primaria a través del juego.Equação do 1° grauAlgebraMatemática - jogosMatemática - ensino - jogos1st degree equationMath - gamesMath - teaching - gamesEcuación de primer gradoMatemáticas - juegosMatemáticas - enseñanza - juegosMatemáticaO presente estudo questiona os métodos de ensino da álgebra no ensino fundamental bem como, fazemos uma retomada histórica do uso dos jogos como auxiliar para melhorar o ensino e ainda, discutiremos um pouco da história da álgebra e alguns conceitos ligados c.t mesma, onde temos o objetivo principal de analisar se o uso do jogo contato do 1° grau contribuirá para uma melhor compreesão dos conceitos que envolvem as equações do 1° grau. Para assim mostrarmos a nossa pesquisa e apresentar os resultados da mesma, que foi aplicada em uma escola da rede pública de ensino do município de Picuí-PB. Para a mesma foram adaptadas atividades e um jogo, como complementar para o ensino da equação do 1 do grau, que foi aplicado em uma turma de 9° ano do ensino fundamental onde tais resultados foram bons pois, os conteúdos de matemática ainda são encarados como sendo muito difíceis e complicados, mas a partir desse estudo podemos compartilhar informações que poderão ser muito úteis no processo ensino-aprendizagem da matemática no ensino fundamental.The present study questions the teaching methods of algebra in elementary school as well. how, we do a historical review of the use of games as an aid to improve the teaching and also, we will discuss a little of the history of algebra and some concepts related to c.t same, where we have the main objective of analyzing whether the use of the 1st degree contact game will contribute to a better understanding of the concepts that involve the 1st degree equations. So that we can show our research and present the results of it, which was applied in a public school in the city of Picuí-PB. for the same activities and a game were adapted, as a complement to the teaching of the 1 of the degree, which was applied in a 9th grade class of elementary school where such results were good because the math contents are still seen as being very difficult. and complicated, but from this study we can share information that could be very useful in the teaching-learning process of mathematics in elementary school.El presente estudio también cuestiona los métodos de enseñanza del álgebra en la escuela primaria. cómo, hacemos una revisión histórica del uso de juegos como ayuda para mejorar la enseñanza y también, discutiremos un poco de la historia del álgebra y algunos conceptos relacionados con c.t mismo, donde tenemos el objetivo principal de analizar si el uso del juego de contacto de 1er grado Contribuirá a una mejor comprensión de los conceptos que involucran las ecuaciones de 1er grado. Para que podamos mostrar nuestra investigación y presentar los resultados de la misma, que fue aplicado en un colegio público de la ciudad de Picuí-PB. por lo mismo Se adaptaron actividades y un juego, como complemento a la enseñanza del 1 de los grado, que se aplicó en una clase de noveno grado de la escuela primaria donde tales resultados fueron buenos porque los contenidos de matemáticas todavía se consideran muy difíciles. y complicado, pero a partir de este estudio podemos compartir información que podría ser muy útil en el proceso de enseñanza-aprendizaje de las matemáticas en la escuela primaria.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGIGNÁCIO, Renato da Silva.IGNÁCIO, R. S.http://lattes.cnpq.br/7185203448137294ALMEIDA, Jadilson Ramos de.IGNÁCIO, R. S.http://lattes.cnpq.br/5828404099372063OLIVEIRA, Marciel Medeiros de.OLIVEIRA, M. M.http://lattes.cnpq.br/8260723751025226SILVA, Sergio Oliveira da.2013-04-192021-08-24T13:27:25Z2021-08-242021-08-24T13:27:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20791SILVA, Sergio Oliveira da. Uma proposta de ensino-aprendizagem da equação de 1° grau atraves de jogos. 2013. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-14T16:58:35Zoai:localhost:riufcg/20791Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-14T16:58:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem da Equação do 1° Grau através de Jogos.
A Teaching-Learning Proposal of the Elementary School Equation through Games.
Una propuesta de enseñanza-aprendizaje de la ecuación de la escuela primaria a través del juego.
title Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem da Equação do 1° Grau através de Jogos.
spellingShingle Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem da Equação do 1° Grau através de Jogos.
SILVA, Sergio Oliveira da.
Equação do 1° grau
Algebra
Matemática - jogos
Matemática - ensino - jogos
1st degree equation
Math - games
Math - teaching - games
Ecuación de primer grado
Matemáticas - juegos
Matemáticas - enseñanza - juegos
Matemática
title_short Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem da Equação do 1° Grau através de Jogos.
title_full Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem da Equação do 1° Grau através de Jogos.
title_fullStr Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem da Equação do 1° Grau através de Jogos.
title_full_unstemmed Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem da Equação do 1° Grau através de Jogos.
title_sort Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem da Equação do 1° Grau através de Jogos.
author SILVA, Sergio Oliveira da.
author_facet SILVA, Sergio Oliveira da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IGNÁCIO, Renato da Silva.
IGNÁCIO, R. S.
http://lattes.cnpq.br/7185203448137294
ALMEIDA, Jadilson Ramos de.
IGNÁCIO, R. S.
http://lattes.cnpq.br/5828404099372063
OLIVEIRA, Marciel Medeiros de.
OLIVEIRA, M. M.
http://lattes.cnpq.br/8260723751025226
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Sergio Oliveira da.
dc.subject.por.fl_str_mv Equação do 1° grau
Algebra
Matemática - jogos
Matemática - ensino - jogos
1st degree equation
Math - games
Math - teaching - games
Ecuación de primer grado
Matemáticas - juegos
Matemáticas - enseñanza - juegos
Matemática
topic Equação do 1° grau
Algebra
Matemática - jogos
Matemática - ensino - jogos
1st degree equation
Math - games
Math - teaching - games
Ecuación de primer grado
Matemáticas - juegos
Matemáticas - enseñanza - juegos
Matemática
description O presente estudo questiona os métodos de ensino da álgebra no ensino fundamental bem como, fazemos uma retomada histórica do uso dos jogos como auxiliar para melhorar o ensino e ainda, discutiremos um pouco da história da álgebra e alguns conceitos ligados c.t mesma, onde temos o objetivo principal de analisar se o uso do jogo contato do 1° grau contribuirá para uma melhor compreesão dos conceitos que envolvem as equações do 1° grau. Para assim mostrarmos a nossa pesquisa e apresentar os resultados da mesma, que foi aplicada em uma escola da rede pública de ensino do município de Picuí-PB. Para a mesma foram adaptadas atividades e um jogo, como complementar para o ensino da equação do 1 do grau, que foi aplicado em uma turma de 9° ano do ensino fundamental onde tais resultados foram bons pois, os conteúdos de matemática ainda são encarados como sendo muito difíceis e complicados, mas a partir desse estudo podemos compartilhar informações que poderão ser muito úteis no processo ensino-aprendizagem da matemática no ensino fundamental.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-19
2021-08-24T13:27:25Z
2021-08-24
2021-08-24T13:27:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20791
SILVA, Sergio Oliveira da. Uma proposta de ensino-aprendizagem da equação de 1° grau atraves de jogos. 2013. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20791
identifier_str_mv SILVA, Sergio Oliveira da. Uma proposta de ensino-aprendizagem da equação de 1° grau atraves de jogos. 2013. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744506353876992