Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem da Equação do 1° Grau através de Jogos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20791 |
Resumo: | O presente estudo questiona os métodos de ensino da álgebra no ensino fundamental bem como, fazemos uma retomada histórica do uso dos jogos como auxiliar para melhorar o ensino e ainda, discutiremos um pouco da história da álgebra e alguns conceitos ligados c.t mesma, onde temos o objetivo principal de analisar se o uso do jogo contato do 1° grau contribuirá para uma melhor compreesão dos conceitos que envolvem as equações do 1° grau. Para assim mostrarmos a nossa pesquisa e apresentar os resultados da mesma, que foi aplicada em uma escola da rede pública de ensino do município de Picuí-PB. Para a mesma foram adaptadas atividades e um jogo, como complementar para o ensino da equação do 1 do grau, que foi aplicado em uma turma de 9° ano do ensino fundamental onde tais resultados foram bons pois, os conteúdos de matemática ainda são encarados como sendo muito difíceis e complicados, mas a partir desse estudo podemos compartilhar informações que poderão ser muito úteis no processo ensino-aprendizagem da matemática no ensino fundamental. |
id |
UFCG_a07fe9bd6eba5703f90b08963642dde3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/20791 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem da Equação do 1° Grau através de Jogos.A Teaching-Learning Proposal of the Elementary School Equation through Games.Una propuesta de enseñanza-aprendizaje de la ecuación de la escuela primaria a través del juego.Equação do 1° grauAlgebraMatemática - jogosMatemática - ensino - jogos1st degree equationMath - gamesMath - teaching - gamesEcuación de primer gradoMatemáticas - juegosMatemáticas - enseñanza - juegosMatemáticaO presente estudo questiona os métodos de ensino da álgebra no ensino fundamental bem como, fazemos uma retomada histórica do uso dos jogos como auxiliar para melhorar o ensino e ainda, discutiremos um pouco da história da álgebra e alguns conceitos ligados c.t mesma, onde temos o objetivo principal de analisar se o uso do jogo contato do 1° grau contribuirá para uma melhor compreesão dos conceitos que envolvem as equações do 1° grau. Para assim mostrarmos a nossa pesquisa e apresentar os resultados da mesma, que foi aplicada em uma escola da rede pública de ensino do município de Picuí-PB. Para a mesma foram adaptadas atividades e um jogo, como complementar para o ensino da equação do 1 do grau, que foi aplicado em uma turma de 9° ano do ensino fundamental onde tais resultados foram bons pois, os conteúdos de matemática ainda são encarados como sendo muito difíceis e complicados, mas a partir desse estudo podemos compartilhar informações que poderão ser muito úteis no processo ensino-aprendizagem da matemática no ensino fundamental.The present study questions the teaching methods of algebra in elementary school as well. how, we do a historical review of the use of games as an aid to improve the teaching and also, we will discuss a little of the history of algebra and some concepts related to c.t same, where we have the main objective of analyzing whether the use of the 1st degree contact game will contribute to a better understanding of the concepts that involve the 1st degree equations. So that we can show our research and present the results of it, which was applied in a public school in the city of Picuí-PB. for the same activities and a game were adapted, as a complement to the teaching of the 1 of the degree, which was applied in a 9th grade class of elementary school where such results were good because the math contents are still seen as being very difficult. and complicated, but from this study we can share information that could be very useful in the teaching-learning process of mathematics in elementary school.El presente estudio también cuestiona los métodos de enseñanza del álgebra en la escuela primaria. cómo, hacemos una revisión histórica del uso de juegos como ayuda para mejorar la enseñanza y también, discutiremos un poco de la historia del álgebra y algunos conceptos relacionados con c.t mismo, donde tenemos el objetivo principal de analizar si el uso del juego de contacto de 1er grado Contribuirá a una mejor comprensión de los conceptos que involucran las ecuaciones de 1er grado. Para que podamos mostrar nuestra investigación y presentar los resultados de la misma, que fue aplicado en un colegio público de la ciudad de Picuí-PB. por lo mismo Se adaptaron actividades y un juego, como complemento a la enseñanza del 1 de los grado, que se aplicó en una clase de noveno grado de la escuela primaria donde tales resultados fueron buenos porque los contenidos de matemáticas todavía se consideran muy difíciles. y complicado, pero a partir de este estudio podemos compartir información que podría ser muy útil en el proceso de enseñanza-aprendizaje de las matemáticas en la escuela primaria.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGIGNÁCIO, Renato da Silva.IGNÁCIO, R. S.http://lattes.cnpq.br/7185203448137294ALMEIDA, Jadilson Ramos de.IGNÁCIO, R. S.http://lattes.cnpq.br/5828404099372063OLIVEIRA, Marciel Medeiros de.OLIVEIRA, M. M.http://lattes.cnpq.br/8260723751025226SILVA, Sergio Oliveira da.2013-04-192021-08-24T13:27:25Z2021-08-242021-08-24T13:27:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20791SILVA, Sergio Oliveira da. Uma proposta de ensino-aprendizagem da equação de 1° grau atraves de jogos. 2013. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-14T16:58:35Zoai:localhost:riufcg/20791Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-14T16:58:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem da Equação do 1° Grau através de Jogos. A Teaching-Learning Proposal of the Elementary School Equation through Games. Una propuesta de enseñanza-aprendizaje de la ecuación de la escuela primaria a través del juego. |
title |
Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem da Equação do 1° Grau através de Jogos. |
spellingShingle |
Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem da Equação do 1° Grau através de Jogos. SILVA, Sergio Oliveira da. Equação do 1° grau Algebra Matemática - jogos Matemática - ensino - jogos 1st degree equation Math - games Math - teaching - games Ecuación de primer grado Matemáticas - juegos Matemáticas - enseñanza - juegos Matemática |
title_short |
Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem da Equação do 1° Grau através de Jogos. |
title_full |
Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem da Equação do 1° Grau através de Jogos. |
title_fullStr |
Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem da Equação do 1° Grau através de Jogos. |
title_full_unstemmed |
Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem da Equação do 1° Grau através de Jogos. |
title_sort |
Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem da Equação do 1° Grau através de Jogos. |
author |
SILVA, Sergio Oliveira da. |
author_facet |
SILVA, Sergio Oliveira da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IGNÁCIO, Renato da Silva. IGNÁCIO, R. S. http://lattes.cnpq.br/7185203448137294 ALMEIDA, Jadilson Ramos de. IGNÁCIO, R. S. http://lattes.cnpq.br/5828404099372063 OLIVEIRA, Marciel Medeiros de. OLIVEIRA, M. M. http://lattes.cnpq.br/8260723751025226 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Sergio Oliveira da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Equação do 1° grau Algebra Matemática - jogos Matemática - ensino - jogos 1st degree equation Math - games Math - teaching - games Ecuación de primer grado Matemáticas - juegos Matemáticas - enseñanza - juegos Matemática |
topic |
Equação do 1° grau Algebra Matemática - jogos Matemática - ensino - jogos 1st degree equation Math - games Math - teaching - games Ecuación de primer grado Matemáticas - juegos Matemáticas - enseñanza - juegos Matemática |
description |
O presente estudo questiona os métodos de ensino da álgebra no ensino fundamental bem como, fazemos uma retomada histórica do uso dos jogos como auxiliar para melhorar o ensino e ainda, discutiremos um pouco da história da álgebra e alguns conceitos ligados c.t mesma, onde temos o objetivo principal de analisar se o uso do jogo contato do 1° grau contribuirá para uma melhor compreesão dos conceitos que envolvem as equações do 1° grau. Para assim mostrarmos a nossa pesquisa e apresentar os resultados da mesma, que foi aplicada em uma escola da rede pública de ensino do município de Picuí-PB. Para a mesma foram adaptadas atividades e um jogo, como complementar para o ensino da equação do 1 do grau, que foi aplicado em uma turma de 9° ano do ensino fundamental onde tais resultados foram bons pois, os conteúdos de matemática ainda são encarados como sendo muito difíceis e complicados, mas a partir desse estudo podemos compartilhar informações que poderão ser muito úteis no processo ensino-aprendizagem da matemática no ensino fundamental. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-19 2021-08-24T13:27:25Z 2021-08-24 2021-08-24T13:27:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20791 SILVA, Sergio Oliveira da. Uma proposta de ensino-aprendizagem da equação de 1° grau atraves de jogos. 2013. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20791 |
identifier_str_mv |
SILVA, Sergio Oliveira da. Uma proposta de ensino-aprendizagem da equação de 1° grau atraves de jogos. 2013. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744506353876992 |