Onde toca a formação docente: imagens do futuro professor na experiência do estágio supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seixas, Caroline
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14072017-151540/
Resumo: Com o objetivo de compreender os efeitos específicos que a passagem pela Universidade fornece aos estudantes de Licenciatura em Letras (habilitação em português), este estudo analisa relatórios de estágio produzidos em um curso de formação docente inicial, considerando que os estudantes de Licenciatura, em réplica ao processo de formação no qual estão inseridos, constroem, no plano discursivo, imagens que se encontram materializadas textualmente nos relatórios. Como embasamento teórico, admitimos a proposta dos Estudos do Letramento (STREET, 1984, 2003), a concepção bakhtiniana de linguagem (BAKHTIN, 2006) e a teoria das formações imaginárias de Pêcheux (PÊCHEUX, 1997). A análise aponta para diferentes formações imaginárias contidas no plano discursivo dos textos constituintes do corpus, envolvendo o olhar que os sujeitos participantes da pesquisa demonstram sobre a escola, a docência e o processo de formação docente em que estão inseridos. Depreende-se que a passagem pela academia modela o olhar do futuro professor de maneiras diversas, na medida em que os relatos de estágio ancoram-se no discurso acadêmico ao revelar, discursivamente, distintas concepções de docência, descrever a instituição escolar por vezes realçando a negatividade, por vezes complexificando seus aspectos, bem como demonstrar diferentes experiências vivenciadas pelos sujeitos no diálogo estabelecido com todo seu processo de formação docente.
id USP_c881c11df11f4d97bd9d89b81440d006
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14072017-151540
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Onde toca a formação docente: imagens do futuro professor na experiência do estágio supervisionadoHow it behooves teaching education: images of teachers future under supervised internship experienceEnsino de língua portuguesaEstágio supervisionadoFormação docente inicialInitial teaching educationInternship reportPortuguese language teachingRelatório de estágioSupervised internshipCom o objetivo de compreender os efeitos específicos que a passagem pela Universidade fornece aos estudantes de Licenciatura em Letras (habilitação em português), este estudo analisa relatórios de estágio produzidos em um curso de formação docente inicial, considerando que os estudantes de Licenciatura, em réplica ao processo de formação no qual estão inseridos, constroem, no plano discursivo, imagens que se encontram materializadas textualmente nos relatórios. Como embasamento teórico, admitimos a proposta dos Estudos do Letramento (STREET, 1984, 2003), a concepção bakhtiniana de linguagem (BAKHTIN, 2006) e a teoria das formações imaginárias de Pêcheux (PÊCHEUX, 1997). A análise aponta para diferentes formações imaginárias contidas no plano discursivo dos textos constituintes do corpus, envolvendo o olhar que os sujeitos participantes da pesquisa demonstram sobre a escola, a docência e o processo de formação docente em que estão inseridos. Depreende-se que a passagem pela academia modela o olhar do futuro professor de maneiras diversas, na medida em que os relatos de estágio ancoram-se no discurso acadêmico ao revelar, discursivamente, distintas concepções de docência, descrever a instituição escolar por vezes realçando a negatividade, por vezes complexificando seus aspectos, bem como demonstrar diferentes experiências vivenciadas pelos sujeitos no diálogo estabelecido com todo seu processo de formação docente.In order to understand specific effects provided by University experience to students who go through Portuguese Language Licentiate Degree, this study analyses internship reports written along initial teaching education, taking into consideration that such students, as a response to the educational process they have been through, build images which are textually materialized on their reports, on discursive level. As theoretical foundation, we have considered New Literacy Studies (STREET, 1984, 2003), Bakhtinian Language Conception (BAKHTIN, 2006) and the theory of imaginary construction by Pêcheux (PÊCHEUX, 1997). Such analysis shows different imaginary constructions within discursive level on texts which constitute corpus, taking into account the view of survey subjects on school, teaching experience itself and teaching education process they belong to. It is surmised that going through the academy molds vision of prospective teachers in many ways, as internship reports anchor on academic speech while disclosing discursively distinct teaching conceptions, describing scholar institution with emphasis on negative aspects, complicating them, as well as showing different situations experienced by subjects on the dialogue with all their teaching educational process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Sandoval Nonato GomesSeixas, Caroline2017-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14072017-151540/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T17:03:58Zoai:teses.usp.br:tde-14072017-151540Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T17:03:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Onde toca a formação docente: imagens do futuro professor na experiência do estágio supervisionado
How it behooves teaching education: images of teachers future under supervised internship experience
title Onde toca a formação docente: imagens do futuro professor na experiência do estágio supervisionado
spellingShingle Onde toca a formação docente: imagens do futuro professor na experiência do estágio supervisionado
Seixas, Caroline
Ensino de língua portuguesa
Estágio supervisionado
Formação docente inicial
Initial teaching education
Internship report
Portuguese language teaching
Relatório de estágio
Supervised internship
title_short Onde toca a formação docente: imagens do futuro professor na experiência do estágio supervisionado
title_full Onde toca a formação docente: imagens do futuro professor na experiência do estágio supervisionado
title_fullStr Onde toca a formação docente: imagens do futuro professor na experiência do estágio supervisionado
title_full_unstemmed Onde toca a formação docente: imagens do futuro professor na experiência do estágio supervisionado
title_sort Onde toca a formação docente: imagens do futuro professor na experiência do estágio supervisionado
author Seixas, Caroline
author_facet Seixas, Caroline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Sandoval Nonato Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Seixas, Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua portuguesa
Estágio supervisionado
Formação docente inicial
Initial teaching education
Internship report
Portuguese language teaching
Relatório de estágio
Supervised internship
topic Ensino de língua portuguesa
Estágio supervisionado
Formação docente inicial
Initial teaching education
Internship report
Portuguese language teaching
Relatório de estágio
Supervised internship
description Com o objetivo de compreender os efeitos específicos que a passagem pela Universidade fornece aos estudantes de Licenciatura em Letras (habilitação em português), este estudo analisa relatórios de estágio produzidos em um curso de formação docente inicial, considerando que os estudantes de Licenciatura, em réplica ao processo de formação no qual estão inseridos, constroem, no plano discursivo, imagens que se encontram materializadas textualmente nos relatórios. Como embasamento teórico, admitimos a proposta dos Estudos do Letramento (STREET, 1984, 2003), a concepção bakhtiniana de linguagem (BAKHTIN, 2006) e a teoria das formações imaginárias de Pêcheux (PÊCHEUX, 1997). A análise aponta para diferentes formações imaginárias contidas no plano discursivo dos textos constituintes do corpus, envolvendo o olhar que os sujeitos participantes da pesquisa demonstram sobre a escola, a docência e o processo de formação docente em que estão inseridos. Depreende-se que a passagem pela academia modela o olhar do futuro professor de maneiras diversas, na medida em que os relatos de estágio ancoram-se no discurso acadêmico ao revelar, discursivamente, distintas concepções de docência, descrever a instituição escolar por vezes realçando a negatividade, por vezes complexificando seus aspectos, bem como demonstrar diferentes experiências vivenciadas pelos sujeitos no diálogo estabelecido com todo seu processo de formação docente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14072017-151540/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14072017-151540/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256967929659392