Ensino de língua portuguesa: olhares sobre o estágio supervisionado de professores em formação inicial.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7849 |
Resumo: | A presente monografia debruça-se sobre os estudos que enfatizam a importância da formação inicial e continuada do professor, especialmente da disciplina Língua Portuguesa. De modo geral, objetivamos evidenciar a importância da formação inicial e continuada para a atuação docente, especialmente do professor de Língua Portuguesa. Especificamente, o trabalho pretendeu apresentar fundamentos teóricos que evidenciam a importância da formação inicial e continuada para a atuação docente, especialmente do professor de Língua Portuguesa, além de evidenciar as diretrizes que delineiam o componente Estágio Curricular Supervisionado ofertado pelo Curso de Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa do CFP - UFCG. A pesquisa é de natureza bibliográfica e documental. As bases teóricas buscadas pautaram-se em fundamentos teóricos sobre a importância da formação inicial e continuada para a atuação docente, especialmente do professor de Língua Portuguesa. Para tanto, destaquem-se os trabalhos de Tardif (2007) sobre formação inicial e continuada do docente, Pimenta e Lima (2004) sobre estágio e docência, Pimenta (1997) sobre o estágio na formação de professores, Andrade (2007) sobre professores leitores e sua formação, Barreiro e Gebran (2006), dentre outros, sobre prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. A base documental buscada foi, essencialmente, o atual Projeto Pedagógico do Curso de Licentura Plena em Letras - Língua Portuguesa do CFP – UFCG, regulamentado pela Resolução 17/2011 da Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande (em substituição a curso correlato, cujo Reconhecimento se deu através da Portaria Nº 712 de 23/12/1981). Concluímos que é fundamental que a instituição formativa conceba e situe o Estágio Supervisionado como elemento articulador da formação inicial e continuada do professor, para contribuir de forma interativa com as diferentes áreas de conhecimento, pela troca de experiências, pelo diálogo e pela organização de ações coletivas voltadas para a docência comprometida com a transformação social. |
id |
UFCG_a115093a5343538153dbcbafc3633e31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/7849 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Ensino de língua portuguesa: olhares sobre o estágio supervisionado de professores em formação inicial.Portuguese Language Teaching: Views on the supervised internship of teachers in formation initial.Formação de professoresEstágio supervisionadoLíngua portuguesa - Formação profissionalAtuação docenteFormação continuadaTeacher trainingSupervised internshipPortuguese language - Vocational TrainingTeaching PracticeContinuing EducationLetras - Língua Portuguesa.A presente monografia debruça-se sobre os estudos que enfatizam a importância da formação inicial e continuada do professor, especialmente da disciplina Língua Portuguesa. De modo geral, objetivamos evidenciar a importância da formação inicial e continuada para a atuação docente, especialmente do professor de Língua Portuguesa. Especificamente, o trabalho pretendeu apresentar fundamentos teóricos que evidenciam a importância da formação inicial e continuada para a atuação docente, especialmente do professor de Língua Portuguesa, além de evidenciar as diretrizes que delineiam o componente Estágio Curricular Supervisionado ofertado pelo Curso de Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa do CFP - UFCG. A pesquisa é de natureza bibliográfica e documental. As bases teóricas buscadas pautaram-se em fundamentos teóricos sobre a importância da formação inicial e continuada para a atuação docente, especialmente do professor de Língua Portuguesa. Para tanto, destaquem-se os trabalhos de Tardif (2007) sobre formação inicial e continuada do docente, Pimenta e Lima (2004) sobre estágio e docência, Pimenta (1997) sobre o estágio na formação de professores, Andrade (2007) sobre professores leitores e sua formação, Barreiro e Gebran (2006), dentre outros, sobre prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. A base documental buscada foi, essencialmente, o atual Projeto Pedagógico do Curso de Licentura Plena em Letras - Língua Portuguesa do CFP – UFCG, regulamentado pela Resolução 17/2011 da Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande (em substituição a curso correlato, cujo Reconhecimento se deu através da Portaria Nº 712 de 23/12/1981). Concluímos que é fundamental que a instituição formativa conceba e situe o Estágio Supervisionado como elemento articulador da formação inicial e continuada do professor, para contribuir de forma interativa com as diferentes áreas de conhecimento, pela troca de experiências, pelo diálogo e pela organização de ações coletivas voltadas para a docência comprometida com a transformação social.This monograph focuses on studies that emphasize the importance of initial and continuing teacher training, especially the discipline Portuguese. In general, we aim to highlight the importance of initial and continuing training for teaching practice, especially the teacher of Portuguese. Specifically, the work intended to present theoretical foundations that show the importance of initial and continuing training for teaching practice, especially the teacher of Portuguese, besides highlighting the guidelines that outline the Supervised component offered by Full Degree in Letters - Portuguese CFP - UFCG. The research is bibliographical and documentary nature. The theoretical bases searched were based on theoretical foundations of the importance of initial and continuing training for teaching practice, especially the teacher of Portuguese. To do so, highlight the works of Tardif (2007) on initial and continuing training of teaching, pepper and Lima (2004) on stage and teaching, Pepper (1997) on the stage in teacher training, Andrade (2007) on teachers readers and their training, and Gebran Barreiro (2006), among others, on teaching practice and supervised training in teacher education. The sought evidence base was essentially the current Pedagogical Full Licentura Course Project in Languages - English Language of the CFP - UFCG, regulated by Resolution 17/2011 of the University Council of Teaching Higher Chamber of the Federal University of Campina Grande (deputizing the correlative course, whose recognition was given by Ordinance No. 712 of 23.12.1981). We conclude that it is essential that the training institution designs and places the Supervised Internship as an articulator element of initial and continuing teacher training, to contribute interactively with the different areas of knowledge, the exchange of experiences, dialogue and the organization of collective actions aimed at teaching committed to social transformation.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, José Wanderley Alves de.SOUSA, José Wanderley Alves de.http://lattes.cnpq.br/2153342395005389PEREIRA, Hérica Paiva.SOUSA, Rozilene Lopes de.SOUSA, Paulo Sérgio Juca de.2016-04-292019-10-08T15:42:08Z2019-10-082019-10-08T15:42:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7849SOUSA, Paulo Sérgio Juca de Sousa. Ensino de língua portuguesa: olhares sobre o estágio supervisionado de professores em formação Inicial. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-31T11:14:49Zoai:localhost:riufcg/7849Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-31T11:14:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de língua portuguesa: olhares sobre o estágio supervisionado de professores em formação inicial. Portuguese Language Teaching: Views on the supervised internship of teachers in formation initial. |
title |
Ensino de língua portuguesa: olhares sobre o estágio supervisionado de professores em formação inicial. |
spellingShingle |
Ensino de língua portuguesa: olhares sobre o estágio supervisionado de professores em formação inicial. SOUSA, Paulo Sérgio Juca de. Formação de professores Estágio supervisionado Língua portuguesa - Formação profissional Atuação docente Formação continuada Teacher training Supervised internship Portuguese language - Vocational Training Teaching Practice Continuing Education Letras - Língua Portuguesa. |
title_short |
Ensino de língua portuguesa: olhares sobre o estágio supervisionado de professores em formação inicial. |
title_full |
Ensino de língua portuguesa: olhares sobre o estágio supervisionado de professores em formação inicial. |
title_fullStr |
Ensino de língua portuguesa: olhares sobre o estágio supervisionado de professores em formação inicial. |
title_full_unstemmed |
Ensino de língua portuguesa: olhares sobre o estágio supervisionado de professores em formação inicial. |
title_sort |
Ensino de língua portuguesa: olhares sobre o estágio supervisionado de professores em formação inicial. |
author |
SOUSA, Paulo Sérgio Juca de. |
author_facet |
SOUSA, Paulo Sérgio Juca de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUSA, José Wanderley Alves de. SOUSA, José Wanderley Alves de. http://lattes.cnpq.br/2153342395005389 PEREIRA, Hérica Paiva. SOUSA, Rozilene Lopes de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUSA, Paulo Sérgio Juca de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Estágio supervisionado Língua portuguesa - Formação profissional Atuação docente Formação continuada Teacher training Supervised internship Portuguese language - Vocational Training Teaching Practice Continuing Education Letras - Língua Portuguesa. |
topic |
Formação de professores Estágio supervisionado Língua portuguesa - Formação profissional Atuação docente Formação continuada Teacher training Supervised internship Portuguese language - Vocational Training Teaching Practice Continuing Education Letras - Língua Portuguesa. |
description |
A presente monografia debruça-se sobre os estudos que enfatizam a importância da formação inicial e continuada do professor, especialmente da disciplina Língua Portuguesa. De modo geral, objetivamos evidenciar a importância da formação inicial e continuada para a atuação docente, especialmente do professor de Língua Portuguesa. Especificamente, o trabalho pretendeu apresentar fundamentos teóricos que evidenciam a importância da formação inicial e continuada para a atuação docente, especialmente do professor de Língua Portuguesa, além de evidenciar as diretrizes que delineiam o componente Estágio Curricular Supervisionado ofertado pelo Curso de Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa do CFP - UFCG. A pesquisa é de natureza bibliográfica e documental. As bases teóricas buscadas pautaram-se em fundamentos teóricos sobre a importância da formação inicial e continuada para a atuação docente, especialmente do professor de Língua Portuguesa. Para tanto, destaquem-se os trabalhos de Tardif (2007) sobre formação inicial e continuada do docente, Pimenta e Lima (2004) sobre estágio e docência, Pimenta (1997) sobre o estágio na formação de professores, Andrade (2007) sobre professores leitores e sua formação, Barreiro e Gebran (2006), dentre outros, sobre prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. A base documental buscada foi, essencialmente, o atual Projeto Pedagógico do Curso de Licentura Plena em Letras - Língua Portuguesa do CFP – UFCG, regulamentado pela Resolução 17/2011 da Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande (em substituição a curso correlato, cujo Reconhecimento se deu através da Portaria Nº 712 de 23/12/1981). Concluímos que é fundamental que a instituição formativa conceba e situe o Estágio Supervisionado como elemento articulador da formação inicial e continuada do professor, para contribuir de forma interativa com as diferentes áreas de conhecimento, pela troca de experiências, pelo diálogo e pela organização de ações coletivas voltadas para a docência comprometida com a transformação social. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-29 2019-10-08T15:42:08Z 2019-10-08 2019-10-08T15:42:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7849 SOUSA, Paulo Sérgio Juca de Sousa. Ensino de língua portuguesa: olhares sobre o estágio supervisionado de professores em formação Inicial. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7849 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Paulo Sérgio Juca de Sousa. Ensino de língua portuguesa: olhares sobre o estágio supervisionado de professores em formação Inicial. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744401453285376 |