A PEADS, o planejamento de ensino e a educação contextualizada: um estudo de caso na escola municipal de Baraúnas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.santos http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8932 |
Resumo: | Esta monografia é resultado de uma pesquisa realizada na Escola Municipal de Baraúnas, zona rural de São José do Egito, estado de Pernambuco. No trabalho dialogamos sobre a educação contextualizada e o projeto de ressignificação conceitual do Semiárido Brasileiro com as obras de autores como: Silva (2008), Silva (2009), entre outros. As bases teóricas sobre planejamento de ensino vêm de Turra (1992), Vianna (1986), Gandin (2007) etc. Nosso objetivo foi analisar o papel do planejamento de ensino, baseado na prática educativa da Peads (Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável) para a construção de uma realidade de ensino contextualizada no campo. Adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, e utilizamos como instrumentos para a produção das informações nas visitas à escola a observação participante, o caderno de campo e a entrevista semiestruturada. Estes deram suporte ao trabalho realizado para a compreensão de como o planejamento de ensino se efetiva no dia a dia da escola. Com estes dados, foi possível perceber que a escola citada faz o planejamento de ensino e consegue pôr em prática a proposta da Peads no âmbito de uma educação contextualizada. |
id |
UFCG_a1d6113af4e23e6fdc4d94d2e3e09e76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/8932 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A PEADS, o planejamento de ensino e a educação contextualizada: um estudo de caso na escola municipal de Baraúnas.PEADS, teaching planning and contextualized education: a case study in the municipal school of Baraúnas.Educação contextualizadaPlanejamento de ensinoSemiárido brasileiroContextualized education Teaching planning Brazilian semiaridEsta monografia é resultado de uma pesquisa realizada na Escola Municipal de Baraúnas, zona rural de São José do Egito, estado de Pernambuco. No trabalho dialogamos sobre a educação contextualizada e o projeto de ressignificação conceitual do Semiárido Brasileiro com as obras de autores como: Silva (2008), Silva (2009), entre outros. As bases teóricas sobre planejamento de ensino vêm de Turra (1992), Vianna (1986), Gandin (2007) etc. Nosso objetivo foi analisar o papel do planejamento de ensino, baseado na prática educativa da Peads (Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável) para a construção de uma realidade de ensino contextualizada no campo. Adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, e utilizamos como instrumentos para a produção das informações nas visitas à escola a observação participante, o caderno de campo e a entrevista semiestruturada. Estes deram suporte ao trabalho realizado para a compreensão de como o planejamento de ensino se efetiva no dia a dia da escola. Com estes dados, foi possível perceber que a escola citada faz o planejamento de ensino e consegue pôr em prática a proposta da Peads no âmbito de uma educação contextualizada.This monograph is the results of a survey on school Municipal de Baraúnas, São José do Egito countryside, Pernambuco State. In this paper, we dialogue about contextualized education and the reframing conception project of the Brazilian semi-arid region with works of authors such as: Marinho Silva(2008), Silva (2009), among others. The theoretical bases of educational planning comes from Turra (1992), Vianna (1986), Gandin (2007), etc. Our objective was to analyze the role of education planning, based on the educational practice from Peads (Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável) to build a reality in the country context of teaching. Was used as a way qualitative research of methodology, study case type, and used as tools for the production of information on school visits, participant observation, field diary and semi-structured interview, these gave support to the work done to understand how planning education is effective in day-to-day in school. With this information, we can see that the school cited above do the teaching planning and can implement the Peads‟ proposal within an education context.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGPORTO, Shirley Barbosa das Neves.PORTO, S. B. N.http://lattes.cnpq.br/4960345947344178CAMPOS, Kátia Patrícia Benevides.BRASILEIRO, Ilza Maria do Nascimento.SANTOS, Lúcia de Fátima Simões dos.20112019-11-07T10:26:40Z2019-11-072019-11-07T10:26:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.santoshttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8932SANTOS, Lúcia de Fátima Simões dos. A PEADS, o planejamento de ensino e a educação contextualizada: um estudo de caso na escola municipal de Baraúnas. 2011. 81f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8932porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-12T19:55:45Zoai:localhost:riufcg/8932Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-12T19:55:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PEADS, o planejamento de ensino e a educação contextualizada: um estudo de caso na escola municipal de Baraúnas. PEADS, teaching planning and contextualized education: a case study in the municipal school of Baraúnas. |
title |
A PEADS, o planejamento de ensino e a educação contextualizada: um estudo de caso na escola municipal de Baraúnas. |
spellingShingle |
A PEADS, o planejamento de ensino e a educação contextualizada: um estudo de caso na escola municipal de Baraúnas. SANTOS, Lúcia de Fátima Simões dos. Educação contextualizada Planejamento de ensino Semiárido brasileiro Contextualized education Teaching planning Brazilian semiarid |
title_short |
A PEADS, o planejamento de ensino e a educação contextualizada: um estudo de caso na escola municipal de Baraúnas. |
title_full |
A PEADS, o planejamento de ensino e a educação contextualizada: um estudo de caso na escola municipal de Baraúnas. |
title_fullStr |
A PEADS, o planejamento de ensino e a educação contextualizada: um estudo de caso na escola municipal de Baraúnas. |
title_full_unstemmed |
A PEADS, o planejamento de ensino e a educação contextualizada: um estudo de caso na escola municipal de Baraúnas. |
title_sort |
A PEADS, o planejamento de ensino e a educação contextualizada: um estudo de caso na escola municipal de Baraúnas. |
author |
SANTOS, Lúcia de Fátima Simões dos. |
author_facet |
SANTOS, Lúcia de Fátima Simões dos. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PORTO, Shirley Barbosa das Neves. PORTO, S. B. N. http://lattes.cnpq.br/4960345947344178 CAMPOS, Kátia Patrícia Benevides. BRASILEIRO, Ilza Maria do Nascimento. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Lúcia de Fátima Simões dos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação contextualizada Planejamento de ensino Semiárido brasileiro Contextualized education Teaching planning Brazilian semiarid |
topic |
Educação contextualizada Planejamento de ensino Semiárido brasileiro Contextualized education Teaching planning Brazilian semiarid |
description |
Esta monografia é resultado de uma pesquisa realizada na Escola Municipal de Baraúnas, zona rural de São José do Egito, estado de Pernambuco. No trabalho dialogamos sobre a educação contextualizada e o projeto de ressignificação conceitual do Semiárido Brasileiro com as obras de autores como: Silva (2008), Silva (2009), entre outros. As bases teóricas sobre planejamento de ensino vêm de Turra (1992), Vianna (1986), Gandin (2007) etc. Nosso objetivo foi analisar o papel do planejamento de ensino, baseado na prática educativa da Peads (Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável) para a construção de uma realidade de ensino contextualizada no campo. Adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, e utilizamos como instrumentos para a produção das informações nas visitas à escola a observação participante, o caderno de campo e a entrevista semiestruturada. Estes deram suporte ao trabalho realizado para a compreensão de como o planejamento de ensino se efetiva no dia a dia da escola. Com estes dados, foi possível perceber que a escola citada faz o planejamento de ensino e consegue pôr em prática a proposta da Peads no âmbito de uma educação contextualizada. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2019-11-07T10:26:40Z 2019-11-07 2019-11-07T10:26:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.santos http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8932 SANTOS, Lúcia de Fátima Simões dos. A PEADS, o planejamento de ensino e a educação contextualizada: um estudo de caso na escola municipal de Baraúnas. 2011. 81f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8932 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.santos http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8932 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Lúcia de Fátima Simões dos. A PEADS, o planejamento de ensino e a educação contextualizada: um estudo de caso na escola municipal de Baraúnas. 2011. 81f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8932 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744410762543104 |