A PEADS, o planejamento de ensino e a educação contextualizada: um estudo de caso na escola municipal de Baraúnas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Lúcia de Fátima Simões dos.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.santos
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8932
Resumo: Esta monografia é resultado de uma pesquisa realizada na Escola Municipal de Baraúnas, zona rural de São José do Egito, estado de Pernambuco. No trabalho dialogamos sobre a educação contextualizada e o projeto de ressignificação conceitual do Semiárido Brasileiro com as obras de autores como: Silva (2008), Silva (2009), entre outros. As bases teóricas sobre planejamento de ensino vêm de Turra (1992), Vianna (1986), Gandin (2007) etc. Nosso objetivo foi analisar o papel do planejamento de ensino, baseado na prática educativa da Peads (Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável) para a construção de uma realidade de ensino contextualizada no campo. Adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, e utilizamos como instrumentos para a produção das informações nas visitas à escola a observação participante, o caderno de campo e a entrevista semiestruturada. Estes deram suporte ao trabalho realizado para a compreensão de como o planejamento de ensino se efetiva no dia a dia da escola. Com estes dados, foi possível perceber que a escola citada faz o planejamento de ensino e consegue pôr em prática a proposta da Peads no âmbito de uma educação contextualizada.
id UFCG_a1d6113af4e23e6fdc4d94d2e3e09e76
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/8932
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A PEADS, o planejamento de ensino e a educação contextualizada: um estudo de caso na escola municipal de Baraúnas.PEADS, teaching planning and contextualized education: a case study in the municipal school of Baraúnas.Educação contextualizadaPlanejamento de ensinoSemiárido brasileiroContextualized education  Teaching planning  Brazilian semiaridEsta monografia é resultado de uma pesquisa realizada na Escola Municipal de Baraúnas, zona rural de São José do Egito, estado de Pernambuco. No trabalho dialogamos sobre a educação contextualizada e o projeto de ressignificação conceitual do Semiárido Brasileiro com as obras de autores como: Silva (2008), Silva (2009), entre outros. As bases teóricas sobre planejamento de ensino vêm de Turra (1992), Vianna (1986), Gandin (2007) etc. Nosso objetivo foi analisar o papel do planejamento de ensino, baseado na prática educativa da Peads (Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável) para a construção de uma realidade de ensino contextualizada no campo. Adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, e utilizamos como instrumentos para a produção das informações nas visitas à escola a observação participante, o caderno de campo e a entrevista semiestruturada. Estes deram suporte ao trabalho realizado para a compreensão de como o planejamento de ensino se efetiva no dia a dia da escola. Com estes dados, foi possível perceber que a escola citada faz o planejamento de ensino e consegue pôr em prática a proposta da Peads no âmbito de uma educação contextualizada.This monograph is the results of a survey on school Municipal de Baraúnas, São José do Egito countryside, Pernambuco State. In this paper, we dialogue about contextualized education and the reframing conception project of the Brazilian semi-arid region with works of authors such as: Marinho Silva(2008), Silva (2009), among others. The theoretical bases of educational planning comes from Turra (1992), Vianna (1986), Gandin (2007), etc. Our objective was to analyze the role of education planning, based on the educational practice from Peads (Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável) to build a reality in the country context of teaching. Was used as a way qualitative research of methodology, study case type, and used as tools for the production of information on school visits, participant observation, field diary and semi-structured interview, these gave support to the work done to understand how planning education is effective in day-to-day in school. With this information, we can see that the school cited above do the teaching planning and can implement the Peads‟ proposal within an education context.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGPORTO, Shirley Barbosa das Neves.PORTO, S. B. N.http://lattes.cnpq.br/4960345947344178CAMPOS, Kátia Patrícia Benevides.BRASILEIRO, Ilza Maria do Nascimento.SANTOS, Lúcia de Fátima Simões dos.20112019-11-07T10:26:40Z2019-11-072019-11-07T10:26:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.santoshttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8932SANTOS, Lúcia de Fátima Simões dos. A PEADS, o planejamento de ensino e a educação contextualizada: um estudo de caso na escola municipal de Baraúnas. 2011. 81f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8932porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-12T19:55:45Zoai:localhost:riufcg/8932Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-12T19:55:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A PEADS, o planejamento de ensino e a educação contextualizada: um estudo de caso na escola municipal de Baraúnas.
PEADS, teaching planning and contextualized education: a case study in the municipal school of Baraúnas.
title A PEADS, o planejamento de ensino e a educação contextualizada: um estudo de caso na escola municipal de Baraúnas.
spellingShingle A PEADS, o planejamento de ensino e a educação contextualizada: um estudo de caso na escola municipal de Baraúnas.
SANTOS, Lúcia de Fátima Simões dos.
Educação contextualizada
Planejamento de ensino
Semiárido brasileiro
Contextualized education  
Teaching planning  
Brazilian semiarid
title_short A PEADS, o planejamento de ensino e a educação contextualizada: um estudo de caso na escola municipal de Baraúnas.
title_full A PEADS, o planejamento de ensino e a educação contextualizada: um estudo de caso na escola municipal de Baraúnas.
title_fullStr A PEADS, o planejamento de ensino e a educação contextualizada: um estudo de caso na escola municipal de Baraúnas.
title_full_unstemmed A PEADS, o planejamento de ensino e a educação contextualizada: um estudo de caso na escola municipal de Baraúnas.
title_sort A PEADS, o planejamento de ensino e a educação contextualizada: um estudo de caso na escola municipal de Baraúnas.
author SANTOS, Lúcia de Fátima Simões dos.
author_facet SANTOS, Lúcia de Fátima Simões dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PORTO, Shirley Barbosa das Neves.
PORTO, S. B. N.
http://lattes.cnpq.br/4960345947344178
CAMPOS, Kátia Patrícia Benevides.
BRASILEIRO, Ilza Maria do Nascimento.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Lúcia de Fátima Simões dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação contextualizada
Planejamento de ensino
Semiárido brasileiro
Contextualized education  
Teaching planning  
Brazilian semiarid
topic Educação contextualizada
Planejamento de ensino
Semiárido brasileiro
Contextualized education  
Teaching planning  
Brazilian semiarid
description Esta monografia é resultado de uma pesquisa realizada na Escola Municipal de Baraúnas, zona rural de São José do Egito, estado de Pernambuco. No trabalho dialogamos sobre a educação contextualizada e o projeto de ressignificação conceitual do Semiárido Brasileiro com as obras de autores como: Silva (2008), Silva (2009), entre outros. As bases teóricas sobre planejamento de ensino vêm de Turra (1992), Vianna (1986), Gandin (2007) etc. Nosso objetivo foi analisar o papel do planejamento de ensino, baseado na prática educativa da Peads (Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável) para a construção de uma realidade de ensino contextualizada no campo. Adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, e utilizamos como instrumentos para a produção das informações nas visitas à escola a observação participante, o caderno de campo e a entrevista semiestruturada. Estes deram suporte ao trabalho realizado para a compreensão de como o planejamento de ensino se efetiva no dia a dia da escola. Com estes dados, foi possível perceber que a escola citada faz o planejamento de ensino e consegue pôr em prática a proposta da Peads no âmbito de uma educação contextualizada.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2019-11-07T10:26:40Z
2019-11-07
2019-11-07T10:26:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.santos
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8932
SANTOS, Lúcia de Fátima Simões dos. A PEADS, o planejamento de ensino e a educação contextualizada: um estudo de caso na escola municipal de Baraúnas. 2011. 81f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8932
url https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.santos
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8932
identifier_str_mv SANTOS, Lúcia de Fátima Simões dos. A PEADS, o planejamento de ensino e a educação contextualizada: um estudo de caso na escola municipal de Baraúnas. 2011. 81f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744410762543104