A contribuição da PEADS para a contextualização da prática pedagógica nas escolas do campo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Carlos Antonio Sobral do.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.nascimento
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8928
Resumo: Neste trabalho objetiva-se compreender a contribuição da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – Peads para a contextualização da prática pedagógica nas Escolas do Campo. Foram analisadas as mudanças e os limites vivenciados na prática pedagógica na perspectiva de uma contextualização do conhecimento e quais as implicações para a relação com os pais e a comunidade. Duas categorias analíticas foram tratadas neste trabalho são elas: a Prática Pedagógica, como ação coletiva organizada e institucional conformada pelas práticas docente, discente e epistemológica e a Contextualização concebida enquanto prática e espaço social com vida, identidade cultural própria e práticas compartilhadas, socializadas por aqueles que ali vivem e trabalham. Como instrumento de pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa na perspectiva de Estudo de Caso, essa abordagem foi escolhida com a finalidade de conhecer o objeto em sua complexidade e em seu dinamismo próprio, fornecendo informações relevantes para o trabalho. Assim foi escolhida como Campo de Pesquisa a Escola Municipal Baraúnas localizadas na Comunidade do mesmo nome no município de São José do Egito em Pernambuco. Diversos foram os nossos sujeitos interlocutores da pesquisa: gestores escolares, professores, estudantes e pais, diversos também tiveram que ser nossos procedimentos e instrumentos de pesquisa (entrevista semi – estruturada, grupo focal e pesquisa participante). Mudanças significativas foram observadas e atribuídas nas falas dos sujeitos, como contribuição da Peads para a prática pedagógica da escola, seja no manejo e trato com o conteúdo, sejam nas relações entre professores, estudantes, gestores e famílias, seja na infra-estrutura da escola. Mudanças como inovações na prática pedagógica, a utilização de diversos espaços para a realização das aulas, são algumas das mudanças apresentadas. Quanto aos desafios, destaca-se a descontinuidade da política de educação do campo nas escolas. No entanto, percebemos um compromisso efetivo do coletivo para a continuidade desta proposta na escola, e a concepção de que a mesma contribui para um repensar não somente da escola, mais também de seu papel e sua relação com a comunidade e as famílias.
id UFCG_a2f0eb572fa65865cba67dc6e3226fad
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/8928
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A contribuição da PEADS para a contextualização da prática pedagógica nas escolas do campo.The contribution of PEADS to the contextualization of pedagogical practice in rural schools.Educação contextualizadaPrática pedagógicaContextualized education  Pedagogical practiceNeste trabalho objetiva-se compreender a contribuição da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – Peads para a contextualização da prática pedagógica nas Escolas do Campo. Foram analisadas as mudanças e os limites vivenciados na prática pedagógica na perspectiva de uma contextualização do conhecimento e quais as implicações para a relação com os pais e a comunidade. Duas categorias analíticas foram tratadas neste trabalho são elas: a Prática Pedagógica, como ação coletiva organizada e institucional conformada pelas práticas docente, discente e epistemológica e a Contextualização concebida enquanto prática e espaço social com vida, identidade cultural própria e práticas compartilhadas, socializadas por aqueles que ali vivem e trabalham. Como instrumento de pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa na perspectiva de Estudo de Caso, essa abordagem foi escolhida com a finalidade de conhecer o objeto em sua complexidade e em seu dinamismo próprio, fornecendo informações relevantes para o trabalho. Assim foi escolhida como Campo de Pesquisa a Escola Municipal Baraúnas localizadas na Comunidade do mesmo nome no município de São José do Egito em Pernambuco. Diversos foram os nossos sujeitos interlocutores da pesquisa: gestores escolares, professores, estudantes e pais, diversos também tiveram que ser nossos procedimentos e instrumentos de pesquisa (entrevista semi – estruturada, grupo focal e pesquisa participante). Mudanças significativas foram observadas e atribuídas nas falas dos sujeitos, como contribuição da Peads para a prática pedagógica da escola, seja no manejo e trato com o conteúdo, sejam nas relações entre professores, estudantes, gestores e famílias, seja na infra-estrutura da escola. Mudanças como inovações na prática pedagógica, a utilização de diversos espaços para a realização das aulas, são algumas das mudanças apresentadas. Quanto aos desafios, destaca-se a descontinuidade da política de educação do campo nas escolas. No entanto, percebemos um compromisso efetivo do coletivo para a continuidade desta proposta na escola, e a concepção de que a mesma contribui para um repensar não somente da escola, mais também de seu papel e sua relação com a comunidade e as famílias.This work aimed to understand the contribution of the Proposed Educational Support for Sustainable Development - Peads to contextualize the pedagogical practice in Rural Schools. We analyze the changes and limitations experienced in teaching practice from the perspective of a background of knowledge and the implications for the relationship with parents and the community. Pedagogical practice, as organized collective action and institutional practices conformed by teachers, students and epistemological (Souza, 2001, 2009) and designed in context as a practice and social space with life, its own cultural identity and shared practices, socialized by those who live and work there . It was the central analytical categories of work. The qualitative research approach in a case study perspective, our gaze directed in methodological research. The case study approach was chosen because we needed to know the unit in its complexity and its own dynamism, providing relevant information for decision making (Minayo, 2010). So we chose as the Field Research Baraunas Municipal School located in the Community the same name in the municipality of San José of Egypt in Pernambuco. Several speakers were our subjects of research: school administrators, teachers, students and parents, many also had to be our procedures and research instruments. Significant changes are observed and assigned in the statements of the subjects, as Peads contribution to the school's pedagogical practice, both in handling and dealing with content, whether in the relations between teachers, students, administrators and families, whether in school infrastructure . The challenges posed by the discontinuity of public policy in supporting this type of proposal, the lack of an initial and continuing systematic, continuous and powers assumed by the municipal government's specific proposal and overlapping projects and programs that are put to school bodies educational stand as the main limits to the strengthening and affirmation of the contextualization of Education. However, we realize an effective collective commitment to the continuation of this proposal at school, and the view that it contributes to rethink not only the school but also of its role and its relationship with the community and families.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, Maria do Socorro.SILVA, M. S.http://lattes.cnpq.br/6964593101151807CUSTODIO, Fabiano.DINIZ, Paulo Cesar de Oliveira.NASCIMENTO, Carlos Antonio Sobral do.20112019-11-07T09:57:29Z2019-11-072019-11-07T09:57:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.nascimentohttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8928NASCIMENTO, Carlos Antonio Sobral do. A contribuição da PEADS para a contextualização da prática pedagógica nas escolas do campo. 2011. 91f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8928porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-13T12:53:59Zoai:localhost:riufcg/8928Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-13T12:53:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição da PEADS para a contextualização da prática pedagógica nas escolas do campo.
The contribution of PEADS to the contextualization of pedagogical practice in rural schools.
title A contribuição da PEADS para a contextualização da prática pedagógica nas escolas do campo.
spellingShingle A contribuição da PEADS para a contextualização da prática pedagógica nas escolas do campo.
NASCIMENTO, Carlos Antonio Sobral do.
Educação contextualizada
Prática pedagógica
Contextualized education  
Pedagogical practice
title_short A contribuição da PEADS para a contextualização da prática pedagógica nas escolas do campo.
title_full A contribuição da PEADS para a contextualização da prática pedagógica nas escolas do campo.
title_fullStr A contribuição da PEADS para a contextualização da prática pedagógica nas escolas do campo.
title_full_unstemmed A contribuição da PEADS para a contextualização da prática pedagógica nas escolas do campo.
title_sort A contribuição da PEADS para a contextualização da prática pedagógica nas escolas do campo.
author NASCIMENTO, Carlos Antonio Sobral do.
author_facet NASCIMENTO, Carlos Antonio Sobral do.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Maria do Socorro.
SILVA, M. S.
http://lattes.cnpq.br/6964593101151807
CUSTODIO, Fabiano.
DINIZ, Paulo Cesar de Oliveira.
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Carlos Antonio Sobral do.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação contextualizada
Prática pedagógica
Contextualized education  
Pedagogical practice
topic Educação contextualizada
Prática pedagógica
Contextualized education  
Pedagogical practice
description Neste trabalho objetiva-se compreender a contribuição da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – Peads para a contextualização da prática pedagógica nas Escolas do Campo. Foram analisadas as mudanças e os limites vivenciados na prática pedagógica na perspectiva de uma contextualização do conhecimento e quais as implicações para a relação com os pais e a comunidade. Duas categorias analíticas foram tratadas neste trabalho são elas: a Prática Pedagógica, como ação coletiva organizada e institucional conformada pelas práticas docente, discente e epistemológica e a Contextualização concebida enquanto prática e espaço social com vida, identidade cultural própria e práticas compartilhadas, socializadas por aqueles que ali vivem e trabalham. Como instrumento de pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa na perspectiva de Estudo de Caso, essa abordagem foi escolhida com a finalidade de conhecer o objeto em sua complexidade e em seu dinamismo próprio, fornecendo informações relevantes para o trabalho. Assim foi escolhida como Campo de Pesquisa a Escola Municipal Baraúnas localizadas na Comunidade do mesmo nome no município de São José do Egito em Pernambuco. Diversos foram os nossos sujeitos interlocutores da pesquisa: gestores escolares, professores, estudantes e pais, diversos também tiveram que ser nossos procedimentos e instrumentos de pesquisa (entrevista semi – estruturada, grupo focal e pesquisa participante). Mudanças significativas foram observadas e atribuídas nas falas dos sujeitos, como contribuição da Peads para a prática pedagógica da escola, seja no manejo e trato com o conteúdo, sejam nas relações entre professores, estudantes, gestores e famílias, seja na infra-estrutura da escola. Mudanças como inovações na prática pedagógica, a utilização de diversos espaços para a realização das aulas, são algumas das mudanças apresentadas. Quanto aos desafios, destaca-se a descontinuidade da política de educação do campo nas escolas. No entanto, percebemos um compromisso efetivo do coletivo para a continuidade desta proposta na escola, e a concepção de que a mesma contribui para um repensar não somente da escola, mais também de seu papel e sua relação com a comunidade e as famílias.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2019-11-07T09:57:29Z
2019-11-07
2019-11-07T09:57:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.nascimento
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8928
NASCIMENTO, Carlos Antonio Sobral do. A contribuição da PEADS para a contextualização da prática pedagógica nas escolas do campo. 2011. 91f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8928
url https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.nascimento
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8928
identifier_str_mv NASCIMENTO, Carlos Antonio Sobral do. A contribuição da PEADS para a contextualização da prática pedagógica nas escolas do campo. 2011. 91f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744410748911616