Conhecimento matemático dos discentes ingressantes no curso de Administração (CCJS/UFCG) – turma 2019.1.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMALHO, Naára Batista de Sá.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13685
Resumo: A matemática é uma importante ferramenta para o profissional de administração, visto que está inserida em seu cotidiano de trabalho. Não domina-la implica comprometer a qualidade do serviço prestado pelo administrador. Diante disto, destaca-se a importância da matemática nos cursos de administração. Para tal, o presente trabalho tem como objetivo investigar as deficiências na formação do conhecimento matemático dos alunos do curso de administração do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sousa – PB. Como base foram utilizados os alunos ingressantes no período 2019.1. O estudo se constitui de uma pesquisa de campo qualitativa e quantitativa, de natureza exploratória e descritiva, e utilizou-se como ferramenta de coleta de dados um questionário dividido em três partes: perfil socioeconômico, questões objetivas, de múltipla escolha referentes ao ensino fundamental e médio, e a análise de atitude do aluno em relação a matemática. Os dados coletados foram lançados em tabelas e analisados de forma quantitativa como o auxílio do programa Excel utilizando a frequência e a média. Por fim, os resultados obtidos apontaram o fator Autoconfiança como possível fator de deficiência no conhecimento matemático e o fator Interesse com potencial para tal. No que se refere ao ensino fundamental constatou-se que os alunos possuem mais dificuldades para interpretação de problemas do que para resolver questões diretas e, que o aprendizado do ensino médio foi abaixo da percepção do aluno, caracterizando uma deficiência na aprendizagem em matemática do ensino médio.
id UFCG_a47c6d6120b2bcc73166b8235f4694a9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13685
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Conhecimento matemático dos discentes ingressantes no curso de Administração (CCJS/UFCG) – turma 2019.1.Mathematical knowledge of students entering the Business course (CCJS / UFCG) - class 2019.1.Conhecimento MatemáticoDeficiênciasEnsino fundamental e médioMathematical KnowledgeDisabilitiesElementary and secondary educationAdministraçãoA matemática é uma importante ferramenta para o profissional de administração, visto que está inserida em seu cotidiano de trabalho. Não domina-la implica comprometer a qualidade do serviço prestado pelo administrador. Diante disto, destaca-se a importância da matemática nos cursos de administração. Para tal, o presente trabalho tem como objetivo investigar as deficiências na formação do conhecimento matemático dos alunos do curso de administração do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sousa – PB. Como base foram utilizados os alunos ingressantes no período 2019.1. O estudo se constitui de uma pesquisa de campo qualitativa e quantitativa, de natureza exploratória e descritiva, e utilizou-se como ferramenta de coleta de dados um questionário dividido em três partes: perfil socioeconômico, questões objetivas, de múltipla escolha referentes ao ensino fundamental e médio, e a análise de atitude do aluno em relação a matemática. Os dados coletados foram lançados em tabelas e analisados de forma quantitativa como o auxílio do programa Excel utilizando a frequência e a média. Por fim, os resultados obtidos apontaram o fator Autoconfiança como possível fator de deficiência no conhecimento matemático e o fator Interesse com potencial para tal. No que se refere ao ensino fundamental constatou-se que os alunos possuem mais dificuldades para interpretação de problemas do que para resolver questões diretas e, que o aprendizado do ensino médio foi abaixo da percepção do aluno, caracterizando uma deficiência na aprendizagem em matemática do ensino médio.Mathematics is an important tool for the administration professional, since it is embedded in their daily work. Not dominating it implies compromising the quality of the service provided by the administrator. Faced with this, the importance of mathematics in management courses is highlighted. To this end, the present work has the objective of investigating the deficiencies in the mathematical knowledge formation of the students of the administration course of the Center for Juridical and Social Sciences (CCJS), Federal University of Campina Grande (UFCG), Sousa - PB campus. As a base were used the students entering the period 2019.1. The study consisted of a qualitative and quantitative field research, of an exploratory and descriptive nature, and a questionnaire was used as a data collection tool divided into three parts: socioeconomic profile, objective questions, multiple choice referring to elementary education and and the attitude analysis of the student in relation to mathematics. The collected data were published in tables and quantitatively analyzed as the aid of Excel program using frequency and mean. Finally, the results obtained pointed the factor Self-confidence as a possible factor of deficiency in the mathematical knowledge and the factor Interest with potential for such. With regard to elementary education, it was found that students have more difficulties to interpret problems than to solve direct questions, and that the secondary education was below the student's perception, characterizing a deficiency in learning in mathematics of teaching medium.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGOLIVERA, Marcos Macri.OLIVEIRA, M. M.http://lattes.cnpq.br/6161476125979644MACRI, Luma Michelly Soares Rodrigues.http://lattes.cnpq.br/2227529296078320SANTOS, Valterlin da Silva.http://lattes.cnpq.br/4740303724015282RAMALHO, Naára Batista de Sá.2019-07-112020-08-03T12:49:56Z2020-08-032020-08-03T12:49:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13685RAMALHO, Naára Batista de Sá. Conhecimento matemático dos discentes ingressantes no curso de Administração (CCJS/UFCG) – turma 2019.1. 2019. - Monografia (Curso de Graduação em Administração) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-30T17:51:41Zoai:localhost:riufcg/13685Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-30T17:51:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento matemático dos discentes ingressantes no curso de Administração (CCJS/UFCG) – turma 2019.1.
Mathematical knowledge of students entering the Business course (CCJS / UFCG) - class 2019.1.
title Conhecimento matemático dos discentes ingressantes no curso de Administração (CCJS/UFCG) – turma 2019.1.
spellingShingle Conhecimento matemático dos discentes ingressantes no curso de Administração (CCJS/UFCG) – turma 2019.1.
RAMALHO, Naára Batista de Sá.
Conhecimento Matemático
Deficiências
Ensino fundamental e médio
Mathematical Knowledge
Disabilities
Elementary and secondary education
Administração
title_short Conhecimento matemático dos discentes ingressantes no curso de Administração (CCJS/UFCG) – turma 2019.1.
title_full Conhecimento matemático dos discentes ingressantes no curso de Administração (CCJS/UFCG) – turma 2019.1.
title_fullStr Conhecimento matemático dos discentes ingressantes no curso de Administração (CCJS/UFCG) – turma 2019.1.
title_full_unstemmed Conhecimento matemático dos discentes ingressantes no curso de Administração (CCJS/UFCG) – turma 2019.1.
title_sort Conhecimento matemático dos discentes ingressantes no curso de Administração (CCJS/UFCG) – turma 2019.1.
author RAMALHO, Naára Batista de Sá.
author_facet RAMALHO, Naára Batista de Sá.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVERA, Marcos Macri.
OLIVEIRA, M. M.
http://lattes.cnpq.br/6161476125979644
MACRI, Luma Michelly Soares Rodrigues.
http://lattes.cnpq.br/2227529296078320
SANTOS, Valterlin da Silva.
http://lattes.cnpq.br/4740303724015282
dc.contributor.author.fl_str_mv RAMALHO, Naára Batista de Sá.
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento Matemático
Deficiências
Ensino fundamental e médio
Mathematical Knowledge
Disabilities
Elementary and secondary education
Administração
topic Conhecimento Matemático
Deficiências
Ensino fundamental e médio
Mathematical Knowledge
Disabilities
Elementary and secondary education
Administração
description A matemática é uma importante ferramenta para o profissional de administração, visto que está inserida em seu cotidiano de trabalho. Não domina-la implica comprometer a qualidade do serviço prestado pelo administrador. Diante disto, destaca-se a importância da matemática nos cursos de administração. Para tal, o presente trabalho tem como objetivo investigar as deficiências na formação do conhecimento matemático dos alunos do curso de administração do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sousa – PB. Como base foram utilizados os alunos ingressantes no período 2019.1. O estudo se constitui de uma pesquisa de campo qualitativa e quantitativa, de natureza exploratória e descritiva, e utilizou-se como ferramenta de coleta de dados um questionário dividido em três partes: perfil socioeconômico, questões objetivas, de múltipla escolha referentes ao ensino fundamental e médio, e a análise de atitude do aluno em relação a matemática. Os dados coletados foram lançados em tabelas e analisados de forma quantitativa como o auxílio do programa Excel utilizando a frequência e a média. Por fim, os resultados obtidos apontaram o fator Autoconfiança como possível fator de deficiência no conhecimento matemático e o fator Interesse com potencial para tal. No que se refere ao ensino fundamental constatou-se que os alunos possuem mais dificuldades para interpretação de problemas do que para resolver questões diretas e, que o aprendizado do ensino médio foi abaixo da percepção do aluno, caracterizando uma deficiência na aprendizagem em matemática do ensino médio.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-11
2020-08-03T12:49:56Z
2020-08-03
2020-08-03T12:49:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13685
RAMALHO, Naára Batista de Sá. Conhecimento matemático dos discentes ingressantes no curso de Administração (CCJS/UFCG) – turma 2019.1. 2019. - Monografia (Curso de Graduação em Administração) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13685
identifier_str_mv RAMALHO, Naára Batista de Sá. Conhecimento matemático dos discentes ingressantes no curso de Administração (CCJS/UFCG) – turma 2019.1. 2019. - Monografia (Curso de Graduação em Administração) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744450087288832