Conhecimento matemático dos discentes ingressantes no curso de Administração (CCJS/UFCG) – turma 2019.1.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13685 |
Resumo: | A matemática é uma importante ferramenta para o profissional de administração, visto que está inserida em seu cotidiano de trabalho. Não domina-la implica comprometer a qualidade do serviço prestado pelo administrador. Diante disto, destaca-se a importância da matemática nos cursos de administração. Para tal, o presente trabalho tem como objetivo investigar as deficiências na formação do conhecimento matemático dos alunos do curso de administração do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sousa – PB. Como base foram utilizados os alunos ingressantes no período 2019.1. O estudo se constitui de uma pesquisa de campo qualitativa e quantitativa, de natureza exploratória e descritiva, e utilizou-se como ferramenta de coleta de dados um questionário dividido em três partes: perfil socioeconômico, questões objetivas, de múltipla escolha referentes ao ensino fundamental e médio, e a análise de atitude do aluno em relação a matemática. Os dados coletados foram lançados em tabelas e analisados de forma quantitativa como o auxílio do programa Excel utilizando a frequência e a média. Por fim, os resultados obtidos apontaram o fator Autoconfiança como possível fator de deficiência no conhecimento matemático e o fator Interesse com potencial para tal. No que se refere ao ensino fundamental constatou-se que os alunos possuem mais dificuldades para interpretação de problemas do que para resolver questões diretas e, que o aprendizado do ensino médio foi abaixo da percepção do aluno, caracterizando uma deficiência na aprendizagem em matemática do ensino médio. |
id |
UFCG_a47c6d6120b2bcc73166b8235f4694a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13685 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Conhecimento matemático dos discentes ingressantes no curso de Administração (CCJS/UFCG) – turma 2019.1.Mathematical knowledge of students entering the Business course (CCJS / UFCG) - class 2019.1.Conhecimento MatemáticoDeficiênciasEnsino fundamental e médioMathematical KnowledgeDisabilitiesElementary and secondary educationAdministraçãoA matemática é uma importante ferramenta para o profissional de administração, visto que está inserida em seu cotidiano de trabalho. Não domina-la implica comprometer a qualidade do serviço prestado pelo administrador. Diante disto, destaca-se a importância da matemática nos cursos de administração. Para tal, o presente trabalho tem como objetivo investigar as deficiências na formação do conhecimento matemático dos alunos do curso de administração do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sousa – PB. Como base foram utilizados os alunos ingressantes no período 2019.1. O estudo se constitui de uma pesquisa de campo qualitativa e quantitativa, de natureza exploratória e descritiva, e utilizou-se como ferramenta de coleta de dados um questionário dividido em três partes: perfil socioeconômico, questões objetivas, de múltipla escolha referentes ao ensino fundamental e médio, e a análise de atitude do aluno em relação a matemática. Os dados coletados foram lançados em tabelas e analisados de forma quantitativa como o auxílio do programa Excel utilizando a frequência e a média. Por fim, os resultados obtidos apontaram o fator Autoconfiança como possível fator de deficiência no conhecimento matemático e o fator Interesse com potencial para tal. No que se refere ao ensino fundamental constatou-se que os alunos possuem mais dificuldades para interpretação de problemas do que para resolver questões diretas e, que o aprendizado do ensino médio foi abaixo da percepção do aluno, caracterizando uma deficiência na aprendizagem em matemática do ensino médio.Mathematics is an important tool for the administration professional, since it is embedded in their daily work. Not dominating it implies compromising the quality of the service provided by the administrator. Faced with this, the importance of mathematics in management courses is highlighted. To this end, the present work has the objective of investigating the deficiencies in the mathematical knowledge formation of the students of the administration course of the Center for Juridical and Social Sciences (CCJS), Federal University of Campina Grande (UFCG), Sousa - PB campus. As a base were used the students entering the period 2019.1. The study consisted of a qualitative and quantitative field research, of an exploratory and descriptive nature, and a questionnaire was used as a data collection tool divided into three parts: socioeconomic profile, objective questions, multiple choice referring to elementary education and and the attitude analysis of the student in relation to mathematics. The collected data were published in tables and quantitatively analyzed as the aid of Excel program using frequency and mean. Finally, the results obtained pointed the factor Self-confidence as a possible factor of deficiency in the mathematical knowledge and the factor Interest with potential for such. With regard to elementary education, it was found that students have more difficulties to interpret problems than to solve direct questions, and that the secondary education was below the student's perception, characterizing a deficiency in learning in mathematics of teaching medium.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGOLIVERA, Marcos Macri.OLIVEIRA, M. M.http://lattes.cnpq.br/6161476125979644MACRI, Luma Michelly Soares Rodrigues.http://lattes.cnpq.br/2227529296078320SANTOS, Valterlin da Silva.http://lattes.cnpq.br/4740303724015282RAMALHO, Naára Batista de Sá.2019-07-112020-08-03T12:49:56Z2020-08-032020-08-03T12:49:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13685RAMALHO, Naára Batista de Sá. Conhecimento matemático dos discentes ingressantes no curso de Administração (CCJS/UFCG) – turma 2019.1. 2019. - Monografia (Curso de Graduação em Administração) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-30T17:51:41Zoai:localhost:riufcg/13685Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-30T17:51:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento matemático dos discentes ingressantes no curso de Administração (CCJS/UFCG) – turma 2019.1. Mathematical knowledge of students entering the Business course (CCJS / UFCG) - class 2019.1. |
title |
Conhecimento matemático dos discentes ingressantes no curso de Administração (CCJS/UFCG) – turma 2019.1. |
spellingShingle |
Conhecimento matemático dos discentes ingressantes no curso de Administração (CCJS/UFCG) – turma 2019.1. RAMALHO, Naára Batista de Sá. Conhecimento Matemático Deficiências Ensino fundamental e médio Mathematical Knowledge Disabilities Elementary and secondary education Administração |
title_short |
Conhecimento matemático dos discentes ingressantes no curso de Administração (CCJS/UFCG) – turma 2019.1. |
title_full |
Conhecimento matemático dos discentes ingressantes no curso de Administração (CCJS/UFCG) – turma 2019.1. |
title_fullStr |
Conhecimento matemático dos discentes ingressantes no curso de Administração (CCJS/UFCG) – turma 2019.1. |
title_full_unstemmed |
Conhecimento matemático dos discentes ingressantes no curso de Administração (CCJS/UFCG) – turma 2019.1. |
title_sort |
Conhecimento matemático dos discentes ingressantes no curso de Administração (CCJS/UFCG) – turma 2019.1. |
author |
RAMALHO, Naára Batista de Sá. |
author_facet |
RAMALHO, Naára Batista de Sá. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
OLIVERA, Marcos Macri. OLIVEIRA, M. M. http://lattes.cnpq.br/6161476125979644 MACRI, Luma Michelly Soares Rodrigues. http://lattes.cnpq.br/2227529296078320 SANTOS, Valterlin da Silva. http://lattes.cnpq.br/4740303724015282 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RAMALHO, Naára Batista de Sá. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento Matemático Deficiências Ensino fundamental e médio Mathematical Knowledge Disabilities Elementary and secondary education Administração |
topic |
Conhecimento Matemático Deficiências Ensino fundamental e médio Mathematical Knowledge Disabilities Elementary and secondary education Administração |
description |
A matemática é uma importante ferramenta para o profissional de administração, visto que está inserida em seu cotidiano de trabalho. Não domina-la implica comprometer a qualidade do serviço prestado pelo administrador. Diante disto, destaca-se a importância da matemática nos cursos de administração. Para tal, o presente trabalho tem como objetivo investigar as deficiências na formação do conhecimento matemático dos alunos do curso de administração do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sousa – PB. Como base foram utilizados os alunos ingressantes no período 2019.1. O estudo se constitui de uma pesquisa de campo qualitativa e quantitativa, de natureza exploratória e descritiva, e utilizou-se como ferramenta de coleta de dados um questionário dividido em três partes: perfil socioeconômico, questões objetivas, de múltipla escolha referentes ao ensino fundamental e médio, e a análise de atitude do aluno em relação a matemática. Os dados coletados foram lançados em tabelas e analisados de forma quantitativa como o auxílio do programa Excel utilizando a frequência e a média. Por fim, os resultados obtidos apontaram o fator Autoconfiança como possível fator de deficiência no conhecimento matemático e o fator Interesse com potencial para tal. No que se refere ao ensino fundamental constatou-se que os alunos possuem mais dificuldades para interpretação de problemas do que para resolver questões diretas e, que o aprendizado do ensino médio foi abaixo da percepção do aluno, caracterizando uma deficiência na aprendizagem em matemática do ensino médio. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-11 2020-08-03T12:49:56Z 2020-08-03 2020-08-03T12:49:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13685 RAMALHO, Naára Batista de Sá. Conhecimento matemático dos discentes ingressantes no curso de Administração (CCJS/UFCG) – turma 2019.1. 2019. - Monografia (Curso de Graduação em Administração) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2019. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13685 |
identifier_str_mv |
RAMALHO, Naára Batista de Sá. Conhecimento matemático dos discentes ingressantes no curso de Administração (CCJS/UFCG) – turma 2019.1. 2019. - Monografia (Curso de Graduação em Administração) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2019. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744450087288832 |