Implantação da metodologia net promoter score em uma microempresa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTANA, Jéssica Keite da Silva.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12243
Resumo: Com a alta competitividade no mercado atual, as organizações procuram fidelizar seus clientes, buscando entender as necessidades e desejos dos seus consumidores a fim de estabelecer relacionamentos duradouros através de ferramentas de Marketing de Relacionamento. O Objetivo deste relatório consiste em analisar as contribuições que a aplicação da metodologia Net Promoter Score trouxe para a Be. Branding by Design no que se refere às melhorias no seu processo de gestão de relacionamento com seus clientes, bem como descrever as atividades realizadas ao longo do estágio, para então poder apresentar os passos de implantação do NPS na empresa e identificar as melhorias necessárias na prestação de serviços baseado nas informações geradas pela ferramenta e, por fim, avaliar as estratégias utilizadas a partir dos resultados obtidos pelo NPS. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória-descritiva, realizada com base em uma pesquisa de campo, utilizando como ferramentas o questionário virtual, entrevista informal (aberta), análise documental, observação participante e triangulação com abordagem quantitativa e qualitativa. Através da análise de dados constatou-se a importância da implantação da metodologia NPS na empresa, destacando quais são os principais pontos positivos, bem como os pontos falhos que devem ser melhorados sob a percepção do cliente. Atender as expectativas dos clientes e cumprir com todos os prazos estabelecidos são os grandes desafios da Be. Como resultado, o relatório apresenta as contribuições que o NPS trouxe para a empresa, tais como: mensurar e monitorar o nível de satisfação dos seus clientes, entender sua percepção em relação à empresa, identificando o que deve ser melhorado em seus processos para, assim, atender as expectativas e necessidades dos clientes. De modo geral, o NPS visa criar relacionamentos duradouros, bem como facilitar o processo de pós-venda, por ser uma ferramenta de marketing de relacionamento objetiva e condizente com a realidade da Be. e de seus clientes em um contexto de relação Business-to-Business (B2B), além de conhecer seus resultados e o real índice de desempenho através da percepção do cliente, ela permite que a empresa crie ações estratégicas a fim de melhorar sua gestão de relacionamento, bem como processos internos e externos, gerando assim um diferencial competitivo.
id UFCG_a5ad1b2e89eb2be8d861d76f65095b97
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12243
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling BRANDÃO, Wanderberg Alves.BRANDÃO, W. A.http://lattes.cnpq.br/3475303519498490CAVALCANTI, Elmano Pontes.CAVALCANTI, E. P.http://lattes.cnpq.br/3217476088555920MOREIRA, Vinícius Farias.MOREIRA, V. F.http://lattes.cnpq.br/3481559213937969SANTANA, J. K. S.SANTANA, Jéssica Keite da Silva.Com a alta competitividade no mercado atual, as organizações procuram fidelizar seus clientes, buscando entender as necessidades e desejos dos seus consumidores a fim de estabelecer relacionamentos duradouros através de ferramentas de Marketing de Relacionamento. O Objetivo deste relatório consiste em analisar as contribuições que a aplicação da metodologia Net Promoter Score trouxe para a Be. Branding by Design no que se refere às melhorias no seu processo de gestão de relacionamento com seus clientes, bem como descrever as atividades realizadas ao longo do estágio, para então poder apresentar os passos de implantação do NPS na empresa e identificar as melhorias necessárias na prestação de serviços baseado nas informações geradas pela ferramenta e, por fim, avaliar as estratégias utilizadas a partir dos resultados obtidos pelo NPS. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória-descritiva, realizada com base em uma pesquisa de campo, utilizando como ferramentas o questionário virtual, entrevista informal (aberta), análise documental, observação participante e triangulação com abordagem quantitativa e qualitativa. Através da análise de dados constatou-se a importância da implantação da metodologia NPS na empresa, destacando quais são os principais pontos positivos, bem como os pontos falhos que devem ser melhorados sob a percepção do cliente. Atender as expectativas dos clientes e cumprir com todos os prazos estabelecidos são os grandes desafios da Be. Como resultado, o relatório apresenta as contribuições que o NPS trouxe para a empresa, tais como: mensurar e monitorar o nível de satisfação dos seus clientes, entender sua percepção em relação à empresa, identificando o que deve ser melhorado em seus processos para, assim, atender as expectativas e necessidades dos clientes. De modo geral, o NPS visa criar relacionamentos duradouros, bem como facilitar o processo de pós-venda, por ser uma ferramenta de marketing de relacionamento objetiva e condizente com a realidade da Be. e de seus clientes em um contexto de relação Business-to-Business (B2B), além de conhecer seus resultados e o real índice de desempenho através da percepção do cliente, ela permite que a empresa crie ações estratégicas a fim de melhorar sua gestão de relacionamento, bem como processos internos e externos, gerando assim um diferencial competitivo.With highly competitive in today's market, organizations seek to retain their customers, seeking to understand the needs and wants of their consumers in order to establish lasting relationships through Relationship Marketing tools. The objective of this report is to analyze the contributions that the application of the Net Promoter Score methodology brought to Be. Branding by Design with regard to improvements in their relationship management process with their customers, and to describe the activities carried out during the stage, to then be able to present the NPS deployment steps in the company and identify the necessary improvements in the provision of services based on the information generated by the tool and, finally, assessing the strategies used from the results obtained by NPS. The methodology used was an exploratory and descriptive research, carried out based on field research, using tools such as the virtual questionnaire, informal interview (open), document analysis, participant observation and triangulation with quantitative and qualitative approach. Through data analysis we found the importance of the implementation of the NPS methodology in the company, highlighting what are the main strengths and the weak points that should be improved in customer perception. Meet customer expectations and meet all the deadlines are the great challenges of Be. As a result, the report presents the contributions that NPS brought to the company, such as measure and monitor customer satisfaction level, understand their perception of the company, identifying what needs to be improved in their processes for so, meet the expectations and needs of customers. In general, NPS aims to create lasting relationships and to facilitate the process of after-sales, as a marketing tool in an objective and consistent relationship with the reality of Be. and their customers in a context of relationship Business-to-Business (B2B), and know their results and the actual performance index by customer perception, it allows the company to create strategic actions to improve its management relationship as well as internal and external processes, thus creating a competitive advantage.Submitted by Waléria Camilo (walpcamilo@gmail.com) on 2020-02-29T17:00:58Z No. of bitstreams: 1 JÉSSICA KEITE DA SILVA SANTANA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2016..pdf: 814111 bytes, checksum: 3fa54f5f1dc82bdc9bdabb6db71d8159 (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-29T17:00:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JÉSSICA KEITE DA SILVA SANTANA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2016..pdf: 814111 bytes, checksum: 3fa54f5f1dc82bdc9bdabb6db71d8159 (MD5) Previous issue date: 2016Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHAdministraçãoMarketing de relacionamentoImplantaçãoSatisfação do clienteNet promoter scoreMarketing of relationshipImplantationCustomer satisfactionImplantação da metodologia net promoter score em uma microempresa.Implementation of the net promoter score methodology in a micro company.20162020-02-29T17:00:58Z2020-02-292020-02-29T17:00:58Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12243SANTANA, Jéssica Keite da Silva. Implantação da metodologia net promoter score em uma microempresa. 2016. 60 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12243info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/12243/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALJÉSSICA KEITE DA SILVA SANTANA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2016.pdfJÉSSICA KEITE DA SILVA SANTANA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2016.pdfapplication/pdf814111http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/12243/1/J%C3%89SSICA+KEITE+DA+SILVA+SANTANA+-+RELAT%C3%93RIO+DE+EST%C3%81GIO+ADMINISTRA%C3%87%C3%83O+CH+2016.pdf3fa54f5f1dc82bdc9bdabb6db71d8159MD51riufcg/122432022-01-26 12:44:08.024oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:10:56.959080Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Implantação da metodologia net promoter score em uma microempresa.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Implementation of the net promoter score methodology in a micro company.
title Implantação da metodologia net promoter score em uma microempresa.
spellingShingle Implantação da metodologia net promoter score em uma microempresa.
SANTANA, Jéssica Keite da Silva.
Administração
Marketing de relacionamento
Implantação
Satisfação do cliente
Net promoter score
Marketing of relationship
Implantation
Customer satisfaction
title_short Implantação da metodologia net promoter score em uma microempresa.
title_full Implantação da metodologia net promoter score em uma microempresa.
title_fullStr Implantação da metodologia net promoter score em uma microempresa.
title_full_unstemmed Implantação da metodologia net promoter score em uma microempresa.
title_sort Implantação da metodologia net promoter score em uma microempresa.
author SANTANA, Jéssica Keite da Silva.
author_facet SANTANA, Jéssica Keite da Silva.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv BRANDÃO, Wanderberg Alves.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv BRANDÃO, W. A.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3475303519498490
dc.contributor.referee1.fl_str_mv CAVALCANTI, Elmano Pontes.
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CAVALCANTI, E. P.
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3217476088555920
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MOREIRA, Vinícius Farias.
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv MOREIRA, V. F.
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3481559213937969
dc.contributor.authorID.fl_str_mv SANTANA, J. K. S.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTANA, Jéssica Keite da Silva.
contributor_str_mv BRANDÃO, Wanderberg Alves.
CAVALCANTI, Elmano Pontes.
MOREIRA, Vinícius Farias.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração
topic Administração
Marketing de relacionamento
Implantação
Satisfação do cliente
Net promoter score
Marketing of relationship
Implantation
Customer satisfaction
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de relacionamento
Implantação
Satisfação do cliente
Net promoter score
Marketing of relationship
Implantation
Customer satisfaction
description Com a alta competitividade no mercado atual, as organizações procuram fidelizar seus clientes, buscando entender as necessidades e desejos dos seus consumidores a fim de estabelecer relacionamentos duradouros através de ferramentas de Marketing de Relacionamento. O Objetivo deste relatório consiste em analisar as contribuições que a aplicação da metodologia Net Promoter Score trouxe para a Be. Branding by Design no que se refere às melhorias no seu processo de gestão de relacionamento com seus clientes, bem como descrever as atividades realizadas ao longo do estágio, para então poder apresentar os passos de implantação do NPS na empresa e identificar as melhorias necessárias na prestação de serviços baseado nas informações geradas pela ferramenta e, por fim, avaliar as estratégias utilizadas a partir dos resultados obtidos pelo NPS. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória-descritiva, realizada com base em uma pesquisa de campo, utilizando como ferramentas o questionário virtual, entrevista informal (aberta), análise documental, observação participante e triangulação com abordagem quantitativa e qualitativa. Através da análise de dados constatou-se a importância da implantação da metodologia NPS na empresa, destacando quais são os principais pontos positivos, bem como os pontos falhos que devem ser melhorados sob a percepção do cliente. Atender as expectativas dos clientes e cumprir com todos os prazos estabelecidos são os grandes desafios da Be. Como resultado, o relatório apresenta as contribuições que o NPS trouxe para a empresa, tais como: mensurar e monitorar o nível de satisfação dos seus clientes, entender sua percepção em relação à empresa, identificando o que deve ser melhorado em seus processos para, assim, atender as expectativas e necessidades dos clientes. De modo geral, o NPS visa criar relacionamentos duradouros, bem como facilitar o processo de pós-venda, por ser uma ferramenta de marketing de relacionamento objetiva e condizente com a realidade da Be. e de seus clientes em um contexto de relação Business-to-Business (B2B), além de conhecer seus resultados e o real índice de desempenho através da percepção do cliente, ela permite que a empresa crie ações estratégicas a fim de melhorar sua gestão de relacionamento, bem como processos internos e externos, gerando assim um diferencial competitivo.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-29T17:00:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-29
2020-02-29T17:00:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12243
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTANA, Jéssica Keite da Silva. Implantação da metodologia net promoter score em uma microempresa. 2016. 60 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12243
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12243
identifier_str_mv SANTANA, Jéssica Keite da Silva. Implantação da metodologia net promoter score em uma microempresa. 2016. 60 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Humanidades - CH
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/12243/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/12243/1/J%C3%89SSICA+KEITE+DA+SILVA+SANTANA+-+RELAT%C3%93RIO+DE+EST%C3%81GIO+ADMINISTRA%C3%87%C3%83O+CH+2016.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
3fa54f5f1dc82bdc9bdabb6db71d8159
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1803396651109318656