Contextualizando a merenda escolar e a importância da agricultura familiar no semiárido paraibano: um estudo de caso em Serra Branca-Paraíba.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Ana Rita de Sousa.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.oliveira
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6167
Resumo: Este trabalho objetiva descrever a alimentação escolar em escolas publicas de Serra Branca - Paraíba, contextualizando-a com o aprendizado escolar dos alunos pesquisados. Utiliza-se de conceitos primordiais para o estudo: a agricultura, agricultura familiar, programa nacional de alimentação escolar, dentre outros. Assim, o estudo em questão analisa na pratica escolas publicas que utilizam a merenda escolar em seus lanches e demonstram de forma enfática a exigência de refeições diárias por parte dos alunos que as frequentam; alunos estes geralmente carentes e de baixa renda, os quais dependem muitas vezes da alimentação escolar para se alimentarem. Os questionários aplicados nas escolas publicas do estudo buscam entender a importância da merenda escolar para o aluno, contextualizando com o ensino aprendizagem em sala de aula. Observa-se que existe uma maior preocupação dos gestores públicos em comprarem merenda escolar da agricultura familiar, todavia, tal preocupação e decorrente da lei, e não de preocupação humana e social destes gestores, os quais deveriam ter uma maior mobilização na busca de qualidade de vida para a sociedade que representa. Vê-se ainda, que os agricultores e agricultores organizados tem mais força e voz nos fóruns de discussão, nos movimentos sociais em geral, para organizar a produção e facilitar o acesso aos mercados consumidores locais/regionais, demonstrando para a sociedade que a agricultura familiar e produtora de alimentos diversificados e de qualidade cada vez melhor, por não utilizar produtos agrotóxicos, sendo, portanto, mais saudáveis, porem um pouco mais caros. E fundamental modificar principalmente a concepção de que a alimentação escolar existe para o aluno carente e desnutrido, mas que esta deve ser encarada como uma refeição para manter o aluno alimentado, enquanto estiver na escola, desconsiderado sua situação econômica, e não como mecanismo para erradicar a desnutrição dos alunos A educação contextualizada representa assim a maior saída para a alienação sofrida pela classe trabalhadora e para os seus filhos, ambos receptores direta ou indiretamente da educação formal.
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Assim, o estudo em questão analisa na pratica escolas publicas que utilizam a merenda escolar em seus lanches e demonstram de forma enfática a exigência de refeições diárias por parte dos alunos que as frequentam; alunos estes geralmente carentes e de baixa renda, os quais dependem muitas vezes da alimentação escolar para se alimentarem. Os questionários aplicados nas escolas publicas do estudo buscam entender a importância da merenda escolar para o aluno, contextualizando com o ensino aprendizagem em sala de aula. Observa-se que existe uma maior preocupação dos gestores públicos em comprarem merenda escolar da agricultura familiar, todavia, tal preocupação e decorrente da lei, e não de preocupação humana e social destes gestores, os quais deveriam ter uma maior mobilização na busca de qualidade de vida para a sociedade que representa. Vê-se ainda, que os agricultores e agricultores organizados tem mais força e voz nos fóruns de discussão, nos movimentos sociais em geral, para organizar a produção e facilitar o acesso aos mercados consumidores locais/regionais, demonstrando para a sociedade que a agricultura familiar e produtora de alimentos diversificados e de qualidade cada vez melhor, por não utilizar produtos agrotóxicos, sendo, portanto, mais saudáveis, porem um pouco mais caros. E fundamental modificar principalmente a concepção de que a alimentação escolar existe para o aluno carente e desnutrido, mas que esta deve ser encarada como uma refeição para manter o aluno alimentado, enquanto estiver na escola, desconsiderado sua situação econômica, e não como mecanismo para erradicar a desnutrição dos alunos A educação contextualizada representa assim a maior saída para a alienação sofrida pela classe trabalhadora e para os seus filhos, ambos receptores direta ou indiretamente da educação formal.This paper aims to describe the school feeding in public schools Serra Branca - Paraiba, contextualizing it in the learning of pupils surveyed. He uses concepts essential to the study: agriculture, family fanning, the national school feeding program, among others. Thus, the study shall evaluate in practice using the public schools in their school lunches and snacks to emphatically demonstrate the requirement of daily meals for the students who attend, these students often poor and low income, which depend on many times of school meals to feed themselves. The questionnaires used in the public schools of the study seeks to understand the importance of school lunches for students, contextualizing the teaching and learning in the classroom. It is observed that there is a major concern of public managers in buying school lunches family farming, however, that concern arises from the law, and not human and social concerns of managers, which should have a greater mobilization in pursuit of quality life for the society it represents. It is seen also that the family farmers have organized more power and voice in the discussion forums, social movements in general, to organize production and facilitate access to markets local / regional, demonstrating to society that family food producer is diverse and ever improving quality, by not using pesticide products, and therefore more healthy, but slightly more expensive. It is particularly essential to change the perception that there is school feeding for malnourished and needy students, but that this should be seen as a meal to keep the students fed while at school, regardless of their economic situation, and not as a mechanism to eradicatemalnutrition of the students. Contextualized education thus represents the largest outlet for the alienation experienced by the working class and their children.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, Luiz Antônio Coêlho da.SILVA, L. A. C.http://lattes.cnpq.br/2781635627109670FERREIRA, Sônia Maria Lira.VITAL, Adriana de Fátima Meira.OLIVEIRA, Ana Rita de Sousa.2011-102019-08-23T20:59:25Z2019-08-232019-08-23T20:59:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.oliveirahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6167OLIVEIRA, Ana Rita de Sousa. Contextualizando a merenda escolar e a importância da agricultura familiar no semiárido paraibano: um estudo de caso em Serra Branca-Paraíba. 2011. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. 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