Caracterização química e física do CAP 50/70 modificado por adição de óleo de linhaça.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAUJO, Lucas de Assis Wanderley.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25142
Resumo: Os processos que envolvem a produção de misturas asfálticas estão ligados a procedimentos que contam com altas temperaturas na sua concepção. A tentativa de redução dessas temperaturas proporciona ganhos em questões sustentáveis a curto, médio e longo prazo. Utilizar de aditivos não convencionais não se mostra novidade atualmente, porém, os materiais naturais de origem em oleaginosas (soja, girassol, linhaça, mamona e a palma) estão se mostrando de grande potencial como materiais modificadores para redução das temperaturas de compactação e usinagem (TCU) quando incorporados ao Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) que integra as misturas asfálticas. A Linhaça é um material derivado do linho, onde se utiliza da sua semente para produção do óleo, é um componente que já demonstrou boas qualidades em outras pesquisas, principalmente por apresentar propriedades antioxidantes. Este trabalho teve como objetivo o estudo dos efeitos da adição do óleo de linhaça sobre as propriedades químicas e físicas do Cimento Asfáltico de Petróleo convencional (CAP 50/70), considerando os percentuais de adição do óleo nos teores de 1%, 2%, 3%, 4%, 5% e 6%. A pesquisa também propôs a avaliação dos ligantes modificados quando estes foram submetidos ao envelhecimento a curto prazo (RTFO). Os resultados demonstraram que o óleo de linhaça tende a agir como um material que ajuda no retardo à oxidação do pavimento e auxilia nas reduções das temperaturas de compactação e usinagem, tornando-se assim benéficos em questão de trabalhabilidade e sustentabilidade. No entanto, outras propriedades físicas não corresponderam quanto aos requisitos preconizados em norma, mostrando assim que a adição do óleo de linhaça ao CAP se mostra viável até certo teor.
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Utilizar de aditivos não convencionais não se mostra novidade atualmente, porém, os materiais naturais de origem em oleaginosas (soja, girassol, linhaça, mamona e a palma) estão se mostrando de grande potencial como materiais modificadores para redução das temperaturas de compactação e usinagem (TCU) quando incorporados ao Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) que integra as misturas asfálticas. A Linhaça é um material derivado do linho, onde se utiliza da sua semente para produção do óleo, é um componente que já demonstrou boas qualidades em outras pesquisas, principalmente por apresentar propriedades antioxidantes. Este trabalho teve como objetivo o estudo dos efeitos da adição do óleo de linhaça sobre as propriedades químicas e físicas do Cimento Asfáltico de Petróleo convencional (CAP 50/70), considerando os percentuais de adição do óleo nos teores de 1%, 2%, 3%, 4%, 5% e 6%. A pesquisa também propôs a avaliação dos ligantes modificados quando estes foram submetidos ao envelhecimento a curto prazo (RTFO). Os resultados demonstraram que o óleo de linhaça tende a agir como um material que ajuda no retardo à oxidação do pavimento e auxilia nas reduções das temperaturas de compactação e usinagem, tornando-se assim benéficos em questão de trabalhabilidade e sustentabilidade. No entanto, outras propriedades físicas não corresponderam quanto aos requisitos preconizados em norma, mostrando assim que a adição do óleo de linhaça ao CAP se mostra viável até certo teor.The processes that involves the manufacture of asphalt mixtures are connected to procedures which uses high temperatures in its conception, the effort to decrease those temperatures affords gains in sustainable issues in a short, medium and long term. The use of non-conventional additives is not seen as innovation nowadays, however, the natural material of oilseed origin (soy, sunflower seeds, linseed, castor bean and palm) are showing elevate potential as modifiers material to reduce the compacting and mixing temperature (TCU) when merged with the petroleum asphalt cement (PAC) which compose the asphalt mixtures. The linseed is a linen derived material which the seed is used as linseed’s oil raw material, has already shown good qualities in other researches, mainly for presenting antioxidant properties. This dissertation had as its objective evaluation of the linseed’s oil add effect on the conventional petroleum asphalt cement’s (PAC 50/70) chemical and physical properties, considering the oil addition percentile of 1%, 2%, 3%, 4%, 5% and 6%. The research also proposed the review of the modified binders when submitted to short term ageing (RTFO). The results showed that the oil tends to behave as a helpful material against the asphalt’s oxidation, assists the compacting ang machining temperature diminish and therefore becomes a practical and sustainable subject. However, other physical properties have not attended the expectancies related to the requirements preconized, showing that the linseed’s oil addition to the PAC only have limited functionality.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNUFCGDUARTE, Ana Maria Gonçalves.DUARTE, A. M. G.http://lattes.cnpq.br/7613871386733779COSTA, Daniel Beserra.COSTA, D. B.http://lattes.cnpq.br/5017710235419854SILVANI, Carina.SILVANI, C.MATOS JÚNIOR, Joab Jorge Leite de.MATOS JÚNIOR, J. J. 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Geotechnics
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